Na década de 1970, descobriu-se que o petróleo é um recurso natural não renovável. Tal descoberta fez o preço do produto se alterar, fazendo-o triplicar no final de 1977. Os países membros da OPEP supervalorizaram o preço do petróleo como via de protesto ao apoio que os Estados Unidos davam a Israel durante a Guerra do Yom Kippur. Em apenas cinco meses, entre outubro de 1973 e março de 1974, o preço do petróleo aumentou 400%, causando reflexos poderosos nos Estados Unidos e na Europa e desestabilizando a economia por todo o mundo. É justamente este momento que coincide com o fim do milagre econômico ocorrido na ditadura militar no Brasil.
O ano é 1974, o Maverick contava com o motor de 6 e 8 cilindros, 2 e 4 portas. Com a crise aumentando a Ford tinha a missão de provar que seu carro não era um beberrão como diziam. Até o momento o 6 cilindros era mais utilizado, porém é de um projeto mais antigo e teve que ser todo retrabalhado para equipar o Maverick.
Minha opinião: Todos apontam o problema para o consumo dos carros, porém a única mudança que ocorreu foi o preço do combustível, o carro continua consumindo o mesmo tanto, não concordam? Deveriam reclamar da alta preço do combustível e não jogar a culpa nos carros.
De qualquer forma, a Ford arregaçou as mangas:
Folha de S. Paulo 18.6.74 |
Placar final: Maverick 10 X Fusca 0,5
Folha de S. Paulo 23.6.74 |
A Ford trazia para o Brasil a inimizade entre Maverick e Fusca assim como era nos Estados Unidos.
Eu gosto do Fusca e acredito que todo brasileiro tenha muito carinho por ele. Aprendi a dirigir aos 11 anos num Fusca 86 que meu pai tinha e por isso o Fusca sempre vai ter um espaço no meu coração, acontece que essa comparação da propaganda é um absurdo, o Maverick é totalmente superior ao Fusca e na verdade, nem deveriam ser comparados, mas essas polêmicas devem sempre existir.
Estava dado início ao Teste de Economia do Maverick.
Diário de Pernambuco 7.7.74 |
O Cruzeiro 17.7.74 |
É isso! Uma competição para os motoristas e um teste para o Maverick
Diário do Paraná 18.7.74 |
Resumo do teste feito em Curitiba
Folha de S. Paulo 19.7.74 |
Até então o Maverick 6 cilindros fez 9,940km/l e pra ser mais abrangente e transparente, os testes continuariam em várias cidades pelo país.
Diário do Paraná 21.7.74 |
Impressionado?
Esse jornal explica direitinho o teste. Vale destacar aqui as regras:
Só Maverick 6 cilindros - 2 ou 4 portas;
Só motor sem preparação;
Dois carros disponíveis para sorteio para depois ser usado somente um deles;
Velocidade mínima de 40km/h;
Percurso previamente escolhido e
Se empatar, há uma nova prova.
Justo e transparente.
Diário do Paraná 21.7.74 |
Olha o comercial:
O Jornal 24.7.74 |
Folha de S. Paulo 24.7.74 |
"O concurso tem como objetivo mostrar que depende do motorista o consumo de gasolina e que mesmo um carro grande pode ser econômico se for dirigido corretamente."
Sim, depende do motorista mesmo. A forma como se dirige resulta em economia ou gasto, em boa direção ou acidente. Tudo depende do motorista, não da pra culpar o carro.
E o recorde vai aumentando! Agora a marca foi de 11,215km/l.
Vemos os motivos para que a Ford realizasse esse teste. A gasolina dobrou de preço em apenas 7 meses e antes do povo abandonar os carros grandes, a Ford pôs seu recém lançado carro pra provar que ele não tinha culpa disso.
Diário do Paraná 28.7.74 |
Qual carro na faixa de 3000 cilindradas hoje é econômico? Quanto por litro faz um carro hoje em dia? 11,215km/l num Maverick 6 cilindros está bom? Você aí ainda acha que o Maverick bebe muito?
O Cruzeiro 31.7.74 |
Diário de Pernambuco 2.8.74 |
Folha de S. Paulo 2.8.74 |
Diário de Pernambuco 3.8.74 |
Diário de Pernambuco 4.8.74 |
Diário de Pernambuco 5.8.74 |
Diário de Pernambuco 6.8.74 |
Recife parou para testar o Maverick.
O Cruzeiro 7.8.74 |
Folha de S. Paulo 14.8.74 |
Jornal de Caxias 17.8.74 |
Diário do Paraná 18.8.74 |
Folha de S. Paulo 21.8.74 |
Folha de S. Paulo 28.8.74 |
Aldo Pacheco foi o campeão do teste após atingir a marca de 11,570km/l! O prêmio? Um Maverick Super Luxo.
A Ford sempre foi pioneira e o Maverick estava lá para cumprir seu papel na história.
Diário de Pernambuco 1.9.74 |
Jornal dos Sports 1.9.74 |
O Cruzeiro 4.9.74 |
Eu não sei o quanto eles se esforçaram para fazer média com seus Maverick, mas não acredito que tenham praticado tanto.
Jornal de Caxias 7.9.74 |
Folha de S. Paulo 13.9.74 |
Após provar que seu carro não é um alcoólatra, a Ford passava a responsabilidade para os motoristas.
Aldo Pacheco provou que o Maverick é econômico.
Diário de Pernambuco 29.10.74 |
Aldo Pacheco recebendo o seu merecido prêmio, um Ford Maverick Super Luxo!
Folha de S. Paulo 6.11.74 |
Independente disso, vale aqui que o Maverick fez 12km/l, praticamente o mesmo que um carro popular faz hoje em dia.
Desde 2007 eu pesquiso e aprendo com o Maverick, esse carro lutou contra tudo e contra todos do início ao fim de sua carreira...O que? Fim? Mês que vem, o Maverick fará 40 anos e nunca esteve tão bem! Então faça como o Maverick, economize gasolina.
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:
Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos
E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com
Obrigado pela visita!
Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos
E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com
Obrigado pela visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário