segunda-feira, 20 de maio de 2013

1973 - 1º Raid da Integração Nacional

O 1º Raid da Integração Nacional precisa constar aqui e seguindo o mesmo padrão do blog Maverick na História, vamos conferir o que foi notícia e comentá-la.



O Globo 8.10.73




Folha de S. Paulo 9.10.73


Em outubro de 1973, o Maverick tinha apenas 4 meses de idade no Brasil, porém com todos os testes que foram feitos para adaptação do carro ao país, a Ford com certeza estava confiante que não só o Maverick, mas o Corcel e a Belina cumpririam toda essa viagem histórica pelo país.
Os 3 destemidos Ford seriam os bandeirantes de aço, desbravando o Brasil por estradas principalmente de terra, lama, buraco, pedra, subida, descida.... asfalto? Se hoje em dia as estradas estão todas arrebentadas, imagina em 1973! Seria um teste e tanto de resistência para o trio, mas como ficou evidente e bem claro, o que eles queriam dizer é que "o seu país está sendo integrado".
A Ford era protagonista, mas ao lado, podemos ver os outros realizadores deste evento.




Folha de S. Paulo 10.10.73
Muito boa matéria da Folha contando das outras expedições com Ford pelo Brasil. História fantástica.


Jornal do Brasil 10.10.73

Embora esteja escrito errado, o Jornal do Brasil traz importantes informações. Podemos ter uma noção maior de como esse Raid era ambicioso, bem maior do que tudo o que já fizeram antes.
E essa equipe?! Só a nata organizada e dirigida pelo mestre Luiz Antonio Greco.
Olha só, entre eles haviam fotógrafos e cinegrafistas! Onde é que estão essas fotos e vídeos?! Nós queremos!

Roteiro:
Chuí – Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Paraná
São Paulo
Goiás
Mato Grosso
Rondônia
Acre
Amazonas
Pará
Maranhão
Piauí
Ceará
Rio Grande do Norte
Paraíba
Pernambuco
Alagoas
Sergipe
Bahia
Espirito Santo
Rio de Janeiro
Guanabara – Rio de Janeiro
Minas Gerais
Brasilia


Bom, mas no dia 10, os carros já estavam há 2 dias viajando. Onde estariam?


Folha de S. Paulo 10.10.73

A concessionária AL-CAR fez a recepção da comitiva em São Paulo.


O Globo 12.10.73

16 mil quilômetros pela frente!!





O Estado de Mato Grosso 13.10.73

A vez de Cuiabá


O Estado de Mato Grosso 13.10.73


O Estado de Mato Grosso 14.10.73

Um projeto grandioso estava em curso.



Diário de Pernambuco 14.10.73
"Salve a Ford - "Pioneira na Integração Brasileira".


A concessionaria Fonseca Irmãos bem que poderia ser de algum parente meu :). Foi produzido bastante material para divulgar o Raid.
Espero mesmo que possamos um dia ter acesso a esses vídeos e fotos...


Correio Braziliense 14.10.73 

Mais detalhes da viagem de Rondon com seu valente Ford




Diário do Paraná 18.10.73

O Globo 21.10.73
Até aqui foram 7 mil quilômetros em estradas nos mais diversos terrenos em 12 dias.

Olha só cada detalhe... imagina você lá no meio do mato, com a poeira em volta, trepidando no banco ao passar pelas costelas de vaca, num lugar totalmente isolado dentro de um Maverick.... Com certeza foi mais que incrível!

Agora o destino é Belém.

O Cruzeiro 24.10.73
Aqui está um resumo bem objetivo do que é e como funciona o Raid. Vamos dar atenção aos carros que não tinham nenhuma preparação especial.


Folha de S. Paulo 24.10.73
Depois de mais de 2 semanas de viagem, recebemos mais notícias. " Os mecânicos informam que a saúde dos carros são mesmo de ferro." :)

Vamos os detalhes das legendas das fotos:

A foto maior no topo da página não tem legenda.
A que aparece uma longa estrada é na Transamazônica.
A do Corcel é numa ponte provisória de obras na Porto Velho-Manaus
A última foto é no Palácio do Governo de Rio Branco.



Fica evidente as condições das estradas, mas também das melhorias que estão sendo feitas. A previsão para chegada é no dia 31 de outubro de 1973.

Diário de Pernambuco 24.10.73

Um projeto pioneiro desses só poderia ser sucesso mesmo.

Lemos que tudo foi filmado a cores... Onde estará você vídeo!?


Vamos dar destaque às empresas que apoiavam esse projeto:

Departamento Nacional de Rodagens - DNER
Embratur
Empresa de Correios e Telégrafos - ECT
Contava com o apoio da FAB e do Exército


Claro, além de mostrar o progresso com as estradas pelo país, a Ford testava e mostrava toda a qualidade de seus carros, principalmente o novo Maverick.

Tudo estava sendo muito bem coordenado e bem executado.

Diário de Natal 25.10.73

Chegada prevista para a capital Natal


Diário de Natal 25.10.73





Diário de Pernambuco 25.10.73
Eis o convite da Cidar Veículos, revendedor Ford de Recife para conhecerem de perto os fortes Ford que participam do Raid.

Imagina....Que oportunidade de fazer parte da história não é mesmo?


Diário de Pernambuco 28.10.73

Esse é o Jornal!!!

Vamos relembrar o nome dos que fizeram essa façanha acontecer

Paulo Dante Martinelli - Piloto
Carlos Roberto Henriques da Costa - Editor do Departamento de Imprensa da Ford
Fernando Novaes Abrunhosa - Fotógrafo
Reynaldo Cardoso - Departamento de Promoção de Vendas da Ford
José Álvaro Ricci - Cinegrafista
Reynaldo Paes de Barros - Cinegrafista
João Mariano de Oliveira - Mecânico
Miguel Olona Palan - Eletricista

Sinto que estamos cada vez mais próximos de mais fotos e do tão sonhado vídeo sobre o Raid... Minhas pesquisas terão um foco muito maior nisso daqui pra frente.


A Santos & Cia também recebeu o Raid:


Diário de Natal 27.10.73
Foto histórica em frete a concessionária.

Podemos notar uma certa divergência nas datas e horários. A Cidar e a Santos & Cia ficam em Natal e pelo que dá pra entender, eles foram primeiro para a Santos & Cia, mas eles não foram embora da cidade, a noite foram para a Cidar.  



O Fluminense 28, 29.10.73

Após Maceió, Aracaju, Salvador e Vitória, a concessionária Grande Rio, no Rio de Janeiro, será a sede dos bravos Ford que avançam cada vez no Raid.


Correio Braziliense 28.10.73
O jornal de Brasilia já estava ansioso pela chegada do Raid a cidade. Falta pouco!




O Fluminense 30.10.73

Vemos mais detalhes da chegada ao Rio de Janeiro e mais sobre a equipe de homens corajosos e profissionais que estavam "integrando o país" a bordo desses carros indestrutíveis. O jornal também traz a história do Marechal Cândido Rondon.


Jornal do Brasil 28.10.73 
Amanhã? Dia 29?


Diário de Natal 30.10.73

Correio Braziliense 30.10.73

Correio Braziliense 30.10.73
Aqui nós temos um diário de bordo do que foi essa incrível viagem. Assim como o Ford de Rondon, os carros tiveram poucos problemas: amortecedores e pneus furados. Eles passaram por lugares que surpreenderam até os motoristas de caminhão. Dá vontade de ter participado....


Folha de S. Paulo 31.10.73

Prazo cumprido! Chegada em Brasília. Então nós entendemos o que realmente significa que " o seu país está integrado". Há rodovias que ligam todas as regiões do país.
Com média de 700 km por dia, os carros chegaram firmes e fortes, prontos pra outra, deixando o caminho aberto pra gente.
Muito legal esse desfecho.

Jornal do Comercio 1.11.73

Essas fotos são maravilhosamente maravilhosas!
A legenda descreve bem cada imagem, mas quero chamar atenção, na primeira imagem, a equipe de filmagens que aparece bem no canto inferior esquerdo da foto e ao fato de que na segunda imagem, ter sido o Maverick, o carro escolhido para sair na foto com o Ford 1922. São registros fantásticos!

Folha de S. Paulo 28.11.73
Lemos que para a CBA homologar o Raid, os carros teriam seus motores abertos, estudados e analisados nos laboratórios da Faculdade de Engenharia Industrial de São Paulo.


Correio Braziliense 1.11.73
Que ótima leitura! O próprio Luiz Antonio Greco contou como foi a viagem. Alguns trechos do caminhão ainda não haviam sido desbravados e os carros saíram e chegaram firmes e fortes.
Um encerramento perfeito!

Correio Braziliense 1.11.73

Palmas para esse texto!
Não há nada para acrescentar.


Jornal do Brasil 31.10.73
Um pouco atrasada essa reportagem, mas a foto da equipe com o Luiz Antonio Greco em primeiro plano salvou o dia!

Correio Braziliense 4.11.73

Correio Braziliense 1.11.73

Essas notícias estão fora da ordem cronológica dos fatos, mas é totalmente válida. Inclusive, podemos ler na integra a carta de um dos governadores ao presidente do Brasil.




Folha de S. Paulo 14.12.73
Os argumentos das propagandas do Maverick são ótimos, provam mesmo que o carro é forte e resistente além de claro, ser o carro contra a rotina.


Folha de S. Paulo 22.3.74

O Cruzeiro 27.3.74



O Raid fez tanto sucesso que 5 meses após seu término, ainda era utilizado como propaganda pela Ford.




Vejam essa notícia!

Correio Brazilense 27.1.74

Hoje em dia sabemos que o Maverick do Raid foi sim para o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas de Caçapava, do Roberto Lee, mas acredito que sejam pouquíssimas pessoas que saibam como isso se deu.
Olha só que inusitado heim, A Ford faria o sorteio desse Maverick entre os funcionários, mas aí o Roberto Lee chegou no O’Neill, pediu e ganhou o carro.
É mesmo verdade, quem não arrisca, não petisca.

Mas e agora? O Raid terminou no dia 31 de outubro de 1973, já estávamos no dia 27 de janeiro de 1974. Onde o carro ficou durante esse tempo? Já havia passado pelos testes da FEI - Faculdade de Engenharia Industrial de São Paulo?

Correio Braziliense 23.6.74

Era junho de 74 e o Maverick ainda não tinha chegado ao museu...
O tempo passou mais um pouco e tivemos o IX Salão do Automóvel e a Ford levou o Maverick para expor:


Quatro Rodas 12.74

Em novembro de 74 lá estava o Maverick do Raid no Salão do Automóvel. Com ele, ainda um Maverick Quadrijet de corrida e uma Belina de Rali.

Estava demorando para o Museu receber o seu presente.

Correio Braziliense 1.2.75

Agora foi o presidente do Brasil, Geisel que também gostaria de ver aquele Maverick icônico num museu.
Vimos que desde o término do Raid, ele ficou guardado meio que de lado, num pátio que acredito ser da própria fábrica da Ford.
Não temos informações da Belina e do Corcel que também participaram do Raid. Talvez eles tenham sido sorteados entre os funcionários da Ford.

A data exata que o Maverick chegou ao museu ainda não descobri, mas espero que tenha sido a tempo d o senhor Roberto Eduardo Lee tê-lo visto, pois em junho de 1975 ele foi assassinado...





E foi isso, o Maverick chegou ao museu assim:

http://antigoscpvaj.blogspot.com.br

e ficou assim:

http://antigoscpvaj.blogspot.com.br

Uma pena....

Podemos dizer que o 1º Raid da Integração Nacional ficou muito conhecido pelo país, pois em cada capital havia toda uma mobilização para que as cartas fossem entregues, para que as pessoas pudessem ver os carros de perto... o próprio vídeo que foi gravado com certeza foi bastante utilizado na época também. Os jornais e revistas noticiaram incansavelmente cada detalhe dessa façanha, mas infelizmente grande parte dessa história ficou perdida no tempo.



Antes de encerrarmos, esse jornal me deixou ainda mais esperançoso em encontrar o vídeo do Raid

Jornal do Brasil 10.7.74
Na inauguração da Cliper, concessionária Ford no RJ, o filme do Raid da Integração Nacional foi exibido.... Imaginem! Isso confirma que o vídeo foi realmente feito, utilizado na época e que deve estar por aí aguardando para ser encontrado.
Depois dessa data, não encontrei mais nenhuma informação desse filme.



Já está em andamento mais uma parte dessa pesquisa, espero poder publicar o que estou investigando.

Veja também: A Ford tentou destruir o Maverick



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

No Facebook


Conheça os Relocímetros, uma linha de relógios especiais para quem curte carros. De parede, de pulso e de mesa. Acesse www.autosbizus.com.br .