Separando a opinião das informações incorretas passadas em um vídeo publicado no dia 28 de agosto de 2020 no Youtube, trazemos agora a informação correta com base em jornais, revistas e documentos de época.
É importante deixar claro que não há como falar sobre a
história de um carro em poucos minutos ou palavras, por isso, estamos
esclarecendo apenas ponto a ponto do que foi falado.
Fracasso / Números de produção. (No vídeo ... “Terrível
fracasso”)
No vídeo, o fracasso associado ao Maverick teve base na comparação do número de vendas/produção com um concorrente.
Levantamos os dados de alguns veículos nacionais para ter
uma visão mais abrangente do mercado brasileiro da época:
Maverick – 108.237 (em 5 anos)
Dodge Dart - 72.934
Dodge Charger - 16.198
Dodge Magnum - 2.246
Dodge Lebaron - 1.114
Dodge Polara - 55.041
Dodge 1800 - 38.652
Aero - 99.621
Itamaraty - 17.216
Gordini - 41.052
Dauphine - 23.887
DKW Belcar - 51.162
DKW Vemaguet - 47.769
VW Variant II - 41.002
Galaxie- 77.647
Todos são fracassos?
Veja agora com relação ao principal concorrente, a produção
mundial:
Concorrente principal:
Brasil: 558.022 (só considerar 2 portas e 4 portas)
Alemanha: 1.276.681 (4 anos)
Total : 1.834.703
Maverick 2 e 4 P
EUA – 2.099.263 ( em 5 anos)
Canadá – 1.900.000 (aproximadamente)
México – 150.000 (aproximadamente)
Venezuela – 67.000 (aproximadamente)
Brasil – 108.237
Total 4.324.500
Obs: n° aproximado obtidos da internet, revistas e livros sobre automóveis (achamos que ambos foram sucessos)
Em seu primeiro ano nos EUA, ele vendeu mais do que o Mustang e o Falcon em seus respectivos primeiros anos.
No
vídeo: a Clínica ... “todos apontaram para o Taunus”
Fatos oficiais comprovam a escolha do Maverick e não do
Taunus. A própria Quatro Rodas na época disse em sua reportagem sobre isso: O
POVO ESCOLHEU O MAVERICK.
Cópia do
documento original da Pesquisa encomendada pela Ford para definir seu próximo
veículo para o Brasil
Cópia do documento original da Pesquisa encomendada pela Ford para definir seu próximo veículo para o Brasil
Mais detalhes:
http://mavericknahistoria.blogspot.com/2018/05/clinica-de-1971-escolha-do-maverick.html
Motor
6 cilindros
No vídeo ...“o 6 cilindros Willys do Aero-Willys, do jipe não poderia dar certo”
A Ford optou por este motor na versão 6 cilindros pelo fato de
poder ser fabricado aqui .
Outro fator positivo é que a manutenção desse motor não
dependeria de grandes treinamentos da rede de concessionários. Era um motor
confiável, totalmente renovado e melhorado para equipar de série o novo carro
da Ford, o Maverick.
Fato: foi utilizada a base do motor 3.0 do Itamaraty que tinha quando lançado
130 HP e não o 2600 de 90 HP do Jeep, Rural, F75, Aero.
Veja o que a Ford fez com este motor 3.0 (184) antes de ser colocado no
Maverick:
Press Kit Maverick
Imprensa – 20.6.1973
O 3.0 foi usado no Maverick de 1973 até Julho de 1976
O 2.3 OHC 4 cilindros lançado em junho de 1975 sendo que o 6 continuou como opcional
até o fim de sua produção.
Mais detalhes: http://mavericknahistoria.blogspot.com/2019/08/boletim-de-distribuicao-n129-fim-do.html
No vídeo, não foi falado disso:
Testes públicos realizados pela Ford no Maverick 6 cilindros:
Raid
da Integração Nacional 1973
Maverick 6 cilindros, Corcel e Belina percorreram 16.755
quilômetros pelo Brasil em 24 dias sem apresentar problemas além de pneus
furados e amortecedores gastos pelas estradas de terra, lama e buracos.
Diário de Pernambuco 11.10.1973
Diário de Pernambuco 21.12.1973
Mais detalhes: http://mavericknahistoria.blogspot.com/2013/05/1973-1-raid-da-integracao-nacional.html
Teste
de Economia 1974
Falou-se ainda que o 6 cilindros era beberrão, mas vejam:
A Ford promoveu uma prova de economia de combustível com
2 Mavericks 6 cilindros que foram dirigidos entre outros pelos profissionais de
imprensa especializada do Brasil todo, tendo sido obtido até mais de 12km /
litro em trecho cidade e estrada. Na época dos Willys usados nos outros citados
acima não se reclamava do consumo do combustível. Sem dúvida era um motor de
concepção antiga, mas teve uma ótima participação nos carros nacionais e (
fraco desempenho, nem tanto) atingia 150 KPH.
O que foi pouco divulgado na época, é a competição entre os
concessionários. Eles fizeram os mesmos testes que os jornalistas e todos
alcançaram bons resultados.
Diário de
Pernambuco 2.8.1974
São Paulo 11,215 com Oswaldo Palermo
11.570 com Aldo Pacheco –campeão
Diário de Pernambuco 14.9.1974
Mais detalhes: http://mavericknahistoria.blogspot.com/2013/05/teste-de-economia.html
Teste
de resistência 1975
Dessa vez a Ford submeteu o 6 cilindros à 14 dias
seguidos sem desligar o motor, parando apenas para abastecer. Rodaram 20.578
quilômetros:
Diário de Pernambuco 16.2.1975
Folha de S. Paulo
7.3.1975
Mais detalhes: http://mavericknahistoria.blogspot.com/2013/11/1975-teste-de-resistencia.html
Foi
dito que o 4 cilindros também não resolveu..
Motor 4 cilindros
Este motor foi fabricado aqui e exportado para ser usado no Cortina,
Capri, Granada, Pinto, Mustang II e ocupou o lugar do 6 cilindros com resultado em
outros carros como Jeep, Rural, F75, F100.
No Brasil, o melhor motor de sua categoria, pela potência, economia e robustez.
Era ainda mais econômico que o 6 cilindros. Ter substituído o motor, não foi o
reconhecimento de que o 6 cilindros era ruim, mas sim de que o 2.3 OHC era bom
demais. Este motor já vinha sendo produzido no Brasil há um ano exclusivamente
para exportação e equipou muitos carros da Ford. Foi falado no vídeo que tinha
75 HP , o que não é verdade pois atingia 102 HP e os 99 declarados foram por
questões tributárias ( a concorrência tinha 80 HP).
O
Globo 6.6.1975
Folha de S. Paulo 18.6.1975
Mais detalhes: http://mavericknahistoria.blogspot.com/2016/09/as-proezas-do-motor-4-cilindros.html
Foi dito também neste
estranho vídeo que o Maverick “não tinha espaço interno no banco traseiro”
Espaço Interno
Espaço no banco traseiro não é fator determinante do sucesso
de um carro. Se assim fosse, o Mustang, Camaro e outros não teriam a aceitação
que obtiveram.
É importante lembrar que o Maverick citado é o modelo de 2 portas. Para ainda
mais espaço no banco traseiro, a Ford tinha o Maverick 4 portas e até o
Galaxie. Se o principal obstáculo para venda fosse o espaço, o 4 portas seria
mais vendido que o cupê, o que não aconteceu:
85.654 cupês contra 11.879 4 portas.
De qualquer forma, em 1975 a Ford promoveu mudanças que aumentaram o espaço interno. Mudanças ainda maiores aconteceram em 1977, onde o espaço e conforto do 2 portas melhorou ainda mais. Na versão cupê tinha o tamanho similar do maior concorrente conforme medições em testes comparativos feitos pela revista 4 Rodas.
Veja:
Auto Esporte 6.1973
Espaço interno
Maverick 4 portas
No
vídeo : “não tinha espaço, fraco
desempenho e bebia muito”
Desempenho / Vendas Maverick 4
cilindros
Com referência aos veículos similares à época, estava na
mesma linha e até em alguns casos, melhor desempenho.
Teste 4 rodas:
Maverick 6 – 150 KPH igual ao concorrente
Maverick 4 – 155 KPH contra os 150 do concorrente
Ambos tinham desempenho e consumo compatíveis com outros carros nacionais da
época apesar de terem em todas as versões mais peso que os concorrentes. Cerca
de 150 kg a mais.
Diário do Paraná 7.12.1975
Mais detalhes: http://mavericknahistoria.blogspot.com/2013/10/1975-o-ano-do-maverick-de-4-cilindros.html
No
vídeo: “ rolaram cabeças dos diretores por causa do Meverick”
No primeiro texto que ele falou sobre o Maverick, quando ele
fala sobre as cabeças que rolaram, ele coloca assim: “– dizem – fizeram até
rolar cabeças na diretoria da Ford”. Na época era uma estória que ele ouviu em
algum lugar, agora ele já transmite a “informação” como um fato.
Quase a totalidade dos engenheiros envolvidos no processo
trabalhou na FORD até a aposentadoria. Os que saíram, foram em melhores
condições de salário, posição, etc, o que é normal até os dias atuais em
qualquer empresa.
Resumindo, o Maverick chegou para completar a linha de produtos da Ford, a mais completa entre as montadoras no Brasil. O Maverick encaixava-se na faixa de carro médio com as opções:
2 portas – Carroceria fastback com forte apelo ao estilo
4 portas – Carroceria 17 centímetros maior que a do 2
portas, com formato diferente próprio para famílias e maior conforto
Motor 6 cilindros – Economia, robustez e durabilidade
Motor V8 – Alta performance e desempenho esportivo
Motor 4 cilindros – Moderno, econômico e de simples
manutenção.
Assim, a pessoa escolhe a forma que melhor a
atende. A Ford ainda oferecia luxo extremo com o Galaxie, praticidade com o
Corcel, caminhonetes e Jipe para o trabalho, Belina... A Ford não dependia
apenas do Maverick.
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Parabéns...
ResponderExcluirParabéns pelo material! Sua dedicação a história deste carro que tanto gostamos é admirável!
ResponderExcluirMuito bom! Tb fiquei bem chateado ao assistir o tal vídeo...
ResponderExcluirNossa! Só essa matéria desmistificou TUDO a respeito do Maverick!
ResponderExcluirExcelente, fatos e não achismo, espero realmente que quem tenha interesse em saber a verdadeira historia passe por aqui, muita bobagem sendo dita no youtube, um fala e os outros vão repetindo, essa historia da "clinica" é a maior fake news da história do Maverick.
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