domingo, 1 de setembro de 2019

Boletim de Distribuição Nº131 - Ouro e Prata

Chegamos ao último boletim do acervo do senhor Baptista. Tivemos o privilégio de conhecer 8 deles e encerramos agora com o nono. Podemos até dizer que vamos encerrar a série dos Boletins com chave de Ouro ou de Prata, pois será sobre esses dois modelos que falaremos agora.

Já contamos aqui a história do João Deitos e seu Maverick Série Prata, um dos carros mais íntegros que já vi.
Durante esses mais de 4 anos, reunimos muitas informações e progredimos bastante no Blog. O seu João também, conseguiu o tecido Dixie para completar o seu Prata e ganhou vários prêmios nos encontros que participou. Sua filha Gisele cresceu e já ensaia umas pilotadas na Barca rsrsr. Nós nos conhecemos pessoalmente... tudo aconteceu muito bem.

Hoje em dia temos muita informação sobre o Série Prata, mas nunca é demais. Eu queria que tivesse aparecido um Série Ouro nesse meio tempo, mas como não aconteceu... vamos com as informações do Boletim:





20 de julho de 1976, tem início a Campanha Ouro e Prata.
Como sabemos, são modelos especiais por conterem vários opcionais e cores exclusivas.
O Ouro é um 2 portas na cor Ouro Libra Metálico.
O Prata é um 4 portas na cor Prata Metálico.

Eu não entendi essa questão de que o Ouro seria pintado exclusivamente nessa cor durante o mês de julho. De acordo com o CNM, temos carros dessa cor no mês de agosto e outubro também. Além do mais, em agosto circulava a propaganda do Ouro na cor Ouro Libra.


Na sequência, vemos os preços justificando a vantagem dessa campanha.


O Boletim diz que a Ford faria uma intensa cobertura publicitária em jornais, revista e televisão.

A parte dos jornais e revistas, eu já encontrei bastante, mas na televisão ainda precisamos investigar melhor.



A descrição completa dos modelos!
Dá pra gente comparar muita coisa nessa relação. Protetor de parachoque, friso da abertura das rodas, medida do pneu, conjunto de aparência...



Agora o Anexo II


Como eu gosto de pesquisar sobre o Maverick!
Veja, estamos falando de um Boletim sobre o Ouro e o Prata e agora entramos no assunto das Special Orders. Demais!!!

Eu ainda procuro por toda parte uma cópia desse Pedido Específico do Maverick....

Special Order é um Pedido Especial. Como o esses dois modelos eram novos, seriam pedidos como uma S.O.



Maverick Ouro Libra e Demais cores. ( S.O. 1206)

A explicação para as demais cores está aí..... porém ainda não entendi muito bem... Na minha cabeça há três possibilidades:

a) Maverick série Ouro na cor Ouro Libra sendo fabricado somente no mês de julho de 1976

b) Maverick série Ouro (com todos os itens) nas demais cores fabricado em agosto até o termino da Campanha.

c) Maverick série Ouro na cor Ouro Libra sendo fabricado do começou ao fim da Campanha.


NÃO TENHO CERTEZA DE COMO ISSO SE APLICA EXATAMENTE. As informações que tenho estão aí e nenhuma delas comprova ou não as possibilidades que levantei.


Vamos falar um pouco sobre a Special Order. O que temos de conhecimento é que para escolher, por exemplo, uma cor do Corcel no seu Maverick, a concessionaria fazia uma S.O. para pedir a cor. Então o código de cor na plaqueta saía como SO ou SZ. Basicamente era isso.
No caso do Ouro e Prata, suas cores eram exclusivas. IO é Ouro Libra e QZ é Prata Metálico com teto de Vinil. As plaquetas desses carros não constam a letra S como uma Special Order, embora fossem pedidos como uma.
Isso pode indicar uma outra função da S.O. que além da cor, incorporaria outros itens de acabamento do carro, PORÉM, precisamos de mais informação para ter certeza.




Maverick 4 portas - Prata Metálico (S.O. 1205)


Vemos a descrição dos itens e precisamos chamar atenção para o Conjunto de Aparência Nº3. No Prata, este conjunto era composto por Calotas pintadas na cor do veículo e Pneus 6.95 X S.14. Conforme explicado no Anexo I.

Manchete 7.8.76
Na observação 2, lemos que era possível solicitar opções adicionais. Ou seja, pedir o veículo com protetor de parachoque, filetes laterais...

Até o momento, não encontrei a informação de até quando durou a Campanha Ouro e Prata.

Curiosidades:

  • Pelo CNM - Cadastro Nacional do Maverick, encontramos até então dois modelos de 2 portas em 1976 na cor QO, cor do Série Prata.
  • A cor IO e QZ não constam nas tabelas "populares" de cores do Maverick. Nós chegamos a conclusão de seu significado comparando os dados apresentados nas plaquetas. 
  • No CNM tem uma plaqueta com a letra SO na cor. É de 1975.
  • Talvez por ter um apelo esportivo por ser 2 portas e também por não ter a informação da cor e conseguir identificar o seu veículo como uma série especial, muitos Série Ouro foram descaracterizados e por isso é tão difícil encontrar um hoje em dia.
  • Vejo anuncio de carros a venda com as mesmas características do Série Prata, porém aparentemente nem o vendedor sabe que pode se tratar de um.


Mais uma vez, muito obrigado ao senhor Baptista e a toda a equipe da AutoMotor. A contribuição de vocês é magnifica e será sempre lembrada. Obrigado por toda atenção e generosidade.



Não ficou claro pra mim a questão das demais cores e da S.O., mas ao invés de pensar que uma empresa gigantesca e importante como a Ford era desorganizada ou que cuidava das suas informações como uma empresa fundo de quintal, vou continuar pesquisando para encontrar o elo que dará sentido a tudo o que estamos falando.

Há um padrão e tudo está interligado. Espero encontrar o documento Pedido Específico e mais boletins, mas por enquanto é isso. Muito obrigado pela atenção. Ford abraço!




Acompanhem a AutoMotor!





MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Um comentário:

No Facebook