Por que essa página não está clara?
Porque nos sites que você procurar sobre o Quadrijet, vai ler que:
Não era um modelo da Ford.
Não era um carro que pertencia a linha de produção da Ford.
Era produzido pelas concessionárias Ford.
Não era um carro, era só um kit que você poderia comprar e colocar no seu carro.
Fazia parte dos modelos "especiais" (perua, centauro, pick-up..)e não tinha autorização da Ford.
Além do mais, informam que tudo isso ocorreu em 1975, mas na verdade como veremos o ano era 1974.
Se você lê isso várias vezes e em todo lugar, vai crer e aceitar que mesmo um pouco confuso, o Quadrijet foi só uma experiência feita por alguém, menos pela Ford. Eu já pensei assim, mas vamos mais fundo aos fatos.
À esquerda o trecho da revista 4 Rodas de agosto de 1974 e à direta, a revista Auto Esporte de setembro de 1974. Seu conteúdo já é conhecido, mas vamos ler novamente com mais atenção:
A revista 4Rodas já diz de cara: "A Ford já lançou o mais novo modelo da linha Maverick".
A Auto Esporte vai mais além e conta o motivo do lançamento: " Com o propósito de homologar esta variação mais possante do motor 302 na Divisão 1, a Ford iniciou a fabricação de série do Maverick V8/Quadrijet...Apresentado na linha normal dos carros com motor V8".
Lembrando que ser "destinado principalmente aos pilotos de competição", não significa ser destinado somente a eles.
Pelo menos 2 pontos à analisar:
1º- As 3 formas de adquirir o Quadrijet que são:
a) Comprar o kit quadrijet para instalar no motor V8, independente do modelo do carro.
Folha de S. Paulo 14.5.75 |
A Auto Esporte testou um Maverick de rua com o kit quadrijet que não era de fábrica, como mostra a reportagem completa. Esse Maverick foi um dos que receberam somente o kit quadrijet.
b) Comprar um motor completo já com o kit quadrijet instalado.
Não precisa necessariamente ter um Maverick para comprar um motor desse, sabemos que o V8 302 era utilizado em protótipos e outros carros em competição, concluímos então que esse motor destinava-se especialmente aos competidores, porque ninguém vai comprar um motor pra deixar na sala de casa não é mesmo?
Folha de S. Paulo 9.7.73 |
c) Comprar o Maverick Quadrijet, carro já equipado com o novo motor.
A opção de comprar o carro montado existia, mas ficou esquecida por nós do século 21. Se era possível comprar o Maverick Quadrijet quem o iria fabricar? Concessionárias? Algum empresário? Alguma equipe de corrida? Eu? A primeira linha da matéria respondeu... a própria Ford produziria e realmente produziu.
2º- A Auto Esporte disse que era para "homologar esta variação mais possante do motor 302 na Divisão I" que a Ford passava a produzir o Maverick Quadrijet.
Só vender o kit ou o motor montado, não bastaria para homologar o carro, era imprescindível a venda do carro montado completo pela Ford.
http://www.topclassic.com.br/viewtopic.php?f=12&t=1365&start=30 |
Deve ser aqui que esse emblema se encaixa, justamente nos carros que
saíam da Ford. Entrem no link, leiam o post, outro detalhe é que no
documento do carro marcava 250cv, a mesma coisa que vemos aqui:
http://sergionewsatualidades.blogspot.com.br/2012/06/news-atualidades-160207.html |
Ambos são o Maverick Quadrijet e não apenas um Maverick com Quadrijet. O
ano bate, a questão dos cavalos também é coerente... Era o Maverick
Quadrijet, saiu da Ford exatamente assim.
Tentei entrar em contato com os autores nos dois casos, mas não tive resposta.
Em 1974 o Maverick Quadrijet foi lançado, mas não pode correr nas 25 horas de Interlagos, pois ainda não estava homologado. A GM correu com o 250-S usando um buraco na lei. Após um clima tenso o Quadrijet e o 250-S foram homologados e em 1975 o Maverick venceu as 25 Horas, de novo. ( vou falar mais sobre isso em um post que farei dedicado às 3 edições das 25 Horas de Interlagos) Leiam:
Em 1976 o regulamento da Divisão 1 mudou novamente. As coisas já não estavam boas na economia nacional, o Maverick quadrijet estava longe das 5000 unidades e aí chegou ao fim a produção do motor montado com o kit pela Ford e do Maverick Quadrijet. No final na matéria, lemos: "Por se tratar de uma versão especial, produzida fora da linha de montagem...". Não disse que era essa a informação que a gente tinha? :)
Portanto analisamos as duas revistas mais respeitadas da época, analisamos depoimentos e informações de pessoas que conviveram com o Maverick Quadrijet e isso já é suficiente para termos um veredicto, porém, antes vamos colocar mais uma prova irrefutável aqui:
"A Ford informou também que, além de incluída agora em sua linha de produtos normais, a versão Quadrijet já teve bom número de encomendas, atingindo 48 unidades vendidas, e deve ser homologada nos próximos 60 dias pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo)."
Alguma dúvida?
A Ford de interessava pelas corridas, no mundo todo ela era forte e por isso fabricou o Maverick Quadrijet, não deixou nas mãos de outros e isso é muito bom, quem dera que ela continuasse com esse pensamento!
Sendo assim, devemos nos atentar a "novos fatos":
Assim o Maverick Quadrijet ganha vida e seu lugar novamente na história do Maverick, nos enchendo de orgulho e satisfação por seus feitos históricos e gloriosos.
Me sinto muito honrado por ter concluído essa pesquisa que sem sombra de dúvidas motivará e desencadeará muitas outras pesquisas fazendo sempre do Maverick o centro das atenções. Eu havia prometido a mim mesmo que iria até o final para descobrir tudo o que aconteceu sobre o Maverick Quadrijet e encerrar dessa maneira é muito satisfatório. Convido à todos a comparar esses dados com os dados que encontrarem para que realmente a fidelidade dessas informções sejam mais que confirmadas.
Peço desculpas por utilizar outros sites sem permissão, se for da vontade dos autores, eu removo.
Confira também 1974 - Ano decisivo para o Maverick
Tentei entrar em contato com os autores nos dois casos, mas não tive resposta.
Em 1974 o Maverick Quadrijet foi lançado, mas não pode correr nas 25 horas de Interlagos, pois ainda não estava homologado. A GM correu com o 250-S usando um buraco na lei. Após um clima tenso o Quadrijet e o 250-S foram homologados e em 1975 o Maverick venceu as 25 Horas, de novo. ( vou falar mais sobre isso em um post que farei dedicado às 3 edições das 25 Horas de Interlagos) Leiam:
http://bestcars.uol.com.br/cpassado3/maverick-4.htm |
Portanto analisamos as duas revistas mais respeitadas da época, analisamos depoimentos e informações de pessoas que conviveram com o Maverick Quadrijet e isso já é suficiente para termos um veredicto, porém, antes vamos colocar mais uma prova irrefutável aqui:
Folha de S. Paulo 31.7.74 |
Alguma dúvida?
A Ford de interessava pelas corridas, no mundo todo ela era forte e por isso fabricou o Maverick Quadrijet, não deixou nas mãos de outros e isso é muito bom, quem dera que ela continuasse com esse pensamento!
Sendo assim, devemos nos atentar a "novos fatos":
- O Ford Maverick Quadrijet era o carro de linha de produção mais potente do Brasil e seguiu com o título de 1974 à 2007 quando o Honda New Civic Si e logo em seguida o Volkswagem Golf GTI chegaram com 192 e 193 cavalos, respectivamente. Foram 33 anos de hegemonia! (Há algumas divergências nos valores de potência do Maverick Quadrijet, vemos 250 e 255 cavalos brutos. Em valores líquidos seriam por volta de 185 cavalos.)
- O Ford Maverick Quadrijet é o Maverick de linha de produção mais potente do universo, mesmo incluindo o Maverick utilizado pelo Emerson Fittipaldi em sua apresentação em Interlagos no ano de 1972.
Emerson Fittipaldi falando sobre o Maverick que utilizou. 4 Rodas de 1972. |
- O Ford Maverick Quadrijet foi de 1974 à 2010 o carro mais potente da Ford no Brasil, quando o Fusion V6 tomou seu lugar.
Assim o Maverick Quadrijet ganha vida e seu lugar novamente na história do Maverick, nos enchendo de orgulho e satisfação por seus feitos históricos e gloriosos.
Me sinto muito honrado por ter concluído essa pesquisa que sem sombra de dúvidas motivará e desencadeará muitas outras pesquisas fazendo sempre do Maverick o centro das atenções. Eu havia prometido a mim mesmo que iria até o final para descobrir tudo o que aconteceu sobre o Maverick Quadrijet e encerrar dessa maneira é muito satisfatório. Convido à todos a comparar esses dados com os dados que encontrarem para que realmente a fidelidade dessas informções sejam mais que confirmadas.
Peço desculpas por utilizar outros sites sem permissão, se for da vontade dos autores, eu removo.
