sexta-feira, 26 de julho de 2013

Área Técnica - Conceitos Básicos


Alguns conceitos bem básicos para entender melhor tantos números e siglas que fazem parte do mundo dos carros.


Potência líquida ou Bruta?

Você já leu que o Maverick V8 tem 135 cavalos? Deve ter ficado se perguntando como era possível já que a Ford lançou o carro com 199 cavalos. Vamos entender o porquê.


Jornal do Brasil 13.1.74



Tanto a força do motor quanto a força de torque anunciados na época (199cv e 39,5 mkgf) eram valores brutos, ou seja, é a potência somente do motor livre dos acessórios: alternador, bomba d’agua, escapamento, etc...

Não faz sentido saber a potência bruta de um carro se no dia a dia você nunca vai usá-lo da mesma forma em que os valores foram obtidos, portanto são utilizados os valores líquidos, que é o resultado da potência do motor sendo movimentado com todos seus acessórios. Dessa forma, o Maverick V8 apresenta um desempenho de 135 cavalos e 26,8 mkgf.

Lista da cavalaria líquida dos Maverick:
Maverick GT V8 = 135 cv
Maverick Quadrijet = 180 cv
Maverick 6 cil. = 90 cv
Maverick 4 cil. = 87 cv
Obs.: Esses valores podem oscilar para mais ou para menos.



Cilindro ou cilindrada?

Quando falamos em quantidade de cilindros do motor, logo vemos: 8cc, 4cc, 6cc, não é mesmo? Pergunta: Quem disse que CC é abreviação de Cilindros?
É um costume adotado há muito tempo e não vai mudar tão cedo, mas deve ficar claro que CC refere-se a Cilindradas.

C.C. é abreviação de cilindradas cúbicas, que é a medida do volume de um cilindro. As cilindradas são o volume total formado pelos cilindros onde os pistões se movimentam no motor, levando em conta o tamanho e o deslocamento total do pistão.

Portanto os motores são de 8 cilindros, 4 cilindros, 6 cilindros, ou podemos usar também a abreviação de cilindro, que é simplesmente: cil.

E quando dizem: Esse carro tem um motor de 2 litros?

Enquanto eu trabalhava em uma oficina, fiz essa pergunta para um dono de um jipe, perto de um mecânico, quando terminei de falar, eles olharam pra mim, riram e disseram: Litros? Litro de agua? Enche o motor de água aí você vê quantos litros tem! O que eu falo para um cara desses? Nenhum deles sabia o que significava Litro, eu expliquei, mas não levaram a sério.

Quando o pistão se movimenta de cima para baixo, ele aspira uma determinada quantidade de ar. Essa quantidade depende do tamanho da área da circunferência do pistão e do quanto ele percorre nesse movimento.
Vamos supor que o pistão do seu carro tem 10,16 centímetros de diâmetro e que ele se movimenta 10 centímetros de cima para baixo (o curso). Isso significa que o pistão do seu motor pode aspirar:

Raio ao quadrado x pi x altura = volume do cilindro

5,08 cm (calibre/2)² x 3,14 x 10,16 cm (curso) =  823,3 centímetros cúbicos

Se o seu carro tem 4 cilindros, então ele tem uma cilindrada total de:

4 x 823,3 centímetros cúbicos = 3.292,1 centímetros cúbicos ou 3,292 litros

Um fabricante de automóveis pode arredondar esse número para cima e dizer que o seu carro tem um motor de 3,3 litros. Isso significa que a cilindrada, ou deslocamento volumétrico, deste motor específico é de 3,3 litros. Se você girasse duas revoluções completas do virabrequim deste motor, os quatro pistões inalariam o total de 3,3 litros de ar.
http://carros.hsw.uol.com.br/questao685.htm Esse site é um dos meus favoritos.

Então perguntar quantos litros tem o motor do carro significa que você quer saber se é 1.0, 1.6, 4.1, 5.0. Litro é o total das cilindradas do motor. 1600 cilindradas é igual a 1.6 litro. Fácil não é? (a conta é meio difícil :) )




Polegadas Cúbicas?

O que significa então o número 302 do Maverick, o 318 dos Dodge e o 250 do Opala?
Esses números referem-se também ao volume do motor, porém, em polegadas cúbicas.
Eis a fórmula pra resolver essa equação:

Polegadas cúbicas x 16.38 = valor em cilindradas

Logo:

302 x 16.38 = 4946 cilindradas.
O normal é se arredondar esse número, ou seja, 5000, também chamado de 5.0 ou 5 litros.

Por isso que se chamava Maverick 5000R, categoria Turismo 5000...
Já ouvi dizer que 302 era o número de cavalos do motor, que era o número da sorte de alguém, que era o número de Maverick vendidos... É simplesmente o tamanho do motor em polegadas cúbicas. Os motores V8 são geralmente tratados dessa forma, mas aplica-se a todo motor a combustão.

Motor V8? Como assim?

A letra V indica o “formato” do motor enquanto o numero 8 indica o número de cilindros que o motor possui. São duas fileiras com 4 cilindros de cada lado.
Você pode comparar fotos ou olhar o motor em V e vai perceber a diferença de um motor simples em Linha.
O Motor em linha é quando os cilindros ficam alinhados, um a frente do outro. Geralmente são 4 cilindros.

Não confunda o V com válvulas de admissão/escapamento. Quando estiver falando do motor é sempre a letra depois o número de cilindros. Quando estiver falando das válvulas do motor, é sempre o número de válvulas do motor e depois a letra V. Os motores do Maverick possuem 2 válvulas por cilindro.

Há quem diga que o Maverick tem as versões V8, 4 cil. e V6. O Motor 6 cilindros do Maverick não é em V, é em linha. Quando o motor é em linha, costumam dizer que é L6, mas além de estar errado, não faz sentido. Se a letra significa o “formato”, a disposição dos cilindros no motor, imagine como seria um motor em L. Quando um motor é em linha, basta apenas dizer quantos cilindros são.
Existem motores com outras configurações como é o caso do motor Boxer, motor W16 e outros. Também vale lembrar que nem todo motor com 8 cilindros é em V, assim como não são todos os motores de 6 cilindros que são em linha.






 O Dodge Charger




Esses anúncios do Charger são de dar inveja não é mesmo? Nesse ponto de vista que o anúncio traz, só o Charger era esportivo aqui no Brasil. O Maverick tinha 199cv.
Mas como vimos, essa era a potência bruta, o Charger não tem 215cv ou hp, porém só os números mudavam, o carro andava do mesmo jeito, correto?

No final das contas o que vale mesmo saber é que nem sempre o carro mais potente é o carro mais rápido ou melhor, há uma série de pontos que influenciam no desempenho do carro.
Há ainda muitas siglas e equações para se estudar, mas esses 4 pontos são essenciais para entender os principais assuntos sobre qualquer carro.



FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
O que achou? Deixe seu comentário!

E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Acompanhe pelo Facebook:
@MaverickNaHistoria

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook