segunda-feira, 31 de julho de 2023

Ficha Técnica Maverick 1979

É muito comum e bem mais fácil encontrar as informações sobre o Maverick a respeito dos anos 1973 à 1975. Daí pra frente, as coisas começam a ficar escassas, levando até as pessoas acreditarem que tudo continuava igual. Acho que isso foi a pior parte, pois começa a bagunçar toda a história por resumir tudo a uma coisa só. As pessoas precisam parar de achar que se ela não viu a informação, significa que a informação não existe. Nada disso, significa apenas que a pessoa não viu.



Aqui no blog já publicamos vários documentos oficiais e outros materiais de época que resgatamos. Ainda tem um manual sobre 1977 que recebi do senhor Baptista e ainda publiquei, mas agora veremos a ficha técnica do Maverick para 1979

 

 



Acredito que esse documento era destinado à imprensa e não um documento interno, como era o caso dos Boletins de Distribuição.

Eu gostaria muito de encontrar mais essas Notícias do Departamento de Imprensa....

Bom, vamos lá.

A novidade para o motor 4 cilindros na linha 1979 era a ignição transistorizada, mais conhecida como ignição eletrônica, que era de série em todos eles; e também a embreagem eletromagnética para a hélice do radiador, que é o sistema que faz a hélice do motor girar apenas quando a temperatura exige, porém, esse item era opcional.

 

 


 

Embora não apareça na lista, a ignição e a embreagem da hélice também eram disponíveis para o motor V8 302. 

O câmbio de série para o motor 4 cilindros era de 4 marchas com acionamento no assoalho ou na coluna. 




O câmbio de série para o motor V8 302 era de 4 marchas com acionamento no assoalho.

E veja, como opcional, os dois motores tinham o câmbio automático de 3 velocidades, porém, no V8 o acionamento era na coluna de direção e no 4 cilindros, o acionamento era no assoalho.

O 4 cilindros tinha 2 relações diferentes para o diferencial. O V8 tinha apenas 1.

  



 

O sistema de direção era igual para os 2 motores.

  



 

Temos o tipo de bateria e alternador correto para cada motor.

Dimensões e peso.



O tanque do Maverick é curioso. A ficha diz caber 61 litros, mas o máximo que vi caber foi 50 litros e um pouquinho.

Importante também é a quantidade de óleo e água que cada motor precisa.

 

Veja quantas opções de pneu estavam disponíveis.

Dos 7, 2 eram radiais. Sim a ficha diz que o D70 é radial, mas isso é um equívoco.

O mais largo e alto era o 205/70.


E a data 09/10/1978. A partir daí, tinha início o modelo 1979.

 

Estou com esse material desde janeiro de 2022. Só estou publicando agora, mas não significa que esse assunto seja novidade aqui no blog.

Como esse documento era voltado para a imprensa, essa informação foi notícia e nós vimos isso durante a pesquisa sobre 1978.

Veja só:

 

 

Correio Braziliense 16.10.78

Esse cruzamento de informação que é a coisa mais importante que tento fazer aqui no blog. Quanto mais fontes diferentes que comprovem o assunto, melhor. Ainda mais quando uma das fontes é direto da fábrica.


Gostou? Agora tenha calma, não seja como o tipo de gente que falei no início. O que essa publicação mostra é referente ao que valeu em 1979, mas não necessariamente tudo apresentado aqui teve início em 1979. Certo?

 

Até a próxima!



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