sábado, 2 de março de 2019

1974 - De volta ao Salão do Automóvel

A pesquisa sobre o Salão do Automóvel de 1974 estava junto da pesquisa sobre a história daquele ano. Como o Salão de 1972 e o de 1976 estão separados, resolvi dividir também o de 74.

Portanto, hoje estou publicando novamente a pesquisa de 10.6.13 e atualizando com imagens incríveis.

Em breve mais um série de atualizações acontecerá no Blog.

Bom vamos lá.

O Salão do Automóvel acontece de 2 em 2 anos sempre em novembro. O Maverick foi apresentado durante o Salão do Automóvel de 1972 e voltava em 1974 ainda mais forte. Este evento aconteceu ente os dias 22 de novembro e 1 de dezembro.

Começamos com essa revista, presente do nosso amigo Maurício Silveira:

Auto Esporte 11.74



O guia do comprador trazia a ficha técnica dos veículos.
A foto do Maverick Super, é na verdade um Super Luxo.... sem problema.

Diário de Pernambuco 3.11.74
O jornal diz que o lançamento do Maverick 4 cilindros seria nesse Salão. Vamos aguardar...

Correio Brasiliense 17.11.74
Uma visão geral do Salão do Automóvel e que vem por aí.
Os carros vêm com poucas mudanças. No caso do Maverick, é dito que ele pode vir equipado com o motor de (4) cilindros, embora isso seja negado pelos executivos da Ford.

Jornal do Brasil 22.11.74
Opa, esse jornal está mais a nossa cara heim!?
Essa foto está demais!
A Ford vai expor 23 veículos entre tratores, caminhões, automóveis e utilitários. A maior expositora dessa edição.

Por essa frase, entendemos que o mesmo sendo dia 22.11, o texto foi escrito antes da abertura do Salão.

Temos a explicação do projeto do stand da Ford, sua arquitetura e disposição.
É dito que no centro do stand, seria o modulo reservado a economia e durabilidade, onde ficariam expostos 2 Maverick e uma Belina.
Um dos Maverick é descrito como "do teste de economia".
Um teste desse aconteceu, mas foi em 1975. Até o momento, tinha acontecido apenas o Raid da Integração, encerrado em outubro de 73 e o Teste de Economia, encerrado em setembro de 74.
Está claro que o jornal se confundiu, mas então qual seria esse outro Maverick exposto?
Provavelmente, o Maverick do Raid teve seus testes na FEI encerrados até março de 74.
O Maverick do Teste de Economia, estava "fresquinho", apenas 2 meses "parado".
Se o módulo era de Economia, acho que faria mais sentido levar o último carro testado. Concordam?
Por outro lado, o filme do Raid iria passar no Cinema da Ford.

Está ficando confuso, eu sei, mas esse ponto é muito importante. Vamos seguindo e aguardar.

A parte que eu mais fiquei interessado foi sobre o Cinema.
Havia um cinema no stand da Ford e seriam projetados filmes sobre o 1º Raid da Integração Nacional, o complexo industrial de Taubaté e as 100 vitórias do motor Ford Cosworth na Formula 1.

Eu quero assistir ao filme do Raid!!! A primeira vez que li sobre ele, foi nesse jornal aqui. 4 meses antes do Salão do Automóvel. Apareça filme, apareça!

Jornal dos Sports 23.11.74
Está aberto o IX Salão do Automóvel!
Olha os Maverick ali!


O Estado de S. Paulo 24.11.74
Aqui temos a mesma reportagem que vimos no Jornal do Brasil.


4 Rodas 12.74
Agora que os jornalistas tinham acesso ao Salão, podemos ver que os Maverick no núcleo de Economia e Durabilidade (se é que era mesmo chamado assim pela Ford) foram o Maverick Quadrijet Divisão 1 e o do Raid.
Dá pra sentir Durabilidade, mas economia...

Continuando a leitura, vemos que "a Ford mostrou um motor de quatro cilindros fabricado em Taubaté, que em seguida retirou do Salão."

Interessante!
Realmente não foi apresentado um Maverick com 4 cilindros, mas o motor estava por lá, pelo menos por um curto período.


Diário de Pernambuco 1.12.74

Um visão um tanto desanimada do IX Salão do Automóvel...


O Cruzeiro 4.12.73


Mesmo assunto...
Aquela foto, mas dessa vez colorida e sem a linha pesada e os utilitários.

Jornal dos Sports 7.12.74
Eu ia gostar muito de ver o Maverick campeão da Divisão 1.


Muito bem, muito bem, mas queremos ver os carros! Onde estão as fotos?


Prepare-se...











Manchete 7.12.74
O stand da Ford era bastante grande, então saía facilmente ao fundo das fotos...

Clique nas imagens para ampliar.

Manchete 7.12.74

Manchete 7.12.74
Esse é o Maverick da Equipe Manah exposto no stand da Cibie.

Manchete 7.12.74
Um GT amarelo, o Maverick do Raid... Dizem que nessa foto tem um trator também, mas eu não consigo ver rsrsr


Manchete 7.12.74
Quantos!
Maverick preto!!!
E esse Taxi? Legal né
Reparem na saída do escapamento do Divisão 1.

Eu publiquei apenas as imagens, pois o texto da reportagem não falava especificamente do Maverick.

Diário de Pernambuco 8.12.74

Se eram fotos que vocês queriam, espero que tenham ficados satisfeitos!










Ok, mas nunca é demais, não é verdade? As fotos a seguir são do fotografo Karl Ludvigsen:



Acervo Karl Ludvigsen

Acervo Karl Ludvigsen

Acervo Karl Ludvigsen
 Ele chegou a tempo de fotografar o 4 cilindros!

Acervo Karl Ludvigsen
 Na base do suporte estava escrito 2 DE JULHO DE 1974

Acervo Karl Ludvigsen

Acervo Karl Ludvigsen
Muito legal!!!
Cronologicamente falando, essas provavelmente são as primeiras fotos desse motor!

Acervo Karl Ludvigsen

Ah se essas fotos fossem coloridas....


É isso! Espero encontrar mais sobre a participação do Maverick no IX Salão do Automóvel.



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook