quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Teto de Vinil – Letra W 1976

Apresento a vocês uma pesquisa minuciosa que tomou muito do meu tempo. O assunto é uma “nova” letra para o Teto de Vinil. E após comparar muitas informações e falar com várias pessoas fortemente ligadas ao Maverick, cheguei a um resultado bastante interessante e revolucionário.

Após darmos início ao Cadastro Nacional do Maverick, meus olhos se abriram para uma nova realidade: Analisar como eram na prática os carros que saíam de fábrica. Foi aí que encontramos 3 carros modelo 1976 com a letra W no código do Teto de Vinil. Isso gerou um grande problema, pois até então, eu e nenhuma das pessoas com quem falei tinha certeza do que a letra W nessa situação significava.

 - O Cadastro Nacional do Maverick é uma fonte maravilhosa de informação. Em breve vou falar de mais dados curiosos que constatamos.


Comecei a procurar pela internet se alguém já havia tocado nesse assunto, mas não encontrei nada. A informação existente é que o padrão de Teto de Vinil do Maverick segue de 1973 a 1979 a mesma base dada pela Ford no “catálogo” de Identificação do Veículo como vemos abaixo:












Para chegar à minha conclusão, comparei documentos da Ford que foram cedidos pelo senhor Baptista e também analisei plaquetas de carros com W no código do Vinil.
Geralmente, quando aparece um código diferente, a primeira coisa que vêm na nossa cabeça é que foi um erro na hora da gravação. É possível sim que aconteça, mas não foi esse o caso aqui.


Já falamos desse “catálogo” com foco no mês de produção, agora vamos nos atentar ao que diz sobre o Teto de Vinil.
Esse “catálogo” foi fornecido em 1973 e conta com informações até 1974. Sendo assim, somente com esse documento em mãos, não podemos afirmar se houve ou não mudanças após 1974. A única garantia é que até 1974 a Ford seguiria o que estava escrito.

Hoje nós sabemos que de 1975 a 1979 houve alterações nos modelos, motores, cores, estofamento, eixo e transmissão. E o que dizer do Teto de Vinil?

Até 1974 era:

Letra Z para Teto de Vinil cor Preto
Letra Y para Teto de Vinil cor Areia

Em maio desse ano, estive na AutoMotor com o senhor Baptista e ele me mostrou o seu rico acervo de documentos da Ford sobre o Maverick. Fiquei impressionado e já imaginando o que de “novidade” poderia conter ali. Com uma gentileza de outro planeta, o senhor Baptista cedeu seu acervo para que eu digitalizasse e publicasse no Blog. Nunca vou esquecer o seu gesto meu amigo, todos nós somos muito gratos por compartilhar esses arquivos. Muito obrigado mesmo!

Bom, eu trabalho em uma concessionária de caminhões e tudo o que está envolvido a novos lançamentos, alteração de códigos de peças, ferramentas, novos acabamentos... é informado através de boletins. Não há uma periodicidade padrão para a emissão de boletins como esses. Eles são feitos conforme há necessidade de informar mudanças na linha de produção.

Eu fiquei totalmente surpreso quando vi os Boletins da Ford sobre o Maverick. Isso foi maravilhoso! O senhor Baptista tem 9 deles em seu acervo e já estão programados para eu publicar aqui no Blog.


OK, vamos analisar então o que esses Boletins apresentavam:





Podemos confirmar então que era mesmo um material oficial da Ford datado do dia 15/04/75 e classificado pelo número 104.

Como não há especificação do carro no cabeçalho do Boletim, acredito que os Boletins serviam para toda a linha Ford, não sendo exclusiva do Maverick.

Eu cortei o restante do Boletim, para não misturar os assuntos. O Nº 104 fala da introdução do motor de 4 cilindros na linha Maverick.


O importante para nós nesse momento é o que o Boletim diz a respeito do Teto de Vinil.





E vemos que para 1975 as opções de Teto de Vinil eram exatamente iguais a 1974. Cor Preta ou cor Areia.
  • Importante notar que Teto de Vinil só poderia ser colocado em modelos Super Luxo de 2 ou 4 portas.
Outro ponto importante é que a Ford apenas dizia a cor, mas não indicava qual era o código que o representava na plaqueta do veículo.

Certo, estou construindo o argumento. A questão aqui é o ano de 1976 onde localizamos em 3 plaquetas a letra W no Vinil.


Vamos a 1976:



Mais um Boletim de Distribuição da Ford datado do dia 29/09/75 e classificado pelo número 113.
O Nº 113 fala sobre uma nova opção de revestimento dos bancos.



Podemos ver então que na lista de opções e equipamentos para a linha 1976 do Maverick...

  • Constavam as cores: Branco, Marrom e Preto.
  • Continuava sendo opcional somente para os Super Luxo de 2 e 4 portas.
Aqui nós já chegamos a uma grande conclusão:

A cor Areia não estava disponível para os Tetos de Vinil na linha de 1976 do Maverick.

Podemos e devemos então nos esquecer da cor Areia para 1976. Não constava nos documentos Ford.
Como eu falei no início, eu não encontrei mais ninguém falando sobre isso, então acredito que seja um “choque” ver isso pela primeira vez. (pra mim foi).

Temos duas questões agora: Não existe mesmo o Vinil Areia? Se há outras cores, quais são os códigos deles na plaqueta de identificação?

Bom, quanto ao Areia, nós vemos alguns Maverick 1976 ostentando o belo Teto de Vinil nessa cor, porém, como vimos diretamente do documento Ford, essa opção não existia mais. Não podemos nem dizer que era colocado em concessionária, pois a Fábrica não produzia. Então, realmente, não existia Teto de Vinil na cor Areia para os modelos do Maverick 1976.


O que eu percebo que aconteceu nesses 45 anos de Maverick no Brasil é que essa informação se perdeu, os carros originais que serviriam como amostra não foram preservados e a informação correta foi substituída pelo conhecimento comum que já se tinha como base: o “catálogo” de Identificação do Veículo. Lembrando também que por ser adotado apenas pelo Super Luxo, o Teto de Vinil sempre foi um opcional pouco escolhido e como podemos notar, em sua maioria saiu na cor Preta, ou seja, as amostras de Branco ou Marrom são pouquíssimas.

Não culpo ou julgo ninguém nem nada, eu faria a mesma coisa, porém hoje, nós temos mais informações que antes. Agora podemos resgatar como era de fato a cor do Vinil e a letra correspondente na plaqueta.


Certo. Na prática, temos essas 3 plaquetas que mostram a letra W na identificação do Teto de Vinil:


Plaquetas W







E uma plaqueta com a letra Y:




Podemos observar que são plaquetas legítimas, com o mesmo padrão de gravação e com informações compatíveis. Não há motivo para duvidar da originalidade dessas plaquetas.



Enquanto eu conversava com meus amigos sobre essa pesquisa, alguns deles diziam que ainda acreditavam que o Areia estava na linha de 1976 só que agora sendo representado pela letra W na plaqueta.
  • A substituição de significado de uma letra na plaqueta existe e é bastante plausível, porém, como vimos, havia também a letra Y nos modelos 1976. As duas letras representariam a mesma coisa? Não é possível, mesmo porque, a cor Areia não constava mais como opção para o Maverick.

Assim, temos o seguinte cenário:

  • Código de Plaqueta: Z, Y e W
  • Cores Disponíveis: Preto, Branco e Marrom.

O que cada uma significa?

A letra Z é sem dúvidas a cor Preta, continua como estava. Exemplo: Maverick Série Prata.

