domingo, 15 de janeiro de 2017

Especial - O Último Maverick Fabricado no Mundo

Pessoal! Pouco mais de 1 ano após de publicar a pesquisa que identificou e encontrou a pessoa que ganhou o Primeiro Maverick Fabricado no Brasil, voltamos com o último deles, o Maverick brasileiro produzido no dia 17 de abril de 1979 e que assim tornou-se o caçula entre os Maverick dos 5 países que o fabricaram.
Já falamos sobre a produção total do Maverick no Brasil e chegamos ao total de 108.107, mas esse é um assunto confuso... realmente confuso. Depois dessa pesquisa, fiquei sabendo que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a ANFAVEA, afirma que foram 108.237 unidades produzidas e vendidas. Isso explica o porque o Maverick do amigo Luiz Alberto Junior Santos ser o 108.113º fabricado.

ATUALIZAÇÃO: 29/06/2022

Na época que fiz essa pesquisa, tiramos como base todo o conhecimento que tínhamos à mão. Os anos se passaram, nossas pesquisas foram feitas e mais coisas foram descobertas, fazendo-se necessário uma atualização. Terei que mesclar a atualização com a pesquisa inicial, mas vou deixar o texto das atualizações em itálico para ser mais fácil de distinguir.




Mas beleza, vamos por etapas e conhecer melhor o último Maverick fabricado no mundo.


Pesquisando pela internet a fora, encontrei com o Eduardo que dizia ser o dono do Último Maverick. Ele confirmou ser mesmo o Maverick que eu procurava, mas naquela época o carro estava passando por restauração, então não dava pra falar e mostrar muito do carro. Há pouco tempo voltamos a falar do Maverick e fiquei feliz em saber que estava quase pronto. Sugeri que contássemos essa história e deixássemos tudo registrado, afinal de contas, não é sempre que a última unidade de um carro é encontrada, não é verdade?

O Eduardo é um cara espetacular! Ou melhor, o Eduardo e seu irmão Rafael. Aceitaram participar e aqui estamos nós!

Vamos lá!

Qual a idade de vocês?
Eduardo 26 anos, Rafael 22 anos.

Quando começaram a gostar de Maverick?
Desde pequenos gostamos de todos os tipos carros, principalmente antigos e japoneses. Em 2009 iríamos comprar um fusca para mexer aos poucos, por ser um carro mais acessível com peças mais em conta, era um branco 85 que estava em Campinas-SP. Fomos ver, gostamos, mas na hora de fechar, nosso pai vetou o negócio. Disse para procurar um Maverick GT. Eu e meu irmão sempre gostamos dos “muscles” brasileiros, Maverick, Charger e Opala, mas como nós que iríamos comprar, esses estavam longe do nosso orçamento.

Em qual ano e como encontraram esse Maverick?
Encontramos o Maverick no final de outubro de 2012 pelo mercado livre.

Em qual situação esse carro estava quando compraram?
Tinha acabado de sair da pintura, todo desmontado.









Vocês sabiam que ele era o último Maverick fabricado? E o dono anterior, sabia?
Sabíamos por causa do anúncio do mercado livre.


Plaqueta totalmente original

Para entender a plaqueta clique aqui. 


Como foi a negociação para comprá-lo?
Assim que vimos o anúncio combinamos de ver o carro com o antigo dono, isso foi dia 30 de outubro, poucos dias depois fechamos o negócio e o trouxemos para casa.

O que sentem por serem os donos do último Maverick fabricado no mundo?
Além da paixão pelo Maverick, é muito gratificante e especial ter o último fabricado no mundo.

O que vocês sabem a respeito da divergência de informação que temos entre os números de vendas que chegam a 108.106 e os números da ANFAVEA que garantem os 108.237 Maverick fabricados?
É bem confuso essa divergência, já ouvimos falar que os últimos foram fabricados com peças sobressalentes, ou até que foram fabricados sob encomenda, não sabemos ao certo.

Vocês mexeram nele? Continua como estava?
Mexemos pouca coisa… Na parte mecânica foram colocados coletor de admissão edelbrock Dual Plane, quadrijet Holley, comando mecânico, tuchos, molas, pratos, travas de válvula tudo da Iskenderian e os balancins roletados da CompCams. Os freios foram trocados por um kit forjado da Wilwood nas quatro rodas com pinças de 4 pistões e na parte de escapamento somente foi feito a parte da tubulação toda em aço carbono de 2,5 pol. com um X pipe no meio!







Como é pra vocês, além de terem um Maverick, um carro super desejado, ele ainda ser o último fabricado?
Indescritível… Não temos palavras para descrever tamanho privilégio ter um Maverick, a emoção que ele proporciona acaba sendo de certa forma uma terapia, tudo muito simples e sem frescuras! O fato dele ser o último fabricado para nós não passa de uma mera característica, porque o real valor dele está presente em todo suor e dores de cabeça enfrentado em todo esse tempo conosco! E te digo uma coisa… a cada acelerada todos os problemas são esquecidos e ele ainda nos deixa sem fôlego!











Olha que demais!
A paixão por carros antigos quase os levaram a comprar um fusca, mas aqui vemos a importância de ouvir os nossos pais: "Vai procurar um Maverick GT". Melhor conselho do mundo! :)
Em 2012 o Maverick já tinha voltado a ser bastante valorizado, mas eles conseguiram encontrar "facilmente" um Maverick pra comprar e ainda por cima era o Último dos Maverick.
A questão de ser o número 108.237 é o que nós vamos tentar entender a seguir, mas o espirito é esse:

"Não temos palavras para descrever tamanho privilégio ter um Maverick, a emoção que ele proporciona acaba sendo de certa forma uma terapia, tudo muito simples e sem frescuras! O fato dele ser o último fabricado para nós não passa de uma mera característica, porque o real valor dele está presente em todo suor e dores de cabeça enfrentado em todo esse tempo conosco!"


Quando a gente pensa na história do Maverick, é muito gratificante saber que o Último ainda existe e está sendo muito bem cuidado e aproveitado.

Originalidade? Estamos procurando o Maverick 108.237 e qual o problema dele ter algumas modificações de performance?



Agora vamos analisar mais informações:

108.237

O site Carro Antigo fornece a consulta da produção dos carros nacionais baseado em informações da ANFAVEA e é daí que vem esse número.



Se compararmos essa tabela da ANFAVEA com a que criei na pesquisa sobre a produção do Maverick (aconselho a leitura para um melhor entendimento) ou com qualquer outra tabela, veremos que há divergência em todos os anos, exceto uma das contas que fiz sobre a produção de 1979, onde o resultado obtido foi 1000 unidades.

Pare e pense.
..........
..........



Ainda está confuso pra mim. E pra você?

Bom, essa divergência tem muito a ver com o é apontado como PRODUÇÃO e o que é apontado como VENDA.
Fazendo uma comparação mais de perto, chegamos ao seguinte resultado:






A diferença do total de uma tabela para outra e de 130 carros.
E essa é a chave! Isso significa que a tabela que criamos, baseada nos jornais e revistas representa o número de VENDAS, a tabela da ANFAVEA é a de PRODUÇÃO.

Compreendeu?

Foram fabricados 22.178 Maverick em 1973, mas só foram vendidos 18.970, restando assim 3.208 carros para serem vendidos em 74.
Somando esses 3.208 carros que já haviam em estoque mais os 31.666 fabricados e subtraindo as vendas que foram de 34.770, a Ford ainda ficou com 104 carros para vender em 75.
E assim por diante até chegar a 1979 onde sobram 130 carros para serem vendidos.


Porém, contudo, entretanto, todavia, raciocinando mais, está correto, pois o último fabricado talvez nem tenha sido vendido no dia 17 de abril de 1979. E é aí que tudo se encaixa, dessa data pra frente, a Ford ainda tinha 130 carros para vender. Vejam:


Produção de Abril de 1979


A produção foi realmente de 1000 unidades, as vendas é que marcaram 1035 unidades.

Jornal do Brasil 21.5.79

O erro que cometemos foi considerar VENDAS como PRODUÇÃO. O Jornal do Brasil diz que até o dia 20 de abril foram 1011 Maverick vendidos.

O Último Maverick, 108.237 foi fabricado no dia 17 de abril de 1979, ou seja, do dia 17 para frente foram apenas vendidos os carros em estoque.

ATUALIZAÇÃO 29/06/22:

O argumento que identificava este como o Último Maverick era o número de produção da Anfavea, 108237 carros, com o número do chassis dele, (1)08237.
Em 2018, criamos o Cadastro Nacional do Maverick e por meio dele passamos a ter uma visão muito mais abrangente e correta sobre a produção do Maverick.
Os principais pontos que descobrimos após análise do CNM foram:

  • A DATA da plaqueta é o dia que o veículo ficou pronto e deixou a fábrica.
  • A sequência numérica do chassis, não é a necessariamente a sequência que os carros ficaram prontos, como vimos, é a DATA que determina.
  • Existe Maverick com numeração de chassis maior do que (1)08237.

 

Esses 3 pontos colocam em xeque a argumentação anterior, mas venho desde então procurando respostas sobre isso.

Como não temos, pelo menos até então, um documento que diga exatamente qual foi o último Maverick e como apenas o número de chassis não nos diz, teríamos que encontrar os carros no mês de abril e olhar suas plaquetas para conferir a DATA, pois somente ela que vai confirmar essa informação.
Após consultas, verificamos que não são todos os carros desse período que ainda existem, portanto, mesmo se conseguirmos as plaquetas dos carros que ainda constam no sistema, teremos apenas como saber qual deles foi o último, mas não o último de todos.

O chassis mais alto que temos, é o (1)08248 e do (1)08237 até ele, só restou mais 1 GT. Este carro apareceu e sua plaqueta mostra que foi feito antes do (1)08237, o que o manteria como Último de todos, mas ainda tem outras plaquetas para olhar.

Mas se a ANFAVEA diz 108.237, porque tem (1)08248 no chassis?
Exatamente porque a ANFAVEA mostra a quantidade e não a sequência de numeração de chassis.

TALVEZ alguns dos chassis, já com número, tiveram alguma situação na linha de produção em que deixaram de ser feitos, isso explicaria porque a sequência é maior do que a quantidade total. Isso é apenas um exemplo do motivo que pode ter levado a esses dados terem se desencontrado.
Pela diferença de 11 veículos, podemos dizer que na conta da ANFAVEA entraram os carros de Pré-Série, mesmo que não sendo informados em seu mês real de produção.

Após essas considerações, que só eu fiz, pois se eu não mostrasse esse outro lado da análise, ninguém duvidaria ou questionaria nada do que estava/está escrito, assim como não fizeram nesses mais de 5 anos que essa pesquisa foi publicada, eu continuo aceitando este Maverick como o Último, porém com essas observações, de que somente será comprovado após conferir a plaqueta de no mínimo mais 9 carros (isso se essas plaquetas ainda existirem).

Além de tudo isso, esse é provavelmente o Último GT V8. Realmente é um carro especial que merece ser preservado.


Muito obrigado Eduardo e Rafael por compartilhar essa história conosco! Que esse Maverick os encham de orgulho e de ótimos momentos, aproveitem e continuem preservando esse pedaço da história do Maverick.



É uma satisfação poder reunir a história do Primeiro e do Último Maverick aqui no blog.



Vem mais por aí! Ford Abraço!




FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

6 comentários:

  1. Muito Legal mesmo a historia! Consegui comprar um Maverick "bom" 4cc 76, e estou adorando. Só gostaria mesmo de saber QUANTOS ainda rodam inteiros no Brasil? será que alguém tem noção? dos 100 mil feitos, quantos será que ainda rodam hoje? 10mil, 20 mil 50? alguém tem ideia?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Até maio de 2019 o Denatram tinha 17586 unidades registradas. Quantos estão rodando, não temos como saber. Ford abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 17586 no Brasil? ou só no estado de São Paulo? mesmo assim, mesmo que ainda exista um pouco mais que isso rodando, é realmente uma glória conseguir um rodando hoje. Estou muito feliz. Abraços e ótimo blog

      Excluir
    2. No Brasil inteiro mesmo. A nossa missão é preservar os que restaram rsrs Obrigado! Abraço!

      Excluir
    3. Sim, com certeza. Eu nem comprei o meu 76, e já gastei 2 conto pra resolver coisas básicas. Correia do motor, pinças dos freios da frente, bateria, velocímetro, freio de mão e outra bobagens...Mas todos mecanicos e funileiros que viram o carro, afirmam que esta muito bom de estrutura, e mesmo a pintura precisando de um tapa em alguns pontos, esta bem bonito. Quem sabe uma hora não mando fotos para publicar aqui. Se puder S2. Abraçoss

      Excluir
    4. Entre em contato por email: juninho8fonseca@gmail.com

      Excluir

No Facebook