Eu quero separar as corridas por ano, mas também seria legal colocar todas as corridas de todos os anos em um só post, ia virar um post quilométrico :)
Nós precisamos ter em mente que boa parte das coisas da época a gente encontra e sabe, mas não podemos dizer que o que existe é somente o que encontramos, com certeza ainda fica muita coisa para redescobrir sobre a história.
Vamos lá!
Folha de S. Paulo 14.4.73 |
Essa foi a primeira tentativa de tirar o Maverick das pistas, mesmo não sendo o carro em si, mas tentar banir o V8 302 significaria que o Maverick não poderia correr também.
Pois é, o Maverick nem tinha sido lançado e já botava medo em todo mundo.
O Fluminense 19.4.1973 |
Esse carro da foto não é um Maverick, o que ele está fazendo aí?
Esse jornal é muito importante. Ele fala sobre a homologação do Maverick para as corridas, permitindo assim que o motor V8 302 seja também utilizado nos Avallone (Divisão 4), esse carro da foto. Na verdade só estaria mesmo homologado depois da venda de 1000 unidades.
Essa decisão da Confederação Brasileira de Automobilismo abria as portas para o Maverick poder correr no Brasil. A partir dessa decisão a rivalidade no automobilismo envolvendo o Maverick estava oficialmente iniciada. Vamos acompanhando.
Diário do Paraná 22.4.73 |
A Ford sem dúvida estava um passo à frente. Liberou o motor para ser testado nas pistas antes de lançar o Maverick e ao mesmo tempo investiu no esporte.
Nilson Clemente no volante? Coisa boa vem por aí!
Diário do Paraná 4.5.73 |
O assunto não é específico do Maverick, mas devemos dar atenção a essa parte da história também. Não vou me aprofundar na Divisão 4, mas a reportagem mostra que o calendário seguia e o Avallone-Ford era a maior novidade.
Diário do Paraná 9.5.73 |
Que interessante. Eles estavam pra correr num campeonato, mas ainda usavam o motor com suas configurações originais para testar eficazmente o motor nas condições que seriam aplicadas ao Maverick. Após esse período de testes, Luis Antonio Grecco iria fazer uma receita para o motor render nada mais que 440 cavalos!
Eram vários carros, mas só esse tinha o motor Ford V8 302. Vai lá, mostra pra eles!
Lembrando que no mês de junho o Maverick já estava devidamente lançado e a venda no Brasil.
O Estado do Mato Grosso 20.7.73 |
Veja a parte 2
O Estado do Mato Grosso 21.7.73 |
Está entrando no clima das corridas? Logo é a vez do Maverick ir pra pista.
Diário do Paraná 26.7.73 |
Imagina.... Um carro novo, numa corrida que nunca correu, com pilotos que não o conhecem e mesmo assim já é favorito. Esse é o Ford Maverick.
Folha de S. Paulo 13.8.73 |
Essa era a corrida pra trazer de volta a paixão dos brasileiros por corridas de longa duração.
Espera aí! O Maverick iria estrear logo na corrida mais longa do Brasil? Mas ele nunca correu, ele acabou de ser lançado! E agora? Não tem chance nenhuma....
Folha de S. Paulo 27.8.73 |
Os primeiros a vencerem uma corrida com o Maverick no Brasil foram Nilson e Bird Clemente e Clóvis Moraes.
A história dessa corrida é legal. Não era oficial, mas todos diziam que o Opala, segundo colocado e que terminou com as mesmas 370 voltas, estaria utilizando um tanque maior que o original do carro. Depois da prova o Bob Sharp colocou o carro a disposição para uma vistoria, mas só fizessem no Maverick também. Ele alegava que o Maverick não estava homologado, mas a CBA já tinha feito a homologação e o motor até o V8 302 já corria em outra categoria, então não sei de onde ele tirou essa idéia. Terminou que ninguém conferiu o carro de ninguém e o Maverick conquistou a sua primeira vitória no Brasil!
Foi também uma mescla de novos piloto com os dinossauros do automobilismo. Os Maverick foram guiados pelos mais experientes.
Então vamos marcar aqui os primeiros que pilotaram o Maverick no Brasil:
Luiz Pereira Bueno
Clovis Moraes
Antonio Castro Prado
Antonio Canto Porto
Chico Landi
Bird Clemente
Marivaldo Fernandes
Nilson Clemente
Tite Catapani
Luis Landi
Alex Dias Ribeiro
Afonso Giaffone
Dante di Camillo
Lucio Naja
Paulo Costa
Só feras!
Quatro Rodas 9.73 |
Quatro Rodas 9.73 |
Quatro Rodas 9.73 |
Com pouco mais de 1 mês no Brasil, o Maverick estreou com vitória deixando evidente a diferença que havia para o Opala. Eram 5 Mavericks contra 14 Opalas.
Não concordo com a Quatro Rodas quando diz que o Maverick ganhou nos boxes. O carro é melhor, a equipe é melhor e mesmo sem ter a experiência que o Opala tinha nesse tipo de corrida, a vitória do Maverick prova sem questionamentos que era e ainda é superior ao Opala. Mesmo com algumas polêmicas e reclamações a vitória foi justa.
A opinião da Quatro Rodas nós conhecemos bem. Vejamos o como a Placar Magazine ilustrou e contou sobre essa corrida:
Placar Magazine 7.9.73 |
Placar Magazine 7.9.73 |
Folha de S. Paulo 4.9.73 |
Folha de S. Paulo 9.9.73 |
Detalhe, esse foi o primeiro Maverick da Hollywood, o mais invocado com o aerofólio veio em 1974.
O Globo 9.9.73 |
Jornal do Brasil 9.9.73 |
Diário de Pernambuco 10.9.73 |
Diário da Tarde 10.9.73 |
Jornal do Brasil 10.9.73 |
Quatro Rodas 10.73 |
Olha, 4 Maverick na mesma foto... Cadê os adversários?
Quatro Rodas 10.73 |
Quatro Rodas 10.73 |
Folha de S. Paulo 21.9.73 |
Repetimos quantas vezes for!
Em 15 dias o Maverick vencia outra importante corrida deixando claro que seu habitat natural era nas pistas.
Nos 500km de Interlagos a supremacia do Maverick foi ainda maior, era praticamente outra categoria.
Veja 19.9.73 |
Apoio das montadoras às corridas. " O sucesso nas pistas influi decisivamente sobre as vendas, de tal forma que competir passa a ser também uma questão de marketing." Esse pensamento vai justificar muita coisa nas corridas...
Folha de S. Paulo 30.9.73 |
Diário da Tarde 1.10.73 |
O Globo 1.10.73 |
Jornal do Brasil 1.10.73 |
O Maverick vencedor foi da equipe Hollywood
Folha de S. Paulo 29.10.73 |
Bônus: entrevista com o piloto Alex Dias Ribeiro aos 25 anos. Esse mês assisti um programa na TV em que ele foi convidado.
O Globo 29.10.73 |
Jornal do Brasil 29.10.73 |
Folha de S. Paulo 29.10.73 |
Quatro Rodas 12.73 |
Quatro Rodas 12.73 |
Agora era Maverick contra Maverick, a concorrência estava muito para trás!
Maverick 100% em 4 corridas.
O Maverick vencedor foi da equipe Hollywood
Jornal do Brasil 7.12.73 |
Folha de S. Paulo 8.12.73 |
Bom, para a corrida não seria permitido o uso da verde por causa da crise do petróleo. Será que afetaria o Maverick???
Folha de S. Paulo 8.12.73 |
Eu sei, está difícil de ler.. não deu pra melhorar muito...
Jornal do Brasil 9.12.73 |
Será que o Maverick tem chances?
Folha de S. Paulo 10.12.73 |
Folha de S. Paulo 10.12.73 |
Diário da Tarde 10.12.73 |
Jornal do Brasil 10.12.73 |
Jornal do Brasil 10.12.73 |
Quatro Rodas 1.74 |
Quatro Rodas 1.74 |
Quatro Rodas 1.74 |
Como diz meu amigo, deu a lógica, o Maverick novamente. Eram 3 Maverick correndo e foi interessante a Quatro Rodas dizer que as cilindradas do Maverick eram 4900, antes ela não colocava as cilindradas e a partir de então passou a dizer 5000.
Placar Magazine 21.12.73 |
Olha a apresentação feita dessa matéria. Perfeito! Dá mais vontade ainda de ler.
Placar Magazine 21.12.73 |
Espera, preciso falar: Senhores Lemyr Martins, Fernando Baldijão e Aureliano Biancarelli, parabéns por essa matéria. Eu estou impressionado e acredito que seja o melhor texto a respeito dessa corrida. Muito obrigado por fazerem tão bem o seu trabalho.
Enquanto o Maverick liderava e a noite caía, pessoas acampadas no autódromo eram atendidas por se intoxicarem com a fumaça dos carros. Esse fato não faz diferença nenhuma na corrida, mas é muito importante pra quem está lendo. Gostei muito dos detalhes dessa matéria. Imagino a situação....
Placar Magazine 21.12.73 |
Já tentaram desqualificar esse Maverick por causa daquelas coisas do regulamento e tal, mas essa era a Divisão 3 e a vitória foi confirmada para o Maverick numero 20 e mesmo se não fosse pra ele, ficaria com outro Maverick, então a concorrência não podia fazer nada.
Viram essa foto do vazamento de gasolina no Maverick? Não ficou explicado o que aconteceu, mas foi muito estranho.
Diário do Paraná 11.12.73 |
Se os irmãos Clemente estavam invictos há 6 corridas, o Maverick estava há 5. Eu vejo muita graça nisso rsrsrsr
Folha de S. Paulo 19.12.73 |
Folha de S. Paulo 17.12.73 |
Aqui vemos que o Maverick venceu mais uma corrida da Divisão 1 para pilotos de competição e pilotos oficiais de competição.
Uma prova que o Maverick não ganhou na Divisão 1. Parecer ter sido somente uma corrida que o Camillo Christofaro decidiu por o Maverick em teste, pois ficou muito para trás.
Mas por não ter certeza, não vou contar essas corridas.
Um Opala foi campeão da D3. As provas que o Maverick participou não faziam parte do campeonato. O Maverick corria, mas não disputava o campeonato com ninguém.
Jornal do Comercio 23.12.73 |
Luta Democrática 24.12.73 |
O Cruzeiro 26.12.73 |
O Cruzeiro 26.12.73 |
Jornal do Brasil 26.12.73 |
Não citaram o Maverick, nem deram muito valor, acho que porque foi o primeiro ano, mas Bird Clemente teve todo seu mérito reconhecido
Depois de um ano como esse a Ford estava sorrindo a toa.
Nós acompanhamos as cinco corridas que o Maverick participou.
TALVEZ, essas sejam todas as corridas que o Maverick ganhou em 1973.
Hoje as principais categorias do automobilismo são multimarcas, porém com o conjunto mecânico idêntico para todos. Então se o carro A vence não podemos dizer que é melhor que o carro B, pois tem as mesmas condições de mecânica. Na época era Ford com tudo Ford, Chevrolet com tudo Chevrolet, e quem ganhasse era o melhor, não tinha dúvidas. O carro da pista era praticamente o mesmo das ruas. Entendem o que quero dizer? Era Opala contra Maverick e não hoje que é equipe A contra equipe B.
Tenho certeza que é do agrado de todos a história do Maverick nas pistas e essas foram só as corridas de 1973, ainda tem muito mais.
A gente fala muito dos carros e da rivalidade da época, mas não podemos de dar os parabéns e agradecer a todos os pilotos que guiaram esse maravilhoso carro, seja com vitórias ou não, seja equipe famosa ou não. Vocês são nossos heróis e serão sempre lembrados.
Mais uma parte do quebra-cabeças apresentado na primeira postagem:
Esse artigo une-se ao Teste de Economia e ao1973 - 1º Raid da Integração Nacional.
Logo teremos mais testes.
Aconteceu? Maverick está envolvido? Então aqui é o lugar!
FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
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juninho8fonseca@gmail.com
Obrigado pela visita!
Obrigado pela visita!
Tenho o orgulho de ter visto todas estas provas ao vivo! Destaque especial à foto da largada das 200 Milhas de Interlagos, pois pela primeira vez pude me ver em uma foto publicada pelas revistas da época. Estava na arquibancada em frente ao prédio da Tribuna de Honra, recentemente demolida.
ResponderExcluirQue fantástico! O senhor faz mesmo parte da história do Maverick. Que maravilha, obrigado por compartilhar essas lembranças conosco meu amigo. Abraço!
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