quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Maverick Imprensa - Parte V - Interior

Essa é a parte 5/8 do Maverick Imprensa. Falamos sobre Resumo, História, Engenharia e Marketing. Hoje veremos informações sobre o Interior.
Confesso que detalhes do interior, acabamentos e tecidos não são o meu forte. Eu ainda não foquei nesse assunto aqui no blog, porém estou preparando pesquisas interessantes sobre o assunto.

Vamos começar:




Essa foto é totalmente nítida e bonita. Quando peguei ela em mãos lá na AutoMotor, tive a sensação que era recente. É um material muito bem conservado que o senhor Baptista tem.

Bom, pelos detalhes, podemos notar que esse é o interior de um Maverick GT.



Este é o verso da foto.





A Ford pensou em conforto e conveniência para fazer o interior do Maverick.
Como podemos ver, até então, os Maverick tinham pouca diferença entre os seus modelos, o que torna fácil de memorizar.

Interessante o detalhe do painel. Realmente a luz não atrapalha sua visibilidade. O painel é simples, mas que atendia ao que era pedido.
E olha que bem pensado o desenho dos botões do lado direito!



Eles tem formatos diferentes para que o motorista saiba qual é apenas pelo tato.
A alavanca da seta tem um botão para lampejar o farol alto.
O porta luvas tem chave e iluminação interna.... Ainda não vi iluminação no porta luvas... vou começar a prestar mais atenção nisso.

Detalhe dos volantes:
No Super, apenas o botão central da buzina é acolchoado e no GT, além da buzina ser acolchoada, o aro do volante é revestido com um material que imita o couro. O desenho é o mesmo, só muda o revestimento do aro.
No Super Luxo, o volante tem dois raios mais largos, almofadados e com interruptor da buzina nas extremidades.

Alavanca na coluna de direção para os modelos equipados com motor 6 cilindros e no assoalho para os que são equipados com motor V8.



Uma inovação na época e que confunde muita gente hoje em dia, é que para travar a direção e tirar a chave, deve-se engatar a marcha à ré.

A ausência de quebra vento também era uma novidade. Hoje em dia mais nenhum carro usa esse tipo de abertura.


O que era de série nos modelos:

Super:


  • Cinzeiros traseiros;
  • Encosto dos bancos dianteiros com trava;
  • Porta Luvas com chave;
  • Trava na coluna de direção e alavanca de marchas;
  • Lavador do parabrisa;
  • Tampa de gasolina com chave;
  • Luz de ré e
  • Tapete de borracha no porta malas.


Super Luxo e GT:


  • Tapetes de buclê e nailon;
  • Descansa braços nas portas;
  • Buzina dupla;
  • Acendedor de cigarros;
  • Lampejador de farol na alavanca da seta;
  • Um friso cromado no painel do modelo Super Luxo;








  • No GT: Contagiros na coluna de direção, console central com relógio elétrico, assentos individuais de encosto alto e trava do encosto de facil acesso são de série no GT e opcionais para os outros modelos.


"Esses assentos individuais são estofados em vinil, mas podem ser adquiridos opcionalmente  numa combinação de vinil e tecido jérsei."

Pausa aqui.
Sempre vi sobre a combinação de vinil e tecido, mas essa é a primeira vez que vejo que o tecido era o jérsei. Esse ponto é muito interessante. Há outras pesquisas em andamento onde falaremos mais sobre isso.


  • Ventilador e desembaçador elétrico de 3 velocidades, rádio e conjunto de luzes de cortesia para iluminação do porta malas e compartimento do motor são opcionais para toda linha Maverick.


Lembrando sempre da data: 20/06/1973




Aqui vemos todos os comando descritos no texto. Esse volante é o do modelo Super Luxo.

Poderia ter mais fotos não é mesmo? Mas acontece que isso era um PressKit, não uma enciclopédia do Maverick.
Essas informações confirmam muitas coisas que já sabemos e nos ensina muitos outros detalhes. Precisamos estudar sempre para não cair no esquecimento.

Depois do Interior, conheceremos o Exterior do Maverick. Ah que carro maravilhoso, com linhas marcantes e fortes.

Pretendo não demorar para publicar a próxima parte, então fique de olho.



Agradecimentos à AutoMotor que cedeu seu acervo para publicarmos.




Acompanhem a AutoMotor!


Ford abraço!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos



E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook