Do modelo 74 para o 75, o Maverick mudou pouco: cores
externas, teve um retrabalho na suspensão e agora era possível ter a alavanca
do câmbio no assoalho para o motor 6 cilindros.
Manchete 9.12.74 |
Mas foi durante o
ano que várias modificações aconteceram. A principal delas é o assunto central
deste boletim: a inclusão do motor 2.3 OHC na linha Maverick.
Essa
publicação abre uma série de pesquisas relacionadas às grandes mudanças que
ocorreram durante 1975. Vamos ver de perto Esboços, Clínicas, Boletins e
Notícias. Portanto, não perca a sequência. Fique ligado.
Agradecendo sempre à AutoMotor na pessoa do Sr. Baptista que
nos cedeu os Boletins.
De acordo com o que é observado no Cadastro Nacional doMaverick, a produção do modelo 1975 teve início entre os meses de agosto e
setembro de 1974
15/04/75 – 7 meses após o início do modelo 75
O motor 4 cilindros chega à linha Maverick. Será de série
nos modelos S e SL.
O motor 6 cilindros passa a ser opcional para o S e SL.
O motor V8 permanece de série no GT e opcional no S e no SL.
A mudança ocorrerá a partir de junho (1975) e além do motor,
há melhorias na suspensão, novo banco dianteiro e alteração no banco traseiro
do modelo de 4 portas.
Resumo das providências a serem tomadas para pedir os
Maverick com o novo motor 4 cilindros.
Mais um Boletim que precisamos encontrar, o Nº73.
De acordo com o que eu entendo, isso era preenchido no
Pedido Especifico do Ford Maverick.
O diferencial era próprio de cada motor. Pelo que o boletim
mostra, não era possível escolher outra relação para o motor 4 cilindros.
O motor 4 cilindros podia vir acompanhado com o câmbio na
coluna ou no assoalho. Uma configuração rara de ver no 2 portas.
Anexo ao boletim, temos a relação dos itens de série e
opcionais para 1975:
O outro boletim que vimos era do dia 17/05/1973 e
nessa data, o modelo 4 portas ainda não havia sido lançado. Isso aconteceu
somente no dia 14/11/1973.
A maior diferença que vemos aqui, é que alguns itens eram
oferecidos no 2 portas e indisponíveis no 4 portas e/ou vice-versa.
O Conjunto Taxi ainda não estava disponível.
É isso!
Então temos o mês que o motor 4 cilindros foi introduzido,
ficamos sabendo de modificações nos bancos, principalmente no traseiro do 4
portas, confirmamos que durante um período os 3 motores estariam disponíveis
para o Maverick e que havia diferença de opcionais entre o 2 e 4 portas.
Em minhas pesquisas, eu levo tudo em consideração, mas
apenas o que está de fato documentado é que eu utilizo para chegar às
conclusões. Tenho encontrado muita coerência entre jornais, revistas, boletins
e os exemplares de Maverick que comparamos no Cadastro Nacional do Maverick.
Durante muito tempo, tentei encarar esses assuntos como uma
ciência exata. Não é assim, mas também não é o relaxo que muita gente pensa.
Tudo tinha seu fundamento e explicação, o problema que temos hoje é que essas
informações estão “perdidas” e aí “culpamos” a Ford, o brasileiro, o governo...
Ora, se não entendemos determinado assunto, vamos dar o
tempo necessário para mais informações aparecerem e assim estaremos agindo com
coerência também. O tempo é uma ferramenta que influencia muito num processo de
pesquisa.
Serão pelo menos mais 4 pesquisas para eu conseguir mostrar
mais sobre as mudanças de 1975. Organizei por data e vou casar bem uma a outra
para ficar fácil de entender.
Fiquem ligados!
Ford abraço!
Acompanhem a AutoMotor!
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