quarta-feira, 15 de maio de 2013

1973 - O Lançamento do Maverick no Brasil

Após acompanharmos toda a trajetória que o trouxe ao Brasil, chegamos ao ano de 1973, o ano de lançamento do Maverick no Brasil! Esse deve ser o maior post do mundo :)  então se acomode bem e deixe uma garrafa de água do lado, boa leitura não vai faltar.


Jornal do Brasil 3.1.73
 Nos Estados Unidos o Maverick ganhava cada vez mais luxo.. enquanto isso no Brasil...

Jornal do Brasil 3.1.73
No Brasil estava para acontecer uma revolução na industria automobilística. Entre as novidades estava o Maverick e pra nós, é só ele que importa.

Revista Automóvel Club 1.73


Jornal do Brasil 11.1.73
Negociações acerca da fábrica de Taubaté. A Ford investia no Brasil, mas a produção seria encaminhada para outros países.

Jornal do Brasil 7.2.73
Opa! O que será que a Ford está aprontando? Seja lá o que for, podemos ver o trabalho e logística que envolveu o lançamento do Maverick no Brasil.


Correio Braziliense 14.2.73
O Lançamento.
Não será em Brasilia como imaginado. O palco para esse grande evento será o Rio de Janeiro. A data anunciada é ente o dia 2 e 7 de junho.
O Maverick foi suasoriamente divulgado. Gostei dessa palavra.
O jornal diz que o motorista brasileiro é um dos mais desinformados e dará bastante importância ao fato do Maverick GT ser mais veloz que os concorrentes. Eu acredito que o os mais desinformados SÓ dão importância para isso...


Correio Braziliense 18.2.73
O mercado de automóveis promete novidades. O Maverick chega para o posto de carros médios para concorrer com o Opala que estava há 2 anos sozinho no cargo.


Jornal dos Sports 22.2.73

Desde 1971 a Ford vem testando o Maverick em solo brasileiro. Foram mais de 1 milhão de quilômetros rodados. O jornal diz que vieram 8 Maverick para o Brasil e enquanto 1 serviu de referência, os outros passaram a ser testados, modificados e adaptados ao clima e estradas brasileiras.
O Maverick encarou um bateria de testes num ritmo totalmente acelerado.

Diário do Paraná 25.2.73

Depois vemos a informação de que vieram outros 8 Maverick com motor V8. Foram mesmo 16 carros só aí? Vamos esperar mais informações para confirmar.
Resumindo, os testes do Maverick eram comandados por Aryldo Mazza que contava com 35 pessoas em sua equipe.
Só podia sair coisa boa daí.


Jornal do Brasil 28.2.73
Outro jornal importante dando a notícia.

Revista Automóvel Club 3.73


O Fluminense 1.3.73
Foi notícia em todo o país, crescia a expectativa pela chegada do Maverick!



Diário da Manhã 2.3.73

Apresentação oficial marcada para o dia 20 de JUNHO de 1973. A data de lançamento do Maverick é um tanto quanto desconhecida, vamos continuar acompanhando a história para ver como isso segue.


O Estado de S. Paulo 11.3.73
Mais notícias sobre os testes do Maverick



Diário de Pernambuco 19.3.73
Essa história fica mais interessante a cada recorte de jornal! O responsável pelo Projeto do Maverick no Brasil era o engenheiro José Bento Hucke e em suas palavras, o Maverick mostrou "um motor potente que permite altas velocidades com estabilidade perfeita, economia de manutenção e boa maneabilidade, além do grande conforto interno e características esportivas que nada ficam a dever ao modelo americano."

21.3.73 Jornal do Brasil
Vem Maverick, vem!


Diário de Pernambuco 25.3.73
Os planos da Ford para o Brasil eram os melhores. O Presidente da Ford Joseph O'Neill visitou a fábrica de Jaboatão, contou mais detalhes do Maverick e encheu o público de curiosidade pra ver tudo pronto.
Muitas coisas nesse jornal são interessantes, mas eu não lembro de ter visto Maverick 4 portas com os faróis de milha.


Jornal do Comercio 25.3.73
Este é o quarto jornal que dá essa notícia. Quanto mais melhor.


Correio Braziliense 1.4.73
Esse jornal traz uma reportagem interessante. Mesmo com dois pontos que eu não concordo, é verdade que o Maverick Brasileiro é mais espaçoso e luxuoso que o modelo americano.
Interessante o assunto sobre não utilizar o logotipo com a cabeça de boi.

Correio Braziliense 8.4.73
De acordo com essa reportagem, o Maverick deveria ter sido lançado no dia 6.6.73. Também é dito que os carros de pré-serie já estavam rodando. Muito interessante!


Diário da Manhã 16.4.73

Diário da Manhã 16.4.73

Diário de Pernambuco 23.4.73

Olha que foto!!!!

Muito se falou dos testes do Maverick e agora nós podemos vê-lo no laboratório. Até então foram 921 modificações em relação ao modelo americano.

É mole ou quer mais? Além de muita alegria e satisfação, dirigir um Maverick te dá a certeza de estar num carro totalmente integro e bem construído. Você passa a confiar nele e esses sentimentos são resultados dos testes que a Ford praticava na época. Isso é maravilhoso.


Manchete 21.4.73
A revista fala das novidades, mas só o que me importa agora é o Maverick. E vejam que legal, o carro da foto é o mesmo utilizado pelo Emerson Fittipaldi.
Demais!!!


Jornal do Brasil 26.4.73
Olha que bacana! Será que encontraremos alguém que por acaso ou propositalmente viu algum desses testes?

Jornal do Brasil 26.4.73
A manchete é forte, mas a matéria explica também o porque da escolha da Guanabara para o lançamento do Maverick.
Viram como era a proporção de carros por habitantes nos países? Não adianta querer comparar hoje o mercado brasileiro com os outros... cada um tem a sua particularidade.


Jornal do Brasil 2.5.73

Que interessante! Hoje em dia o motor de 6 cilindros sofre um certo preconceito, mas saber que isso acontece desde, ou melhor, antes do seu lançamento é impressionante. Isso mostra como as pessoas deixam se levar pelo que as convém, sem mesmo se interessar em tirar a história a limpo. Esse jornal explica muito sobre que o Maverick teria de enfrentar dali pra frente. O texto termina com um apelo para que a Ford dispusesse de informações para que essa injustiça não acontecesse. Vamos analisar como a Ford se comportaria perante a isso.

Jornal do Brasil 6.5.73


Folha de S. Paulo 9.5.73
Pelo que tudo indica, será o primeiro carro a ser apresentado fora de São Paulo. O dia 20 está chegando!

O Fluminense 10.5.73
O Fluminense está um pouco atrasado com essa notícias, mas está valendo :)




Jornal do Brasil 10.5.73

Ser jornalista é bom né? Não sei, não sou jornalista rsrsr, mas olha só que legal, haveria uma apresentação só para eles. Eu gostaria muito de ter participado...

CAMPANHA. Olha a Ford aí desmentindo e esclarecendo os boatos sobre o motor de 6 cilindros.


Jornal do Comercio 13.5.73
Mais sobre os testes do Maverick.


BOMBA!!!!

Diário da Tarde 14.5.73

A Tribuna 15.6.73
Bixo, vou te contar... "são tantas emoções" pesquisar sobre o Maverick... Eu não imaginava que o Roberto Carlos poderia ter sido convidado a ser o garoto propaganda do Maverick. Isso aconteceu e ele não aceitou! rsrsr Essa época marcou o auge da carreira dele e a Ford estava certa em apostar nele para sua campanha. O jornal diz que já que o Roberto Carlos não aceitou, a Ford buscaria outro ídolo....

É Roberto Carlos, mesmo não tendo aceito o convite,

"Não adianta nem tentar me esquecer
Durante muito tempo em sua vida
Eu vou viver

Detalhes tão pequenos de nós dois
São coisas muito grandes pra esquecer
E a toda hora vão estar presentes
Você vai ver"

Gosto muito de pesquisar e escrever neste Blog, porque...

"Quando eu estou aqui eu vivo esse momento lindo... São momentos que eu não esqueci.... Detalhes de uma vida que eu contei aqui. Eu estou aqui vivendo esse momento lindo, olhando pra você e as emoções se repetindo..."



Jornal do Brasil 15.5.73

Vários pontos que chamam atenção, mas vou falar apenas de dois. A foto é do dia em que o Emerson Fittipaldi andou em Interlagos com o Maverick. O outro ponto é o que o Chefe do projeto Maverick disse: "sua concepção não é revolucionária, como a do Corcel, mas evolucionária".

Demais!!!


Jornal do Brasil 16.5.73

Folha de S. Paulo 16.5.73
Fatos importantes sobre o motor 184, 6 cilindros: " foi enquadrado em todas as normas norte-americanas, podendo substituir o motor 200 que equipa o Maverick americano normal." Segue a descrição dos aperfeiçoamentos, realmente é outro motor, totalmente modernizado.
Aí está tudo o que você precisa saber sobre o motor de 6 cilindros que equipa o Maverick. A Ford acertou em cheio com essa apresentação aos jornalistas, a "imagem ruim" que estava sendo dada ao carro só permanecerá na cabeça dos ignorantes.
Com a entrada do Maverick na linha de produção a Ford tornou-se a primeira montadora a produzir uma linha completa de veículos de vários tamanhos.
 

Folha de S. Paulo 17.5.73

Você já tinha lido um negócio desses? :) Trata-se do Balanço Patrimonial da Ford de 1972. Na verdade não é muito convidativo a leitura, mas mostra a importância do Maverick nos planos da Ford do Brasil. Mais uma vez lemos: "Esse novo veículo, que vem obtendo notável êxito nos Estados Unidos e em outros países..." Maverick é sucesso por onde passa.


Agora a Ford começa a sua divulgação baseada na curiosidade do consumidor. E quem não estava curioso?


O Fluminense 17.5.73
A repercussão da apresentação do Maverick no jornal O Fluminense


Diário de Pernambuco 17.5.73
Tudo certo para a chegada do Maverick ao Paraná e Santa Catarina.



Folha de S. Paulo 18.5.73
A Ford passava a responder algumas perguntas sobre o Maverick, mas olha que interessante o que vem escrito logo abaixo do desenho do carro: "Participe do concurso "Ganhe o Primeiro Ford Maverick Brasileiro". Inscreva-se no seu Revendedor Ford." É isso mesmo, o primeiro Maverick fabricado no Brasil foi sorteado e nós encontramos a felizarda, conheça a história aqui.


O Globo 18.5.73
Mais imagens e detalhes da apresentação do Maverick à imprensa.


O Pioneiro 19.5.73
Vem Maverick, vem com tudo!

Jornal do Comercio 20.5.73
Viram quantas notícias repetidas? Faço questão de colocá-las para mostrar que foram divulgadas em vários jornais por todo o país, mostrando assim o alcance da Ford em anunciar seu novo lançamento.


Correio Braziliense 20.5.73
Impressões positivas no teste do Maverick em apresentação aos jornalistas.

Correio Braziliense 20.5.73
Mais informações do motor de 6 cilindros do Maverick.

Veja 23.5.73
Testando o 6 cilindros.
Os jornalistas gostaram e pelo que lemos estamos convencidos também que esse motor era muito bom, afinal de contas, foram gastos 15 milhões de cruzeiros para melhorá-lo. Portanto não se incomodem se alguém vier falar mal...


Folha de S. Paulo 23.5.73

O Fluminense 24.5.73
Não é o motor do Aero. Foi usado como base o motor do Itamaraty e mesmo assim após muitas horas de trabalho e modificações, podemos dizer que nasceu um novo motor e é esse o motor que equipa o Maverick.


Folha de S. Paulo 25.5.73

O Estado do Mato Grosso 25.5.73
Viram quantas reportagens a respeito do Motor? Isso tudo é a consequência da apresentação aos jornalistas preparada pela Ford.

Diário de Natal 26.5.73
A apresentação à imprensa foi no dia 14.5.
Aqui ficamos sabendo que foi a concorrência que espalhou uma meia verdade, a de que o Maverick utiliza o motor do antigo Aero Willys, de fama duvidosa por consumir muita gasolina e principalmente óleo.

Por isso é que a Ford montou essa programação toda para, não apenas esclarecer, mas também deixar que a imprensa especializada testasse na prática o seu novo conjunto mecânico.

Aqui se encaixa muito bem aquela definição de motorista desinformado. Realmente a maioria só foi na conversa dos outros e passaram a falar mal do motor 6 cilindros. Hoje em dia a história continua a mesma.




Diário de Pernambuco 27.5.73
O Maverick causava uma forte movimentação no país todo. O pessoal de Recife estava pronto para receber esse grande lançamento da Ford.


Jornal do Comercio 27.5.73
 Belo resumo.

Diário da Manhã 28.5.73

Essa mesma notícia nós já lemos num jornal antes desse. Lendo tudo isso fica difícil acreditar como ainda tinha gente que falava mal do Maverick... Só vejo uma explicação pra isso: Inveja.



Folha de S. Paulo 30.5.73
Ah, não dá pra ler nada... mas podemos ver a concorrência que o Maverick enfrentaria agora que ele seria o primeiro carro médio da Ford no Brasil.


Jornal do Brasil 30.5.73

Ahh sim! Performance é mesmo com o Maverick!

O Fluminense 31.5.73
Sem agressividade nas propagandas. Gostei do que o gerente de mercadologia da Ford disse: "Nunca pretendemos apresentar nosso modelo com a mesma agressividade que a GM lançou o seu Chevette para atacar os carros da Volkswagen. O consumidor é um adulto, não precisa que lhes esfreguem na cara a diferença que há entre um e outro produto. Isso não quer dizer que a Ford não seria agressiva. Somos agressivos de fato, mas não nos adjetivos que empregamos." - Sergio Guerreiro.

Defesa do Consumidor - Vimos como a Ford prezava pelo respeito ao consumidor por não mentir em suas propagandas.

Perguntas e Respostas - Que legal! Nós veremos essas 6 perguntas aqui! Bom, pode-se notar que a Ford não queria e não iria cometer o mesmo erro que as outras Marcas ao prometer uma coisa e entregar outra. O Maverick estava totalmente nu e cru para que todos analisassem e comprovassem que era tudo verdade.


Jornal dos Sports 31.5.73


Jornal de Caxias 2.6.73

Cresce ainda mais a expectativa!

Auto Esporte 6.73

A revista Auto Esporte trazia uma boa reportagem sobre o Maverick.


Auto Esporte 6.73
Ótima matéria.


O Globo 1.6.73
"destina-se principalmente à família. Por isso será produzido em maior quantidade com o motor 184 de seis cilindros.... Para aqueles que apreciam um carro co desempenho melhor, a Ford oferece a opção do motor 302 V8 de 197 cv..."

Essa é a definição. Não há comparação entre os dois motores, cada um tem a sua aplicação específica.

Diário de Pernambuco 3.6.73
O Maverick não mentiu sua identidade ao vir para o Brasil. Era sucesso de vendas nos Estados Unidos e isso o fazia sim o lançamento mais aguardado do ano.

Diário do Paraná 3.6.73
Cada estado, cada cidade, cada revendedor já estava preparada para o lançamento do Maverick. Aí lemos mais a respeito do primeiro Maverick fabricado no Brasil.



Diário do Paraná 3.6.73
No Paraná...


Diário da Manhã 4.6.73
Em Recife...

Folha de S. Paulo 6.6.73
Em São Paulo...

Folha de S. Paulo 6.6.73

Folha de S. Paulo 8.6.73

Fim das instigantes perguntas e respostas da Ford. Vem Maverick!

Diário de Pernambuco 10.6.73

Recife novamente....

Vários estados e jornais divulgando as especificações e a chegada do Maverick. A Ford entrou de cabeça nessa.


Jornal do Brasil 13.6.73
Além de falar mais do lançamento e do carro, o jornal traz a lista de opcionais do Maverick!


Jornal do Brasil 14.6.73
O Museu da Imprensa Automotiva fez o resgate das imagens desse dia. Clique aqui para vê-las.


O Fluminense 15.6.73

O Fluminense 15.6.73

O Fluminense demorou, mas deu a notícia. Nós já vimos nos jornais anteriores.
O Globo 15.6.73
Olha as imagens desse jornal.... que maravilha!

Os carros já estavam no autódromo do Rio para o tão aguardado lançamento.

Correio Braziliense 17.6.73

A grande imprensa divulgando em massa!

Jornal do Brasil 18.6.73
Falta pouco para conhecer de perto o Maverick Super, Super Luxo e Gran Turismo.


Folha de S. Paulo 19.6.73

O lançamento será mesmo dia 20. Modelos: Super, Super Luxo e GT. Os carros já estão nas concessionárias mas aguardam o lançamento para serem expostos, o que não atrapalha as vendas, pois como vimos, 160 carros  já foram encomendados em apenas uma concessionária.
Um ponto que levanta dúvidas, é quanto a data oficial de lançamento do Maverick no Brasil, pois ele foi apresentado no RJ e em SP, mas a data correta mesmo as vezes fica esquecida.


O Globo 20.6.73


Jornal do Brasil 20.6.73

Folha de S. Paulo 20.6.73

Folha de S. Paulo 20.6.73
Aposto que o pessoal da época comprou o Jornal só por causa dessa parte. :)
E finalmente temos a data correta de lançamento do Maverick: "A partir de hoje mais um carro de porte médio entra no mercado brasileiro: o Maverick produzido pela Ford."

Vemos toda a história e preparativos para o carro ficar pronto, comparativos com o Opala e mais sobre o sorteio do primeiro Maverick.

Jornal do Brasil 21.6.73


Folha de S. paulo 21.6.73

Repercussão do lançamento do Maverick.
Depois os jornalistas foram testar os carros no autódromo de Jacarepaguá.


Diário da Noite 21.6.73
Um erro de digitação, ou melhor, datilografia talvez, estragou a manchete, mas finalmente o Maverick estava lançado!

Revista Automóvel Club 7.73


Diário de Natal 23.6.73



Diário de Pernambuco 24.6.73
Um grande evento marcou o lançamento do Maverick em Pernambuco.


Jornal do Comercio 24.6.73 
 Divulgando, divulgando!

O Estado do Mato Grosso 24.6.73
É notícia! É notícia!


Diário da Manhã 25.6.73

Detalhes e mais detalhes do Maverick. Essas informações são totalmente úteis para sabermos quais as cores certas, acabamentos...


Diário de Pernambuco 26.6.73
Opa! Eu aceito o convite!


O Estado do Mato Grosso 26.6.73

O Estado do Mato Grosso 27.6.73

Nessa época ainda existia qualidade nos automóveis...


Diário de Natal 26.6.73
O Maverick estava bem cotado entre o público e a Ford estava apenas começando o seu grande investimento no Brasil.

Jornal de Caxias 26.6.73

A concessionária Mário De Boni & Cia já estava convidando todos para a apresentação do Maverick.

Jornal do Brasil 27.6.73
Só elogios para a Ford. O Maverick fez os lançamentos de carros saírem da rotina. Foi perfeito!

Folha de S. Paulo 27.6.73
O Maverick 4 portas estava no Salão do Automóvel, porém, só sairia da fábrica em novembro.

Tenho outra pesquisa em andamento que envolve o Maverick 4 portas. É bem interessante e curioso, mas acho que é mais trabalhoso porque é difícil encontrar informações da época, mas em breve eu estarei postando aqui.


Diário da Tarde 29.6.73
E aos poucos o Maverick vai chegando a todos os revendedores do país.


O Globo 29.6.73

29 de junho de 1973! O dia em que o Maverick começou a ser vendido. Será que ainda existe alguma nota fiscal de venda desse dia?

Jornal do Brasil 29.6.73


Folha de S. Paulo 29.6.73


Sem a versão de 4 portas, o Maverick "atacava" as famílias com 2 portas mesmo :). Essa questão de 4 portas é meia controversa, logo que nessa época os carros de 4 portas não eram bem vistos e é por isso que a Ford não preparava um Maverick apenas de 4 portas, mas sim um novo Maverick de 4 portas.


Correio Braziliense 29.6.73


Folha de S. Paulo 29.6.73

Foi nesse dia que o futuro começou.
O carro contra a rotina. Tem coisa melhor que isso?
A princípio só havia o cupê e na imagem vemos o GT e o Super Luxo.
Olha que oferta: "Com qualquer um deles você sai da rotina e entra no mundo emocionante que Henry Ford começou a descobrir em 1898."
Qual o seu modelo preferido?

Jornal do Brasil 29.6.73

Folha de S. Paulo 30.6.73

Acredito que os carros foram levados de avião para conseguir chegar no tempo certo. Não devia ser um procedimento comum.


Jornal do Comercio 30.6.73
O Maverick já estava no estado do Amazonas!


O Pioneiro 30.6.73
Todos já podem ver de perto e adquirir o carro que vai te tirar da rotina: Ford Maverick!



Agora vemos as 8 primeiras páginas da revista 4 Rodas de julho de 1973. Totalmente dominada pelo Maverick. Essa edição também traz o primeiro teste do Maverick





Pra mim, a mais bem feita de todas!




Lindos! Uma foto melhor que a outra! Mas não para por aí...


Diário de Pernambuco 1.7.73
No Recife não era diferente. Vejam como foi agitado o lançamento do Maverick por lá.



Jornal do Comercio 1.7.73


Diário do Paraná 1.7.73

O Fluminense 2.7.73

Diário do Paraná 3.7.73

Quanta festa para o Maverick! Não foi apenas o lançamento de um carro, foi um acontecimento histórico em todo o país!



Comercial que passou na TV a cores Philco-Ford:



Obrigado ao Samuel Martins que disponibilizou o vídeo no youtube.
Agora veremos o trabalho por trás do vídeo de apenas 1 minuto:

Veja 5.7.73
Legal não é? :)
Eu não sabia que tinha letra na música, mas depois de saber como foi feito, dá até mais prazer em assistir.
140...160...180...190!
E o trabalho que deu? O Maverick teve muito apoio da Ford, demonstrava realmente que o Maverick era o divisor de águas que a Ford lançava no mercado brasileiro. Não houve economia no desenvolvimento, em pesquisas de mercado, em testes, em propaganda... o Maverick tinha total confiança da Ford.

Diário de Pernambuco 5.7.73

Diário de Pernambuco 5.7.73

Jornal do Brasil 5.7.73

O Maverick já "andou" de avião. E você? rsrsr
Era assim que o Maverick chegava aos estados mais distantes de São Paulo.

O Estado do Mato Grosso 5.7.73


Folha de S. Paulo 6.7.73

Contra a rotina e contra os altos custos de manutenção.
Os carros Ford já eram conhecidos por sua resistência e o Maverick não fugia à regra.

O Globo 6.7.73

Essa reportagem falava de outros carros novos, mas como pra gente só importa o Maverick, cortei-os fora :)
Eis o primeiro Maverick vendido na Guanabara e é claro que o dono gostou muito do carro. Será que ele ainda está por aí?


Jornal do Brasil 7.7.73

Jornal do Comercio 8.7.73
Interessante constar os preços de alguns opcionais.


Jornal do Brasil 8.7.73
Informação valiosa!
O jornal vem dizendo que muitos compradores de carros importados preferiam o Maverick mesmo custando Cr$60 mil.
O pessoal não quis esperar a Ford, a vontade de ter um Maverick era tanta que foram logo importando.


O Fluminense 9.7.73

A rotina está com dias contados!



Folha de S. Paulo 11.7.73
Exatamente, as pessoas estavam cansadas da rotina e o preço não era motivo para não comprar o Maverick, porque era um preço que valia.


Folha de S. Paulo 11.7.73

Mesmo com tanta mudança de moeda no Brasil, a época do Maverick era comandada pelo cruzeiro
http://www.profcardy.com/calculadoras/aplicativos.php?calc=30
Agradecimentos ao site http://www.profcardy.com .


Jornal do Brasil 11.7.73

Jornal do Comercio 15.7.73

O 302 V8 é um monstro! Uma evolução do 289 que equipou o GT350 e até mesmo o GT40 e agora ele estava aí a disposição dos brasileiros num conjunto perfeito.

O Fluminense 16.7.73
"...compradores, os quais, consideram que o Maverick é de padrão internacional."

Pois é, falavam muito bem do Maverick, mas coisas boas ficam esquecidas pois as pessoas preferem inventar noticias e defeitos no carro.


Achou o preço do Maverick um tanto salgado?


Folha de S. Paulo 17.7.73

A Orplan financia em até 50 meses! :)




Folha de S. Paulo 18.7.73

Filas para adquirir o Maverick mesmo produzindo 100 carros por dia.



Folha de S. Paulo 18.7.73
Incrível! Conhecem algum outro carro com uma história dessas?


Correio Braziliense 22.7.73
7 montadoras estavam com problemas para ter veiculos a pronta entrega. A espera do Maverick era de 30 a 45 dias. Muuuuito tempo...

A Ford foi surpreendida com a procura pelo Maverick e para tentar reduzir o tempo de espera par ao Maverick, eliminou a opção de motor V8 para o modelo Super.
Podemos entender que por esse motor ser importado, "atrasava" a montagem dos carros.
Fato é que neste momento o Maverick Super não sairia mais com o motor V8.


Jornal do Brasil 24.7.73
A J. Walter Thompson foi responsável pela publicidade do Maverick nos EUA e no Brasil.


Jornal do Brasil 25.7.73

Olha o Jornal do Brasil fazendo um teste com o Maverick! Esse é da série "Compro o jornal todo só por uma reportagem"


Folha de S. Paulo 2.8.73

O Poti 12.8.73
Esse novo estofamento em tecido para o GT com certeza é o DIXIE, mais conhecido como pijaminha.


Revista Automóvel Club 8.73

Jornal do Brasil 15.8.73
Sucesso!
Só no primeiro dia foram vendidos 651 unidades. No primeiro mês foram vendidos 2513 unidades dos quais apenas 382 saíram com o motor V8, mas não esqueça que isso não significa que tenham sido 382 modelos GT, o Super e Super Luxo também poderia ser comprado com o V8.



Folha de S. Paulo 21.8.73

Esse Maverick é azul e eu recortei mal pra caramba...

"O Ford Maverick não se parece com nenhum outro carro. Ele não faz parte da rotina."


O Cruzeiro 22.8.73

Hum... problemas com data para o lançamento do Maverick 4 portas.... Foco na feira Brasil Export de Bruxelas? Veremos como isso vai se desenrolar...



Folha de S. Paulo 22.8.73

Novamente, aquele video do youtube.... lembra? Olhem só ele foi apresentado no dia que o Maverick foi lançado. :) Ainda zuaram a atuação do Emerson...

Jornal do Brasil 24.8.73
A Ford não deu conta de suprir a demanda de Maverick. Eram muitos pedidos!



Correio Braziliense 2.9.73
Mais detalhes do planejamento de lançamento do 4 portas.
Um Maverick e um Corcel iriam para Bruxelas na Brazil Export. Muito legal!


Folha de S. Paulo 11.9.73
O Flumisense 11.9.73

O Globo 14.9.73
Não apenas um recorde, é um NOVO recorde de vendas.
Assim como nos EUA, o Maverick fazia valer todas as pesquisas e investimentos da Ford.

Os jornais também falam das cores para o modelo 1974. Sim, de junho a setembro de 1973, seguia-se a tabela de cores de 1973. A partir de então, aplica-se a tabela de cores de 1974.
Interessante a origem do Verde Mangueira metálico, que recebeu esse nome em homenagem a vitoria da Escola de samba do RJ, a Mangueira.


Diário da Manhã 17.9.73

É isso aí!

Jornal do Comercio 23.9.73
Olha que interessante... lista de opcionais! O Rádio não era de série... isso explica porque alguns Maverick que vejo por aí não tem antena.



No mês de outubro, acontecia o 1º Raid da Integração Nacional.

O Cruzeiro 17.10.73
Flávio Guimarães que estava com o cargo de interino assumiu de vez a gerencia das Relações Publicas da Ford. Um dos planos dele era criar um departamento de competição! Ótimo!

Correio Braziliense 20.10.73
Dia 14 de novembro em Brasilia, 20 e 21 no Rio e em São Paulo.

O Globo 26.10.73

É dia 14 mesmo!
Essas são imagens do 4 portas no Salão do Automóvel de 1972. O jornal diz que foram cerca de 140 alterações feitas no modelo americano que resultaram no nosso Maverick 4 portas.

O Cruzeiro 31.10.73

Folha de S. Paulo 7.11.73
Estamos em novembro e o Maverick de 4 portas vem aí. será lançado primeiro em Brasília, depois no Rio de Janeiro e por último em São Paulo.


Correio Braziliense 14.11.73

Chegou o dia!

Jornal do Brasil 14.11.73


Folha de S. Paulo 14.11.73

Folha de S. Paulo 14.11.73
Dia 14 de novembro de 1973, lançamento oficial do Maverick de 4 portas, o sedan.
É um carro novo pois é 18 centímetros mais comprido que o cupê e com o entre-eixos 17 centímetros mais distante. Dessa maneira a Ford inovava ao criar um carro 4 portas e não apenas colocar mais duas portas no carro cupê. Era mais espaçoso e confortável, era um carro para família e para executivos.
O Maverick que já havia feito sucesso com 2 portas, agora chega totalmente remodelado para entrar no mercado dos carros de 4 portas.

Diário do Paraná 18.11.73

Correio Braziliense 18.11.73


Diário do Paraná 18.11.73
Opa! O Paraná também recebeu o Maverick 4 portas, é claro!



Correio Braziliense 18.11.73
Veja que informação interessante. A Clark, fabricante de caixas de cambio, estava atrasando as entregas para a GM e a Ford. Com certeza isso afetou a produção dos carros.



Folha de S. Paulo 21.11.73
Lançado no RJ e em SP.
Infelizmente em novembro de 1973 já dizia-se que este poderia ter sido o último carro grande a ser fabricado se a crise do petróleo se agravasse...

O Cruzeiro 21.11.73
Um carro totalmente novo!

O Cruzeiro 21.11.73

Wladyr Dupont, o senhor fez realmente um maravilhoso trabalho! Parabéns e muito obrigado.

Jornal do Brasil 22.11.73

Diário de Pernambuco 22.11.73

Manchete 24.11.73
Aí está o Maverick na Brazil Export em Bruxelas.
Muito legal!




Folha de S. Paulo 28.11.73
Preços, preços...

Diário da Manhã 29.11.73
Um pouquinho da apresentação lá em Recife.

Folha de S. Paulo 4.12.73
Primeira propaganda do Maverick 4 portas

Diário de Pernambuco 4.12.73

Jornal do Brasil 4.12.73

Assim como em junho, os revendedores convocam a todos para participar de mais uma festa de apresentação, dessa vez do Maverick 4 portas


Folha de S. Paulo 5.12.73
Transmissão automática para o Maverick. Mais luxo e conforto.



Folha de S. Paulo 7.12.73

Ford Maverick 4 portas!
Há pouco tempo GM veiculou um comercial dizendo que seu carro era o primeiro Sport Sedan, pode até ser. mas como vemos a Ford já tinha sacado essa em 1973. Nesse caso foram vários passos a frente :)


Jornal do Brasil 9.12.73
Preços e opcionais.

O Fluminense 10.12.73

O pessoal do RJ não perde tempo!


Jornal do Brasil 11.12.73
O Ministério da Fazenda comprou 17 Maverick Sedan para renovar sua frota. Grande Maverick!!!!



4 Rodas 12.74
Relação dos modelos de Maverick

Manchete 15.12.73


Folha de S. Paulo 19.12.73

As surpresas seriam as tentativas da outras montadoras em afetar de alguma forma o sucesso do Maverick.


Assim chega ao fim o ano de 1973. Você deve estar se perguntando sobre as corridas, o Raid da Integração e do que mais aconteceu. Não se preocupe, estou tentando separar a história da vida do carro, da história das corridas e tudo mais. Se eu colocasse tudo aqui, ainda não teria terminado :)
É bem complicado postar tudo em ordem cronológica, vou precisar fazer um cronograma com os posts do blog pra ficar fácil de encontrar cada momento da história do Maverick.

Por enquanto é isso pessoal, deu pra entender o porque de não haver postagens diárias, são muitas coisas para organizar. Agradeço o incrível número de pessoas que visualizaram o post sobre o Maverick Quadrijet, não esperava por tantos acessos, espero que tenha sido útil. Ford Abraço!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

2 comentários:

  1. Legal, parabéns pelo empenho que dedica ao Ford Maverick.Tem mais material e sabe muito mais do que pessoas que tem o carro, como eu. Vi que ainda não possui um exemplar do Maverick, mas isso é questão de persistência, que a hora chega.Os V8 realmente estão muito caros e são os melhores, mas digo que, apesar de muitos torcerem o nariz, os 4cc também são bem bons, pois o que importa é andar com o carro.Boa sorte e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailson, você praticamente profetizou o que aconteceu! Comprei um Maverick e vai ser 4 cilindros. Muito obrigado amigo e o aprendizado é diário mesmo. Ford abraço!

      Excluir

No Facebook