domingo, 9 de setembro de 2018

Maverick Imprensa - Parte VII - Especificações

No último encontro em Águas de Lindóia, fiquei espantado quando um pai e filho chegaram perto do Maverick do meu amigo e o menino começou a perguntar quantos cavalos o carro tinha, quantos quilos de torque atingia e em quanto tempo fazia de 0 a 100 km/h. O menino devia ter uns 7 anos, não mais que isso.
Fiquei impressionado porque ele foi bem específico no que queria saber e demonstrou bastante entusiasmo ao falarmos os números para ele. Confesso que não sei como consegui lembrar dos dados rsrsr e isso fez eu perceber que preciso estudar mais. O menino foi embora e fiquei pensando quando eu era pequeno e brincava com aquele jogo de cartas Super Trunfo, onde os carros tinham seus dados técnicos listados e quem, por exemplo, fosse o mais potente, ganhava a carta do outro. Na época o pessoal da escola conhecia os carros super esportivos por meio desse jogo, nós sabíamos de cabeça quantos cavalos tinha um McLaren, a velocidade máxima de uma Ferrari, o peso de um Porsche... era muito legal. Cresci, fiquei velho e não vi mais o Super Trunfo, lembro que uma vez saiu um jogo parecido, com carros brasileiros e comprei porque tinha o Maverick, é claro.


Contei isso porque hoje falaremos sobre as Especificações técnicas do Maverick GT, Super e Super Luxo na parte 7/8 do PressKit Maverick Imprensa. Agradeço sempre ao senhor Baptista por ter guardado esses documentos e ainda mais por ter compartilhado conosco.







Quem lembra daquela cena do filme Velozes e Furiosos 3:




Hoje nós vamos ler todos os dados do Maverick, você está pronto?

GT



Bom, não há muito que comentar, mas é bom aproveitar esse momento para dizer que a fórmula para transformar Polegadas Cúbicas em Centímetros Cúbicos é simples:


16,38* 302 = 4946,76


Arredondando, temos 4950 cm³ ou 5.0 litros.






Peso.
Observando várias plaquetas de diversos anos, o modelo GT sempre apresenta o peso de 1260kg.
Aqui vemos que o peso em ordem de marcha (carro pronto para rodar) é 1394kg. São 134kg de diferença e eu não sei porque tanto assim...
O interessante é a distribuição de peso, 55,3% na dianteira e 44,7% na traseira.

Alguém hoje em dia troca o óleo do Maverick com 10.000 km? Rsrs





A Ford informava que a velocidade máxima do GT era de 183 km/h. Dado interessante....

Autonomia de 530km.


SUPER e SUPER LUXO




Ambos modelos tinham de série o motor de 6 cilindros.



A caixa de direção era menos eficiente que a do GT. Com o 6 cilindros, eram 6,5 voltas do volante de batente a batente.


O peso varia bastante. Pelo que observei em inúmeras plaquetas, além do motor, opcionais como ar condicionado, direção hidráulica, ar quente... influenciavam no peso final do carro.
O mais importante no final, é a distribuição de peso que é quase perfeita.

No motor 6 cilindros a Ford teve trabalho para cuidar do sistema de lubrificação. Ela fez e funciona, mas o recomendado era trocar o óleo a cada 5000 km, diferente do motor V8.




Velocidade máxima informada pelo Ford: 151 km/h. Autonomia de 580 km.


Cada revista ou jornal da época que testou o Maverick, atingiu resultados diferentes uns dos outros. Isso é totalmente aceitável considerando condições da pista, clima, motorista... Agora temos mais os números da Ford para termos mais uma base.

  • Os dados fornecidos são dos modelos de 2 portas, justamente porque a versão de 4 portas só sairia em novembro de 1973. Temos o Press Kit do 4 portas e vamos publicar no momento certo.




Esses dados têm hoje, 45 anos. Na nossa realidade, muita informação referente a periodicidade, desempenho... já não se aplica. É nessa hora que não basta ler o manual, temos que entennder como é na prática para transformar o conhecimento em sabedoria.




Acompanhem a nossa série, a última parte será sobre a Ford do Brasil.




Acompanhem a AutoMotor!


Fiquem ligados! Ford abraço!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos



E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook