domingo, 12 de maio de 2013

1972 - Maverick no Salão do Automóvel

Todo carro de respeito e com história, teve uma apresentação a sua altura. O Maverick foi lançado no Brasil no dia 20 de junho de 1973, mas antes disso foi devidamente apresentado no evento mais importante para os veículos que acontece de 2 em 2 anos: O Salão do Automóvel de 1972.
Por esse motivo, o VIII Salão do Automóvel foi o mais importante de todos, foi onde pela primeira vez o Maverick nos foi mostrado.

Vejamos como aconteceu:


Jornal do Brasil 4.10.72

Além é claro do Maverick ser a maior atração da Ford nesse Salão do Automóvel, chamou atenção esse Galaxie Cupê. Seria mesmo um Galaxie 2 portas aqui no Brasil?

Essas eram algumas das expectativas.




Diário da Tarde 21.10.72 
Agora é mais que oficial: o Maverick estará no VIII Salão do Automóvel em São Paulo.

Viram quanto trabalho a Ford teve para "adaptá-lo" ao Brasil?

Diário da Tarde 31.10.72 

3 lançamentos são aguardados, vejamos como isso acontecerá...

Diário de Pernambuco 5.11.72

Pronto, já temos a data de início do Salão do Automóvel: 25/11/1972 no Anhembi.

O jornal conta um pouco de como o Maverick foi escolhido para vir ao Brasil. Que falta ele fazia! Só havia o Opala nesse segmento.

Foram 921 modificações no Maverick para deixá-lo pronto para o Brasil.
o jornal continua dizendo que o Maverick fez muito sucesso nos Estados Unidos com vendas acima de um milhão de unidades, ganhando a fama de durabilidade, economia, solidez, simplicidade da concepção e baixo custo de manutenção.

São pouquíssimos os lugares, pra não dizer nenhum, que diz essas coisas sobre o Maverick. Isso mostra como a história do Maverick ainda tem um longo trajeto para se tornar cada vez mais conhecida.




Jornal do Brasil 15.11.72
Ops, vemos agora uma opinião dizendo que o essa edição do Salão tem tudo para ser a mais fraca de todas e com a ausência de mais carros, é claro que as atenções estariam totalmente voltadas ao Maverick.

Ah não... não pode ser assim!


Diário de Pernambuco 19.11.72
Está chegando a hora!


O Estado de S. Paulo 19.11.72
Tem que esperar o lançamento e comprar! Como dizem aqueles comerciais: "Não compre carro nenhum até junho do ano que vem!" :)

Foco no Maverick. Esse jornal fez uma ótima descrição do Maverick. O encaixou certinho em seu lugar no mercado brasileiro.Mesmo sendo ainda cedo para falar com exatidão dos detalhes do carro, o jornal foi bem sucedido em sua avaliação.




Folha de S. Paulo 24.11.72

Logo na entrada fica o estande da Ford. Pronto, nem precisaria andar mais, tudo o que a gente quer estaria ali. :)
Essa foto mostra a área da Ford com os carros cobertos, antes do salão ser aberto ao público.


O Globo 24.11.72
Conhecer o contexto histórico é de suma importância para entendermos o porque das coisas acontecerem como aconteceram. Essa entrevista deixa claro a ascensão que o mercado de automóveis teve desde o primeiro Salão. O Brasil receber carros como o Maverick, mostra que não somente estava preparado, mas como também tinha a confiança das empresas de investirem por aqui.
O cenário era totalmente favorável aos automóveis.

O Globo 24.11.72


O Globo 24.11.72
O Maverick em maior evidencia que os outros modelos.


Jornal do Brasil 25.11.72

A leitura desse jornal é de extrema importância! O texto é tão relevante quanto as fotos.


O Maverick não foi concebido para ser testado pelos clientes. A Ford se encarregou de testar suas peças, que equiparam outros carros, assim também como o conjunto completo da mecânica e o resultado é esse carro completo que temos. Não é apenas um carro com motorzão, é um conjunto mecânico forte, confiável e durável.

Diante de todos esses atributos, é claro que ele tornou-se a grande atração do Salão do Automóvel.


