sexta-feira, 12 de agosto de 2016

As Proezas do Motor 6 Cilindros

Bom pessoal, falaremos agora sobre uma das muitas peças do Maverick, o motor de 6 cilindros. Sim, o motor é apenas uma parte do carro e aqui será tratado dessa forma. Não quero que confundam ou digam que o Maverick 6 cilindros é ruim, não serve... e tal. Não, o Maverick é um carro totalmente confiável, forte e bom de se dirigir, independente dessa parte: o motor.

Pra seguirmos imparciais, vamos deixar as preferencias e os gostos de lado, falemos somente do motor 6 cilindros.

Ok, entedemos, mas quais as proezas que esse motor realizou???

Ah meus amigos, foram muitas! Primeiro vamos conhecê-lo melhor.

Jornal do Brasil 16.5.73




O Fluminense 24.5.73


Esses jornais contam sobre a apresentação que a Ford do Maverick 6 cilindros fez aos jornalistas para que todas as dúvidas fossem tiradas e as más línguas cortadas.

Vale ressaltar que o Maverick foi lançado com motor 6 cilindros e o V8.

Desde seu projeto inicial, as pessoas começaram a dizer que esse era o mesmo motor utilizado no Itamaraty ou no Aero, dois carros que tinham sido tirados de linha. Isso era negativo para a imagem do Maverick, pois um lançamento tão aguardado, prometendo te tirar da rotina não poderia utilizar um equipamento "ultrapassado". A Ford estava de olho nisso e promoveu essa apresentação, então vejamos os principais fatos sobre o motor 6 cilindros do Maverick.

Motor 6 cilindros em linha de 184 polegadas cúbicas.


Arredondando são 3.000 cilindradas.

Sim, foi utilizado o mesmo base do motor do Itamaraty (184) mas depois disso...


Nasceu um motor totalmente diferente e atualizado, atendendo as expectativas da Ford.


Ah, mas a Ford devia ter utilizado outro motor ao invés de gastar todo esse tempo e dinheiro nesse motor aí.

Esse argumento parece ser óbvio demais pra Ford não ter pensado nisso, não é mesmo? Eu disse que seríamos imparciais, então o que a Ford tinha no momento era apenas isso, com certeza.
Nós acompanhamos todo o projeto de adaptação do Maverick ao Brasil e sabemos que várias circunstâncias fora do controle da Ford influenciaram para que as coisas ocorressem como ocorreram.

Mas ok, beleza, está tudo bem. Nós vamos falar do MOTOR e não de como a Ford chegou na decisão de utilizar esse motor.

O Jornal do Brasil explicou todas as modificações do antigo 184. Após esses fatos, é complicado ouvir alguém dizendo que é o mesmo motor, mas a gente ouve, e ouve coisa pior....


Até agora não vi proeza alguma....


Não perca a paciência, chegou a hora.

Diziam que era um motor fraco, aí a Ford tomou uma atitude.

Eis a proeza:



Folha de S. Paulo 14.12.73

4 meses após o lançamento do Maverick no Brasil, a Ford o escalou para o 1º Raid da Integração Nacional e o carro escolhido era um equipado com o motor de 6 cilindros.

O que ele realizou:

Leram o jornal? Rodou por estradas de todo o tipo de terreno por 16.755 quilômetros pelo Brasil durante 24 dias, fazendo média de 7,7 quilômetros por litro.
Ou seja, não quebrou, não fundiu, não superaqueceu, não ficou fraco, não deixou de passar por algum trecho complicado... Ele venceu todas as barreiras desse enorme desafio.

O Raid foi um super teste, com um valor muito grande para este motor. Não entendo como talvez achem pouco os resultados obtidos. O interessante é que junto ao Maverick, estava um Corcel e uma Belina que fizeram as mesmas proezas, mas se o motor 6 cilindros é ruim, como é que motores de menor cilindrada e potencia conseguiram sair-se bem? Não faz sentido.
O motor 6 cilindros do Maverick mostrou ser valente e confiável.



Mais uma proeza:



Diziam que ele gastava muito além dos padrões. Novamente a Ford revelou a verdade:


Folha de S. Paulo 2.8.74

Folha de S. Paulo 13.9.74


O Teste de Economia deveria ter sido realizado por todas as montadoras. A Ford era paciente e inteligente, recebia as críticas infundadas e as transformava em testes para seu produto mostrar na prática que mentiras não abalariam um projeto todo pensado e realizado pelos melhores profissionais.


Acha que todo esse trabalho seria em vão? É a Ford nasceu ontem né....


Bom, agora sabemos que o motor de 6 cilindros do Maverick é resistente e econômico.


Maverick econômico? Isso não existe... O que mais esse motor fez de bom?


Realmente eu não sei qual padrão utilizam para descobrir se um carro é econômico ou não.... Monza é econômico? Fusca? Gol 1.0? Vectra? Cruze? Opala? Variant? Passat? Dizem que o Maverick não é econômico, mas não definem o que é economia. Isso mostra que dizem da boca pra fora, sem argumentos válidos. Um dia perguntei a uma pessoa que fez esse tipo de comentário quanto de média o carro dela fazia, e a resposta foi: Eu não sei.
Faz sentido?



Agora vamos ao teste mais brutal de todos.

Proeza número 3:


Folha de S. Paulo 7.3.75

A fábrica de motores da Ford ficou pronta em 1974 e o novo motor de 4 cilindros equiparia o Maverick a partir de junho de 1975.
Se o 6 cilindros estava pra sair de linha, porque a Ford fez esse teste com ele? Seria melhor ter utilizado o novo motor não é mesmo?
Sim, são boas perguntas. Eu não sei o motivo exato, mas consigo imaginar algumas situações. Seria legal se o objetivo da Ford fosse de com esse teste querer dizer mais ou menos assim: " Olha, estamos tirando nosso motor de linha, mas está aí mais uma prova que ele é um ótimo motor e apenas o substituiremos para acompanhar os novos rumos da empresa no mundo"

Todos os testes foram para o CARRO, não vamos esquecer disso. Aqui estão os testes em que foram utilizados os carros com motor de 6 cilindros. Suspensão, freio, nível de ruídos... tudo precisa ser testado. Portanto, mesmo que o motor não seguisse em produção, os dados coletados nesse teste serviriam para melhorar ainda mais o nosso Maverick.


É, o Maverick 6 cilindros é guerreiro mesmo...


Sim, é claro! Basta ser sensato nas comparações.
O Maverick 6 cilindros não foi feito para correr, pra isso tinha o modelo GT com o motor V8 de série.
Então dizem: " esse motor não anda" Ok, mas comparado a quê?

Vou dar um exemplo simples aqui. O Fusca. O Fusca corre? Não. Alguém reclama disso? Não. O Fusca não presta por causa disso? O Fusca presta sim!
Entenderam?
Cada carro foi construído para uma finalidade.

O que vejo são pessoas comparando tudo ao motor V8. Poxa que apelação heim :) Chegam a dizer que Maverick é V8 ou que Maverick tem que ser V8.
Dá pra tirar tantas conclusões sobre essas frases... Principalmente que a pessoa na verdade se importa com o V8, como se dissesse que um Fusca (não levem a mal fãs de Fusca, não é nada pessoal) com motor V8 é melhor que um Maverick 6 cilindros. Entenderam? Vamos tentar deixar o quesito GOSTO de lado, mas isso não é correto. Até 74 Maverick é V8 e 6 cilindros e após isso entrou o motor 4 cilindros também.
Outro exemplo: Em casa você se veste a vontade, certo? Num casamento você usa a mesma roupa que usa em casa? Claro que não! Pois bem, quer correr, vai de V8, quer resistência, vai de 6 cilindros. Cada um para uma finalidade. (Que fique claro que eu não estou dizendo que o motor V8 não é resistente)

E os encontros de carros antigos? Os grandes, os em cidades pequenas... Não se vê um Maverick 6 cilindros de capô aberto.
É até estranho que nesses quase 3 anos e meio de pesquisas no Blog eu tenha conseguido encontrar a ganhadora do 1ª Maverick Fabricado no Brasil, tenha elucidado o mistério do Maverick Quadrijet, entre outras coisas, mas que até então nunca ter visto pessoalmente um Maverick 6 cilindros de capo aberto e olha que oportunidades não faltaram!


Você tá dizendo que o 6 cilindros é o melhor motor do mundo?

O que eu quero com essa publicação é mostrar que cada um tem sua opinião e ponto de vista, mas que de forma alguma o motor de 6 cilindros deve ser deixado de lado. Você aí que tem um Maverickão 6 cilindros não vai na conversa de quem quer que você mexa em time que está ganhando. Fique com seu motor funcionando suavemente com aquele torque característico em baixa e envie algumas fotos pra gente! Talvez um Maverick 6 cilindros esteja mais raro que um GT de plaqueta.


É justo. A partir de hoje verei o Maverick 6 cilindros com outros olhos.


É isso aí! Em breve teremos as proezas do motor 4 e 8 cilindros.
Ford Abraço!


Auto Esporte 7.73


ATUALIZAÇÃO 28/10/2019


O Douglas Antunes, criador do blog Crônicas Automotoras abriu seu acervo e compartilhou conosco essa matéria da revista Oficina Quatro Rodas.
Veja só que riqueza de informação!


Oficina Quatro Rodas set/out/1973
 A revista reforça a informação errada que o motor era o do Aero Willys...

O mais interessante é a comparação com as imagens das peças do motor antes e depois das modificações.


Oficina Quatro Rodas set/out/1973
Nós lemos nos outros jornais sobre essas modificações, mas agora vendo as peças, fica muito melhor

Oficina Quatro Rodas set/out/1973
 Viu o detalhe da mangueira de água que refrigera o 2º e 4º cilindro?


Oficina Quatro Rodas set/out/1973
 Motor e todos os componentes sofreram modificações



Oficina Quatro Rodas set/out/1973
Como não tinha tempo para desenvolver um novo motor, a Ford atualizou todo o projeto da Willys e tornou aquele motor muito melhor.


Muito obrigado Douglas por enviar este material e parabéns pelo seu trabalho no Crônicas Automotoras. Ford abraço!



Você tem algum material do tipo? Entre em contato!




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Obrigado pela visita!

Um comentário:

  1. Olá Juninho !
    Meu pai possui um Maverick 6 Cilindros 1975. Aprendi a dirigir nele. É um carro muito suave, com bastante força e muito resistente.
    Acompanho seu blog e acho seu trabalho fantástico. Veja o Maverick:https://youtu.be/mCfKZMQfQSs
    Grande abraço !

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