terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A origem e o significado do nome Maverick

Oi, tudo bem? Meu nome é Juninho e o seu?
A primeira coisa que querermos saber sobre uma pessoa quando a conhecemos é o seu nome. O nome é o que identifica a pessoa, objeto... Tudo tem um nome e por trás de todo nome tem uma história. A Jeep fez um comercial com o mesmo tema. Assista aqui.
Já ouvi várias "teorias" sobre o significado do nome Maverick, mas só uma pode ser a verdadeira e por isso resolvi fazer essa pesquisa. Além do carro da Ford, mais uma infinidade de coisas, pessoas e até animais receberam o nome de Maverick.

Você saberia explicar o que esse nome significa?

Vejamos primeiro qual foi o objetivo da Ford quando escolheu esse nome.



Veja 2.4.1969

"Foi escolhido em homenagem a um herói da guerra da independência do Texas, Samuel Augustus Maverick, que passou a ser sinônimo de desinibição."

Aí está, a origem e o significado do nome, agora vamos ao motivo desse significado.

"Isto porque, em 1847, o herói recebeu uma boiada em pagamento de uma dívida e fugiu à regra geral de marcar o gado a ferro. Soltou seu rebanho no pasto sem nenhuma identificação. O episódio ficou famoso e o nome de Maverick começou a ser usado para definir gente que não liga para as coisas."

Interessante não é mesmo? Só por esse trecho da revista já temos uma explicação completa sobre tudo o que envolve o nome Maverick.
Algumas pessoas relacionam esse nome a boi, touro, vaca, raça de boi, búfalo.. qualquer animal com chifre, mas isso não está certo, como vimos, foi o fato de não marcar o gado que gerou toda essa fama para Samuel Augustus Maverick e não porque o gado que ele recebeu como pagamento era de alguma raça, cor ou credo rsrsrs. O senhor Maverick apenas não queria seguir a regra de marcar seu gado como todo mundo fazia, mas isso não faz do Ford um boi, assim como por exemplo Musatng é uma raça de cavalo.

Mas e o emblema americano com os chifres? Não significa que é nome de boi ou está relacionado com eles?



Ter a cabeça de boi estilizada no emblema do carro, não faz dele um "boi". Temos de voltar ao texto da revista que diz: ..."em homenagem a um herói da guerra da independência do Texas..." Foi no estado do Texas que os cowboys apareceram e acabaram tornando-se um símbolo daquela terra.
Baseado nisso e no que já vimos, esses chifres do emblema são uma lembrança tanto do episódio com que o Samuel Augustus Maverick presenciou, como também é uma referência/homenagem ao estado do Texas, onde o senhor Maverick foi considerado um herói.

Ok?  A história é mesmo muito mais profunda...


Mais evidências? Vamos lá:

Diário do Paraná 13.4.1969
Vemos aqui mais sinônimos que explicam melhor o que significa "Maverick": Individualista e Diferente.

"...seu nome passou a ser usado para definir todo aquele que sabe bem o que quer, um tipo objetivo. Daí a idéia de associar o nome Maverick ao novo carro subcompacto da Ford que inicia uma nova era no mercado automobilístico norte-americano."

O nome do senhor Maverick passou a ser um adjetivo, usado no caso do carro da Ford e usado até hoje em dia em outras áreas.

O Ford Maverick tinha um objetivo e fugindo da regra de carros grandes, recebeu o nome que mais bem o representava.


Folha de S. Paulo 14.4.1969
A era do "Volks, go home!" kkkkk Gostei dessa definição!
Esse texto é o mesmo do jornal anterior, mas vale muito o registro aqui.
Estão vendo, os jornais são de 1969, ano que o Maverick foi lançado, então qualquer outra explicação para o significado para o nome "Maverick" não pode ser verdade. Esses eram as reais origens, motivos e significados para o nome.

Esse vídeo mostra bem a invasão dos carros europeus e japoneses no mercado americano.




Quatro Rodas 9.1971
Aqui, já em 1971, vemos uma definição mais abrangente para o nome "Maverick, mas que não foge muito da primeira definição que vimos.


A Ford conseguiu explicar maravilhosamente toda essa história do nome em uma das primeiras propagandas do carro:



Conseguem identificar todos os elementos?

Começando pelo cenário que, não vou dizer com certeza, mas só pode ser no Texas.
Ao fundo vemos um boi/vaca/touro.
Temos o Maverick com uma cowgirl (cowgirl existe? rsrsr)
E em primeiríssimo plano, está o ferro totalmente incandescente de marcar gado com o nome Maverick.

Essa propaganda genial explica tudo o que eu escrevi até agora. Você já tinha percebido? Se não tinha, aposto que sem o que eu escrevi, você ainda continuaria sem entender. Isso mostra que nem sempre uma imagem vale mais do que mil palavras.

Fica claro então que o agora adjetivo "maverick" tem a ver com atitude, com o modo de encarar a situação, com rebeldia, diferença, audácia, individualismo....
O Ford Maverick representa tudo isso. Faz parte de sua personalidade e é um fato que gosto muito na história desse carro.


Mais "coisas" chamadas Maverick


Há 7 anos quando comecei pesquisar sobre o Ford Maverick, vivia trombando com outras coisas chamadas Maverick, atrapalhando minhas buscas e me deixando com raiva kkkkk mas aí comecei a separar essas coisas e mostrarei para vocês.

A partir de agora, mais nada tem a ver com o carro da Ford, a não ser o nome.




O AGM-65 Maverick é um míssil ar-terra táctico concebido para suporte aéreo de curta distância. É eficaz num vasto leque de alvos táticos, incluindo blindados, defesas aéreas, navios, transporte terrestre e edifícios-reservatório de combustível.


O Estado de S. Paulo 30.5.1967

O Estado de S. Paulo 20.2.1968

O Globo 2.8.67


Um cavalo brasileiro de corrida chamado Maverick que fez sucesso até nos EUA.





Filme Maverick de 1994. Já comecei a assistir, mas nunca terminei...


Esse garoto talentosíssimo é o Maverick Viñales. Piloto de moto, na transmissão das corridas é chamado de Maverick V8 pelo narrador do Sportv. Torço por ele.


Filme Top Gun de 1986. Esse é o personagem Maverick, vivido por Tom Cruise.
Aqui sim nós vemos que o personagem realmente é a essência daquele espírito independente e rebelde representado pelo nome Maverick.
Não lembro se já assisti ao filme completo, mas esse tipo de filme é sempre igual... sempre tem uma mocinha, um cara com medo de voar, um capitão que é o vilão... meu estilo de filme é diferente...



Nunca vi, não sei se é bom, mas no meu tempo de guitarra sempre quis um amplificador desse... só por causa do nome kkkkk



Esse time da NBA me deu raiva em 2011 quando venceu o título em cima do time que eu torço/torcia, o Miami Heat. Bom, independente disso, o nome do time tem a ver também com o espírito deixado pelo senhor Maverick. Vejam o logo do time que é um cavalo, não um boi. O Dallas Mavericks é do Texas.



Também é o nome de um local de surf na Califórnia...


Quadriciclo chamado Maverick.


A própria Ford lançou outro carro com o mesmo nome....




Uma montanha russa...


Herói da Marvel...



Quer fazer um passeio de helicóptero? Vá com http://www.maverickhelicopter.com/



E assim vai... Tem realmente muitas coisas com o nome Maverick e a maioria delas me deixou irritado quando apareciam nas minhas pesquisas hehehe não era o que eu procurava, mas por ter o mesmo nome...

Dentre todas as coisas chamadas Maverick, nenhuma delas é uma raça de boi, não era a intenção da Ford relacionar o Maverick a um boi.



Assim como um homem, que foge da regra geral de marcar seu gado, o Ford Maverick foge do comum por oferecer um estilo diferente, por oferecer a fuga da rotina. Esse é o espírito, é disso que a Ford estava falando.

FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!

E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


Obrigado pela visita!

No Facebook


Conheça os Relocímetros, uma linha de relógios especiais para quem curte carros. De parede, de pulso e de mesa. Acesse www.autosbizus.com.br .