4 Rodas - dezembro de 1972

 E aqui já vemos o salão aberto e os carros sendo exibidos. Olha o Maverick ali! :)


4 Rodas - dezembro de 1972


4 Rodas - dezembro de 1972
A visão da revista 4 Rodas sobre o Salão e o Maverick.


4 Rodas - dezembro de 1972
Esses pneus redline deram um charme a mais. Esse foi o único Maverick, ou até mesmo o único carro que vi com esses pneus. Se fosse um hotwheels, teria sua própria série e valeria mais :)

Folha de S. Paulo 26.11.72

Após a descrição do carro e seus modelos um ponto chama atenção "Mais tarde, seriam lançadas também as versões de quatro portas e a perua." Perua? Estava nos planos da Ford, como foi o caso do Ford Pinto? Mais um mistério.
Dentre muitas opções que a Ford tinha, o Maverick não seguia o "padrão" europeu, como era a tendência do mercado, ele veio direto dos EUA "e não se fala mais nisso." Esse é o Maverick desafiando tudo e todos!
O motor 6 cilindros é derivado (não era exatamente igual) do Itamaraty, pois como vimos, foram feitas várias mudanças para que seu rendimento fosse compatível com o Maverick, mas essas mudanças também poderiam significar que a fábrica de motores estava atrasada e que seria melhor que o motor de 4 cilindros fosse o básico para o carro.


Veja 29.11.72
Só uma correção: O Maverick foi lançado nos EUA em 1969 e não em 1959 como está na revista. Deve ter sido erro de digitação... quem nunca não é mesmo? :)

Veja 29.11.72


Aguardam para 1974 que a fábrica de motores esteja pronta, mas o prometido havia sido 1975
 

Veja 29.11.72


Pois é, "É preciso se antecipar. Dar um passo à frente." Nós já tínhamos visto o investimento da Ford e da Philco no Brasil. O lançamento da TV a cores Philco e o lançamento do Maverick foram dois marcos para o ano de 72/73.

O Cruzeiro 29.11.72
Ah a revista O Cruzeiro... essa revista é ótima!

O Cruzeiro 29.11.72

Olha isso pessoal!

O Cruzeiro 29.11.72
O texto é semelhante ao que já lemos anteriormente, mas essas fotos são novas. Eu notei vários detalhes nessas fotos. Consegue citar algum?



Jornal do Brasil 29.11.72
Essas fotos são demais! Talvez você já tenha visto em algum lugar, mas eu duvido que onde voce viu essas fotos tinha a fonte delas :) Aqui a gente conta a história completa!


Jornal do Brasil 29.11.72
Aí está! Lembram daquela opinião "pessimista" sobre o Salão? Pois é, ela mudou totalmente :)



Diário do Paraná 30.11.72
Duas semanas de Salão do Automóvel.
Imagina a quantidade de fotos, de reportagens, de entrevistas que foram feitas a respeito do Maverick. Até que encontrei uma porção considerável de informações sobre o Salão, mas é certeza que temos muito mais a descobrir.

O Fluminense 30.11.72



O texto é semelhante ao do Jornal do Brasil, mas não tem problema, a função do jornal também é divulgar a notícia.


O Globo 1.12.72
Os números comprovam o sucesso desse Salão do Automóvel. Como vimos anteriormente, o cenário era totalmente adequado para novos lançamentos voltados ao mercado automobilístico.

E olha aí mais fotos do Maverick!

Diário de Pernambuco 4.12.72


Diário de Pernambuco 4.12.72


Diário de Pernambuco 4.12.72

15 anos da Industria Automobilística Brasileira e só havia motivos para comemorar.

Só pra gente registrar aqui, o Maverick foi apresentado em 3 modelos: Cupe Super Luxo, GT e Sedan Super.


Jornal do Brasil 7.12.72


JK, Juscelino Kubitschek, o pai da industria no Brasil visitou o Salão do Automóvel e vejam só, de todos os carros ali, ficou impressionado com o Maverick.
É Juscelino, se não fosse por você, não teríamos um carro tão impressionante aqui no Brasil...


4 Rodas - dezembro de 1972

4 Rodas - dezembro de 1972
A 4 Rodas também disponibilizou a ficha técnica e vale ressaltar que o Maverick ainda não havia sido testado, seu primeiro teste pela 4 Rodas foi realizado no mês de julho de 1973, lembrando mais uma vez que o modelo de quatro portas foi sim apresentado em 72, mas só chegaria ano mercado em novembro de 1973.

Folha de S. Paulo 2.6.74
A matéria acima falava sobre o Salão de 1972.



Essa foi a contribuição do blog Ford Maverick na História sobre a apresentação do Maverick no 8º salão do Automóvel. Jornal e revistas mostradas para que informação nunca falte. E a história continua!




FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

No Facebook


Conheça os Relocímetros, uma linha de relógios especiais para quem curte carros. De parede, de pulso e de mesa. Acesse www.autosbizus.com.br .