terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A origem e o significado do nome Maverick

Oi, tudo bem? Meu nome é Juninho e o seu?
A primeira coisa que querermos saber sobre uma pessoa quando a conhecemos é o seu nome. O nome é o que identifica a pessoa, objeto... Tudo tem um nome e por trás de todo nome tem uma história. A Jeep fez um comercial com o mesmo tema. Assista aqui.
Já ouvi várias "teorias" sobre o significado do nome Maverick, mas só uma pode ser a verdadeira e por isso resolvi fazer essa pesquisa. Além do carro da Ford, mais uma infinidade de coisas, pessoas e até animais receberam o nome de Maverick.

Você saberia explicar o que esse nome significa?

Vejamos primeiro qual foi o objetivo da Ford quando escolheu esse nome.



Veja 2.4.1969

"Foi escolhido em homenagem a um herói da guerra da independência do Texas, Samuel Augustus Maverick, que passou a ser sinônimo de desinibição."

Aí está, a origem e o significado do nome, agora vamos ao motivo desse significado.

"Isto porque, em 1847, o herói recebeu uma boiada em pagamento de uma dívida e fugiu à regra geral de marcar o gado a ferro. Soltou seu rebanho no pasto sem nenhuma identificação. O episódio ficou famoso e o nome de Maverick começou a ser usado para definir gente que não liga para as coisas."

Interessante não é mesmo? Só por esse trecho da revista já temos uma explicação completa sobre tudo o que envolve o nome Maverick.
Algumas pessoas relacionam esse nome a boi, touro, vaca, raça de boi, búfalo.. qualquer animal com chifre, mas isso não está certo, como vimos, foi o fato de não marcar o gado que gerou toda essa fama para Samuel Augustus Maverick e não porque o gado que ele recebeu como pagamento era de alguma raça, cor ou credo rsrsrs. O senhor Maverick apenas não queria seguir a regra de marcar seu gado como todo mundo fazia, mas isso não faz do Ford um boi, assim como por exemplo o Mustang que é uma raça de cavalo.


Imagem da Internet




Mas e o emblema americano com os chifres? Não significa que é nome de boi ou está relacionado com eles?



Ter a cabeça de boi estilizada no emblema do carro, não faz dele um "boi". Temos de voltar ao texto da revista que diz: ..."em homenagem a um herói da guerra da independência do Texas..." Foi no estado do Texas que os cowboys apareceram e acabaram tornando-se um símbolo daquela terra.
Baseado nisso e no que já vimos, esses chifres do emblema são uma lembrança tanto do episódio com que o Samuel Augustus Maverick presenciou, como também é uma referência/homenagem ao estado do Texas, onde o senhor Maverick foi considerado um herói.

Ok?  A história é mesmo muito mais profunda...


Mais evidências? Vamos lá:

Diário do Paraná 13.4.1969
Vemos aqui mais sinônimos que explicam melhor o que significa "Maverick": Individualista e Diferente.

"...seu nome passou a ser usado para definir todo aquele que sabe bem o que quer, um tipo objetivo. Daí a idéia de associar o nome Maverick ao novo carro subcompacto da Ford que inicia uma nova era no mercado automobilístico norte-americano."

O nome do senhor Maverick passou a ser um adjetivo, usado no caso do carro da Ford e usado até hoje em dia em outras áreas.

O Ford Maverick tinha um objetivo e fugindo da regra de carros grandes, recebeu o nome que mais bem o representava.


Folha de S. Paulo 14.4.1969
A era do "Volks, go home!" kkkkk Gostei dessa definição!
Esse texto é o mesmo do jornal anterior, mas vale muito o registro aqui.
Estão vendo, os jornais são de 1969, ano que o Maverick foi lançado, então qualquer outra explicação para o significado para o nome "Maverick" não pode ser verdade. Esses eram as reais origens, motivos e significados para o nome.

Esse vídeo mostra bem a invasão dos carros europeus e japoneses no mercado americano.




Quatro Rodas 9.1971
Aqui, já em 1971, vemos uma definição mais abrangente para o nome "Maverick", mas que não foge muito da primeira definição que vimos.


A Ford conseguiu explicar maravilhosamente toda essa história do nome em uma das primeiras propagandas do carro:



Conseguem identificar todos os elementos?

Começando pelo cenário que, não vou dizer com certeza, mas só pode ser no Texas.
Ao fundo vemos um boi/vaca/touro.
Temos o Maverick com uma cowgirl (cowgirl existe? rsrsr)
E em primeiríssimo plano, está o ferro totalmente incandescente de marcar gado com o nome Maverick.

Essa propaganda genial explica tudo o que eu escrevi até agora. Você já tinha percebido? Se não tinha, aposto que sem o que eu escrevi, você ainda continuaria sem entender. Isso mostra que nem sempre uma imagem vale mais do que mil palavras.

Fica claro então que o agora adjetivo "maverick" tem a ver com atitude e com o modo de encarar a situação, com rebeldia, diferença, audácia, individualismo....
O Ford Maverick representa tudo isso. Faz parte de sua personalidade e é um fato que gosto muito na história desse carro.


Mais "coisas" chamadas Maverick


Há 7 anos quando comecei pesquisar sobre o Ford Maverick, vivia trombando com outras coisas chamadas Maverick, atrapalhando minhas buscas e me deixando com raiva kkkkk mas aí comecei a separar essas coisas e mostrarei para vocês.

A partir de agora, mais nada tem a ver com o carro da Ford, a não ser o nome.




O AGM-65 Maverick é um míssil ar-terra táctico concebido para suporte aéreo de curta distância. É eficaz num vasto leque de alvos táticos, incluindo blindados, defesas aéreas, navios, transporte terrestre e edifícios-reservatório de combustível.


O Estado de S. Paulo 30.5.1967

O Estado de S. Paulo 20.2.1968

O Globo 2.8.67


Um cavalo brasileiro de corrida chamado Maverick que fez sucesso até nos EUA.





Filme Maverick de 1994. Já comecei a assistir, mas nunca terminei...


Esse garoto talentosíssimo é o Maverick Viñales. Piloto de moto, na transmissão das corridas é chamado de Maverick V8 pelo narrador do Sportv. Torço por ele.


Filme Top Gun de 1986. Esse é o personagem Maverick, vivido por Tom Cruise.
Aqui sim nós vemos que o personagem realmente é a essência daquele espírito independente e rebelde representado pelo nome Maverick.
Não lembro se já assisti ao filme completo, mas esse tipo de filme é sempre igual... sempre tem uma mocinha, um cara com medo de voar, um capitão que é o vilão... meu estilo de filme é diferente...



Nunca vi, não sei se é bom, mas no meu tempo de guitarra sempre quis um amplificador desse... só por causa do nome kkkkk



Esse time da NBA me deu raiva em 2011 quando venceu o título em cima do time que eu torço/torcia, o Miami Heat. Bom, independente disso, o nome do time tem a ver também com o espírito deixado pelo senhor Maverick. Vejam o logo do time que é um cavalo, não um boi. O Dallas Mavericks é do Texas.



Também é o nome de um local de surf na Califórnia...


Quadriciclo chamado Maverick.


A própria Ford lançou outro carro com o mesmo nome....




Uma montanha russa...


Herói da Marvel...



Quer fazer um passeio de helicóptero? Vá com http://www.maverickhelicopter.com/



E assim vai... Tem realmente muitas coisas com o nome Maverick e a maioria delas me deixou irritado quando apareciam nas minhas pesquisas hehehe não era o que eu procurava, mas por ter o mesmo nome...

Dentre todas as coisas chamadas Maverick, nenhuma delas é uma raça de boi, não era a intenção da Ford relacionar o Maverick a um boi.



Assim como um homem, que foge da regra geral de marcar seu gado, o Ford Maverick foge do comum por oferecer um estilo diferente, por oferecer a fuga da rotina. Esse é o espírito, é disso que a Ford estava falando.


Pra encerrar de uma vez, vejam só:


No dia 25/08/2018 faleceu o político John McCain, a quem foi associado a palavra MAVERICK. Não vamos falar de política. Encontrei essa reportagem interessante de 2008 onde a Terrellita Maverick, da linhagem de Samuel Augustus Maverick, diz que fica fica furiosa quando usam Maverick como sinônimo para o McCain.
Vale a leitura. Entenda ainda mais o significado desse nome.




FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!

E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


Obrigado pela visita!

3 comentários:

  1. Espetacular a pesquisa...como sempre. Parabéns Juninho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo! Você viveu essa época e seus comentários e elogios tem muito valor pra mim. Ford Abraço!

      Excluir
  2. No final dos anos 60, foi exibido por aqui uma série chamada Brad Maverick, protagonizado por um jogador de poker no velho oeste. Valeu pela pesquisa...Aqlabraço

    ResponderExcluir

No Facebook