sábado, 2 de fevereiro de 2019

Boletim de Distribuição Nº63 – Modelos 1974

A primeira vez que falamos aqui no Blog sobre os Boletins da Ford, foi na pesquisa sobre o código W no Teto de Vinil.
O senhor Baptista cedeu uma cópia dos 9 Boletins de Distribuição do seu acervo. Vamos começar a falar deles um a um e por ordem cronológica.

Os Boletins de Distribuição são datados, têm um número de sequência e os assuntos são os mais diversos. Pelo que pude analisar, independente do carro, os Boletins seguiam a mesma ordem numérica. Então não temos como saber quantos deles saíram sobre o Maverick, ou Corcel, Galaxie...
Eram utilizados como comunicação interna da Ford e entre os concessionários. Ter acesso a esses documentos é um avanço muito grande para nós, meros mortais.

Vamos analisar com calma e atenção os que temos e tentar decifrar o que dizem. São muitas informações “novas”, pois são, digamos assim, a “linguagem” da Fábrica. Dados que talvez só estarão completos com outros documentos da Ford, se é que ainda existem.





Ok!
Data: 17/05/1973
Já vimos nos assuntos de produção  que o primeiro Maverick de Produção normal saiu de linha no dia 04/06/1973.
Era maio e o Boletim tratava dos pedidos que chegariam no mês de julho.
Lembrando que o lançamento do Maverick aconteceu no dia 20/06/1973 e chegou às Concessionárias no dia 29/06/1973.

O título do Boletim é FORD MAVERICK – MODELOS 1974.

O que eu vou contar, ouvi várias vezes e de pessoas diferentes, de vários lugares do país. Pois bem, dizem que o Maverick foi lançado como ano e modelo 1973 e meses depois mudou para ano e modelo 1974. Isso tudo ainda em 1973. As pessoas que compraram o carro, como 1973 ficaram indignadas e reclamaram para a Ford, de modo que a Ford emitiu uma carta para os donos “autorizando”, ou reconhecendo que o seu carro 1973 poderia ser “passado” para 1974.  Então os donos iam com essa carta ao despachante e mudavam o documento para ano e modelo 1974.
A história é basicamente essa.

No último encontro em Águas de Lindoia, conversei com o Pishot, ele também falou dessa história e acrescentou que chegou a ver essa carta da Ford. Infelizmente o dono do carro nessa situação morreu e os filhos dele deram fim em tudo.

Essa história faz muito sentido, pois pelo que analisamos do Cadastro Nacional do Maverick, o modelo 1974 começou a partir do mês de agosto, não exatamente do dia 1º. Portanto foram apenas aproximadamente 2 meses de produção do modelo 73. Importante ressaltar que na plaqueta, não encontramos nenhum Maverick como 73, nem mesmo o número de série 00154. De modo que a alteração que “havia” era apenas no documento.

Não entendi nada Juninho... explica melhor isso aí!

Clique aqui. Nessa tabela vemos que tinha informações para o ano 1973 e 1974. Mesmo a plaqueta saindo como 1974, a tabela de cores, por exemplo seguiria a do ano de 1973, se o carro tivesse sido fabricado antes do dia "X" de agosto de 1973. Devemos nos atentar que a relação de cores que aparece na tabela, é referente a 1973.

Os carros eram costumeiramente lançados no final do ano, junto com o Salão do Automóvel ou então no começo do ano. Assim, o “ano/modelo” não duraria apenas 2 meses como no caso do Maverick.

Agora ficou melhor de entender né?

Na época, quem passou o carro para 1974, teve seu veículo valorizado. Hoje, se encontrar algum que ainda esteja como 1973, com certeza valerá mais que um 1974. Coisas que só o tempo pode fazer... Foram poucas unidades e uma forma de reconhecer um desses convertido é comparando o documento com a tabela de cores.

Eu gostaria muito de encontrar uma carta dessa e tirar qualquer sombra de dúvida sobre essa história.
Se você que está lendo tem alguma informação a respeito disso, por favor, deixe um comentário lá no final desta publicação ou envie um email para nós.

Eu já vi e revi esses Boletins e outra coisa que me intriga é sobre o formulário de Pedido Específico.
Desde que fiquei sabendo da existência desse formulário, o procurei em quase toda parte e até agora não encontrei nada...

Vamos continuar vendo o Boletim para entender melhor como era:



OPÇÕES E EQUIPAMENTOS OFERECIDOS NOS FORD MAVERICKS – MODELO 1974

Bom, essa relação já é conhecida, saiu até nos jornais da época.

Era dividido em Conjunto 1, Conjunto 2 e Opções Avulsas.

O Conjunto 2 abrangia os itens que eram opcionais nos modelos Super Luxo e GT e que não poderia ser adquirido para o Super dentro do Conjunto 1.

Um item interessante é o Descansa braço nas Portas. Essa peça faz parte do puxador porta e não tem como vender um Maverick sem ela. A questão é que o Descansa braço era uma parte “almofadada” e quando o carro não tinha o Descansa braço, a mesma parte era de plástico somente.

A opções avulsas trazem os itens que nós também já temos conhecimento.
Os freios a disco eram somente para a dianteira.
Bancos com revestimento em vinil e tecido não era necessariamente o tecido Dixie. Havia outra opção vinil e tecido. (vou levantar melhor essa informação)

Outros Equipamentos Standard

Aqui vemos com o que cada modelo era equipado de série.

Viram que tem 3 itens grifados com caneta vermelha? Foram grifados pelo senhor Baptista em seus estudos.





INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO E USO DO PEDIDO ESPECÍFICO DE VEÍCULO

São dois documentos que precisamos encontrar: O Boletim de Distribuição Nº 42, do dia 22 de maio de 1972 e o Pedido Específico do Ford Maverick.

Todos os concessionários tinham esses documentos, era por intermédio dele que eles pediam o carro na fábrica.
Encontrar esses documentos seria um sonho!

Aqui vemos a forma de pedir algum dos itens opcionais para determinado modelo. Havia várias combinações, mas nem tudo era possível. Por exemplo:

Atenção: Nunca assinalar a coluna 23 quando solicitar um Ford Maverick com motor 302.

Justamente porque onde ficaria o acionamento do câmbio?

Provavelmente se algum pedido chegasse preenchido errado, ele voltaria ou então era cancelado, pois nessa condição era impossível de montar.



Não dá vontade de ter esse Pedido Específico? Claro, e muita!

Vejam que interessante o que diz as últimas linhas:

Atenção: Ler no formulário Pedido Específico de Veículo as cores externas com as quais o teto de vinil areia não será oferecida pela Fábrica.

Ahhh então havia essa combinação de cores! Não basta estar disponível para o Super Luxo, o teto de vinil na cor areia só seria instalado baseado na cor externa do carro. Acho que ele não sairia em cores claras, ficaria estranho.

Mais um motivo para encontrar esse documento.

Um boletim de apenas 4 páginas já nos dá trabalho para muito tempo. Imaginem o benefício de reunir todas essas informações novamente. Seria grandioso! 


Por isso eu peço a você leitor, que reveja seus arquivos, que converse com os parentes ou amigos que trabalharam na Ford ou concessionárias e busquem mais informações. Vamos juntos resgatar esses documentos.
Vocês que acompanham de perto sabem que podem sempre enviar arquivos para eu publicar e sabem também que sempre terão os créditos do que contribuiu. Essa é a história do Maverick, o carro que amamos, vamos preservá-la!


Mais uma vez muito obrigado ao senhor Baptista e todo o pessoal da AutoMotor. Em breve eu voltarei aí rsrs



Ford abraço! 


Acompanhem a AutoMotor!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook