segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Boletim de Distribuição Nº104 – 4 Cilindros

Vamos falar agora de mais um Boletim da Ford.
Do modelo 74 para o 75, o Maverick mudou pouco: cores externas, teve um retrabalho na suspensão e agora era possível ter a alavanca do câmbio no assoalho para o motor 6 cilindros.

Manchete 9.12.74


Mas foi durante o ano que várias modificações aconteceram. A principal delas é o assunto central deste boletim: a inclusão do motor 2.3 OHC na linha Maverick.


Essa publicação abre uma série de pesquisas relacionadas às grandes mudanças que ocorreram durante 1975. Vamos ver de perto Esboços, Clínicas, Boletins e Notícias. Portanto, não perca a sequência. Fique ligado.

Agradecendo sempre à AutoMotor na pessoa do Sr. Baptista que nos cedeu os Boletins.


De acordo com o que é observado no Cadastro Nacional doMaverick, a produção do modelo 1975 teve início entre os meses de agosto e setembro de 1974



15/04/75 – 7 meses após o início do modelo 75

O motor 4 cilindros chega à linha Maverick. Será de série nos modelos S e SL.
O motor 6 cilindros passa a ser opcional para o S e SL.
O motor V8 permanece de série no GT e opcional no S e no SL.

A mudança ocorrerá a partir de junho (1975) e além do motor, há melhorias na suspensão, novo banco dianteiro e alteração no banco traseiro do modelo de 4 portas.




Resumo das providências a serem tomadas para pedir os Maverick com o novo motor 4 cilindros.

Mais um Boletim que precisamos encontrar, o Nº73.

De acordo com o que eu entendo, isso era preenchido no Pedido Especifico do Ford Maverick.

O diferencial era próprio de cada motor. Pelo que o boletim mostra, não era possível escolher outra relação para o motor 4 cilindros.



O motor 4 cilindros podia vir acompanhado com o câmbio na coluna ou no assoalho. Uma configuração rara de ver no 2 portas.


Anexo ao boletim, temos a relação dos itens de série e opcionais para 1975:



O outro boletim que vimos era do dia 17/05/1973 e nessa data, o modelo 4 portas ainda não havia sido lançado. Isso aconteceu somente no dia 14/11/1973.
A maior diferença que vemos aqui, é que alguns itens eram oferecidos no 2 portas e indisponíveis no 4 portas e/ou vice-versa.





O Conjunto Taxi ainda não estava disponível.



É isso!

Então temos o mês que o motor 4 cilindros foi introduzido, ficamos sabendo de modificações nos bancos, principalmente no traseiro do 4 portas, confirmamos que durante um período os 3 motores estariam disponíveis para o Maverick e que havia diferença de opcionais entre o 2 e 4 portas.

Em minhas pesquisas, eu levo tudo em consideração, mas apenas o que está de fato documentado é que eu utilizo para chegar às conclusões. Tenho encontrado muita coerência entre jornais, revistas, boletins e os exemplares de Maverick que comparamos no Cadastro Nacional do Maverick
Durante muito tempo, tentei encarar esses assuntos como uma ciência exata. Não é assim, mas também não é o relaxo que muita gente pensa. Tudo tinha seu fundamento e explicação, o problema que temos hoje é que essas informações estão “perdidas” e aí “culpamos” a Ford, o brasileiro, o governo...
Ora, se não entendemos determinado assunto, vamos dar o tempo necessário para mais informações aparecerem e assim estaremos agindo com coerência também. O tempo é uma ferramenta que influencia muito num processo de pesquisa.

Serão pelo menos mais 4 pesquisas para eu conseguir mostrar mais sobre as mudanças de 1975. Organizei por data e vou casar bem uma a outra para ficar fácil de entender.


Fiquem ligados!


Ford abraço! 


Acompanhem a AutoMotor!



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