sábado, 25 de agosto de 2018

Maverick Imprensa - Parte VI - Exterior

O exterior: a primeira coisa que vemos e a que logo faz-nos formar uma opinião sobre o que estamos observando. Lembro que a primeira vez que vi um Maverick pessoalmente, ele passou na rua e foi embora, então, eu a pé, fui procurá-lo no bairro e após andar bastante, encontrei aquela maravilha estacionada. Eu "era" iniciante no assunto Maverick e logo fiz a pergunta que eu jurei nunca fazer: É V8? Quando o dono falou que não era, eu fiz uma cara de decepção, mas aí ele me disse:

"Escuta, você não falou que rodou o bairro inteiro porque viu o carro passando? Você veio até aqui por causa do carro, não foi por causa de motor. O que importa é o carro, o motor é secundário".

Eu nunca tinha visto por esse lado... Ele estava coberto de razão e são realmente as linhas do Maverick que me atraíram e me atraem até hoje. Tirei isso como lição e quando tenho a oportunidade, conto essa história para acrescentar mais um ponto de vista na cabeça das pessoas.


A parte 6/8 do Maverick Imprensa vai mostrar os detalhes externos do Maverick apresentando os seus 3 modelos.

Todos prontos?







Foram essas linhas marcantes que fizeram eu me apaixonar pelo Maverick.


Lemos da Ford, que o estilo do Maverick parece com o do Mustang, mas mesmo assim é de um individualismo marcante, simples na forma com os frisos nos lugares certos apenas acentuando o desenho.

Claro que é bom parecer com um ícone, posto que o Mustang mantém até hoje, mas vejo que o desenho do Maverick faz parte do estilo que a Ford seguia naquela época. Outros modelos seguiam a mesma direção no desenho e aí que a Ford escreveu "mesmo assim é de um individualismo (sinônimo do nome Maverick) marcante. O Maverick tem raízes próprias e todos os méritos por sua beleza.

É um carro muito bem pensado. Dianteira e traseira combinam muito bem numa carroceria fastback poderosa.



O vinco lateral do Maverick também é muito harmonioso... ahh eu sou suspeito para falar, mais a frente veremos mais fotos para tirar as conclusões.

A princípio são 3 modelos: Super, Super Luxo e GT.

Super:





Destaque para o emblema no paralama dianteiro Maverick Super.
Por não ter tantos frisos e detalhes quanto os outros modelos, tenho pra mim que o modelo Super é o Maverick na sua mais pura essência. Um carro liso, limpo, com o vinco lateral bem marcante... Lindo!


Super Luxo:




Facilmente identificado pelos frisos das janelas e caixas de rodas, além das supercalotas e o friso traseiro que une as lanternas.



Pra mim o Super Luxo é o mais charmoso e mais bonito de todos os modelos. Eu gosto de todos, até os que não seguem o padrão original, mas a combinação dos frisos e detalhes desse modelo ornamentam muito bem as linhas do Maverick. É realmente um Super Luxo.



GT:




O atrativo principal do GT é o seu motor V8 302 de série, mas a roupagem escolhida para ele é ótima! Faixas e mascaras em preto fosco o deixam  mais "nervoso", pronto para devorar o asfalto.




Além de rodas com tala mais larga e contagiros que deixam o carro muito mais na mão do condutor.





Era um carro de rua com acabamento estético de carro de corrida. Depois de lançado, noós vimos que o seu desempenho também era de um carro de corrida.


Por fim nós lemos a lista das cores disponíveis.


Em um outro ponto de vista, podemos dizer que o Maverick tinha 3 "roupas", a casual (Super) para o dia a dia, sem muita preocupação com status, a roupa de gala, (Super Luxo) que incluía vários ornamentos e requinte aliados a um motor de 6 cilindros silencioso e forte em baixas rotações. E também tinha a "roupa" esporte, (GT) com faixas de corrida e um motor V8 de 197 cavalos. A escolha fica a critério do comprador.
O triste é que desde sempre os "entendidos" e por consequência, os ouvintes dos "entendidos", querem que o motor 6 cilindros ande como o V8 e beba gasolina como uma Lambretta. A Ford deixou claro a destinação de cada modelo e motor, a forma que será usado pelo dono não dá pra condenar, mas avaliações que não consideram essas questões, não podem ser levadas a sério.

Já que comecei a dar minha opinião e estamos falando do exterior, vejo o Maverick com umas linhas bastantes distintas, um carro que tem um ar de sério, sóbrio, malvado, inquieto, veloz, sabe, um carro que foi é claro, criado para agradar e agrada, mas é como se ele tivesse uma personalidade forte e sinto que nada nele foi forçado para que se tornasse um queridinho de todos.
Se pegarmos o exemplo do Fusca, podemos ter uma ideia melhor do que quero dizer. O Fusca é um carro pequeninho, com carinha de feliz.. um cara legal. E muita gente, inclusive eu, tem boas recordações a bordo de um Fusca. No caso do Maverick, eu vejo ele como um carro do tamanho ideal, com músculos, forte e cara de poucos amigos. Onde chega, impõem respeito e as vezes até medo nas pessoas, provocando arrepios e mesmo assim as pessoas gostam, pois ele é honesto com a sua proposta de estilo.
Essa é a minha opinião, cada dono de Maverick sente de uma forma e age como acha melhor.


Clique aqui para ver as outras partes do Maverick Imprensa


Agradecimentos mais que especiais à AutoMotor que cedeu seu acervo para publicarmos.




Acompanhem a AutoMotor!


Ford abraço!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos



E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook