Mas para você entender melhor, veja aqui as outras partes dessa série.
Bom, para esse ano, o volante do Maverick estava a cargo do Grande Luiz Pereira Bueno. A primeira prova seria em Interlagos:
O Estado de S. Paulo 28.2.75 |
Folha de S. Paulo 3.3.75 |
Reparem bem, ali do lado direto, parece um retrovisor.
Correio Braziliense 12.3.75 |
Primeira corrida de 1975, primeira vitória do Maverick
Berta-Hollywood com Luiz Pereira Bueno pilotando.
Foi um rápido encontro entre Berta-Hollywood e
Mercantil-Finasa-Motorcraft, infelizmente um pneu do carro da Ford furou e
acabou com a briga.
A pintura lateral do carro mudou, ficou mais simples.
Quatro Rodas 3.75 |
Ele foi punido com 60 segundos e mesmo assim venceu a prova.
Vejam! É mesmo um retrovisor do lado direito.
Agora o número 11 fica no capô.
Nessa corrida o Maverick Berta-Hollywood andou sem o
aerofólio.
O Cruzeiro 19.3.75 |
Essa é a briga que todos queriam ver
Em algum jornal lá do começo, foi dito que o Berta-Hollywood
era o único carro que poderia fazer frente aos Opalas... Agora, só mesmo outro
Maverick pode fazer frente para o monstro guiado por Luiz Pereira Bueno.
Podemos perceber que foram acrescentadas 2 estrelas no capo.
Auto Esporte 3.75 |
O Luizinho com 38 anos ainda tinha muita categoria para pilotar o Maverick mais veloz do país.
Essa foto de frente é ótima! Fica evidente o uso de retrovisor do lado direito e a ausência da asa traseira.
Auto Esporte 3.75 |
Veja só, a revista diz que o Luizinho chegou a diminuir a velocidade para que o Opala pudesse andar junto dele, até ser informado que havia sido penalizado em 1 minuto.
Nessa briga contra o tempo, ele bateu o recorde da pista e se livrou do risco de perder a vitória por causa da punição. Ele tinha controle o completo da situação.
Auto Esporte 3.75 |
A Auto Esporte era muito organizada com os resultados das corridas.
Jornal dos Sports 25.3.75 |
Correio Braziliense 2.4.75 |
Era uma grande equipe em todos os sentidos. Parabéns ao
Gênio Anísio Campos!
Jornal dos Sports 24.4.75 |
Tarumã!
Em 1973, vitória.
Em 1974, A inscrição foi retirada pelo Anísio Campos
Em 1975 finalmente o Maverick Berta-Hollywood vai correr em
Tarumã.
Quatro Rodas 5.75 |
Vitória do Maverick. Mas não da Equipe Hollywood....
Grand Prix N 5 .75 |
A superioridade do Berta Hollywood era evidente, mas para vencer o campeonato ser regular é o mais importante.
Tarumã nunca deu sorte à equipe e infelizmente esse ano também foi penoso.
Só deu tempo de tirar a foto e o problema já apareceu. A correia da bomba de óleo estourou e acabou com a corrida do Luizinho.
Grand Prix N 5 .75 |
A foto do Berta Hollywood com o Luiz Pereira Bueno com o braço pra fora, seria facilmente tirada de contexto para dizer que ele estava comemorando a vitória, mas era o triste sinal de que estava lento e abandonando a prova.
Jornal dos Sports 22.5.75 |
Dessa vez quem teve problema foi o Berta-Hollywood e Paulo
Gomes ficou com a vitória.
Está difícil correr em Tarumã.
Jornal dos Sports 3.6.75 |
Tem o recorde de todas as pistas que correu, com exceção de
Tarumã. Que currículo heim!?
Fazer o que... falhas mecânicas acontecem.
Mais alguns problemas o deixaram de fora da corrida de Brasília.Jornal dos Sports 19.6.75 |
Por mais que o Marivaldo Fernandes fosse um grande piloto e
estava recebendo prêmios por isso, o assunto quente era o Maverick
Berta-Hollywood.
Quatro Rodas 7.75 |
Quatro Rodas 7.75 |
Quatro Rodas 7.75 |
Goiânia.
Embora tenha ocorrido uma quebra no motor do
Berta-Hollywood, essa com certeza foi a corrida mais emocionante de ter
assistido. Será que existe algum vídeo dela?
Dessa vez os dois carros mais velozes ficaram brigando por
15 voltas.
Que triste... faltou freio e o carro passou reto. O cárter
do motor bateu e quebrou. Luizinho não percebeu e quando parou nos boxes o
motor já estava fundido.
Poxa....
Vamos torcer que para a próxima etapa dê tudo certo...
Jornal dos Sports |
Ops, mais uma corrida em Tarumã kkkkkk
Dedos cruzados!
Quatro Rodas 9.75 |
Duas punições para Luizinho.
1- Largar da última posição por ter se atrasado para alinhar
o carro.
2- 30 segundos por ter queimado a largada.
A primeira punição nem abalou o Luiz Pereira Bueno, mas ele
não aceitou a segunda pois acredita que não cometeu erro.
Quatro Rodas 9.75 |
Auto Esporte 9.75 |
Auto Esporte 9.75 |
Luizinho ficou mesmo muito bravo.
“- Em Porto Alegre não corro mais enquanto houver dirigentes
tão ignorantes. Já dei mais de 100 largadas em minha vida e nunca fui
penalizado. Não vai ser um idiota qualquer que vai fazer isso eu vou me
conformar. ”
“- Me bateram a carteira e vocês acham que ainda vou
agradecer o ladrão? ”
Esse tipo de atitude era esperada de uma pessoa como o
Luizinho. Depois de tudo o que ouvi sobre ele diretamente do Bird Clemente e do
Reinaldo Hernandez, e de tudo o que li em seu livro, vi que o Luiz Pereira
Bueno era um homem sério, correto e que não brincava em serviço. Totalmente
dedicado e técnico, um piloto que não forçava o carro em nenhum momento, que já
havia disputado provas das mais diversas categorias inclusive fora do Brasil.
Era obvio que por se sentir injustiçado, ele não ficaria
naquele lugar. Ele poderia muito bem recuperar aqueles 30 segundos, mas era uma questão de princípios.
É uma pena, tenho certeza que se ele corresse na 2ª bateria,
teria pulverizado todos que estivessem pela frente.
Jornal do Brasil 10.9.75 |
Ah sim, o Berta-Hollywood tinha problemas na embreagem,
ficava patinando. Praticamente toda a 1ª bateria foi feita em 3ª marcha.
Jornal dos Sports 2.10.75 |
Nada melhor que a próxima corrida para resolver as coisas.
Dessa vez valia para o Campeonato Paulista.
Jornal dos Sports 8.10.75 |
Uma vitória inquestionável.
Jornal dos Sports 21.10.75 |
O Estado do Mato Grosso 24.10.75 |
O Maverick Berta-Hollywood pilotado por Luiz Pereira Bueno
não tinha mais chances de título, mas sempre era favorito para levar a corrida.
Estava se aproximando a última etapa do campeonato e seria
em Interlagos.
Sempre ilustravam as matérias com imagens do Berta-Hollywood
Diário do Paraná 23.11.75 |
Campeão? Foi um outro Maverick também.
Quatro Rodas 11.75 |
É a foto da última participação em corridas do Maverick
Berta-Hollywood. Ele preservou o retrovisor do lado direito durante toda a
temporada. O emblema da grade parece meio vermelho, como o do Super Luxo, mas
não consigo ter certeza. Será que eles removeram o banco do passageiro, os
forros de porta, trocaram o parabrisa...? Como estaria o carro por dentro?
Ainda tinha os frisos do SL na traseira?
Quatro Rodas 11.75 |
Sobre Luiz Pereira Bueno:
“Mostrou que tem o melhor carro da Divisão 3 do Brasil e só
não conquistou o Campeonato Brasileiro por falta de sorte em outras corridas. ”
Ele correu com a barra estabilizadora amarrada com um arame
e mesmo assim marcou mais um recorde em Interlagos e venceu a prova com mais de
40 segundos para o 2º colocado.
Impressionante!!!
Quatro Rodas 11.75 |
Fim da temporada 1975. O Maverick Berta-Hollywood ficou em
3º na Divisão 3.
DATA / CIDADE / AUTÓDROMO / CORRIDA / PILOTO / NUMERO DO
CARRO / POSIÇÃO DE LARGADA / CHEGADA / OBSERVAÇÕES
1975 – Piloto Luiz Pereira Bueno no Maverick Berta
- 1ª 02/03 - São Paulo / Interlagos – Luiz Pereira Bueno 8º (último) / Vitória – 20 pontos. *Encontro com Paulo Gomes da Mercantil Finasa Ford que teve o pneu furado na segunda volta.
- 2º 26/04 – Porto Alegre / Tarumã – Luiz Pereira Bueno – Quebra na primeira volta (Correia da Bomba de Óleo) – 20 pontos. *Encontro com Paulo Gomes da Mercantil-Finasa-Ford que venceu a corrida.
- 3ª 08/06 – Brasília – Luiz Pereira Bueno - Não correu, problemas no motor na classificação. – 20 pontos.
- 4ª 15/06 – Goiânia – Luiz Pereira Bueno - Último da classe C / Quebra na 15ª volta (Freio e consequentemente o motor fundiu por andar com o cárter avariado). *Encontro com Paulo Gomes da Mercantil-Finasa-Ford que venceu a corrida. – 20 pontos
- 5ª 31/08 – Porto Alegre / Tarumã – Luiz Pereira Bueno – último /2º na primeira bateria e foi punido com 30 segundos por ter queimado a largada. Por isso desistiu de correr a segunda bateria. Apresentou problemas na embreagem – 20 pontos. *Encontro com Paulo Gomes da Mercantil-Finasa-Ford que venceu a corrida.
- 5/10 – São Paulo / Interlagos – Luiz Pereira Bueno – Vitória
- 6ª 26/10 – São Paulo / Interlagos – Luiz Pereira Bueno – Pole / Vitória – Melhor Volta – Correu com o estabilizador traseiro amarrado com arame. - 40 pontos.
PARTICIPOU DE 6/7 CORRIDAS / 3 VITORIAS / ABANDONOU EM DUAS
2ª BATERIAS / 1 QUEBRA
3º lugar na Divisao 3.
Diário do Paraná 21.12.75 |
O saldo da participação dos Maverick em corridas em 1975.
Totalmente positivo, venceu 8 dos 9 campeonatos que
disputou.
A Equipe Hollywood venceu a D4 com o seu protótipo que usa
um motor igual ao do Maverick Berta-Hollywood.
Excelente!
Jornal do Brasil 14.1.76 |
Uma entrevista muito boa com Anísio Campos.
Ele fala sobre a falta de estrutura para que as provas
ocorram corretamente, trazendo um ponto de vista muito sóbrio e correto sobre o
assunto.
Sobre 1976, é provável que continuem com o Maverick na D3.
Uma proposta interessantíssima para o futuro do
automobilismo brasileiro. Puxa, o Anísio Campos é um gênio, além de boa
argumentação, ele usa perguntas para fazer o ouvinte/leitor entender o que ele
quer passar. Maravilhoso, concordo com tudo.
A Divisão 4 chegou ao fim
Até então, o Porsche-908 continuava com a Equipe Hollywood.
Passamos a conhecer melhor o que estava por trás da D4,
realmente o que o Anísio Campos fala é coerente e está correto. O automobilismo
nacional precisava de mais pessoas pensantes como ele para conseguir mudar
alguma coisa.
Por último, fala-se do uso do motor 4 cilindros do Maverick
para a ser utilizado na criação da Formula 2. Anísio Campos disse que era um
sonho dele, de equipes, pilotos...
Jornal dos Sports 18.1.76 |
Segundo Anísio Campos, não foi apenas o melhor ano da sua
escuderia e sim o de todo o automobilismo brasileiro.
Jornal do Brasil 21.1.76 |
Acervo AutoMotor |
Cortou um pouco na hora da cópia, mas dá pra entender.
O ângulo que o Maverick Berta-Hollywood foi fotografado
mostra como a traseira é bem larga e mesmo assim o conjunto fica harmonioso. Os
paralamas traseiros cobriam os pneus por completo.
Podemos ver que o número 11, alocado no capô desde o início
de 1975, era azul, assim como as estrelas.
O carro à direita do Maverick é o Divisão 4, com um motor
igual.
E com essa imagem, nós dizemos adeus à temporada de 1975.
Infelizmente em 1976 o Maverick Berta-Hollywood não correu. 1976 (clique aqui) foi um ano bastante ruim para as corridas, foi na verdade
o início do fim...
Temos muitos motivos para ficarmos felizes com a
participação do Maverick da Equipe Hollywood entre 73 e 75, foram grandes
disputas, muitos recordes e fortes emoções.
Isso era o que eu tinha para mostrar, mas talvez eu volte
para falar um pouco de como este carro sobreviveu aos anos seguintes e chegou
no Museu do Automobilismo Brasileiro
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
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Antes de mais nada, parabéns pelo blog. O melhor sobre Maverick, um carro que eu também amo. E principalmente parabéns pela série sobre essa lenda das pistas. Sou desenhista e modelista em papercraft (carros de papel) e na minha busca por informações sobre esse carro encontrei seu blog. Pena que eu já estava finalizando o modelo quando o descobri. Teria me poupado muita mão de obra. O modelo está pronto e está indo para uma montagem teste para ser revisado. E eu lhe convido a visitar meu blog e minha página no Facebook para acompanhar o lançamento do modelo pronto em breve. Até você mesmo pode montar um. Só exige capricho e paciência. Aguardo sua visita!
ResponderExcluirMuito obrigado! Pois é, algumas coisas só aparecem depois que a gente "desiste" de procurar rsrsr. Cara, seu trabalho é fantástico! Fiquei ansioso pra ver pronto. Eu nao tenho talento pra corte e colagem rsrsr montei um MAverick assim uma vez, ficou parecendo um UNO kkkkk mas dessa vez vou caprichar. Obrigado pelo comentario, ford abraço!
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