quinta-feira, 25 de junho de 2020

De GT à Quadrijet: O Maverick de testes da Ford

Ah o Quadrijet! Esse é o assunto sobre o Maverick ao qual mais tenho me dedicado. Como dizem, quando cheguei para pesquisar, isso tudo era mato e vejam só quanta informação temos hoje!

Não sei falar de mim mesmo, mas acho que essas pesquisas ficaram muito boas, cheias de detalhes, informações coerentes e o melhor de tudo: dentro de contexto. É preciso ter paciência de ler todas elas para começar a tirar conclusões, mas isso é o básico a se fazer né?

Na época, haviam duas revistas bastante conhecidas sobre o Quadrijet, a Auto Esporte e a Quatro Rodas de 74. No dia 24 de agosto de 2015 eu publiquei aqui mais evidencias da existência do Quadrijet e juntamente com isso, a revista O Cruzeiro de 74 trazendo mais um teste com ele. Foi um grande marco. Naquela ocasião eu percebi que os Maverick testados ali poderiam ser os mesmos e escrevi: “Não ficaria surpreso se mais pra frente confirmar que era o mesmo carro”.

Bom, passaram-se 5 anos e além de ter a confirmação que era o mesmo carro, fiquei muito mais do que surpreso ao que isso nos levou. Consegui um histórico de 9 testes do mesmo Maverick entre 73 e 74!

Mas vamos por partes, tudo começou quando o mestre Alexandre Mesquita mostrou uns recortes de revista com um possível teste do Maverick Quadrijet. Foi uma grande surpresa, mas não sabíamos a fonte e muito menos tínhamos a matéria completa, porém, a foto mostrava a placa do Maverick e foi o suficiente para que começar a olhar todo o meu arquivo atrás de alguma foto com um carro com aquela placa. O resultado foi positivo, daí saíram 4 testes.


Enquanto falávamos disso, o Alexandre Mesquita disse que provavelmente o Maverick GT utilizado nos testes das revistas (nunca mostravam a placa) era sempre o mesmo. Pronto, a pesquisa acabava de ganhar mais um objetivo, trazer provas disso. Então dos 4 testes, somaram-se mais 4 e depois.... a surpresa final, a “nova” revista sobre o Maverick Quadrijet!

Essa constatação só é possível analisando todo o material de uma vez só, pois não tem como ligar o primeiro teste que veremos, com o segundo, por exemplo, mas no final tudo se encaixa perfeitamente.

Então estamos aqui para mostrar uma “nova” revista sobre o Maverick Quadrijet e por tabela, mostrar o histórico do Maverick GT utilizado nos testes das revistas e jornais entre 73 e 74.

Todos os testes que veremos são muito interessantes, mas o foco é na identificação do Maverick utilizado, certo? Acho que todos eles já foram publicados aqui no blog.

Vamos começar logo com isso:

 

#1 - Jornal da Tarde 



Publicado no Livro Maverick Imprensa. Não tenho a data exata do jornal, mas acredito ser entre o mês de junho e julho de 73. Esse foi um dos testes feitos sob a coordenação do Departamento de Imprensa da Ford.

É interessante que o texto não traz a cor do carro... Tudo era preto e branco, como é que esquecem desse detalhe?

Mas aí está: Maverick GT de placa NL9906.

Tem mais essas duas fotos da internet que eu acredito serem do mesmo dia. Vejam:

 

 

#2 - Quatro Rodas – 7.73


1973 - julho Maverick Super e o GT


Este é o primeiro teste do Maverick na Quatro Rodas. Foi mais um dos testes feitos sob a coordenação do Departamento de Imprensa da Ford.

É dito que ele é vermelho (a revista era colorida) e que as faixas laterais descolaram durante o teste.

Foi testado por Expedito Marazzi. Não passou de 175 km/h (essa informação fará sentido mais adiante)

Como de costume, placa coberta.

Viu? Como falei anteriormente, não há como ligar o carro dos dois testes. Faltam evidências. É por isso que devemos continuar olhando mais.

 

#3 - Auto Esporte 9.73


1973 - setembro Auto Esporte - Maverick GT
http://www.mediafire.com/file/n91d9wc442cvudz/1973%20-9-Auto%20Esporte.rar

O primeiro teste do Maverick GT na Auto Esporte, realizado a nível do mar na Rodovia Cubatão.

Quantas fotos bonitas temos aqui!

Placa coberta, cor vermelha e nenhuma forma de ligar um carro ao outro.

 

#4 - Correio Braziliense – 4.11.73


Veja só o que o texto diz:

O carro foi explorado durante 4.000 km. Em 15 dias no Brasil, mostrou-se em excelente forma física. E ao encerrar o teste quando indicava 17.855 km percorridos em menos de 4 meses, ele ainda estava perfeito, fora os machucados na pintura, era um automóvel integro. Primeiros quilômetros do teste foram no transito de São Paulo. Mesmo com quase 18.000 km não apresentava barulhos, folgas, vibrações nem outros comprometimentos.

A placa é a mesma do primeiro teste. O carro estava com 17.855 km em 4 meses. Isso sugere que apenas esse mesmo Maverick GT tenha servido para as outras revistas publicarem os seus testes. Só esse teste durou 4.000 km! Faz todo o sentido. Infelizmente não temos a confirmação da cor.

 

Observação: A edição de fevereiro da Quatro Rodas traz mais um teste com o Maverick GT, mas analisando os detalhes, vemos que não foi um teste presencial como os outros. Eles usaram o resultado de testes já feitos e os compararam. Na capa da revista tem a mesma foto do teste de 73 e dentro da matéria há apenas desenhos. As fotos dos outros carros na capa também são de outras edições.

Aproveito também para esclarecer que a data da publicação da matéria não é a data do teste. Tem revistas mensais e semanais, jornais diários, mas tudo leva um tempo até ficar pronto. Ainda mais em testes que duravam mais de 3.000 km.

Organizei a sequência dos testes da forma que fica mais fácil de contar a história, mas acredito também que atende à ordem cronológica.

 

 

#5 - O Cruzeiro - 8.5.74


Outro teste do nosso Maverick GT placa NL9906:

Estava com quase 30.000 km rodados em condições muito severas. Estava rígido, sem grilos ou rangidos desagradáveis. A suspensão dianteira estava cansada. E um suporte do amortecedor traseiro soltou-se.

Este histórico ajuda muito em nossa, até então, teoria de se tratar sempre do mesmo carro. Por enquanto não sabemos a placa dos carros da Quatro Rodas e da Auto Esporte.

 

Observação: Fotos de propagandas e anúncios que trazem carros emplacados, geralmente usam placas fictícias. Podemos chegar à conclusão que este Maverick usava uma placa real, pois ele já está com 30.000 km e há quase 1 ano andando pelo país. Ou seja, estamos perseguindo o carro correto, utilizando sua placa que não muda. Provavelmente ele pertencia a Ford.

 

 

#6 - Jornal do Brasil 12.6.74


A imprensa devia fazer fila pra receber este carro para testar.

O teste durou 30.00 km. Pegaram o carro com 30.317 km. O teste rodou várias cidades, mas concentrou-se no Rio de Janeiro. O carro foi exigido ao máximo. A suspensão dianteira estava barulhenta.

Essas informações são valiosas! São complementos que reforçam o histórico deste GT. Ele estava com média quilometragem e com a saúde condizentes a ela.

Precisamos saber a cor dele....

 

Observação: Em agosto, a Quatro Rodas trouxe um teste entre Maverick Quadrijet e Opala 250-S, porém utilizavam os carros de corrida, com pintura, faróis auxiliares... Não eram carros comuns do dia a dia e por isso não entra na nossa relação.

 

 

#7 - O Cruzeiro 11.9.74


Muita atenção agora. Na época eu não tinha entendido:

“O carro era o mesmo modelo GT testado anteriormente por nós, com algumas modificações. Tem spoiler e rodas de magnésio com pneus radiais. “

Pois é simples. Este é o mesmo Maverick do último teste feito pela revista O Cruzeiro, ou seja, o Maverick GT placa NL9906.

Excelente! Ele havia recebido o Kit Quadrijet, uma das três formas de ter a potência elevada.

Os outros detalhes externos serão essenciais para continuar a nossa investigação.

Cadê a maldita cor...

 

#8 - Auto Esporte 9.74


1974 Auto Esporte setembro Maverick Quadrijet



Aqui vemos a confirmação da revista anterior:

Pegaram o carro em São Paulo e foram para o Rio testar. O carro por nós testado era um GT que fora equipado com o kit Quadrijet, sendo, portanto, um carro usado o que concorreu para estarem os freios não muito eficientes e com a suspensão um pouco mole. Rodaram 10 dias na cidade do Rio.

A placa está coberta, mas sabemos que é o NL9906 pois ele reúne as mesmas características apresentadas no último teste de O Cruzeiro, o spoiler dianteiro é o que mais se destaca.

Ainda nada sobre a identificação do carro utilizado pela Auto Esporte e pela Quatro Rodas.

 

Bom, chegamos a mais um momento histórico aqui no Blog Maverick na História. Apresento-lhes a revista Fatos e Fotos de 19 de agosto de 1974:

 

#9 – Fatos e Fotos 19.8.74

 


Antes de analisar o que ela diz, preciso contar como cheguei a ela. Como dito lá no início, o Alexandre Mesquita tinha uns recortes que indicavam um possível paradeiro. Comecei a investigar e no meu caminho apareceu o Gastone, um cara abençoado com uma boa vontade impressionante! Ele possui uma encadernação da Fatos e Fotos a venda. Pedi a ele que olhasse nas edições de 74 a procura de um teste com um Maverick. Ele foi e olhou duas vezes até encontrar. Puxa vida, fiquei feliz por ter encontrado a revista e mais ainda pela atitude dele. Gastone, mais uma vez muito obrigado pelo que você fez por mim e pelo Maverick. No mesmo momento que ele disse qual era a revista, tive a sorte de encontrá-la a venda e aí a minha alegria se completou. O Alexandre ficou muito contente também por encontrarmos a bendita revista que ele procurava há 20 anos.

Essa revista é muito legal, o tamanho dela é gigante e como o nome diz, o foco em nas fotos. Ainda bem, parece que aí tem todas as fotos que faltam nas outras matérias. 

O texto não traz muitas novidades sobre o Quadrijet como um todo, mas completa extraordinariamente as nossas pesquisas. Os sinais de cansaço dos freios e suspensão continuam aí. Isso levar a crer que não houve reparos ou modificações no estado geral do carro nesse tempo todo. Na volta rápida que fizeram em Interlagos, marcaram o tempo de 3 minutos e 50 segundos. 1 semana depois teve corrida em Interlagos e o Maverick Quadrijet Divisão 1 fez a melhor volta da corrida com 3 minutos e 47,9 segundos. Realmente o tempo do teste estava muito bom.

Agora voltemos à nossa análise de identificação.


Não precisa falar muito né... Vermelho e placa NL9906.

A revista diz que o carro testado é um modelo GT fabricado este ano (1974). Não é, pois já vimos antes que esse carro apareceu com essa placa em junho/julho de 1973. A revista deve entender como 74, pois era modelo 74. O teste foi na pista de Interlagos feito por Expedito Marazzi que diz que a velocidade máxima desde GT era de 175 km/h antes de ter o Kit Quadrijet. (Referência ao teste feito por ele mesmo na Quatro Rodas de julho de 73. Dos 6 testes enquanto GT, em apenas 2 ele não chegou no mínimo a 182 km/h)

Ou seja, este carro é o mesmo utilizado no primeiro teste do Maverick na Quatro Rodas e é o mesmo carro utilizado nos jornais (NL9906). Ele era um Maverick GT e hoje está equipado com o Kit Quadrijet. Isso é 100%.

O que ficou para trás é a ligação entre o teste da Auto Esporte de setembro de 73. Mas vejam, antes daquele teste, o mesmo Maverick já havia sido testado 2 vezes. Depois dele, foi testado mais 6 vezes. Não encontrei nenhum outro teste de Maverick GT com outras características nesse período. Tudo indica que havia realmente apenas um Maverick GT vermelho para teste, incluindo o que foi usado na AE de 9.73. Dou 95% de acerto nessa minha avaliação. Há ainda um detalhe neste carro que é um provável adesivo no vidro traseiro. Eu ia separar as fotos para mostrar melhor, mas nem precisa.

Então agora, tendo todas essas peças e olhando como um todo, posso dizer que a revista Fatos e Fotos é a novidade maior no assunto Quadrijet e que por meio dela conseguimos rastrear o histórico daquele exemplar, resultando também na descoberta de que tratava-se sempre do mesmo Maverick GT nos testes que conhecemos. Não é mais teoria.

 

Linha do Tempo

Este Maverick GT foi mesmo um guerreiro! Teve uma vida dedicada a testes nas mãos de muitas pessoas que não aliviaram nem um pouco para ele. Talvez como recompensa pelo seu trabalho acabou recebendo o Kit Quadrijet e sendo imortalizado nessas revistas e jornais. Foi por meio dele que essa grande reputação foi construída!

Como é interessante ter esse histórico! Eu não consigo nem saber nada sobre o meu próprio carro... mas sobre o que aconteceu há 47 nós temos aqui. 

Pois bem, eu estou tentando ainda descobrir por onde esse carro anda. Não sei se é possível, mas quem sabe né... Fato é que depois de agosto/setembro de 1974 eu não encontrei mais nenhuma informação sobre ele. Provavelmente ele foi substituído aí mesmo, pois estava com o Kit Quadrijet e o modelo 75 já tinha começado. Não faria sentido continuar com o mesmo carro.

Ele era mesmo da Ford? Continuou com ela? Foi vendido para pessoa física? São questões que ficam.

 

Nesse período de 7 anos falando sobre o Quadrijet, finalmente aprendi que sempre que citar esse modelo, vou precisar explicar que as opções para ter o equipamento Quadrijet eram:

A) Comprar o Kit Quadrijet e instalar em qualquer Maverick V8;

B) Comprar o motor V8 montado com o Kit Quadrijet e instalar o motor no Maverick ou

C) Comprar o Maverick V8 Quadrijet diretamente da Ford.

Das 3 opções, a mais comum era a primeira, letra A.

 

Se você quer saber sobre o Quadrijet, não procure em outro lugar. Aqui é onde você encontrará a maior quantidade de informações contextualizadas, livre de opiniões e parcialidade.

A intenção das pesquisas é realmente trazer os fatos à tona, não atrair cliques e fanatismo. Não abro mais da Imparcialidade e responsabilidade.

 

Antes e Depois


Espero que não demore mais 5 anos para uma revista importante assim aparecer. Seria muito sofrimento rsrsr

 

Muito obrigado pela atenção e aproveite para dar uma olhada em nosso canal no Youtube. Tem vídeos interessante lá.

Ford Abraço!



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5 comentários:

  1. excelente pesquisa, muita paciência e dedicação demonstradas ai. Pela placa, não seria possivel levantar as informações junto ao Detran do estado?

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    1. Muito obrigado! Tentei, mas por enquanto nada... Placa amarela é complicado pra tudo, mas a esperança vai demorar pra morrer rsrsr Abraço

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  2. Excelente, Juninho. Parabéns. Interessante observar que nas primeiras matérias que você apontou o carro está com o retrovisor cromado (comum nos super e super luxo) e nas demais matérias com o retrovisor preto, típico do GT.

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    1. Muito bem observado, eu não tinha reparado isso. Obrigado

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