Já falamos sobre a produção total do Maverick no Brasil e chegamos ao total de 108.107, mas esse é um assunto confuso... realmente confuso. Depois dessa pesquisa, fiquei sabendo que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a ANFAVEA, afirma que foram 108.237 unidades produzidas e vendidas. Isso explica o porque o Maverick do amigo Luiz Alberto Junior Santos ser o 108.113º fabricado.
ATUALIZAÇÃO:
29/06/2022
Na época que fiz essa pesquisa, tiramos como
base todo o conhecimento que tínhamos à mão. Os anos se passaram, nossas
pesquisas foram feitas e mais coisas foram descobertas, fazendo-se necessário
uma atualização. Terei que mesclar a atualização com a pesquisa inicial, mas
vou deixar o texto das atualizações em itálico para ser mais fácil de
distinguir.
Mas beleza, vamos por etapas e conhecer melhor o último Maverick fabricado no mundo.
Pesquisando pela internet a fora, encontrei com o Eduardo que dizia ser o dono do Último Maverick. Ele confirmou ser mesmo o Maverick que eu procurava, mas naquela época o carro estava passando por restauração, então não dava pra falar e mostrar muito do carro. Há pouco tempo voltamos a falar do Maverick e fiquei feliz em saber que estava quase pronto. Sugeri que contássemos essa história e deixássemos tudo registrado, afinal de contas, não é sempre que a última unidade de um carro é encontrada, não é verdade?
O Eduardo é um cara espetacular! Ou melhor, o Eduardo e seu irmão Rafael. Aceitaram participar e aqui estamos nós!
Vamos lá!
Plaqueta totalmente original |
Olha que demais!
A paixão por carros antigos quase os levaram a comprar um fusca, mas aqui vemos a importância de ouvir os nossos pais: "Vai procurar um Maverick GT". Melhor conselho do mundo! :)
Em 2012 o Maverick já tinha voltado a ser bastante valorizado, mas eles conseguiram encontrar "facilmente" um Maverick pra comprar e ainda por cima era o Último dos Maverick.
A questão de ser o número 108.237 é o que nós vamos tentar entender a seguir, mas o espirito é esse:
"Não temos palavras para descrever tamanho privilégio ter um Maverick, a emoção que ele proporciona acaba sendo de certa forma uma terapia, tudo muito simples e sem frescuras! O fato dele ser o último fabricado para nós não passa de uma mera característica, porque o real valor dele está presente em todo suor e dores de cabeça enfrentado em todo esse tempo conosco!"
Quando a gente pensa na história do Maverick, é muito gratificante saber que o Último ainda existe e está sendo muito bem cuidado e aproveitado.
Originalidade? Estamos procurando o Maverick 108.237 e qual o problema dele ter algumas modificações de performance?
Agora vamos analisar mais informações:
108.237
O site Carro Antigo fornece a consulta da produção dos carros nacionais baseado em informações da ANFAVEA e é daí que vem esse número.Se compararmos essa tabela da ANFAVEA com a que criei na pesquisa sobre a produção do Maverick (aconselho a leitura para um melhor entendimento) ou com qualquer outra tabela, veremos que há divergência em todos os anos, exceto uma das contas que fiz sobre a produção de 1979, onde o resultado obtido foi 1000 unidades.
Pare e pense.
..........
..........
Ainda está confuso pra mim. E pra você?
Bom, essa divergência tem muito a ver com o é apontado como PRODUÇÃO e o que é apontado como VENDA.
Fazendo uma comparação mais de perto, chegamos ao seguinte resultado:
A diferença do total de uma tabela para outra e de 130 carros.
E essa é a chave! Isso significa que a tabela que criamos, baseada nos jornais e revistas representa o número de VENDAS, a tabela da ANFAVEA é a de PRODUÇÃO.
Compreendeu?
Foram fabricados 22.178 Maverick em 1973, mas só foram vendidos 18.970, restando assim 3.208 carros para serem vendidos em 74.
Somando esses 3.208 carros que já haviam em estoque mais os 31.666 fabricados e subtraindo as vendas que foram de 34.770, a Ford ainda ficou com 104 carros para vender em 75.
E assim por diante até chegar a 1979 onde sobram 130 carros para serem vendidos.
Porém, contudo, entretanto, todavia, raciocinando mais, está correto, pois o último fabricado talvez nem tenha sido vendido no dia 17 de abril de 1979. E é aí que tudo se encaixa, dessa data pra frente, a Ford ainda tinha 130 carros para vender. Vejam:
Produção de Abril de 1979
A produção foi realmente de 1000 unidades, as vendas é que marcaram 1035 unidades.
Jornal do Brasil 21.5.79 |
O erro que cometemos foi considerar VENDAS como PRODUÇÃO. O Jornal do Brasil diz que até o dia 20 de abril foram 1011 Maverick vendidos.
O Último Maverick, 108.237 foi fabricado no dia 17 de abril de 1979, ou seja, do dia 17 para frente foram apenas vendidos os carros em estoque.
ATUALIZAÇÃO
29/06/22:
- A DATA da plaqueta é o dia que o veículo ficou pronto e deixou a fábrica.
- A sequência numérica do chassis, não é a necessariamente a sequência que os carros ficaram prontos, como vimos, é a DATA que determina.
- Existe Maverick com numeração de chassis maior do que (1)08237.
Esses 3 pontos colocam em xeque a
argumentação anterior, mas venho desde então procurando respostas sobre isso.
O chassis mais alto que temos, é o (1)08248 e do (1)08237 até ele, só restou mais 1 GT. Este carro apareceu e sua plaqueta mostra que foi feito antes do (1)08237, o que o manteria como Último de todos, mas ainda tem outras plaquetas para olhar.
Mas se a ANFAVEA diz 108.237, porque tem
(1)08248 no chassis?
Exatamente porque a ANFAVEA mostra a quantidade e não a sequência de numeração
de chassis.
Após
essas considerações, que só eu fiz, pois se eu não mostrasse esse outro lado da
análise, ninguém duvidaria ou questionaria nada do que estava/está escrito,
assim como não fizeram nesses mais de 5 anos que essa pesquisa foi publicada,
eu continuo aceitando este Maverick como o Último, porém com essas observações,
de que somente será comprovado após conferir a plaqueta de no mínimo mais 9
carros (isso se essas plaquetas ainda existirem).
Além
de tudo isso, esse é provavelmente o Último GT V8. Realmente é um carro
especial que merece ser preservado.
É uma satisfação poder reunir a história do Primeiro e do Último Maverick aqui no blog.
Vem mais por aí! Ford Abraço!
Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos
E-mail para contato:
Obrigado pela visita!
Muito Legal mesmo a historia! Consegui comprar um Maverick "bom" 4cc 76, e estou adorando. Só gostaria mesmo de saber QUANTOS ainda rodam inteiros no Brasil? será que alguém tem noção? dos 100 mil feitos, quantos será que ainda rodam hoje? 10mil, 20 mil 50? alguém tem ideia?
ResponderExcluirBoa noite! Até maio de 2019 o Denatram tinha 17586 unidades registradas. Quantos estão rodando, não temos como saber. Ford abraço
ResponderExcluir17586 no Brasil? ou só no estado de São Paulo? mesmo assim, mesmo que ainda exista um pouco mais que isso rodando, é realmente uma glória conseguir um rodando hoje. Estou muito feliz. Abraços e ótimo blog
ExcluirNo Brasil inteiro mesmo. A nossa missão é preservar os que restaram rsrs Obrigado! Abraço!
ExcluirSim, com certeza. Eu nem comprei o meu 76, e já gastei 2 conto pra resolver coisas básicas. Correia do motor, pinças dos freios da frente, bateria, velocímetro, freio de mão e outra bobagens...Mas todos mecanicos e funileiros que viram o carro, afirmam que esta muito bom de estrutura, e mesmo a pintura precisando de um tapa em alguns pontos, esta bem bonito. Quem sabe uma hora não mando fotos para publicar aqui. Se puder S2. Abraçoss
ExcluirEntre em contato por email: juninho8fonseca@gmail.com
ExcluirAmigo. Sabemos que houve importação de mavericls. Tem como conseguir esses dados? De mavecos importafos de 1969 a 1972?
ExcluirNão encontrei nenhuma relação de carros importados desse tipo. Acho difícil que tenha, mas sigo procurando
Excluir