Antes de falar sobre a temporada completa das corridas de 1975, eu preciso muito falar sobre o Torneio com o Maverick de 4 cilindros.
Pessoal, mais do que nunca é de total importância a leitura de todas as matérias para entender por completo como se deu o torneio do Maverick de 4 cilindros que na verdade, foram dois torneios ao mesmo tempo.
Pessoal, mais do que nunca é de total importância a leitura de todas as matérias para entender por completo como se deu o torneio do Maverick de 4 cilindros que na verdade, foram dois torneios ao mesmo tempo.
A vantagem de ter várias fontes de pesquisa, no caso os
jornais e revistas é que encontramos bastante informação, porém, o lado não
muito bom, no quesito entendimento, é que as informações podem ser um tanto
quanto repetidas e se não acompanharmos tudo certinho, acabamos sem entender
nada.
Por esse e outros motivos, aconselho você a ler as
matérias com bastante atenção, porque eu não vou e nem posso ficar escrevendo a
matéria toda novamente, como de costume, vou apenas comentar o que já está
escrito nas reportagens. Ok? Vale a pena.
"Maverick, o automóvel dos campeões"
Aqui vem falando da premiação do campeonato da Formula Ford, mas tem mais intenções por aí...
Jornal Caxias do Sul 12.7.75 |
Aqui vem falando da premiação do campeonato da Formula Ford, mas tem mais intenções por aí...
Jornal do Brasil 16.7.75 |
Um torneio somente com Maverick 4 cilindros!
Este é o princípio. A CBA tem planos de dinamizar o
automobilismo brasileiro por criar um campeonato onde participem pilotos da
América do sul com carros usando as regras da Divisão 1 . A Ford, sabendo
disso, disponibilizou 40 Maverick de 4 cilindros para ter um campeonato só
deles. Olha que idéia boa né?
O objetivo é estabelecer um intercâmbio efetivo na área
do automobilismo e também apresentar novos espetáculos ao público, mas isso são
planos para setembro.
Folha de S. Paulo 19.8.75 |
Mais para o final da matéria, vemos que esse torneio
ficou conhecido pelos pilotos como “Festival Maverick”.
Folha de S. Paulo 23.8.75 |
Diário do Paraná 4.9.75 |
O piloto Pedro Muffato vai representar o estado do
Paraná. A reportagem vem informando que as corridas serão no Brasil e na
Argentina, explica que os Maverick 4 cilindros são iguais para todos e que
estão dentro das regras da Divisão l.
Mais pilotos ainda serão convocados.
O Estado do Mato Grosso 4.9.75 |
1975 foi o melhor ano do Pace na Formula 1. Tem gente que diz que essas corridas de Maverick no Brasil o prejudicaram.... nem vou comentar...
Eu queria muito poder revirar os arquivos da Globo por um dia. Eu iria procurar o video dessa corrida que com certeza eles tem, visto que eram patrocinadores do evento.
Diário de Notícias 10.9.75 |
Agora é definitivo, as corridas serão em São Paulo e em
Brasília. Serão dois campeonatos simultâneos como já vimos também na matéria
anterior, a saber: I Torneio Brasileiro
dos Campeões e I Torneio Sul-americano de Automóveis de Turismo.
A atração especial fica por conta dos dragsters
americanos que farão apresentações antes das corridas.
Jornal do Brasil 10.9.75 |
Bom, além das informações que já vimos, aqui temos as
regras de classificação, pontuação e baterias.
Uma lista de pilotos é anunciada, mas até o dia 14 pode
ser que alguma coisa mude.
Jornal do Brasil 11.9.75 |
Essa matéria tem duas partes. A primeira eu escolhi
mostrar pois fala sobre o piloto Vittorio Brambilla, justamente porque ele
estará a bordo do Maverick e também porque não tinha ouvido falar nele ainda,
então serviu para nos familiarizar com o piloto.
A segunda parte é mais interessante, é a respeito dos
dragsters que se apresentarão no dia da corrida.
Não são apenas dragsters, são Maverick dragsters! Se liga
em quem são os donos e pilotos: Wayne Gapp e Jim Halloran.
A matéria segue com a explicação de como é uma corrida
com esse tipo de carros. Hoje em dia nós conhecemos e amamos as provas de
arrancada com os dragsters, mas em 1975 essa era uma modalidade bem
desconhecida dos brasileiros. O mais legal de tudo é que os dragster são os
Ford Maverick.
Vamos continuar acompanhando e descobrir mais
detalhes.Folha de S. Paulo 11.9.75 |
Praticamente a mesma matéria.
Jornal do Brasil 12.9.75 |
Então são dois torneios, mas nessa primeira prova já
teremos o vencedor do I Torneio Brasileiro de Campeões .
Acontecerá também a prova de slalom que está bem
explicada na matéria.Folha de S. Paulo 12.9.75 |
O dia vai ser agitado!
O Estado do Mato Grosso 12.9.75 |
Olha quanta repercussão na mídia...
Jornal de Caxias 13.9.75 |
Diário de Notícias 13.9.75 |
Mais sobre os dragsters. Wayne Gapp e Jack Roush (coloca
Jack Roush no Google pra você ter uma idéia de quem estamos falando... Pois é,
esse monstro começou com o Maverick) eram sócios e tinham acabado de vencer uma
prova em Indianápolis. A equipe ainda conta com James Halloran, William Jameson
e Steve Roth.
A prova de Slalom deve ter sido muito interessante de
assistir, principalmente naquela época. Hoje acho que poderia ser comparada com
as provas de drift do X Games, mas sem o drift kkkk eu sei que vocês
entenderam.
Folha de S. Paulo 13.9.75 |
Olha uma foto do Maverick Dragster aí! Eu já tinha lido
que havia ocorrido a apresentação de Maverick dragster nessa corrida, mas nunca
tinha visto uma foto. Se você também não tinha visto a foto desse Maverick no
contexto de Interlagos, comemore!
Jornal do Brasil 13.9.75 |
As matérias são da mesma data, mas de jornais diferentes.
Não sei dizer se existe a possibilidade de uma ter sido feita antes da outra,
mas como podemos ver, tem coisas que não se encaixam, como por exemplo, a
relação dos pilotos. Acredito que nessa ordem que coloquei seja mais fácil de
entender.
Portanto, como estamos a um dia da corrida e já teve
mudanças na lista de pilotos, vou fazer uma lista de todos eles pra ficar
melhor de visualizar e entender:
Os 3 pilotos mais importantes:
José Carlos Pace - BRA
Alex Dias Ribeiro - BRA
Vittorio Brambilla - ITA
Pilotos brasileiros convidados pelos representantes em
seus estados:
Clóvis de Moraes – RS
Pedro Muffato – PR
Luiz Pereira Bueno – SP
Paulo Guaraciaba – BSB
Cairo Fontes – GO
Norman Casari – RJ
Pilotos brasileiros escolhidos pela CBA:
Artur Bragantini – SP
Aloysio Andrade Filho
– SP
Edgar Melo Filho – SP
Paulo Gomes – SP
Jaime Silva – SP
Newton Pereira – SP
Fabio Crespi – SP
Paulo César Lopes – BSB
Bob Sharp – RJ
Pilotos Sul-americanos:
Luiz de Palma –ARG
Jorge Recalde – ARG
Esteban Fernandino – ARG
Carlos Garro – ARG
Ricardo Zunino- ARG
Roberto Bitar – PAR
Hector Omar Risso – PAR
Daniel Luzardo – URU
Alberto Branda – URU
Rodrigo Gana- CHI
Luis
Bengoles Hurtado – CHI
Henry
Bradley – PER
Helmut
Seng – BOL
Franklin Peres – EQU
Edgar Soares – BOL
Ainda temos:
Camilo Cristófaro
Piloto vencedor da prova de slalom.
Pois é, por isso que se chama Sul-Americano, estão
presentes de toda a América Latina.
Assim chegamos ao numero de 35 pilotos e carros para a
primeira prova que acontecerá em Interlagos.
Qual o seu piloto favorito? Estou apostando tudo no meu
xará José Carlos Pace, o Moco!
Diário do Paraná 14.9.75 |
É dia de corrida! Verdade que na Argentina eles tem ou
tinham um Formula 1 só deles?
Nenhum dos pilotos andou ainda com o Maverick que será
usado na corrida e os carros são idênticos quanto a preparação então será uma
corrida bem justa.
Ao longo das reportagens vemos um breve currículo dos
pilotos. Só tem fera.
Quem melhor que Luiz Antonio Greco para ficar responsável
pela preparação dos Maverick?
Os carros são iguais, vai depender do sorteio para saber
qual carro cada piloto ficará, lembrando que o numero do carro define a posição
de largada.
Antes da prova em si, haverá a apresentação dos Maverick
dragsters e também a prova de slalom.
Folha de S. Paulo 14.9.75 |
Jornal do Brasil 14.9.75 |
Está ruim pra ler. Tentei dar um jeito, mas não ficou
muito bom.
É o dia da primeira corrida e o jornal O Globo traz informações valiosas e imagens incríveis!
Temos a informação que Vittrio Brambilla, José Carlos Pace, Alex Dias Ribeiro e Camillo Christófaro só participarão apenas da primeira corrida em Interlagos.
O jornal diz também que a Rede Globo de Televisão iria transmitir as duas baterias ao vivo e a apresentação passaria no Fantástico.
TV Globo, por favor, nós deem acesso a esses videos, por faovr, por favor!!!
E essas fotos do jornal?
Alex Dias e Paulo Gomes descontraídos;
A oficina do Greco com os Maverick que vão correr e
Uma foto do Pace uniformizado e com o seu maravilhoso capacete entrando no Maverick.
São imagens que não sairão da minha cabeça...
Como será que foi isso ao vivo heim....
Chega de curiosidade!
Vídeo maravilhoso! Impressionante, fantástico, espetacular...
Encontrei esse vídeo por ler o Blog do Jovino.
Se eu já tinha ficado muito contente de ter visto a foto preto e branco do dragster no jornal, imagina como me senti ao ver esse vídeo!
Acontece que esse vídeo já está a mais de um ano no youtube, e só hoje eu vi. isso é normal né...
Seu Guima ou Luiz Guimarães foi o responsável por tudo. Puxa como estou grato.
Aqui temos o comentário do Seu Guima em outro blog o Tito Tilp
Não sei qual palavra de admiração e espanto usar pra me expressar!
Acho muito importante o compartilhamento de conhecimento. Se todos nos unirmos, teremos tanta informação...
Parabéns pelo trabalho de vocês pessoal. Continuem assim!
O Globo 14.9.75 |
É o dia da primeira corrida e o jornal O Globo traz informações valiosas e imagens incríveis!
Temos a informação que Vittrio Brambilla, José Carlos Pace, Alex Dias Ribeiro e Camillo Christófaro só participarão apenas da primeira corrida em Interlagos.
O jornal diz também que a Rede Globo de Televisão iria transmitir as duas baterias ao vivo e a apresentação passaria no Fantástico.
TV Globo, por favor, nós deem acesso a esses videos, por faovr, por favor!!!
E essas fotos do jornal?
Alex Dias e Paulo Gomes descontraídos;
A oficina do Greco com os Maverick que vão correr e
Uma foto do Pace uniformizado e com o seu maravilhoso capacete entrando no Maverick.
São imagens que não sairão da minha cabeça...
Como será que foi isso ao vivo heim....
Chega de curiosidade!
Vídeo maravilhoso! Impressionante, fantástico, espetacular...
Encontrei esse vídeo por ler o Blog do Jovino.
Se eu já tinha ficado muito contente de ter visto a foto preto e branco do dragster no jornal, imagina como me senti ao ver esse vídeo!
Acontece que esse vídeo já está a mais de um ano no youtube, e só hoje eu vi. isso é normal né...
Seu Guima ou Luiz Guimarães foi o responsável por tudo. Puxa como estou grato.
Aqui temos o comentário do Seu Guima em outro blog o Tito Tilp
http://titotilp.blogspot.com.br/2012/03/ah-seu-guima.html |
Não sei qual palavra de admiração e espanto usar pra me expressar!
Acho muito importante o compartilhamento de conhecimento. Se todos nos unirmos, teremos tanta informação...
Parabéns pelo trabalho de vocês pessoal. Continuem assim!
Folha de S. Paulo 15.9.75 |
Nããããooooo! O Pace perdeu! Ou será que o Carlos Alberto
Garro que ganhou?
Como mostra o filme do grandioso Steve McQueen, 24 Horas
de Le Mans, a emoção no automobilismo vem das batidas, derrapagens... tudo
aquilo que é ruim para os pilotos chamam mais a atenção do público do que uma
bela manobra ou ultrapassagem. Essa emoção não faltou. Logo na primeira curva
já teve carros capotando e voltando a correr.
Esse Garro era abusado heim!
O Pace estava na frente na última volta, mas um erro
custou-lhe a vitória.
Um pouco mais pra trás, tinha tanta batida que até saiu
fogo do Maverick de Brambilla.
Mas olha só, o Pace, maior favorito, ficou em segundo na
1ª bateria e em terceiro na 2ª bateria. Realmente foi o Carlos Garro que
venceu, ainda mais porque o campeão sairia pela soma de pontos. Parabéns Carlos
Garro.
As imagens: O garotinho tinha uma visão privilegiada, o
acidente de Brambilla aconteceu bem a sua frente. Vemos o pódio e uma curva com
os Maverick andando muito perto. Insano!
Jornal do Brasil 15.9.75 |
Mais imagens!
Bom, o I Torneio Sul Americano de Automóveis de Turismo
continua em Brasília, mas já temos o campeão do I Torneio Brasileiro dos
Campeões foi um argentino, o piloto Carlos Garro.
Antes da corrida, o Pace já havia dito que a sorte teria um peso danado nessa corrida, então não é desculpa de perdedor rsrsrsr o título da reportagem está correto.
O Pace era um piloto conhecido por falar pouco, não se envolver em polêmicas... mas quando ele falava, impressionava e era respeitado.
Vemos um exemplo disso no 4º paragrafo do texto. Como eu admiro esse cara!
E essa primeira parte foi de desculpas por parte dos brasileiros e alegria dos argentinos. O Carlos Garro parece ser, além de um grande piloto, uma pessoa muito interessante. Falou-se muito da sorte... Eu não acredito em sorte, por isso estou achando estranho rsrsr
Ótima descrição das baterias, ótima ilustração com fotos incríveis da corrida.
O Globo 15.9.75 |
O Pace era um piloto conhecido por falar pouco, não se envolver em polêmicas... mas quando ele falava, impressionava e era respeitado.
Vemos um exemplo disso no 4º paragrafo do texto. Como eu admiro esse cara!
E essa primeira parte foi de desculpas por parte dos brasileiros e alegria dos argentinos. O Carlos Garro parece ser, além de um grande piloto, uma pessoa muito interessante. Falou-se muito da sorte... Eu não acredito em sorte, por isso estou achando estranho rsrsr
Ótima descrição das baterias, ótima ilustração com fotos incríveis da corrida.
Jornal do Brasil 17.9.75 |
Na lateral vemos escrito bem grande: GAPP - ROUSH. Eles
eram os patrões e estavam fazendo um bom nome nesse período.
Quando vi essa foto, lembrei que já tinha visto esse
Maverick antes em algum site americano. Podem procurar, tem umas fotos bem
legais. Ele era azul e branco e com 4 portas. Era chamado de “Tijuana Taxi” e
ganhou tudo o que disputou em 1975. Nessa época Gapp e Roush tinham ainda um Ford
Mustang 1974 e um Ford Pinto 1973.
Pelo que li em outras pesquisas, esse Maverick foi posto
a venda um tempo depois.
Voltando a matéria, vemos que o Maverick de mais de 700
cavalos de potencia chegou a aproximadamente 250km/h nos 400 metros de reta em
frente as arquibancadas de Interlagos.
O resto fala mais
sobre aos pilotos, os carros e as categorias.
Essa matéria entrou pra minha lista de favoritas! Essa
foto é a mesma que a Folha de S. Paulo publicou no dia 13. Como a apresentação
foi no dia 14, é impossível que essa foto tenha sido tirada em Interlagos. Uma
pena... mas quem sabe a gente não encontra uma
por aí.
Vimos a grande repercusão da primeira corrida, mas as noticias não ficaram apenas aqui pelo Brasil.
Recebemos a grande contribuição do amigo Gustavo Feder do site Autohistoria, diretamente da Argentina.
Ora, se tinha pilotos de outros países, por que nao haveria noticias em outros países também? É claro que tem, a questão é encontrá-las e isso nós temos feito bem.
Parabrisas Corsa 17 a 23.9.75 |
Ter essa revista é fantástico!
Vimos até então os jornais brasileiros falando bem e direcionando todo assunto aos pilotos brasileiros. Agora temos a "versão" da revista argentina para comparar.
Isso é sensacional, ainda mais porque foi exatamente um argentino que venceu a primeira corrida.
Começam exaltando merecidamente a grande vitória do Carlos Garro.
Parabrisas Corsa 17 a 23.9.75 |
Interessante a informação que mesmo que fosse um evento para promover o Maverick com motor 4 cilindros, a Ford deixou claro aos pilotos que nada disso deveria afetar a corrida e portanto deveriam correr como correriam em qualquer outra corrida.
Parabrisas Corsa 17 a 23.9.75 |
Carlos Garro venceu a 1ª bateria com o radiador quebrado por uma pedra e vazando água.
Parabrisas Corsa 17 a 23.9.75 |
É, como já tíhamos visto, não tiveram dó dos carros.
Legal a parte que fala sobre a preparação comandada pelo Luiz Antonio Greco. Eles usaram pneus radiais.
Temos aí algumas reclamações dos argentinos dizendo que mexeram ilegalmente no carro do Bob Sharp e outras coisas que já esperamos, pois todo mundo nessas ocasiões tenta sempre alguma alguma vantagem, nem que seja deixar o adversário irritado.
Parabrisas Corsa 17 a 23.9.75 |
E os resultaos bem detalhados.
Vencer no Brasil, com um carro desconhecido, contra grandes pilotos como o José Carlos Pace, foi memorável para o argentino Carlos Garro. A revista mostra o ânimo que eles estavam para a próxima etapa.
Jornal do Brasil 18.9.75 |
Marcada para o dia 21, a 2ª e última etapa do I Torneio
Sul Americano de Automóveis de Turismo já tinha a programação oficial.
Folha de S. Paulo 20.9.75 |
Engraçado é que antes da prova de Interlagos, ninguém
falava em Carlos Garro, a atenção estava toda voltada aos famosos e tal, mas
agora como sua vitoria, o campeão Carlos Garro ganhou respeito e jogou a
responsabilidade para o Pace de vencer a corrida.
Os argentinos estão correndo juntos, esse foi o segredo pra
ter tanto argentino na frente kkkk
Não teremos Dragsters em Brasília, mas teremos o desfile
da banda marcial e uma corrida feminina. Bem interessante, entretenimento de
todos os tipos e gostos!
Folha de S. Paulo 21.9.75 |
É hoje!, ou melhor 21.9.75. As vezes parece que tudo isso
esta acontecendo agora ao vivo.
Dessa vez serão 33 carros no grid.
Façam suas apostas!
Folha de S. Paulo 22.9.75 |
José Carlos Pace!
Venceu a corrida, passou Garro no torneio e ficou com o
título de campeão do I Torneio Sul Americano de Automóveis de Turismo!
Pace e Garro foram uma atração a mais nesse torneio.
Ambos venceram duas baterias cada. Seria muito interessante vê-los em outra
corrida pra desempatar essa!
O Globo 22.9.75 |
O Correio Brasiliense 22.9.75 (?) |
Depois as pessoas me perguntam por que é que eu gosto
tanto de Maverick e de coisas antigas. Já não está obvio? Será mesmo que
preciso explicar?
Quatro Rodas 10.75 |
A corrida, o torneio, os pilotos... todos estavam
competindo para promover o Maverick de 4 cilindros, certo? Porque então a
Quatro Rodas vem falar de argentino e brasileiro? Não sou o melhor em
interpretação, mas, mudar o assunto assim, não faz sentido nenhum.
Pelo menos tem umas fotos interessantes. Bastante
conhecidas não é mesmo?
Quatro Rodas 10.75 |
Que análise das corridas feitas por Pace heim! Muito bom mesmo e no final ele ainda diz: “Gostaria muito de correr contra ele (Carlos Garro) com qualquer tipo de carro, pois acho que ele não levaria vantagem.”
Aí está a conclusão mais conhecida da Quatro Rodas. Geralmente só usam essa matéria para contarem como foi o Festival Maverick, todo mundo já viu e já conhece.
Bom, agora vem a revista que me impressionou: A Placar Magazine. Vejam:
Bom, agora vem a revista que me impressionou: A Placar Magazine. Vejam:
Que imagens!
Que texto! A história é a mesma, claro, mas a forma que é contada muda bastante. Gostei muito do verdadeiro resumo das corridas que a Placar Magazine fez.
Citou-se aí também uma nova categoria, a Fórmula 2 Maverick. Leia sobre ela aqui.
Tem um carro 38 no grid?! Ele não estava nas minhas contas rsrsr
A Manchete também fez uma matéria. Meio atrasada, só falou da corrida em Interlagos, mesmo assim é um ótimo registro!
Meu amigo Mauricio de Andrade Silveira, um dos mestres do Blog do Ford Maverick, me enviou essa Auto Esporte e algumas fatos. Fico muito agradecido e reforço o pedido de que o Blog do Ford Maverick volte com força total!
Placar Magazine 26.9.1975 |
Que texto! A história é a mesma, claro, mas a forma que é contada muda bastante. Gostei muito do verdadeiro resumo das corridas que a Placar Magazine fez.
Citou-se aí também uma nova categoria, a Fórmula 2 Maverick. Leia sobre ela aqui.
Tem um carro 38 no grid?! Ele não estava nas minhas contas rsrsr
Manchete 29.7.75 |
A Manchete também fez uma matéria. Meio atrasada, só falou da corrida em Interlagos, mesmo assim é um ótimo registro!
Meu amigo Mauricio de Andrade Silveira, um dos mestres do Blog do Ford Maverick, me enviou essa Auto Esporte e algumas fatos. Fico muito agradecido e reforço o pedido de que o Blog do Ford Maverick volte com força total!
Auto Esporte 10.75 |
Auto Esporte 10.75 |
Tinha até um carro sem número?! Era o carro do Norman Casari, que na verdade era o numeral 39.
A revista Auto Esporte é sempre interessante e eu fico admirado como mesmo falando do mesmo assunto, cada revista ou jornal sempre conta um fato novo.
Olha o Norman Casari sem número cortando caminho rsrsrs.
Eu e o Tito do Blog Titotilp estávamos tentando identificar qual carro cada piloto dirigiu e a Auto Esporte resolveu nosso problema com essa tabela maravilhosa.
Auto Esporte 10.75 |
Olha o Norman Casari sem número cortando caminho rsrsrs.
Eu e o Tito do Blog Titotilp estávamos tentando identificar qual carro cada piloto dirigiu e a Auto Esporte resolveu nosso problema com essa tabela maravilhosa.
Auto Esporte 10.75 |
Se eu fosse o fotógrafo, só tiraria fotos do Pace.... Nada profissional rsrsr
Os Maverick sofreram muito!
Auto Esporte 10.75 |
Os Maverick sofreram muito!
Auto Esporte 10.75 |
Essa parte das fofocas é interessante, muito interessante!
Essa história de laxante nem me chama atenção, achei curioso e talvez um pouco de verdade o essa história de que os mecânicos haviam mexido nos carros, primeiro no de Garro, em Interlagos e no do Moco em Brasilia. Até faz sentido, mas porque o pessoal do Garro não mexeu na corrida de Brasilia também? Faz sentido sim, mas não passam de fofocas.
Olha essa imagem...
Essa história de laxante nem me chama atenção, achei curioso e talvez um pouco de verdade o essa história de que os mecânicos haviam mexido nos carros, primeiro no de Garro, em Interlagos e no do Moco em Brasilia. Até faz sentido, mas porque o pessoal do Garro não mexeu na corrida de Brasilia também? Faz sentido sim, mas não passam de fofocas.
Olha essa imagem...
Auto Esporte 10.75 |
Agora os resultados com o número do carro que cada piloto guiou.
E o espetáculo a parte. A Auto Esporte diz que talvez não tenha dado tanta emoção ao público por causa da reta que era curta e também por toda emoção que a galera sentiu ao assistir os Maverick se pegando nas duas baterias em Interlagos.
Auto Esporte 10.75 |
Auto Esporte 10.75 |
E o espetáculo a parte. A Auto Esporte diz que talvez não tenha dado tanta emoção ao público por causa da reta que era curta e também por toda emoção que a galera sentiu ao assistir os Maverick se pegando nas duas baterias em Interlagos.
Voltamos com a revista Corsa, enviada também pelo amigo Gustavo Feder
Parabrisas Corsa 24 a 30.9.75 |
Agora pegaram pesado. Chamar o Moco de piloto número 2 do Brasil não vejo como ofensa, visto que o Fittipaldi era de fato o número 1, mas dizer que o Moco só aceitou correr em Brasilia para ter uma revanche, é mentira.
José Carlos Pace não tinha confirmado sua participação em Brasília pois tinha compromisso com a Brabham na mesma data. Só depois foi adiado e ele pode participar da corrida.
Depois dizem que tiraram o Garro da corrida de propósito... Depois do que aconteceu em Interlagos, não tem como diferenciar o que é acidente ou o que é intencional. Todos estavam com sangue nos olhos.
Parabrisas Corsa 24 a 30.9.75 |
Eu acho muito legal e engraçada essa revista. Realmente gostei da forma que escrevem.
A legenda da foto do Pace é: "Aqui você tem Pace em Brasília, agora sorrindo e sem "a tromba" que tinha no domingo anterior".
É engraçado também porque tem uma provocaçãozinha aqui. Totalmente válido e saudável.
E o Carlos Garro disse que o tiraram traiçoeiramente da corrida.
Carlos Pace ficou com o prêmio em dinheiro e Carlos Garro ficou com o premio de piloto mais competitivo.
Parabrisas Corsa 24 a 30.9.75 |
E aqui a revista abre o espaço para dar mais detalhes sobre o Pássaro Garro.
Sempe tive curiosidade sobre esse piloto, despertada é claro por sua atuação em Interlagos.
O Pace foi usado como medida para dizer que o Carlos Garro era um excelente piloto e que tinha despontado para o a automobilismo internacional.
Sim, ele era muito talentoso, porém, foi o José Carlos Pace que acabou saindo da pista sozinho e perdeu a liderança...
Parabrisas Corsa 24 a 30.9.75 |
Agora falando do torneio de uma forma geral.
A foto do momento que Luiz Di Palma engatou a ré com o Maverick em alta velocidade para frente.
E a outra foto com todos os pilotos juntos é uma cena que poderia ter se repetido mais.
Parabrisas Corsa 24 a 30.9.75 |
Olha o Greco aí...
Que foto bonita dos Maverick aguardando...
E a camiseta desse cara aqui no canto? Muito legal!
Parabrisas Corsa 24 a 30.9.75 |
Chico Landi, o Di Palma calibrando os pneus do seu jeito, Mauro Salles coordenando o sorteio dos carros...
Sensacional!
Parabrisas Corsa 24 a 30.9.75 |
Finalizando com essa bela foto da briga em Interlagos entre Carlos Garro (5) e Jose Carlos Pace (10).
Na direção dos carros tem um fotografo de boné branco... se fosse nos dias de hoje, eu diria que é o meu amigo Edison Guerra, se bem que ele também estava lá naquela ocasião rsrsr
O Globo 25.9.75 |
Jornal de Caxias 27.9.75 |
Placar Magazine 10.10.1975 |
Foi sim uma corrida com vencedores, títulos, troféus, mas era levado muito na brincadeira pelo que podemos ver, de qualquer forma, a torneio atingiu todos os objetivos da Ford e isso é o que interessa.
Ver o Garro e o Pace correndo juntos novamente seria demais!
Eu concluo que o Maverick de 4 cilindros foi muito bem
testado nessas corridas cheias de trombadas. Se a Ford queria promover esse
carro, ela conseguiu! Nós acompanhamos a história do torneio desde seu nascimento até a bandeirada final. Quanta repercussão gerou na mídia!