A grande dúvida é em relação às outras duas cores e letras que sobraram.
Quando falei sobre a existência de Teto Vinil na cor Branca, alguns sequer já tinham ouvido falar. Eu também não tinha.
Então passei a buscar as fontes e padrões da Ford na época. Percebi que entre Maverick, Corcel e Galaxie, o Maverick é o mais pobre de informações sobre identificação e que ao longo dos anos criou-se o hábito, talvez por falta de opção, de basear as características do Maverick nas decodificações do Corcel e Galaxie. Faz sentido. Eram da mesma empresa, seguiam um padrão de plaqueta, Corcel e Maverick tinham linhas de produção lado a lado, porém por mais coisas em comum que eles têm, não são idênticos.
Comparei a tabela de identificação do Galaxie e não encontrei um padrão para decifrar o W e o Y do vinil do Maverick.

Recorri então às fotos de época, olhei o material de lançamento da linha 75 e 76 e não encontrei fotos de carros com Teto de vinil Branco ou Marrom.
Temos alguns testemunhos dos donos, porém eles não sabem precisar a cor do vinil na época. Temos fotos antigas, mas sem muito valor para comprovar a cor, pois a foto pode confundir a cor dependendo da iluminação e qualidade da foto. Então nesse ponto, não temos, até então, nenhuma prova concreta para definir com 100% de exatidão.

Porém, após levar alguns pontos em consideração, EU acredito que para a linha 1976, as opções de cores de Vinil para o Maverick, que só poderia sair no modelo Super Luxo 2 e 4 portas eram essas:

  • Z – Preto
  • W - Marrom
  • Y – Branco

Por quê?

Preto nem precisamos questionar.

A cor Branca é totalmente rara, pessoas envolvidas com isso não ouviram falar, não “há relatos” de que “exista”, não encontramos carros originais para comprovar...
Devido a isso, tenho pra mim que foi pouquíssimo fabricado e como temos apenas 1 plaqueta com a letra Y, acredito que seja sim a cor Branca.

A cor Marrom é mais comum. Embora, pelo que pude perceber falando com as pessoas, elas sabem que era disponível de 1977 para frente, elas não se lembram de terem visto um carro nessa configuração. Nos materias de lançamento da  linha 75 e 76, não encontrei nenhuma foto de Vinil Marrom, apenas no Folder da linha 1977. A questão é 1976, mas por não termos uma prova chave e irrefutável, precisamos levar o contexto todo em consideração.
Baseado nisso, pela cor Marrom ser mais “popular” (mais que a branca pelo menos), acredito que a letra W seja referente à cor Marrom.

  • Relembrando: Não temos ainda uma prova irrefutável que comprove Y = Branco e W = Marrom e eu não estou dizendo que é assim e pronto. Essa é a conclusão que eu cheguei. Vou continuar pesquisando para ver se conseguimos essa prova.

Uma das dúvidas que surgem é: Se é possível que uma letra signifique uma coisa em um determinado ano e outra coisa em outro ano, é possível que a cor areia tenha voltado em 1977?

Eu, assim como muitos, cresci acreditando que a cor Areia era de 1973 à 1979 (uma época eu pensava que só existia a cor Preta) e não vamos nos convencer fácil do contrário, mesmo com tudo o que já vimos.

Bom, no acervo do senhor Baptista, há um livro maravilhoso:




Manual de Treinamento de Vendas

É de ficar bobo de saber que esses documentos ainda existem e estão à nossa disposição!

Ele fala da linha 77 e, é claro, da lista de opções e equipamentos no modelo 77:


Esse livro é do tipo em que as páginas estão coladas, não usa grampos e por isso eu fiquei com muito receio de estraga-lo ao colocar no scanner. Por isso, nesse caso eu tirei foto das páginas. Pode se notar pela qualidade das imagens e também pela ondulação causada pelo comportamento natural de um livro aberto.

Fiz a ligação para melhorar a visualização:




O que temos aqui?

Teto de Vinil (3/4) – cor Branco
Teto de Vinil (3/4) – cor Preto
Teto de Vinil (3/4) – cor Marrom.

  • A cor Areia não voltou para a linha de produção em 1977 e acredito que realmente teve o seu fim em 1976. Não tenho informações como essa sobre 1978 e 1979.

  • Bom, continuando a avaliação do que é nos apresentado, vemos que o tipo de vinil agora era o 3/4, conhecido também como “meio teto”. Nós temos essa informação bem clara e de conhecimento comum pelo Folder da linha1977. 
  • Outra coisa, que me deixou impressionado é a que o teto de Vinil em 1977 era apenas disponível para os Super Luxo de 2 portas!
Pelo que nos diz essa relação, a chance de sair um Super Luxo (LDO) 4 portas com Teto de Vinil era a mesma de um GT, ou seja, NENHUMA!

  • Não havia a opção de Teto de Vinil que cobrisse o carro por completo. Todo Teto de Vinil era 3/4.


Pois é... Uma simples letra diferente do comum em uma plaqueta fez com que “descobríssemos” tudo isso:


1973 – 1975
Teto de Vinil (completo) opcional para o Super Luxo de 2 ou 4 portas nas cores: Preta (Z) e Areia (Y)

1976
Teto de Vinil (completo) opcional para o Super Luxo de 2 ou 4 portas nas cores: Preta (Z), Branca (Y)* e Marrom (W)*

1977 – 1979*
Teto de Vinil (3/4) opcional para o Super Luxo (LDO) de 2 portas nas cores: Preta (Z), Branca (Y)* e Marrom (W)*

Legenda: * = Resultado obtido de acordo com a minha linha de raciocínio conforme apresentado acima durante toda a pesquisa. Não tenho 100% de certeza do código da cor Marrom e Branca assim como se em 78 e 79 o padrão continuou o mesmo.


E agora, o que isso significa?



Bom, as pessoas que se preocupam com originalidade provavelmente vão dar atenção a essa pesquisa (para o bem ou para o mal). Eu não tenho olhos em todos os lugares, mas não encontrei informação alguma sobre isso que lhes apresentei, por isso, sei que há carros que foram restaurados fora do padrão e acredito que foi justamente porque essa informação ser conhecida.

2 Exemplos:
  • Se a pessoa tem um Maverick sem histórico, sem plaqueta e surrado pelo tempo e quiser fazer o carro com a cor que ela escolher, motor, interior e vinil, ela poderá seguir essa “nova” tabela de Teto de Vinil.
  • Se a pessoa tem um Maverick em condições normais, sem Teto de Vinil, mas possui a plaqueta com a letra W ou Y; poderá encontrar nessa “nova” tabela, o significado para restaurar seu carro corretamente.
Eu não quero me envolver nenhum pouco com o que cada dono faz com o seu carro. Todos estão livres para montar o carro como achar melhor. Minha intenção é resgatar o máximo de documentos sobre o Maverick e assim divulgar as informações.
Só precisamos tomar cuidado para não confundir as coisas e passar um carro como original, sabendo que os próprios documentos da Ford dizem o contrário.


  • Quem faz avaliação para Placa Preta deveria analisar essa pesquisa também.

Acredito que essa minha pesquisa traz um resultado de 90% de chances de tudo estar correto. Apresento os fatos e espero que tirem suas próprias conclusões e se houver concordância com o que eu escrevi, ótimo; se não houver, vamos conversar mais para entrar num entendimento.



Agradeço a todos os envolvidos e espero não esquecer o nome de ninguém:

Alvaro Junior, Valter Barragan Neto, Marcelo Monteiro, Juliano Feijó, Clodoaldo Lazareti, Armando Mourad, Paul Gregson, Alexandre Mesquita, senhor Baptista, Mauricio Silveira e Leovaldo Petry.

Os senhores são ótimos! Perdão por perturbá-los tanto rsrsrs Depois me contem o que acharam.


Acreditem ou não, essa pesquisa era pra ser curta, eu imaginava apenas encontrar o significado da letra W, mas fomos além. Participe também do Cadastro Nacional do Maverick! Que mais dados possam aparecer para que sempre tenhamos assuntos relevantes para contar. Eu não vou parar de pesquisar!



Obrigado pela atenção. Ford abraço!






Acompanhem a AutoMotor!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook