Nossas pesquisas sempre partem de uma palavra ou de uma foto. Começo a procurar, cruzar informações e o esforço em buscar tem sido recompensado por descobertas muito importantes e relevantes para a história do Maverick.
Eu tenho conseguido de certa forma manter o lema do blog: A história do Maverick contada como você nunca viu! Esse é o meu compromisso com o Maverick.
Você percebeu pelo título que o assunto de hoje é bem curioso. Bom, já ouviu falar no Maverick americano GT com motor de 6 cilindros?
Na internet nós facilmente encontramos essas fotos:
Muito interessante! Mas quantas conclusões dá pra tirar só olhando essas fotos? Muitas não é mesmo? O que nós precisamos é da fonte dessas fotos pra nos contar do que realmente se trata.
Vamos lá então:
Motor Trend 5.1970 |
Eis a fonte!
Eu sempre defendi e continuarei defendendo que toda informação deve ser apresentada juntamente com sua fonte. Esse é o padrão que seguimos aqui no blog desde o início (abril de 2013), por isso se você estiver com a intenção de enviar isso para algum amigo, não deixe de contar onde viu e de onde saíram as informações, isso vai dar o peso necessário para que não duvidem do que está escrito.
Bom, vamos ver o que esta revista nos diz:
Logo de cara entramos numa discussão totalmente inflamável: motor V8 é a única saída para carros esportivos ou o motor de 6 cilindros também é uma boa opção?
O americano tem o V8 como a única resposta, enquanto o europeu prefere o 6 cilindros. No Brasil nós temos a mesma "briga" entre Opala 6 cilindros e Maverick V8. Não vamos discutir qual é melhor, estamos falando disso porque a revista conta que para um carro leve como o Maverick, um motor de 6 cilindros é sim uma boa opção para esportividade e economia.
Mas o que esse carro tinha para ser considerado um GT?
No terceiro parágrafo vemos a resposta, pegaram um Maverick com o motor de seis cilindros em linha de 250 polegadas cúbicas e acrescentaram 3 carburadores de corpo simples, coletor de admissão, comando hidráulico de válvulas, aumento da taxa de compressão para 9.7:1 e mais modificações que a revista lista.
O cambio também foi trocado, agora é o mesmo utilizado no Mustang V8 289, de 4 marchas no assoalho. A relação do diferencial mudou, assim como a suspensão e direção.
Na parte estética podemos citar a pintura, faróis de milha, uma modificação no capô, spoiler dianteiro, dois espelhos retrovisores de corrida...
Só de acessórios e peças o custo ficou em $2.800. Lembrando que o carro utilizado custou $2.100.
A conclusão é que o carro ficou rápido e com consumo compatível e aceitável. O motor 250 original tinha 155 cavalos e embora não saibamos a cavalaria do motor modificado, podemos ter certeza que ficou mesmo forte.
Devemos nos localizar na linha do tempo. Em maio de 1970 os motores disponíveis para o Maverick eram 3, todos de seis cilindros de 170, 200 e 250 polegadas cúbicas. Não tínhamos ainda o Grabber. O motor V8 302 só apareceu em dezembro de 1970, por isso, "envenenar era mais prático do que colocar um outro motor V8 no carro, concordam?
Antes de encontrar essa revista, eu havia lido que esse carro foi montado pela Ford numa opção esportiva para o Maverick, mas que não vingou pois não foi aceito pelas pessoas.
Agora lendo a revista, não vi nada dizendo que a Ford tinha alguma coisa a ver com esse projeto. Talvez revista não deixa tão claro, mas o que entendi é que foi uma modificação particular utilizando peças da Autolite e de outros carros da Ford. Mas dizer que esse carro foi feito pela Ford, ou que era um modelo de linha de produção, está fora de cogitação para mim.
Vejo que um caso equivalente ao do Mavi GT é o Maverick 5000R, ou seja, um modelo criado por conta própria, sem a "aprovação" da Ford.
Outra coisa interessante é que o Maverick, ou melhor, o Mavi GT (nome estranho) foi chamado de "mini muscle car". Foi a primeira vez que vi essa expressão. Só que agora não sei se mini muscle car é mais forte ou não do que pony car.
Comparando o Maverick com o Mavi GT podemos notar o banho de acessórios que ele recebeu. Ficou bem parecido com o Maverick GT brasileiro (lançado em 1973:
É pessoal, mas pela experiência que adquirimos pesquisando sobre Maverick, sabemos que sempre tem mais a ser explorado....
Apresento agora 2 revistas anteriores a maio de 1970, onde "surgiu" o termo Mavi GT:
Car Life outubro de 1969
Car Life 10.69 |
Car Life 10.69 |
Car Life 10.69 |
Viram os 3 carburadores?
Externamente não foi alterado nada, mas a receita mecânica para aumento de potencia passa sempre por colocar um carburador maior, no caso 3 carburadores.
Hot Rod janeiro de 1970
Hot Rod 1.70 |
Hot Rod 1.70 |
Hot Rod 1.70 |
No detalhe:
Esse pessoal transformou o Maverick por completo. Melhorias na suspensão e motor fizeram dele um novo carro, com comportamento mais firme e esportivo.
Acho isso fascinante, com alguns ajustes você transforma uma coisa boa em uma outra muito melhor.
ATUALIZAÇÃO 25/1/21:
Legal né, mas não é só isso. Carrol Shelby também se envolveu nisso e no catálogo de peças de alta performance da Shelby, constava o scoop. Veja:
Esse novo scoop de fibra de vidro vai transformar seu Maverick em um amante de ar fresco.
O catálogo é de julho de 1971, então podemos concluir que esse tipo de preparação foi bem aceita e utilizada, pois começou em outubro de 1969.
Excelente! Sempre que o nome Shelby aparece nós ficamos animados. Devemos lembrar que houve o Maverick modificado por eles no México apresentado em novembro de 1971 e também na Europa com o Shelby Europa G.T. 250 na mesma época. (Estou pesquisando mais desse assunto)
Como vimos, essa modificação não era feita pela Ford. O nome Mavi GT foi criado após pelo menos duas outras revistas mostrarem as mesmas modificações, mas é aí que sentimos o poder da publicidade. Se não tivesse um nome diferente, essa modificação pouco chamaria atenção (digo com respeito a curiosidade, modelo raro... pois a modificação em si é ótima), mas com o nome Mavi GT ela ganha toda atenção.
Independente do nome, Mavi GT é como ficou conhecido e não queremos mudar isso.
No Brasil há uma cultura que diz que só motor V8 é bom e forte... pesquisas como essa mostram como ainda temos muito o que aprender.
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Obrigado pela visita!
Conclusão
Como vimos, essa modificação não era feita pela Ford. O nome Mavi GT foi criado após pelo menos duas outras revistas mostrarem as mesmas modificações, mas é aí que sentimos o poder da publicidade. Se não tivesse um nome diferente, essa modificação pouco chamaria atenção (digo com respeito a curiosidade, modelo raro... pois a modificação em si é ótima), mas com o nome Mavi GT ela ganha toda atenção.
Independente do nome, Mavi GT é como ficou conhecido e não queremos mudar isso.
No Brasil há uma cultura que diz que só motor V8 é bom e forte... pesquisas como essa mostram como ainda temos muito o que aprender.
FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
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Interessante! Polegada cúbica semelhante a dos Opalas mas com potência de Dodge Charger, esse daria trabalho por aqui viu.
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