Todo carro de respeito e com história, teve uma apresentação a sua altura. O Maverick foi lançado no Brasil no dia 20 de junho de 1973, mas antes disso foi devidamente apresentado no evento mais importante para os veículos que acontece de 2 em 2 anos: O Salão do Automóvel de 1972.
Por esse motivo, o VIII Salão do Automóvel foi o mais importante de todos, foi onde pela primeira vez o Maverick nos foi mostrado.
Vejamos como aconteceu:
|
Jornal do Brasil 4.10.72 |
Além é claro do Maverick ser a maior atração da Ford nesse Salão do Automóvel, chamou atenção esse Galaxie Cupê. Seria mesmo um Galaxie 2 portas aqui no Brasil?
Essas eram algumas das expectativas.
|
Diário da Tarde 21.10.72 |
Agora é mais que oficial: o Maverick estará no VIII Salão do Automóvel em São Paulo.
Viram quanto trabalho a Ford teve para "adaptá-lo" ao Brasil?
|
Diário da Tarde 31.10.72 |
3 lançamentos são aguardados, vejamos como isso acontecerá...
|
Diário de Pernambuco 5.11.72 |
Pronto, já temos a data de início do Salão do Automóvel: 25/11/1972 no Anhembi.
O jornal conta um pouco de como o Maverick foi escolhido para vir ao Brasil. Que falta ele fazia! Só havia o Opala nesse segmento.
Foram 921 modificações no Maverick para deixá-lo pronto para o Brasil.
o jornal continua dizendo que o Maverick fez muito sucesso nos Estados Unidos com vendas acima de um milhão de unidades, ganhando a fama de durabilidade, economia, solidez, simplicidade da concepção e baixo custo de manutenção.
São pouquíssimos os lugares, pra não dizer nenhum, que diz essas coisas sobre o Maverick. Isso mostra como a história do Maverick ainda tem um longo trajeto para se tornar cada vez mais conhecida.
|
Jornal do Brasil 15.11.72 |
Ops, vemos agora uma opinião dizendo que o essa edição do Salão tem tudo para ser a mais fraca de todas e com a ausência de mais carros, é claro que as atenções estariam totalmente voltadas ao Maverick.
Ah não... não pode ser assim!
|
O Estado de S. Paulo 19.11.72 |
Tem que esperar o lançamento e comprar! Como dizem aqueles comerciais: "Não compre carro nenhum até junho do ano que vem!" :)
Foco no Maverick. Esse jornal fez uma ótima descrição do Maverick. O encaixou certinho em seu lugar no mercado brasileiro. Mesmo sendo ainda cedo para falar com exatidão dos detalhes do carro, o jornal foi bem sucedido em sua avaliação.
|
Folha de S. Paulo 24.11.72 |
Logo na entrada fica o estande da Ford. Pronto, nem precisaria andar mais, tudo o que a gente quer estaria ali. :)
Essa foto mostra a área da Ford com os carros cobertos, antes do salão ser aberto ao público.
|
O Globo 24.11.72 |
Conhecer o contexto histórico é de suma importância para entendermos o porque das coisas acontecerem como aconteceram. Essa entrevista deixa claro a ascensão que o mercado de automóveis teve desde o primeiro Salão. O Brasil receber carros como o Maverick, mostra que não somente estava preparado, mas como também tinha a confiança das empresas de investirem por aqui.
O cenário era totalmente favorável aos automóveis.
|
O Globo 24.11.72 |
|
O Globo 24.11.72 |
O Maverick em maior evidencia que os outros modelos.
|
Jornal do Brasil 25.11.72 |
A leitura desse jornal é de extrema importância! O texto é tão relevante quanto as fotos.
O Maverick não foi concebido para ser testado pelos clientes. A Ford se encarregou de testar suas peças, que equiparam outros carros, assim também como o conjunto completo da mecânica e o resultado é esse carro completo que temos. Não é apenas um carro com motorzão, é um conjunto mecânico forte, confiável e durável.
Diante de todos esses atributos, é claro que ele tornou-se a grande atração do Salão do Automóvel.
|
4 Rodas - dezembro de 1972 |
E aqui já vemos o salão aberto e os carros sendo exibidos. Olha o Maverick ali! :)
|
4 Rodas - dezembro de 1972 |
|
4 Rodas - dezembro de 1972 |
A visão da revista 4 Rodas sobre o Salão e o Maverick.
|
4 Rodas - dezembro de 1972 |
Esses pneus redline deram um charme a mais. Esse foi o único Maverick, ou até mesmo o único carro que vi com esses pneus. Se fosse um hotwheels, teria sua própria série e valeria mais :)
|
Folha de S. Paulo 26.11.72 |
Após a descrição do carro e seus modelos um ponto chama atenção "Mais tarde, seriam lançadas também as versões de quatro portas e a perua." Perua? Estava nos planos da Ford, como foi o caso do Ford Pinto? Mais um mistério.
Dentre muitas opções que a Ford tinha, o Maverick não seguia o "padrão" europeu, como era a tendência do mercado, ele veio direto dos EUA "e não se fala mais nisso." Esse é o Maverick desafiando tudo e todos!
O motor 6 cilindros é
derivado (não era exatamente igual) do Itamaraty, pois como vimos, foram feitas várias mudanças para que seu rendimento fosse compatível com o Maverick, mas essas mudanças também poderiam significar que a fábrica de motores estava atrasada e que seria melhor que o motor de 4 cilindros fosse o básico para o carro.
|
Veja 29.11.72 |
Só uma correção: O Maverick foi lançado nos EUA em 1969 e não em 1959 como está na revista. Deve ter sido erro de digitação... quem nunca não é mesmo? :)
|
Veja 29.11.72 |
Aguardam para 1974 que a fábrica de motores esteja pronta, mas o prometido havia sido 1975
|
Veja 29.11.72 |
Pois é, "É preciso se antecipar. Dar um passo à frente." Nós já tínhamos visto o investimento da Ford e da Philco no Brasil. O lançamento da TV a cores Philco e o lançamento do Maverick foram dois marcos para o ano de 72/73.
|
O Cruzeiro 29.11.72 |
Ah a revista O Cruzeiro... essa revista é ótima!
|
O Cruzeiro 29.11.72 |
Olha isso pessoal!
|
O Cruzeiro 29.11.72 |
O texto é semelhante ao que já lemos anteriormente, mas essas fotos são novas. Eu notei vários detalhes nessas fotos. Consegue citar algum?
|
Jornal do Brasil 29.11.72 |
Essas fotos são demais! Talvez você já tenha visto em algum lugar, mas eu duvido que onde voce viu essas fotos tinha a fonte delas :) Aqui a gente conta a história completa!
|
Jornal do Brasil 29.11.72 |
Aí está! Lembram daquela opinião "pessimista" sobre o Salão? Pois é, ela mudou totalmente :)
|
Diário do Paraná 30.11.72 |
Duas semanas de Salão do Automóvel.
Imagina a quantidade de fotos, de reportagens, de entrevistas que foram feitas a respeito do Maverick. Até que encontrei uma porção considerável de informações sobre o Salão, mas é certeza que temos muito mais a descobrir.
|
O Fluminense 30.11.72 |
O texto é semelhante ao do Jornal do Brasil, mas não tem problema, a função do jornal também é divulgar a notícia.
|
Manchete 1972 |
Por muito tempo procurei por essa revista. Aí está!
Ao que tudo indica, este Maverick ficou a disposição da Imprensa para a cobertura das matérias sobre sua apresentação no Salão do Automóvel.
|
Revista Automóvel Club 12.72 |
|
O Globo 1.12.72 |
Os números comprovam o sucesso desse Salão do Automóvel. Como vimos anteriormente, o cenário era totalmente adequado para novos lançamentos voltados ao mercado automobilístico.
E olha aí mais fotos do Maverick!
|
Diário de Pernambuco 4.12.72 |
|
Diário de Pernambuco 4.12.72 |
|
Diário de Pernambuco 4.12.72 |
15 anos da Industria Automobilística Brasileira e só havia motivos para comemorar.
Só pra gente registrar aqui, o Maverick foi apresentado em 3 modelos: Cupe Super Luxo, GT e Sedan Super.
|
Jornal do Brasil 7.12.72 |
JK, Juscelino Kubitschek, o pai da indústria no Brasil visitou o Salão do Automóvel e vejam só, de todos os carros ali, ficou impressionado com o Maverick.
É Juscelino, se não fosse por você, não teríamos um carro tão impressionante aqui no Brasil...
|
4 Rodas - dezembro de 1972 |
|
4 Rodas - dezembro de 1972 |
A 4 Rodas também disponibilizou a ficha técnica e vale ressaltar que o Maverick ainda não havia sido testado, seu primeiro teste pela 4 Rodas foi realizado no mês de julho de 1973, lembrando mais uma vez que o modelo de quatro portas foi sim apresentado em 72, mas só chegaria ano mercado em novembro de 1973.
|
Folha de S. Paulo 2.6.74 |
A matéria acima falava sobre o Salão de 1972.
ATUALIZAÇÃO 27/6/22:
Fotos do grande Karl Ludvigsen
Essas fotos, lindas por sinal, mostram pela primeira vez (pelo menos pra mim) a cor deste Maverick da foto abaixo. Ele parece ser o mesmo carro que vimos à cores primeiro na revista O Cruzeiro. Até hoje eu não consegui distinguir aquela cor...
Essa foi a contribuição do blog Ford Maverick na História sobre a apresentação do Maverick no 8º salão do Automóvel. Jornal e revistas mostradas para que informação nunca falte. E a história continua!
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
Nosso Facebook:
Nosso Instagram:
Nenhum comentário:
Postar um comentário