Recapitulando brevemente, vimos o anúncio da fabricação do
Maverick com motor 4 cilindros e também vimos que a Ford testava novas opções
de aparência. Tudo isso aconteceu logo no início de 1975.
Veremos agora como parte dessas mudanças entraram de fato na
linha de produção.
Temos uma sequência aqui! Já vimos o Boletim 104 e agora
veremos o 105.
Essa é a 3ª pesquisa da série dos Boletins de Distribuição e
a 3ª também da série sobre as mudanças durante o ano de 1975.
Vamos lá:
Esse, assim como os outros boletins, são parte do acervo do
senhor Baptista que nos cedeu para publicar no blog. Muito obrigado meu amigo!
São mais opções para o Maverick.
Introduz o Conjunto de Aparência Nº3, o Conjunto de
Aparência Nº4 e Revestimento Interno Especial para o S e o SL de 2 ou 4 portas.
Bom, só pra entender melhor. Até então, havia o Conjunto I eo Conjunto II:
Esses conjuntos traziam os itens opcionais do carro. Vamos
continuar lendo o Boletim 105 para entender melhor quando falar dos Conjuntos
de Aparência.
Segue com as instruções para realizar o pedido com os
Conjuntos.
De acordo com o que eu entendo, isso era preenchido no
Pedido Especifico do Ford Maverick.
FILETES
Os Filetes faziam parte do Conjunto de Aparência Nº3.
Existia uma combinação pré-estabelecida para definir a cor do Filete.
Essa tabela é muito importante.
Havia uma regra para seguir. Portanto, esse Boletim é muito
importante pra quem quer restaurar um Maverick seguindo os padrões originais,
pois não era qualquer combinação que estava disponível.
O Conjunto de Aparência Nº4 oferecia também uma segunda cor.
Como vimos na segunda linha, a primeira cor deveria ser sempre o Branco Nevasca
e para a segunda cor...
Haviam 7 cores disponíveis para a parte debaixo do carro.
Essa combinação ficou conhecida como Saia e Blusa e/ou Bi-Color.
REVESTIMENTO INTERNO ESPECIAL
Uma opção muito interessante para o Maverick.
Alavanca do câmbio no assoalho pode ser pedida com o
Revestimento Interno Especial.
Carros com o Conjunto de Aparência Nº4 não terá teto de
vinil.
O mesmo Maverick podia estar equipado com o Conjunto I,
Conjunto II e mais o Conjunto de Aparência Nº3 ou o Nº4. Nunca o Nº 3 e Nº4
juntos.
Além disso, todos os Maverick terão o revestimento do teto
interno na cor Bege, a partir do dia 2 de junho de 1975 (segunda-feira)
Informações valiosas direto da Ford.
Agora a relação onde podemos entender melhor o que cada
Conjunto oferecia:
Vamos lá:
Eram 4 itens para o Nº3 e 4 itens para o Nº4. O Revestimento
Interno Especial trazia 2 itens que abrangiam várias partes.
Nenhuma das opções estava disponível para o modelo GT.
Aqui podemos entender de uma vez por todas a questão da cor
da calota.
Bom, a calota tinha a cor do veículo quando ele vinha com o
Conjunto de Aparência Nº3. A calota era branca quando tinha o Conjunto de
Aparência Nº4.
Além disso, tanto Super, como Super Luxo com os conjuntos
Nº3 e Nº4 saiam com retrovisor do modelo GT e pneus 6.95 x S.14.
Temos que conhecer esse tipo de informação. Pra muita gente,
é impossível que um Super Luxo tenha o retrovisor do GT. Com isso, ocorre a
descaracterização dos carros que já estão originais.
O Revestimento Interno Especial oferecia revestimento dos
bancos individuais e painéis de porta em vinil bege e preto. No modelo 4
portas, disponível também com banco inteiriço.
Teto interno e para sol revestido com vinil bege.
Os conjuntos que vimos eram opcionais. Portanto, mesmo
estando à disposição, era possível comprar um Maverick sem nenhuma dessas
características, mas acredito saíram poucos assim...
A revista Quatro Rodas de junho de 1975 diz que essas
opções de acabamento não tinham custo a mais no valor do carro.
É uma pena que neste boletim não tinha a relação das Opções
e Equipamentos oferecidos nos Maverick até aquela data.
Nesse comercial podemos ver o Revestimento Interno Especial
Ótimo!
De onde será que vieram essas mudanças? De acordo com o que
acompanhamos da História do Maverick, tudo tinha um motivo. Foi assim na suaescolha para o Brasil e com certeza foi o que aconteceu aqui. Essas
mudanças devem ter sido provenientes dos experimentos que mostramos em nossa
última pesquisa.
Como tínhamos visto, a Ford preparava mudanças e ao menos
uma parte delas tornaram-se oficiais. Não foi como a Quatro Rodas mostrou, mas
muita coisa ainda aconteceria, estamos apenas no final de maio de 1975.
Fato é que agora o Maverick estava com um motor mais
econômico, aparência renovada e pronto para virar o jogo. Exatamente o objetivo
mostrado na Quatro Rodas de abril. Dessa forma, a Ford atingia seu objetivo
principal, mas ele ainda “não estava” completo.
Fique atento ao blog, a próxima pesquisa vai mostrar outra
etapa importante e interessante sobre 1975. Acredito que se você acompanhou
tudo direitinho, já até imagina o que vem por aí, mas não se esqueça que aqui a
História do Maverick é contada como você nunca viu, então vale a pena aguardar,
pode acreditar.
Ford abraço!
Acompanhem a AutoMotor!
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
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