segunda-feira, 21 de maio de 2018

A AutoMotor e o seu rico Acervo Histórico

Desde o início das minhas pesquisas, o nome Baptista sempre foi muito presente nos resultados de busca. Sua história com automóveis, principalmente com o Maverick é muito rica e importante. Clique aqui para ver toda essa trajetória.
Eu ficava pensando se um dia eu encontraria o seu Baptista pessoalmente e o que diria a ele. O tempo passou e isso aconteceu quando fui a Interlagos em dezembro de 2013. Na ocasião, o parabenizei pelas suas conquistas e agradeci por tudo o que ele fez e ainda faz pelo Maverick. Contei sobre meu trabalho no blog e ele disse que também tinha recortes de jornais. Conversamos bastante, fomos no muro ver o #16 rasgando a reta e depois ele me convidou para ir em sua oficina ver tudo de perto. Fiquei espantado com atenção que recebi, fiquei muito feliz de poder encontrá-lo. Ano passado nos vimos novamente e ele ainda lembrava de mim, reforçou o convite e eu refiz meus planos para poder ir até São Paulo em sua oficina.
Mês passado passei por lá rapidamente e mais uma vez a recepção do seu Baptista foi surpreendente, ele mostrou a oficina e eu fiquei de voltar com mais tempo.

Ainda bem que minhas férias do serviço estavam chegando e semana passada eu retornei com mais tempo. Que lugar incrível é aquele!







Bom, vamos por partes.

Peças.
É impressionante o estoque de peças que a AutoMotor possui. Quando eu ia aos encontros em Águas de Lindóia e andava pelas barracas de peças, ficava muito preocupado porque eram poucas as peças de Maverick que eu encontrava... Eu ficava pensando que se um dia meu carro sofresse um acidente ou precisasse de uma peça, eu demoraria um tempão até encontrar, porém, lá na AutoMotor tem capô, paralama, rodas, direção, suspensão, motores, frisos, volantes.... muita coisa! Agora eu nem me preocupo de bater o meu Maverick... Mentira! kkkkkk

Conhecimento.
Não é só o seu Baptista que entende dos Ford, sua equipe é competente e profissional e executa o melhor serviço em carros de clientes exigentes pela qualidade.

Paixão.
Alí é um recanto de Fords. Todos carregam essa paixão e isso com certeza faz a oficina ser tão bem sucedida.

Organização.
Esse é um ponto que me chamou muita atenção. Tudo é organizado: estoque, espaço, as tarefas dos mecânicos, ordens de serviço, arquivos da oficina, arquivos pessoais do seu Baptista...

Eu fiquei maravilhado com tudo o que vi.

Olhem só:





Repousando com sua cara de mal, está o Maverick "Jaraguá"... Esse carro não sai da minha cabeça desde que assisti ao vídeo dele subindo a montanha...










É desse vídeo que eu estou falando:



Violento demais! E toda potência aliada a pilotagem do Batistinha, deram o recorde nessa subida de montanha. Parabéns!

Aqui perto de casa, tem uma estrada sinuosa que me faz passar por ela imaginando como se eu estivesse pilotando igual a esse vídeo kkkkkk cara, é muita emoção.

O seu Baptista revelou uma possível volta desse carro às pistas de uma forma que agradaria muita gente. Eu torço muito para que isso aconteça e se eu puder ajudar, farei tudo ao meu alcance. Ver esse carro correndo seria ótimo, ainda mais estando alí pessoalmente.


Isso é um pouco da oficina, mas quando conversei a primeira vez com o seu Baptista, falamos sobre recortes de jornais e material de época. Eu queria muito ver o que ele tinha guardado, assim como também queria mostrar o que eu tinha nos meus arquivos.
Foi aí que fiquei ainda mais impressionado...

Vejam:



Essa é a gaveta com os documentos sobre o Maverick. Cada pasta é sobre um assunto e eu foquei nas informações sobre o lançamento e história do carro, ou então eu demoraria o ano inteiro para ler tudo.



Esse livreto é muito interessante..


E essas fotos!? Quando vi achei que era uma coisa, depois entendi que era outra coisa ainda mais interessante!




Os Boletins de Distribuição traziam todas as novidades da linha de produção. Nos ajudarão a entender muita coisa.


Aqui tem tudo sobre o lançamento do Maverick 4 Portas.


E esse.. Ah como eu queria encontrar essa pasta!!!

Além disso, ele ainda tem revistas e outros livros. O mais notável é que ele tem e usa essas publicações. Está sempre estudando e decorando os detalhes do Maverick. Isso sim! Não é só ter, mas fazer bom uso daquilo.

O seu Baptista acumulou esses documentos durante todos esses anos e não é legal, muito menos justo que alguém, isso também inclui a mim, de chegar e levar tudo de mão beijada. Eu sei como é, quem pesquisa e investe muito do seu tempo para descobrir as coisas, não fica a vontade em ceder seu material para outros. É por isso que tenho como princípio e aplico a esse Blog que tudo o que for postado deve conter sua fonte, os créditos devem sempre ir a quem descobriu, indicou, revelou, cedeu, trabalhou para que aquilo se tornasse de conhecimento público. Foi explicando isso que o seu Baptista concordou e deixou que eu digitalizasse os documentos.

Levei meu notebook e scanner e fiquei 1 dia e meio na oficina. O senhor Baptista foi maravilhoso comigo e espero conseguir retribuir isso um dia. Um abraço especial também ao Evandro e a Ana Luisa que me trataram com toda atenção e paciência..

Sabe, são mais pessoas assim que nós precisamos. Ele está totalmente aberto para promover o Maverick, e compartilhar seus arquivos comigo foi de uma generosidade impressionante. Mais uma vez muito obrigado! É nessa hora que a pessoa que possui torna-se mais importante do que os próprios documentos, pois do que adiantaria ter esses arquivos tão importantes e ninguém poder ter acesso? Obrigado Batistão, esse seu gesto nunca será esquecido.

A partir desse ponto, o Blog passará por uma importante fase, pois os novos arquivos vão reforçar as pesquisas já feitas e agora não serão mais jornais e revistas, mas sim com os materiais da própria Ford. É totalmente incontestável! Seu Baptista e eu elevaremos ao um nível bastante alto nossas pesquisas e o melhor de tudo é que você também terá acesso a esse conhecimento.

Durante os 5 anos de Blog, recebi arquivos de algumas pessoas que assim como eu gostam muito de literaturas antigas referentes ao Maverick. Como sempre, quando publiquei tais arquivos, sempre dei os créditos aos seus pesquisadores e agora faremos o mesmo com o seu Baptista.






Ainda estou pensando na melhor forma de publicar esse material, mas podem se preparando, acredito que será um divisor de águas.


Acompanhem a AutoMotor!

Site

Facebook

Youtube

Instagram


E vamos torcer para o #16 na Força Livre!



Essa foi a sexta publicação em 6 semanas! Quer muito manter esse ritmo. Então fiquem ligados porque vem muita coisa boa por aí.

Ford Abraço!

MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook