terça-feira, 19 de março de 2019

Boletim de Distribuição Nº113 - Revestimento dos bancos

Voltamos com mais um Boletim. Até o momento, esse é o último de 1975 que temos, mas a esperança de encontrar outros é bastante forte. Vocês estão procurando também? Entrem em contato.

Essa é a 4ª pesquisa da série dos Boletins e a 5ª e última da série das mudanças que aconteceram durante 1975.

Vamos ao Boletim de Distribuição Nº113


29/09/1975
Esse boletim saiu 2 semanas após o término da Clínica II

Trata-se de mais uma opção para o Super 2 portas:



A partir do mês seguinte, outubro, o Maverick Super 2 portas teria como opcional, quando equipado com bancos dianteiros individuais, o revestimento com vinil e tecido, o mesmo utilizado no SL e no GT.

Vamos entrar em mais detalhes desse revestimento do banco em breve.
Em outubro de 1975, tinha início a produção do modelo 1976. Ou seja, esse estofamento não era opcional para os modelos 75.





E a relação de itens de série e opcionais:



O que mais chama atenção são as opções de teto de vinil. Eram disponíveis nas cores Branco, Marrom e Preto.
Falamos detalhadamente desse assunto na pesquisa dobre a letra W no Teto de Vinil.
Essa mudança com certeza é resultado do estudo apresentado na Quatro Rodas de abril de 1975. Vimos que a Ford experimentava as cores Verde e Marrom para o vinil do Maverick. Agora sabemos que a cor Marrom entrou, a Cor branca surgiu como surpresa e a cor areia deixou a linha.
Não podemos afirmar que as cores do teto de vinil mudaram a partir deste boletim. Temos o Boletim 104 de abril falando do vinil preto e areia e esse boletim agora de setembro com as novas cores. Portanto a mudança pode ter acontecido nesse período.



Hoje em dia são poucos os Maverick que preservam bancos dianteiros inteiriços. Como podemos ver, eles eram de série no S e no SL. Claro, tinha a opção de comprá-los com bancos individuais, mas qual será que mais teve saída?

Assim concluímos sobre as mudanças que ocorreram durante 1975. Tudo se encaixa perfeitamente:
O contexto da necessidade de recuperar as vendas do Maverick e melhorar sua imagem:

Novo motor, mais econômico e barato;
Experimento da Ford com novas opções de acabamento para o carro;
Lançamento dos Conjuntos de Aparência;
Clínica II para definir o futuro da linha Maverick
E esse Boletim apontando as novas cores de teto de vinil.

Geralmente os estudos são feitos durante o ano e as mudanças são inseridas no ano seguinte. Por isso 1975 foi um ano bem atípico pois a Ford não tinha mais tempo, precisava urgentemente de mudanças e foi atualizando o Maverick no decorrer do ano. Portanto, se formos comparar os modelos 75, primeiro precisamos separá-los pela data de fabricação. É o ano mais complexo de detalhes e acabamentos.

Não podemos nunca deixar de considerar que muitas das influencias vinham também do modelo americano. Devemos lembrar que em fevereiro de 1972, chegaram 7 Maverick  dos EUA para servir como base para sua nacionalização brasileira. Naquela época já tinha itens que o modelo nacional só recebeu em 1977.

Hoje em 2019, podemos dizer que em seu curto período de fabricação no Brasil, o Maverick só evoluiu. É um carro que foi melhorado constantemente de todas as formas. Até hoje não é um carro para todos, nem mesmo para a maioria, mas quem o escolhe sabe que pode confiar em sua mecânica, estrutura e acabamento.


Um obrigado de todo o coração ao senhor Baptista e todo o pessoal da AutoMotor por terem nos passado esse material. Já faz quase 1 ano e hoje consegui encaixar uma peça à outra. Tem muito mais coisa para mostrar, mas fica aqui o meu mais sincero agradecimento, pois sem esse material, não conseguiríamos entender de fato como tudo aconteceu. Muito obrigado!


Ford abraço! 


Acompanhem a AutoMotor!



MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook