Finalmente
as corridas!
Vocês vão
entender como foi importante ter lido o post anterior. Veremos várias corridas que
valeram pelo Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Taça Souza Cruz... Cada
um deles tem suas regras e categorias, portanto todo conhecimento será
necessário para entender direitinho como foram as corridas em 1974.
| O Estado de S. Paulo 31.3.74 |
Um dos
autódromos mais seguros do mundo!... na época...
O
Maverick larga na frente e é o favorito (claro)
| Folha de S. Paulo 1.4.74 |
Exatamente,
o Maverick venceu e o jornal mostrou que de 1º a 6º só tinha Maverick. Deve ter
sido uma corrida muito boa de assistir, bons pilotos, alguns acidentes, chuva e
Maverick ganhando, entretanto, o que um jornal diz que foi bem organizado, uma
outra fonte pode dizer diferente...
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| Quatro Rodas 4.74 |
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| Quatro Rodas 4.74 |
Vamos por
partes.
A
confusão na verdade foi entre pilotos e o regulamento.
Bob Sharp
estava irritado porque seu carro não estava dentro do regulamento e então foi
revelado o segredo de seu Opala, está com o carburador, comando de válvulas,
taxa de compressão originais trocadas por outras. Isso é estar fora do
regulamento. O argumento do numero de carros fabricados para poder participar
da corrida também não era válido, pois a quantidade mínima havia passado para
1000 unidades, logo, não tinha como fugir da superioridade do Maverick. Mesmo
assim o Bob Sharp alinhou seu carro (Opala 4000) para a corrida.
Essa
"briga" que começou nas 25 Horas de Interlagos de 1973 ainda vai dar
o que falar...
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| Quatro Rodas 4.74 |
Resumindo:
Vitória do Maverick.
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| Veja 10.4.74 |
São
incríveis os argumentos da Ford, já havia dito isso e digo quantas vezes eu
quiser!
"Acontece
que a prova era para carros "santard" (Grupo 1 da C.B.A) e todos os
Ford Maverick eram iguais em velocidade e resistência. Eles também são iguais
aos Ford Maverick que você encontra em exposição nos revendedores."
Um leve
coice na concorrência e uma grande moral para o carro que você pode comprar e
colocar nas pistas ou rodar por aí sem dor de cabeça com manutenção.
| Folha de S. Paulo 8.4.74 |
Essa
prova foi valida pelo campeonato paulista. O Opala 4300 venceu na divisão dos
carros modificados e o Maverick venceu na divisão dos carros originais.
| Quatro Rodas 6.74 |
No mês de maio acontecia as 25 Horas de Interlagos, nós vamos ver em um post especialmente dedicado a ela.
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| O Estado de S. Paulo 30.6.74 |
| Folha de S. Paulo 11.7.74 |
| Folha de S. Paulo 15.7.74 |
É eu vi,
o Opala ganhou, mas não foi uma Vitória não é mesmo? O Maverick venceu em
outras categorias. E podemos ver aí a Prova dos Cronistas Especializados onde
os repórteres das revistas corriam e como podemos ver, preferencialmente de
Opala. Será que sempre foi só um trabalho ou eles se envolveriam tanto com os
carros que só conseguiriam falar bem deles nas revistas?
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| O Estado de S. Paulo 26.7.74 |
Autodromo novo, moderno, mas com problemas.
Quem será que esta na contramão nessa foto?
| Folha de S. Paulo 27.7.74 |
O Bob
Sharp pulou para o Maverick, que agora já era o Maverick Quadrijet. Era a coisa
mais sensata a se fazer não é verdade?
Quem será
que terá a honra de vencer na inauguração do autódromodo de Goiania?
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| Folha de S. Paulo 29.7.74 |
Eu só
faço pergunta difícil! Maverick na frente novamente. As provas de longa duração
sempre foram especialidade do Maverick.
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| Folha de S. Paulo 30.7.74 |
Esta foi a reportagem do Reginaldo Leme.
Vamos esclarecer que a aparição do Maverick Quadrijet e Opala 250-S se deram nas 25 Horas de Interlagos que ocorreu no final do mês de maio. Farei uma postagem exclusiva para essa corrida, ok?
| Diário de Pernambuco 30.7.74 |
Essa é a melhor propaganda da Ford sobre o Maverick. Não há como refutar os fatos citados. Que orgulho desse carro!
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| Quatro Rodas 8.74 |
O Maverick ocupou da 1ª a 5ª colocação, depois do 7º ao 13º e... ahh tinha um monte de Maverick :)
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| Quatro Rodas 8.74 |
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| Quatro Rodas 8.74 |
Na divisão 3
só tinha Opala. Foi o único jeito da Chevrolet colocar seus carros na primeiras
posições. :)
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| Folha de S. Paulo 6.8.74 |
Leram? Leiam de novo! Mais uma vez! Muito bom, sem palavras, o Maverick era esmagador, não dava chance para ninguém.
Uma coisa interessante é que a propaganda trata o Maverick como vencedor das 25 Horas de Interlagos. Já disse que vamos ver isso no próximo post :)
| Folha de S. Paulo 31.7.74 |
A estréia do Maverick da Equipe Hollywood será em Cascavel, finalmente vamos poder ver essa fera em atividade.
Seria bom se todo fim de semana fosse cheio de corridas como este.
| Folha de S. Paulo 2.8.74 |
O Maverick provou na pista que era um carro confiável e veloz, tornando-o a primeira opção paras as equipes, sejam elas grandes ou pequenas, independentes ou não. O melhor investimento para as corrias era um Maverick V8.
| Folha de S. Paulo 4.8.74 |
O país respirava automobilismo mesmo em ano de copa do mundo. Pilotos se destacavam e pilotos já consagrados davam show nos autódromos nacionais e internacionais. Foi uma época de ouro.
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| O Estado de S. Paulo 8.8.74 |
Chegamos a Cascavel, palco da estreia do Maverick Hollywood. Lemos sobre sua preparação aqui. E como toda estréia, seu desempenho ainda era uma dúvida.
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| O Estado de S. Paulo 9.8.74 |
O clima das corridas tomou conta da cidade, deixou até o
futebol em segundo lugar. :)
| Folha de S. Paulo 10.8.74 |
Só pela
descrição do Maverick Hollywood podemos dizer que ele nasceu para correr. Foi
preparado pensando na categoria e com certeza fará bonito em sua estréia.
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| O Estado de S. Paulo 11.8.74 |
Esse carro sim foi feito para correr!
Primeira corrida, primeira pole position com 4 segundos a
frente do segundo colocado.
Não adianta fazer muitas contas, o motor 250-S não vai
fazer milagre frente ao V8 preparado por Berta.
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| Quatro Rodas 9.74 |
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| Quatro Rodas 9.74 |
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| Quatro Rodas 9.74 |
Era a estréia do Maverick de corrida mais aguardado de todos os tempos, que era o pole position com mais de 4 segundos a frente do 2º colocado, que venceu a primeira bateria, bateu o record da pista várias vezes e só não venceu a 2ª bateria por um pneu ter furado e mesmo assim a atenção ficou toda para o Opala.
Cri...cri...cri...cri...cri...
Mas o destaque veio no subtítulo “A técnica em Cascavel”, onde vemos que o carro nem estava totalmente pronto para a corrida e que os pneus não eram os adequados para o carro. O consumo do carro era 2 km/l (essa informação é mesmo importante para um carro de corrida?) o mesmo consumo do Maverick Quadrijet, porém tinha praticamente o dobro de potência. Realmente esse carro era uma obra de arte, um Mito!
Essa foi a estréia, venceu a primeira bateria e saiu da briga pela vitória na segunda bateria por um pneu furado.
A divisão 3 era livre para varias modificações. Eu acho interessante alguns dos Opalas serem de 4300 cilindradas e outros serem de 4000. Mais um pouco e eles colocariam o V8 302 do Maverick.
Achou o post comprido? Essa foi só a primeira parte! Vem mais por aí e vou tentar postar na mais alta velocidade. Aguardem!
Aconteceu? Maverick está envolvido? Então aqui é o lugar!
FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
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