Confira também 1974 - Ano decisivo para o Maverick
Aconteceu? Maverick está envolvido? Então aqui é o lugar!
FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
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E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com
Obrigado pela visita!
Obrigado pela visita!
muito bom!! bela pesquisa.. valeu pela postagem! abracao
ResponderExcluirObrigado amigo!
ExcluirPesquisar sobre o Maverick é fascinante.
Há mais postagens a caminho, continue acompahnado.
Ford Abraço!
Parabéns pela matéria!!!!!
ResponderExcluirObrigado! Inscreva-se por email e receba todas as matérias do blog.
ExcluirShow. Finalmente esse mistério foi desvendado. Parabéns pela pesquisa.
ResponderExcluirTenho 8 Maverick, todos V8, sendo 1 com o kit Quadrijet e comando Iskendenrian RPM-300 da época, que comprei usado em 1980, e um segundo montado mais recentemente com peças novas. Sob encomenda e muita conversa a Iskenderian ainda febrica o RPM-300.
Abraço. Eugênio.
Incrível! 8 Mavericks??!! Uns com tantos e outros com nada rsrs. Parabéns amigo e obrigado pelo elogio, mas acredito que com esses 8 mavecos e ainda 2 deles tendo o kit quadrijet, você tenha muita história pra contar.
ExcluirFique a vontade a paticipar do blog, a casa é nossa. Ford Abraço!
Muito boa esta postagem.....
ResponderExcluirObrigado, fico feliz com o elogio.
ExcluirFord Abraço!
Bela pesquisa, o Maverick é um filho para mim, amo tudo sobre ele, não meço esforços para cuidar dele... é um belo carro! Parabéns!
ResponderExcluirMuito Obrigado!
ResponderExcluirMuito legal, pessoas como você que fazem que o Maverick ainda se mantenha firme e forte, parabéns.
Ford abraço amigo!
Juninho, parabéns pela matéria.
ResponderExcluirPreciso te falar uma coisa, tenho um Maverick desse em minha garagem e gostaria de compartilhar isso com voce.
Aparentemente é o único conhecido no Brasil, comprei de um sr de Porto Seguro em 2010, que antes de morar la morava no Rio de Janeiro, restaurei o carro e o deixei totalmente original, posso te enviar fotos para a comprovação.
Grande abraço.
Juliano. (goncalves_juliano@hotmail.com)
Juliano!
ExcluirVocê fez meu dia mais feliz :)
Muito obrigado, vou te mandar um email agora.
Ford Abraço!
Ok Juninho obrigado, te mandei uma mensagem com uma foto do carro, la esta o e-mail que mais utilizo.
Excluirabs.
Parabéns pelo trabalho, muito esclarecedor.
ResponderExcluirTudo verdade... Já li a historia dos Quadrijets em um livro "Maverick - Um ícone dos anos 1970" por William Gregson (Editora Alaúde). Onde conta que a Ford, em 1974, pressionada pelas equipes de competição Turismo, foi obrigada a lançar o Maverick Quadrijet de fábrica, para atender o regulamento da época.
Quase lenda... É o Maverick 5000R projetado por Anísio Campos e montados pela concessionária Caltabiano.
Sou também um feliz proprietário de um Ford Maverick GT 1975 (LB5E) com o kit quadrijet, coletor e comando. As vezes fico pensando... Será que o meu saiu quadrijet da fabrica? Quem sabe?...
Ford Abraço.
Seja bem vindo Marcilio!
ResponderExcluirMuito obrigado!
Realmente o livro diz isso mesmo, mas em outras partes, o mesmo refere-se ao Quadrijet de outra maneira. Eu achei muito confuso e por isso resolvi fazer umas pesquisas.
Infelizmente muita informaçao ficou perdida e hoje nós podemos investigar e ver o que e como aconteceu.
Parabéns pelo seu carro, por ser GT é raro, por ter o Quadrijet completo é raríssimo!
Ainda não sei bem como fazer essa identificação, mas estou a procura.
Ford Abraço e fique a vontade no blog neste link http://mavericknahistoria.blogspot.com.br/2013/06/1974-ano-decisivo-para-o-maverick.html há mais sobre o Maverick Quadrijet.
Parabens pela exelente pesquisa Juninho, agora sabemos que no minimo a FORD produziu 48 unidades do MAVERICK QUADRIJET.
ResponderExcluirBem vindo e muito obrigado!
ExcluirSão pouquíssimos carros. Uma raridade que só encontramos no Brasil.
Fique a vontade no Blog.
Ford Abraço!