No último encontro em Águas de Lindóia, fiquei espantado
quando um pai e filho chegaram perto do Maverick do meu amigo e o menino
começou a perguntar quantos cavalos o carro tinha, quantos quilos de torque
atingia e em quanto tempo fazia de 0 a 100 km/h. O menino devia ter uns 7 anos,
não mais que isso.
Fiquei impressionado porque ele foi bem específico no que
queria saber e demonstrou bastante entusiasmo ao falarmos os números para ele.
Confesso que não sei como consegui lembrar dos dados rsrsr e isso fez eu
perceber que preciso estudar mais. O menino foi embora e fiquei pensando quando
eu era pequeno e brincava com aquele jogo de cartas Super Trunfo, onde os
carros tinham seus dados técnicos listados e quem, por exemplo, fosse o mais
potente, ganhava a carta do outro. Na época o pessoal da escola conhecia os
carros super esportivos por meio desse jogo, nós sabíamos de cabeça quantos
cavalos tinha um McLaren, a velocidade máxima de uma Ferrari, o peso de um
Porsche... era muito legal. Cresci, fiquei velho e não vi mais o Super Trunfo,
lembro que uma vez saiu um jogo parecido, com carros brasileiros e comprei
porque tinha o Maverick, é claro.
Contei isso porque hoje falaremos sobre as Especificações
técnicas do Maverick GT, Super e Super Luxo na parte 7/8 do PressKit Maverick Imprensa. Agradeço sempre ao senhor Baptista por ter guardado esses documentos
e ainda mais por ter compartilhado conosco.
Quem lembra daquela cena do filme Velozes e Furiosos 3:
Hoje nós vamos ler todos os dados do Maverick, você está
pronto?
GT
Bom, não há muito que comentar, mas é bom aproveitar esse
momento para dizer que a fórmula para transformar Polegadas Cúbicas em Centímetros Cúbicos é simples:
16,38* 302 = 4946,76
Arredondando, temos 4950 cm³ ou 5.0 litros.
Peso.
Observando várias plaquetas de diversos anos, o modelo GT
sempre apresenta o peso de 1260kg.
Aqui vemos que o peso em ordem de marcha (carro pronto para
rodar) é 1394kg. São 134kg de diferença e eu não sei porque tanto assim...
O interessante é a distribuição de peso,
55,3% na dianteira e 44,7% na traseira.
Alguém hoje em dia troca o óleo do Maverick com 10.000 km?
Rsrs
A Ford informava que a velocidade máxima do GT era de 183
km/h. Dado interessante....
Autonomia de 530km.
SUPER e SUPER LUXO
Ambos modelos tinham de série o motor de 6 cilindros.
A caixa de direção era menos eficiente que a do GT. Com o 6
cilindros, eram 6,5 voltas do volante de batente a batente.
O peso varia bastante. Pelo que observei em inúmeras plaquetas,
além do motor, opcionais como ar condicionado, direção hidráulica, ar quente... influenciavam no peso final do carro.
O mais importante no final, é a distribuição de peso que é quase
perfeita.
No
motor 6 cilindros a Ford teve trabalho para cuidar do sistema de lubrificação. Ela
fez e funciona, mas o recomendado era trocar o óleo a cada 5000 km, diferente
do motor V8.
Velocidade máxima informada pelo Ford: 151 km/h. Autonomia
de 580 km.
Cada revista ou jornal da época que testou o Maverick, atingiu resultados diferentes uns dos outros. Isso é totalmente aceitável considerando condições da pista, clima, motorista... Agora temos mais os números da Ford para termos mais uma base.
- Os dados fornecidos são dos modelos de 2 portas, justamente porque a versão de 4 portas só sairia em novembro de 1973. Temos o Press Kit do 4 portas e vamos publicar no momento certo.
Esses dados têm hoje, 45 anos. Na nossa realidade, muita
informação referente a periodicidade, desempenho... já não se aplica. É nessa
hora que não basta ler o manual, temos que entennder como é na prática para
transformar o conhecimento em sabedoria.
Acompanhem a nossa série, a última parte será sobre a Ford do Brasil.
Acompanhem a AutoMotor!
Fiquem ligados! Ford abraço!
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
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