Aqui no blog você encontra a maior e mais relevante
informação sobre o Quadrijet. Fomos bem longe nesse assunto e agora vamos dar
mais um passo.
Nessa pesquisa, vamos falar apenas do Kit e suas peças, pois as revistas e os jornais não contaram uma das principais informações: Qual é o
modelo do carburador utilizado?
De acordo com os materiais de época, fiz uma relação das
peças que compunham o Kit.
Era o seguinte:
Era o seguinte:
- Comando de válvulas mais eficiente – único e central acionado por corrente fabricado pela Iskenderian de 270°. Tuchos mecânicos. Molas duplas para as válvulas de admissão e descarga – 16 molas, 16 porcas e 32 arruelas
Nas revistas lemos que o comando é Y-73C9PO862, mas não encontrei esse código em nenhum lugar. O único modelo para tuchos mecânicos e com 270º da Inskenderian que encontrei foi esse:
Isky Solid Flat Tappet Camshafts 381333
Camshaft, Mechanical Flat Tappet, Advertised Duration 270/270, Lift .476/.476, Ford Small Block, Each |
- Junta de cabeçote mais fina. Taxa de compressão de 7,5:1 para 8,1:1
Temos a marca e modelo do coletor de admissão e do comando,
mas não temos o modelo do carburador quadrijet da Holley.
Há muito tempo eu tento descobrir essa informação, pois pelo
modelo saberíamos outra informação importante, o CFM do carburador.
É até engraçado, mas uma coisa que eu demorei tanto para
descobrir, na verdade estava bem na minha cara e eu não havia percebido. Fiquei
naquela: “Como é que eu não tinha pensado nisso antes?” Eu fico irritado
comigo mesmo, mas pelo menos o resultado saiu. rsrsr
No site da Holley existe o passo a passo para fazer a
identificação do carburador. Então eu assisti a esse vídeo:
E cheguei à conclusão que era possível, pois esses materiais são válidos para toda a linha de carburadores Holley, antigos e modernos.
A parte mais difícil era encontrar um carburador original com o número para poder traduzir por meio das tabelas.
Isso se faz necessário por dois grandes motivos: Primeiro porque esse é o padrão das minhas pesquisas, mostrar os fatos na prática; e segundo que não posso deixar margem para dúvidas nesse assunto. Mesmo com várias provas, tem pessoa que questiona, portanto, quanto mais evidências, melhor.
É, poderia ser difícil se não fosse o meu amigo Jober. Já falei dele nessa outra parte da pesquisa sobre o Quadrijet.
O Jober é um apaixonado por carros antigos, estudioso do
assunto além de ser uma pessoa excepcional. Ele tem um Maverick equipado com o
Kit Quadrijet e enviou essas fotos em abril de 2016
Dei um zoom na foto, mas não foi possível ler o número
gravado na peça. Então minha esperança agora estava toda no Jober. Perguntei se
ele conseguia ver algum número ali no carburador e ele enviou uma foto
perfeita:
Fiquei muito feliz! Puxa vida, parece tão simples né... mas
se fosse, outras pessoas já teriam publicado essa informação.
Bom, o primeiro número é o List Number. O número logo abaixo
é a data de fabricação da peça.
Traduzindo:
List Number 4776 significa que é um carburador Holley modelo
4150 de 600 CFM. Ele é
mecânico e tem 2 injetores (double pump)
Em rápida procura pela internet, vi que a data usa um
formato diferente do que eu estou acostumado. A Holley passou a utilizar 4
dígitos na data a partir de 1973. Os três primeiros dígitos representam o dia
do ano e o último dígito representa o ano. Em nenhum momento indica a década,
mas isso nós sabemos pelo contexto geral.
Portanto, esse carburador foi feito no dia 29 de abril de
1974, pois foi o dia 119 naquele ano.
Veja só:
O Cruzeiro 5.6.74 |
Outra característica desse carburador é a cor amarelada
devido ao seu acabamento em Cromato de Zinco.
Atualmente o carburador 4150 de 600 CFM com o cromato de
zinco tem o código 0-4776C
Essa tabela é muito legal também pois mostra o modelo do carburador correto para o tamanho do motor e sua rotação máxima.
Eu sempre gostei da preparação de época. Sonhava em ter um
Maverick como o Quadrijet, nas mesmas configurações. Ainda não posso
ter um rsrsrsr mas a receita está aí.
Podia ter um coletor dimensionado para o escape também, já pensou? Bom, hoje há muito mais tecnologia para deixar o Maverick ainda mais forte, mas não estamos comparando, apenas resgatando a configuração original do Kit Quadrijet.
Jober meu amigo, mais uma vez muito obrigado pela atenção e paciência comigo. Aos poucos temos descoberto coisas valiosas do nosso querido Quadrijet. Espero vê-lo em breve!
Abraço ao Marcelo e ao Liandro também pois me motivaram a ir mais a fundo nessa pesquisa.
Até a próxima pessoal!
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Legal Juninho, bela matéria, abraços. Jober.
ResponderExcluirExcelente artigo, essa questão dos quadrijets opcionais nos Maverick é cercado de muitas lendas, obrigado desmistificar essas histórias! Grande abraço
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