terça-feira, 29 de maio de 2018

Clínica de 1971 - Escolha do Maverick

Vamos abrir os documentos retirados do acervo do Sr. Baptista e AutoMotor. Você estava ansioso para isso? Eu também!
Andei pensando na melhor forma de publicar esse material e decidi que não iria incluí-los nas pesquisas já feitas como uma atualização. Vou criar uma pesquisa complementar para os assuntos já existentes e uma pesquisa nova para os assuntos que ainda não falamos no blog.
Para ficar organizado, vou seguir a ordem cronológica. É por isso que vamos começar pelo ano de 1971.

De acordo com o título dessa pesquisa, falaremos sobre um assunto já conhecido, porém com informações especiais e totalmente privilegiadas, mas para começar, vamos relembrar o que já vimos sobre isso:


Leia aqui a pesquisa a respeito de 1971 para entender melhor o assunto.



Ok, de tudo o que aconteceu de importante naquele ano, vamos focar na clínica feita para escolher qual seria o carro médio que a Ford fabricaria no Brasil. Nesse ponto, o foco é  na revista Quatro Rodas de setembro de 1971. O próprio título da reportagem era: O Povo Escolheu o Maverick, mas infelizmente não é essa informação que vemos por aí.

Acessei alguns sites que contam isso:

Dizem que a pesquisa feita deu o Taunus como o carro escolhido, mas eu ainda não entendi de onde é que tiraram isso...

Bom, voltando...
Na ocasião da pesquisa eu comentei:

"Fiquei muito interessado em saber quais eram as perguntas do questionário de avaliação. Já pensou se aparece algum exemplar por aí?"


Pois é, no acervo do seu Baptista contém o resultado dessa pesquisa. Impressionante? TOTALMENTE!!!!


Mas antes, algumas considerações:

  • Para ficar mais fácil de compreender como essa pesquisa se encaixa no contexto da outra que já fizemos no blog, aconselho que vocês abram a pequisa deste link (aqui) em outra guia do navegador da internet e vão comparando os dois, ok? 
  • Fiz esse Blog para que todas as pessoas tivessem acesso à história do Maverick. O documento a seguir está em inglês e talvez possa complicar o entendimento, mas eu peço que use um tradutor se necessário por que eu não vou traduzir todo o texto, ok? Eu vou pesquisando o Maverick e quem precisar, pesquisa o inglês.



Acervo Sr. Baptista - AutoMotor

Muito bem, vamos lá:

Logotipo da Ford, data 19.8.1971 e o primeiro ( e único ) nome que reconheço agora é do Presidente da Ford no Brasil, o senhor Joseph O'Neill.
Assunto: Pesquisa Avançada de Produto no Brasil

Esse memorando mostra os objetivos dos estudos da clínica que está agendada para começar em 1.9.71. O resultado dessa clínica seria responsável pela decisão final do produto.

O segundo parágrafo fala de uma outra clínica feita em julho que indicou que o Maverick representa  uma opção forte e competitiva tanto para o Opala quanto para o MH.

Obs.: No momento não temos informações sobre essa clínica de julho.

Pelo que pude entender, a pesquisa de julho retornou em mais perguntas que seriam respondidas na próxima clínica de setembro. São perguntas a respeito de acabamento, preço, mecânica e estilo, mas também sobre um ponto que achei muito importante, que é o último citado:

"Qual das cinco alternativas representam o melhor efeito mínimo de empate com o Corcel e máxima conquista sobre o Opala?"

Ou seja, o novo carro não poderia estar no nível do Corcel para não haver concorrência na própria Ford, por outro lado, deveria ter o máximo de pontos positivos para ser melhor que o Opala.


Acervo Sr. Baptista - AutoMotor

Além do assunto do Maverick, vemos agora uma preocupação com o Corcel e seus futuros concorrentes.
A revista Quatro Rodas na edição de outubro de 1971, apontou "outra clínica" envolvendo mais carros e com a atenção voltada para o Corcel.
Com o acesso a esse memorando, acredito agora que a Ford programou uma clínica só, porém como esse assunto era interno, foi entendido como sendo duas ocasiões diferentes. Ok, ocorreram em datas diferentes, mas tudo foi planejado junto.

O memorando leva duas assinaturas: Edgar Molina era o atual Vice-Presidente da Ford para a América Latina.

Agora que já conhecemos os planos da Ford, vamos saber mais detalhes da sua execução.



Precisamos levar em consideração que esse material é "novo" para mim e pra muita gente. Até então, não temos outras cópias para avaliar se está completo ou faltando partes. Vamos analisar o que temos em mãos, correto?

Ok, leiam com atenção:

Acervo Sr. Baptista - AutoMotor
O propósito era determinar a aceitação dos carros entre os donos de Opala e Corcel.

Nesse momento, as informações da edição de outubro da revista Quatro Rodas cruzam com as dessa pesquisa e podemos notar que o título conter "CLINICA II" pode referir-se a segunda parte da clínica, pois aconteceu no tanto no Clube Paulistano como agora no Clube Monte Líbano.

Muito bem, continuamos lendo que a identificação dos carros ali expostos foram removidas e eram apenas descritos por uma letra. O INESE, Instituto de Estudos Sociais e Econômicos foi escolhido pela Ford para comandar a clínica, informação que a Quatro Rodas de setembro confirma.

Acredito que assim nós entendemos o contexto e a ordem cronológica que tudo aconteceu.
Vamos agora para a parte mais interessante: AS NOTAS!




Acervo Sr. Baptista - AutoMotor
Aí estão as notas gerais dadas pelos donos de Corcel aos modelos de 2 e 4 portas. O Maverick venceu tando o Opala quanto o MH (Taunus).

Legal não é mesmo? Tem mais!


Acervo Sr. Baptista - AutoMotor
Aqui temos as notas para o exterior. Frente, lateral, traseira e tamanho.


Acervo Sr. Baptista - AutoMotor
Interior. Conforto, espaço e aparência.


E termina por aqui. Como eu disse, não temos como comparar para dizer se está faltando algo e o que estaria faltando. Acredito que era pra ter a avaliação dos donos de Opala. De qualquer forma, esse material é totalmente importante para confirmar o que já tínhamos visto na Quatro Rodas: que O Povo Escolheu o Maverick.

Dá para revirar essa tabela de notas e cruzar com outras informações da Quatro Rodas, fazer muitas estatísticas, expandir essa pesquisa de outras formas... mas vou deixar isso para vocês ou para outra hora.

Enquanto outros sites contam a "história" sem dar as fontes, aqui nós matamos a cobra e mostramos o pau. Estamos fazendo jus ao nosso slogan: A história do Maverick contada como você nunca viu!  E pretendemos continuar resgatando a história do Maverick desmistificando tudo o que inventaram sobre ele.

Espero que você tenha conseguido entender todo o contexto. Eu sei que essa pesquisa não é a mais organizada que fizemos, pois precisa abrir outros links, ler bastante, traduzir... porém, assim como eu gosto de pesquisar, também gosto de incentivar às pessoas a buscar informações. Está tudo aí, só não está mastigado rsrsrs.

Essa é uma pequena amostra do acervo do Sr. Baptista. São vários documentos da Ford como esse que vão tirar nossas dúvidas, esclarecer muitas coisas e confirmar o que os jornais e revistas publicavam. Claro que com tudo isso, nosso trabalho no Blog ganha ainda mais credibilidade. Estou sempre em busca de novos documentos para comprovar o que já está publicado, pois temos um compromisso muito forte com os fatos e a verdade.






Acompanhem a AutoMotor!





Deixe seu comentário e sugestão sobre o blog.
Nos vemos na próxima publicação.
Ford Abraço!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

No Facebook


Conheça os Relocímetros, uma linha de relógios especiais para quem curte carros. De parede, de pulso e de mesa. Acesse www.autosbizus.com.br .