quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Boletim de Distribuição Nº129 - Fim do motor 6 cilindros

Ah o motor 6 cilindros do Maverick brasileiro...

Entre as pessoas que gostam de Maverick, existem aquelas que gostam do carro como um todo e existem aquelas que gostam de motor, o V8 no caso.

Cada um faz o que quer e escolhe o quiser para acreditar e seguir em frente. Eu defendo sempre a coerência e o princípio das coisas. No caso do motor 6 cilindros do Maverick, eu vejo que ele na maioria das vezes é tirado do contexto e função para a qual foi feito, então o que ouvimos, principalmente de gente que nunca viu o motor de perto, é resumindo, uma das piores coisas do mundo.


A Ford sempre deixou claro que:

Press Kit - Engenharia



Existiam 2 motores disponíveis no lançamento do Maverick e cada um tinha uma operação específica. Comparar os dois motores é perda de tempo.

O 6 cilindros é muito valente, falamos disso em nossa pesquisa sobre as proezas feitas por ele.

Sem contar que se não fosse esse motor, provavelmente o Maverick não poderia ter sido produzido no Brasil. Por esses fatores, devemos sempre respeitar o motor 6 cilindros e todas as 80.000 horas/homem de trabalho, as 6.500  horas de testes em dinamômetros e o 1 milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas que a Ford investiu nesse projeto.


Quer saber da origem de tanta gente falando mal desse motor? Acredita que isso começou mesmo antes que ele pudesse ter sido testado por alguém?

Veja:

Livro Maverick Imprensa
Como diz aquela musica do Legião Urbana: "Um dia pretendo, tentar descobrir, porque é mais forte quem sabe mentir..."
As pessoas parecem ter preguiça e vão acreditando no que é mais fácil de acreditar, mesmo que não faça muito sentido. São poucos os que vão atrás de fontes, que comparam as informações e ouvem os dois lados da história...


Bom, mas estamos aqui para falar de mais um Boletim de Distribuição Ford, um material confidencial.

Nunca vou esquecer da forma que fui recebido e da bondade do senhor Baptista em ceder esse material para o Blog. Muito obrigado meu amigo!

Essa é a 8ª pesquisa da série dos Boletins

Vamos lá:




29 de junho de 1976. Exatamente 3 anos após o Maverick chegar às concessionarias do Brasil.

O Boletim era pra avisar que o motor de 6 cilindros seria descontinuado a partir de julho de 1976.

Infelizmente não temos o anexo com as opções disponíveis para o Maverick a partir de então.


Nós sabemos que isso aconteceu, mas o importante agora é confirmar a data do fato. Muitas pessoas me perguntam até quando o 6 cilindros ficou em produção. Outras acreditam que assim que chegou o 4, o 6 cilindros já saiu de linha...
Portanto é um assunto bastante relevante.

Entre junho de 75 até junho de 76, era possível adquirir o Maverick com um dos 3 motores.



Gostaram?
O próximo boletim é o último que temos, mas é muito especial. Fiquem ligados para não perder nada.


Valeu pessoal. Ford abraço!




Acompanhem a AutoMotor!





MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook