quarta-feira, 15 de julho de 2020

A Evolução do design do Maverick

Já mostramos aqui os desenhos de acabamento e ornamentação do Maverick brasileiro feitos pelo Luiz Hetessy Junior. Falei também em um vídeo recente (14m21s) sobre o envolvimento do Tom Tjaarda com o projeto do Maverick.

Bom, desde esse vídeo, me envolvi em outros assuntos, como o vídeo relacionando as corridas do Ford GT40 com as do Maverick, a pesquisa que encontrou mais uma revista sobre o Quadrijet e ainda em andamento, uma versão atualizada e para celular do jogo Quiz Maverick. Tudo isso em 35 dias.

Foi desenvolvendo as perguntas para a nova versão do Quiz Maverick que tropecei em uma publicação da Ford Performance de dezembro de 2019 sobre os 50 anos do Maverick. E claro, é sempre bom e importante ouvir a Ford.

Nesse texto há mais detalhes que completam o quebra cabeças sobre o desenho original do Maverick, mas vamos por partes.


Como falei no vídeo, a informação que eu conhecia era essa:

Evolução do design do Maverick

Farei uma tradução bem livre....


Melhor descrito como uma “nova disposição” em carros, o Maverick junta-se a um longa e impressionante linha automotiva que teve a liderança dos punhos do design da Ford Motor Company, que inclui alguns nomes como Thunderbird, Falcon, Fairlane e Mustang.

Na atmosfera de entusiasmo remanescente com que o Mustang capturou a atração dos americanos, a tarefa do Maverick foi lançada sobre os designers da Ford, que deviam dar ao veículo linhas distintas para fazê-lo interessante e desejável para os compradores

 


O desenvolvimento do design começou no começo de 1966 com aprovação preliminar em julho de 1967.  Com o interesse em conservar o tempo, todo o desenvolvimento de design até aquele ponto, tiveram lugar nas mesas de desenho.

O Escritório de Design da Ford foi um passo adiante – de desenho de mesa à desenhos em tamanho real. Então, tendo decidido a direção que deveria se tomar baseado naqueles desenhos, os designers e modeladores colaboraram em uma série de modelos de argila, cada um representando uma interpretação um pouco diferente.


Um tempo relativamente curto – aproximadamente 3 meses e meio – foi dedicado ao desenvolvimento do modelo de argila e a gestão maior da companhia aprovou um modelo de metal em outubro de 1967. O nome do Maverick e seu emblema foram aprovados 1 ano depois. 

Assim como o seu correspondente no dicionário, o Maverick escolheu seu próprio caminho, neste caso, apartado do rebanho de carros compactos rotineiros

 

Centenas de temas de design, esboços e renderização do carro inteiro e vários de seus componentes foram criados e avaliados antes do programa de design automotivo alcançar o estágio do modelo em argila. Mostrado aqui estão vários esboços iniciais do Maverick 1970 que foram desenvolvidos no Centro de Design da Ford Motor Company em Dearborn, Michigan.

 

 

Muito bem, o texto da Ford Performance acrescenta detalhes e dá nomes importantes dos envolvidos neste trabalho.

  • Diz que foi a partir do esboço do Virgil M. Exner Jr. que seguiu o desenho do Maverick, desenvolvido em modelo de argila em tamanho real feito por Keith Teter.
  • Seu chefe era Joe Oros que o contratou em fevereiro de 1967.
  • Na equipe estavam também os designers: Jerry Morrison, Toshi Saito e Jack Mills.

 

Perfeito! Agora temos resumidamente:

  • O desenvolvimento do Maverick começou em 1966, ainda sendo chamado de Delta. O entusiasmo vinha da aceitação que o Mustang (1964) teve, mas o Maverick deveria ter linhas distintas.
  • Em fevereiro de 1967, Virgil M. Exner Jr. passa a integrar o time da Ford. Seu trabalho até então era repleto de desenhos de carros compactos.
  • Em julho de 1967 o desenvolvimento recebe aprovação preliminar.
  • Após centenas de desenhos e modelos de argila, Virgil M. Exner Jr. cria o esboço escolhido para ser a base do projeto.
  • Em outubro de 1967 foi aprovado que um modelo de metal fosse feito. A Ford conseguiu fazer isso rápido, porque usou extensivamente tecnologia computadorizada, inédita. Isso acelerou o processo de transformação dos blueprints e modelos de argila em fôrmas que estampam as portas, paralamas e muitas outras folhas de metal do carro.

 

Ótimo!

Assim nós conhecemos as pessoas por trás do projeto e também eliminamos de vez a participação do Tom Tjaarda do desenho inicial do Maverick.

Também vemos que o Maverick foi desenhado com linhas distintas, a única inspiração recebida do Mustang foi o entusiasmo. 

Se eles são parecidos? Claro que são! Mas não significa que um foi inspirado no outro, como de fato não foi.

É como ver dois irmãos que são parecidos. Ninguém diz que os pais se inspiraram no filho mais velho para fazer o mais novo, não é mesmo? Eles são parecidos porque têm a mesma fonte.

Ok, esse exemplo pode ter ido longe demais, só que essa é a definição correta. rsrsr

 

Grande novidade é ter o nome de Virgil M. Exner Jr. como o profissional que fez o esboço escolhido para o desenvolvimento do projeto do Maverick.

 

Fui atrás de mais informações sobre ele e por coincidência, ele possui um site no mesmo padrão do site do Tom Tjaarda que mostro no vídeo.

E aí nós vemos que ele trabalhou na Ford de 1967 até 1988. Que longa jornada!

 

Ele não estava sozinho desse trabalho:

  • Jerry Morrison esteve envolvido no projeto do Mustang com motor central;
  • Toshi Saito esteve envolvido no desenvolvimento do Mustang;
  • Jack Mills que em 1958 trabalhou num projeto ousado para competir com o Fusca e
  • Joe Oros que desde 1956 estava trabalhando na Ford e chefiou também a equipe que desenvolveu o Mustang.

É claro que eles participaram de muitos outros projetos e nós só poderíamos aguardar grandes feitos, pois eles trabalhavam na Ford e muitas ideias e inovações apareceram naquele período.

A Ford não credita o desenho do Maverick à uma pessoa, pois de fato, foi o resultado do trabalho em equipe que chegou ao desenho que conhecemos hoje, mas é muito importante sabermos que foi o Virgil Max Exner Junior que teve a ideia inicial, digamos assim.


Thanks a lot Virgil!


Foi a primeira vez que eu falei (no vídeo) de um assunto sem ele estar publicado aqui no blog... Não achei muito legal rsrsr, mas está valendo. Muito bem, acho que por enquanto esse assunto está encerrado.

Estou com dificuldade para montar o Quiz Maverick, essa semana quase joguei o notebook 3 vezes pela janela, mas uma hora vai dar certo e volto para falar dele.

 

Ford abraço!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook