terça-feira, 11 de setembro de 2018

Maverick Imprensa - Parte VIII - Ford Brasil

Chegamos à última parte do Press Kit Maverick Imprensa. Vamos conhecer qual era a posição da Ford do Brasil no momento do lançamento do Maverick.
Eu sempre escrevo aqui que é muito importante conhecer o contexto da história para termos uma visão mais correta de como e porque tudo aconteceu.

Prontos para uma aula sobre a Ford?




Ipiranga  - Bairro do Ipiranga em São Paulo – Setores administrativos, estamparia, ferramentaria, fábrica de motores e linha de montagem do Galaxie 500, LTD Landau, caminhões e utilitários. Depósito de peças.



São Bernardo do Campo - Estrada do Taboão, 899, KM 113 da Via Anchieta – Duas fábricas de motores, estamparia, tapeçaria, fábrica de eixos e transmissões e linha de montagem. Produção dos motores 4 cilindros do Corcel e o 6 cilindros do Maverick e para a linha de utilitários. Fábrica de eixos e transmissões para os utilitários do Ipiranga e eixos motrizes para o Galaxie, LTD e F-100. Uma das linhas de montagem é do Corcel Sedan, Cupê, GT e Belina. Outra linha de produção recém instalada é a do Maverick Super, Super Luxo e GT. Outros prédios incluem depósito de peças e acessórios, escritório de compras, manufatura e finanças. Conta também com a Central de Computadores Ford e todos os laboratórios de Controle de Qualidade.



Via Ancheita, KM13 – Centro de Pesquisas e Escritórios Centrais da Ford. No Centro de Pesquisas funcionam o Departamento de Desenvolvimento do Produto (Engenharia), Departamento de Estilo, Desenho Técnico, demais departamentos de testes e garagem experimental. Nos andares Superiores estão os escritórios centrais da Administração Geral das Fábricas e da Área de Vendas.


Osasco – Fundição de Osasco – Produção de ferro fundido cinzento vazado e nodular. Lá são fundidos os blocos dos motores Ford, as carcaças de transmissão e os blocos dos motores Perkins Diesel de 6 cilindros  e MWM de 4 cilindros. É fonte de recursos para estamparia. Peças feitas ali foram enviadas à matriz nos EUA. 


Taubaté – Via Dutra – Fundição de ferro e alumínio. Produção de peças relativas aos motores de 4 e 6 cilindros, transmissões, diferenciais e eixos.
Dentro da Fundição, está a Fábrica São Francisco, onde são usinadas entre outras peças, os tambores de freios e cubos de roda da linha Ford e os discos de freio do Corcel. Em obras a nova fundição para os Motores OHC-4, com previsão de término em meados de 1974.



Jaboatão, Pernambuco – Jaboatão – Linha de montagem dos utilitários que atendem a região.


A Ford estava em um crescimento veloz e objetivo. Tinha uma grande estrutura, capaz de atender sua produção que só vinha crescendo. Uma pista de testes na cidade de Tatuí estava programada para ser construída e, realmente foi. Eram anos de muito investimento no Brasil.


Muito bom! Várias das coisas vistas aqui não eram do meu conhecimento. Achei muito interessante o relato de cada fábrica explicando o que faziam.





A apresentação do então Presidente da Ford Brasil, Joseph O'Neill



David R. C. Towers, o Diretor de Vendas e Marketing da Ford Brasil.

Anexo, vinha uma foto pequena de cada um deles. Infelizmente eu deixei de digitalizar...


Como essa é a parte 8/8, quero dizer que foi muito importante poder escrever sobre esse Press Kit. Agora que está tudo publicado, podem-se desencadear ainda mais pesquisas, pois há muito a ser explorado nele.
Eu queria ter finalizado as 8 publicações em menos tempo, mas infelizmente não foi possível. Todas as imagens podem ser salvas sem perder a qualidade. De qualquer forma, segue abaixo o link para baixar as 8 partes em um único arquivo:


Press Kit – Maverick Imprensa



Durante uma publicação e outra, recebi por meio de alguns grupos do whatsapp, os arquivos do Press Kit. Muita gente gostou e quis compartilhar com os amigos. Isso me agrada bastante e divulgar a história do Maverick é uma de nossas missões com esse Blog, porém o que me deixa preocupado é que a fonte não acompanhava os compartilhamentos. Então, quem vê os arquivos não sabe quem proporcionou aquilo, quem teve o trabalho de guardar e depois ceder para que mais pessoas tivessem acesso... Toda essa informação faz parte do pacote e não deve ser deixada de lado. O senhor Baptista tem todos os méritos e créditos por esse Press Kit, que é dele. A nós fica a gratidão e admiração pelo seu gesto maravilhoso de dividir conosco esse rico material. Muito obrigado seu Baptista!

Vamos nos lembrar disso pessoal e sempre dar a fonte das informações daquilo que compartilhamos.

  

Além desse documento, o acervo do senhor Baptista tem mais pérolas e a próxima pesquisa será de um assunto que com certeza vai mexer com o que conhecemos de Maverick até então. Não é para se assustar, mas fique de olho, pois quero publicar ainda essa semana. 





Acompanhem a AutoMotor!





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A História do Maverick contada como você nunca viu! 

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