Momento especial aqui no blog! O ex-piloto carioca Fabio Crespi aceitou
o convite e contou um pouco da sua carreira pra gente.
Faz anos que queria chamar o Fabio para uma entrevista, mas sempre achei
que o incomodaria... Mas em abril fiz o convite e após alguns contratempos,
aqui estamos nós!
O Fabio Crespi é uma pessoa muito simples e simpática. Está sempre publicando
seu acervo de fotos no Facebook, comentando e participando dos grupos... Um
cara muito legal. Mais uma vez Fabio, muito obrigado pela participação. Espero
que goste do que preparei.
O Fabio tem 74 anos e correu de Maverick sendo o vencedor do campeonato paulista
da Divisão 1 em 1974, além de muitas outras vitórias. Bom vamos ver o que ele
nos contou:
P Qual foi a sua primeira corrida da carreira?
R 1965 Circuito do Fundão. Corri de Simca ganhei na Categoria de Estreantes.
P Nas 25 Horas de Interlagos de 1973 (agosto), primeira corrida do
Maverick no Brasil, você participou com um Opala, ficando em 7º. Como os
pilotos viam o Maverick recém chegado e podendo fazer frente ao Opala, absoluto
até então?
R Logo em seguida transformei meu Opala em Divisão 3 fiz uma Prova em
Curitiba, e vendi. Comprei em seguida meu primeiro Maverick.
P Em outubro de 1973 você já estava correndo de Maverick nas 200 Milhas de
Interlagos. Como aconteceu para você ter ido correr de Maverick?
R O carro era mais rápido, e consegui patrocínio de uma concessionária
Ford no Rio de Janeiro.
P Nessa época, como o Maverick era visto para os pilotos? Era o
carro a ser batido, o pessoal não confiava muito... como era?
R Era o carro a ser batido tanto que a GM lançou o 250S e aí ficaram mais
competitivos.
P Qual a corrida com o Maverick mais importante para você?
R Em 1974 no Campeonato Paulista das 12 Provas ganhei 8 me sagrando Campeão.
P As provas de longa duração eram um grande teste para o piloto e para o
carro. Você tem alguma recordação desse tipo de corrida?
R Fiz diversas provas longas a maioria cheguei no pódio.
P Quais pilotos eram os seus maiores rivais?
R Paulo Gomes, José Carlos Pace, Bob Sharp, Edgard Mello Filho, Aloysio
Andrade, Mario Patti Filho, Beto Diloretto… etc
P Você pilotou o Maverick V8 e o Maverick Quadrijet. Explica pra gente a
sensação e a diferença de potência que eles tinham durante a corrida.
R Mudança da água para o vinho a nível de potência, com a mesma suspensão,
freios e pneus. Tivemos que aprender a guiar o carro outra vez.
P Qual você considera o melhor conjunto: Opala 4100 (1973), Maverick V8 ou
Maverick Quadrijet?
R Maverick Quadrijet.
P Você participou do Torneio Maverick 4 cilindros em 1975. Tem alguma
história curiosa sobre as corridas de SP e de Brasilia?
R Sim participei das 2 Provas em SP larguei em 23º quando já estava em 5º
na ferradura o Vitorio Brambilla piloto de F1 convidado que eu havia
ultrapassado na entrada da ferradura, me bateu no meio saímos os 2 da prova, e
mais vários outros carros que vinham atrás.
P Como era o interior de um carro de Divisão 1?
R Igual ao original de acordo com o Regulamento.
P Você correu até qual ano? Sente falta das corridas?
R Corri até 2005 foi um período fantástico na minha vida, mas é uma página
virada.
P Fale um pouco do seu trabalho atual, deixe o contato para o
pessoal conhecer melhor.
R Hoje trabalho com manutenção de carros em geral e blindados
Blindagem de Veículos e Recuperação de Vidros Blindados
@personauto
21 983845124. Fabio
Que fantástico! É sempre bom conhecer a história por quem esteve
presente e fez parte dela!
Que carreira! 40 anos nas pistas, vitórias, títulos... pegou toda a
grande fase do automobilismo brasileiro.
Acho que para um piloto, o carro favorito é aquele que anda na frente. A
mudança feita do Opala para o Maverick foi bem rápida. Isso mostra não só a
qualidade do carro, mas principalmente a atenção que o Fabio teve em pular logo
para a chance de ser campeão, resultado que chegou rápido também, vencendo 8 das 12 corridas e sendo campeão em 1974. Incrível! Conhece muito Interlagos heim
Fabio?!
Só correu com e contra feras, se destacando sempre. Que privilégio!
Que interessante, o Quadrijet realmente era superior e com um
comportamento muito mais agressivo que o Maverick V8. É fácil de imaginar que
seria o escolhido como o melhor.
O Brambilla fez uma grande confusão naquela corrida e estragou o
espetáculo, é uma pena que você tenha se envolvido também.
Perguntei sobre o interior pois hoje é difícil de imaginar um carro
correndo com bancos, vidros, painel, todo o isolamento... Que ótimo, era muito
próximo mesmo dos carros de rua, tanto é que a Ford utilizava esse argumento em
suas propagadas.
Correu, correu, correu e ficou satisfeito! Acho que não tem forma melhor
de parar não é mesmo? Acabou incorporando a pescaria em alto mar como seu hobby
e está sempre feliz! Muito legal, parabéns!!!
Bom, revirei todo o acervo do blog em busca dos registros do Fabio
Crespi e aqui estão os principais:
Quatro Rodas 9.73 |
Quatro Rodas 12.73 |
28 de outubro de 1973 na sua primeira corrida de Maverick V8 nas 200 Milhas de
Interlagos chegando em 3º. Correu com o Carlos Quartin de Moraes.
Jornal do Brasil 7.11.73 |
Veja só como as coisas foram se desenrolando! Após o grande resultado nas 200 Milhas de Interlagos, a equipe do Fabio Crespi decidiu participar de todas as provas do calendário.
Lembrando que essa foi apenas a primeira prova deles com o Maverick heim. O pensamento é de ir para a Divisão 3.
Diário do Paraná 16.2.75 |
Quatro Rodas 4.74 |
Quatro Rodas 4.74 |
Acervo Fabio Crespi |
Acervo Fabio Crespi |
Veja 10.4.74 |
Aqui vemos o porquê do Fabio ter abandonado o Opala e ir direto para o Maverick. A superioridade era imensa! Pôde até mesmo fazer parte da propaganda.
Folha de S. Paulo 8.4.74 |
Acervo Fabio Crespi |
O Globo 19.4.74 |
O Globo 24.5.74 |
Acervo Fabio Crespi |
Acervo Fabio Crespi |
Folha de S. Paulo 25.5.74 |
Quatro Rodas 10.74 |
Acervo Fabio Crespi |
25 de agosto de 1974. A Uma Hora de Velocidade não foi boa para o Fabio. Como ele disse na
entrevista, tiveram que aprender novamente a como guiar o Maverick Quadrijet.
Acervo Fabio Crespi |
O Globo 16.8.74 |
Folha de S. Paulo 17.9.74 |
15 de setembro de 1974, após dura briga com o grande Edgar Mello Filho,
vitória do Fabio com o seu Maverick Quadrijet em Interlagos.
O Estado de S. Paulo 1.10.74 |
Acervo Fabio Crespi |
29 de setembro de 1974. O jornal diz que mesmo chegando em 2º, o Fabio venceu o torneio
(A.P.V.C.)
Jornal do Brasil 6.11.74 |
Jornal do Brasil 11.11.74 |
Folha de S. Paulo 12.11.74 |
Agora o espaço é só dele!
Liderança do campeonato e muito próximo do título. Aí vemos que
aconteciam 2 campeonatos simultaneamente
|
Acervo Fabio Crespi |
Folha de S. Paulo 18.11.74 |
O Globo 18.11.74 |
17 de novembro de 1974. Campeão do campeonato Paulista da Divisão 1! Levou o título de forma antecipada!
O jornal diz que ele trabalha durante a semana no RJ e na sexta feira vai para SP para competir. Ele também tem interesse de correr na Formula Ford.
Imagina, Paulo Gomes, Camilo Christofaro e Fabio Crespi, cada um com um Maverick disputando as curvas e retas de Interlagos... Com certeza foi lindo!
Diário de Notícias 22.12.74 |
Momento fofoca. Um jantar com muitos motivos para comemorar.
Acervo Fabio Crespi
|
20 de abril de 1975. 9º lugar para Fabio Crespi e Sergio Matos nos 1000 km de Brasilia
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Quatro Rodas 6.75 |
|
Acervo Fabio Crespi |
Acervo Fabio Crespi |
18 de maio de 1975. Correu com Sérgio Matos e Raul Natividade. Nos 500Km de Interlagos
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Quatro Rodas 8.75 |
Quatro Rodas 8.75 |
20 de julho de 1975. Corrida em dupla com o argentino Juan Traverso na Prova da
Amizade
Quatro Rodas 8.75 |
Acervo Fabio Crespi |
|
27 de julho de 1975. Excelente 3º lugar nas 12 Horas de Goiânia em dupla
com Sérgio Matos.
Jornal do Brasil 13.8.75 |
Auto Esporte 10.75 |
O Globo 15.9.75 Detalhe para o Fabio pulando o guard-rail para se proteger |
Acervo Herberto Hahmann |
14 de setembro de 1975 – Etapa de Interlagos do Torneio Maverick 4cilindros. Carro nº28
Auto Esporte 10.75 |
|
Quatro Rodas 10.75 |
21 de setembro de 1975 – Etapa de Brasília do Torneio Maverick 4cilindros. Carro nº30.
28 de setembro de 1975. Em dupla com Sérgio Matos, chegaram em 7º nos
500Km de Brasília
Quatro Rodas 11.75 |
Quatro Rodas 11.75 |
11 e 12 de outubro de 1975. Em dupla com Sérgio Matos ficou em 4º nas 12
Horas de Tarumã.
Jornal do Brasil 16.6.76 |
Quatro Rodas 8.76 |
Diário do Paraná 11.7.76 |
Jornal do Brasil 29.9.76 |
Jornal dos Sports 20.7.77 |
Jornal do Brasil 27.7.77 |
Privilégio do Fabio Crespi em ser o primeiro a entrar na nova pista do RJ com um Formula Vê!
Acervo Fabio Crespi |
Acervo Fabio Crespi |
Acervo Fabio Crespi |
Ford abraço!
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