Guiados pelos melhores pilotos sul-americanos e pilotos da formula 1, o Maverick não teve descanso. Eles não pouparam os carros, levando-os além do
limite em cada corrida. Em alguns momentos parecia mais uma corrida de demolição,
mas os Maverick continuaram firmes. Interessante também que os pilotos
estrangeiros nem conheciam o Maverick, mas foram eles, principalmente os
argentinos, que se deram melhor. Isso mostra como esse carro é bom e fácil de
dirigir. Será que é preciso estar ao volante para saber disso quando lê-se uma
história dessas? De jeito nenhum.
E os Maverick dragsters? Um show a parte, embora a Folha
de S. Paulo tenha dito que foi show
monótono. Se isso é monótono, então eu
não entendo de nada! O brasileiro praticamente não conhecia essa modalidade,
nem imaginava que um Ford Maverick poderia ser um dragster e nunca tinham visto
carros acelerarem tão rápido e precisarem da ajuda de paraquedas para
frearem. Isso não pode ser monótono.
Isso pra mim é Histórico!
Sem falar de Gapp, ex-engenheiro da Ford e de Jack Roush,
um fanático por Ford Mustang, que tem e pilota o avião Mustang.
Olha o que o Jack Roush ainda faz nos dias de hoje:
É mole? E pensar que ele poderia escolher qualquer carro
do mundo!
Vou encerrando por aqui, mas ainda vou voltar a essa pesquisa para poder fazer novas pesquisas sobre esse assunto que no final das contas se torna vários assuntos!
Embora tenha falecido em 1977, José Carlos Pace ou
simplesmente Moco, era um dos maiores pilotos do Brasil e do mundo. Confesso
que só o conheci vendo aquele comercial do Maverick em que ele protagoniza, mas
depois de ler e entender melhor, reconheço seu talento e feitos e hoje me
tornei um fã desse monstro. Sou xará dele e eu nem gostava tanto de ser um José
Carlos kkkkk, mas agora eu vejo esse nome com outros olhos. (meu pai que me
perdoe!). Interlagos passou a se chamar José Carlos Pace. O recorde da pista
antiga de Nürbrurgring é dele! Correu nas 24 Horas de Le Mans! E ainda tem mais, aguardem só para ver aqui no
blog o que ele realizou a bordo do Maverick.
Olhem só esse vídeo:
Obrigado Moco!
Um abraço aos Maverickeiros, aos fãs do José Carlos Pace
e a todos que gostam de automobilismo. Mais famoso por correr na Formula 1, é admirável como ele amava corridas! Ele fazia questão de correr em qualquer categoria que aparecesse.
Espero que vocês tenham conseguido entender a história em meio ao meu entusiasmo todo junto com essas várias reportagens da mesma data.
Agora, vejam as fotos espetaculares do fundo do baú, acervo particular do grande Herberto Hahmann, um dos felizardos que puderam estar em Interlagos naquela época maravilhosa!
SE VOCÊ VAI COPIAR ESSAS FOTOS, PENSE BEM, NÃO DEIXE DE DAR OS CRÉDITOS A QUEM SE ESFORÇOU E DIVIDIU CONOSCO. TODOS OS DIREITOS SÃO DO HERBERTO HAHMANN.
E temos também fotos do Grande Edison Guerra!
Essas fotos são incríveis! Estou emocionado....
Agora algumas das imagens que o Mauricio de Andrade Silveira enviou:
Se você tem mais informação sobre essas corridas, entre em contato, podemos publicar aqui no blog.
Ford Abraço!
Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
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Obrigado pela visita!
Espero que vocês tenham conseguido entender a história em meio ao meu entusiasmo todo junto com essas várias reportagens da mesma data.
Agora, vejam as fotos espetaculares do fundo do baú, acervo particular do grande Herberto Hahmann, um dos felizardos que puderam estar em Interlagos naquela época maravilhosa!
SE VOCÊ VAI COPIAR ESSAS FOTOS, PENSE BEM, NÃO DEIXE DE DAR OS CRÉDITOS A QUEM SE ESFORÇOU E DIVIDIU CONOSCO. TODOS OS DIREITOS SÃO DO HERBERTO HAHMANN.
E temos também fotos do Grande Edison Guerra!
Essas fotos são incríveis! Estou emocionado....
Agora algumas das imagens que o Mauricio de Andrade Silveira enviou:
Em Brasília |
Em Brasília |
Em Brasília |
Em Brasília |
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FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
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