Finalmente
as corridas!
Vocês vão
entender como foi importante ter lido o post anterior. Veremos várias corridas que
valeram pelo Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Taça Souza Cruz... Cada
um deles tem suas regras e categorias, portanto todo conhecimento será
necessário para entender direitinho como foram as corridas em 1974.
O Estado de S. Paulo 31.3.74 |
Um dos
autódromos mais seguros do mundo!... na época...
O
Maverick larga na frente e é o favorito (claro)
Folha de S. Paulo 1.4.74 |
Exatamente,
o Maverick venceu e o jornal mostrou que de 1º a 6º só tinha Maverick. Deve ter
sido uma corrida muito boa de assistir, bons pilotos, alguns acidentes, chuva e
Maverick ganhando, entretanto, o que um jornal diz que foi bem organizado, uma
outra fonte pode dizer diferente...
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Quatro Rodas 4.74 |
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Quatro Rodas 4.74 |
Vamos por
partes.
A
confusão na verdade foi entre pilotos e o regulamento.
Bob Sharp
estava irritado porque seu carro não estava dentro do regulamento e então foi
revelado o segredo de seu Opala, está com o carburador, comando de válvulas,
taxa de compressão originais trocadas por outras. Isso é estar fora do
regulamento. O argumento do numero de carros fabricados para poder participar
da corrida também não era válido, pois a quantidade mínima havia passado para
1000 unidades, logo, não tinha como fugir da superioridade do Maverick. Mesmo
assim o Bob Sharp alinhou seu carro (Opala 4000) para a corrida.
Essa
"briga" que começou nas 25 Horas de Interlagos de 1973 ainda vai dar
o que falar...
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Quatro Rodas 4.74 |
Resumindo:
Vitória do Maverick.
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Veja 10.4.74 |
São
incríveis os argumentos da Ford, já havia dito isso e digo quantas vezes eu
quiser!
"Acontece
que a prova era para carros "santard" (Grupo 1 da C.B.A) e todos os
Ford Maverick eram iguais em velocidade e resistência. Eles também são iguais
aos Ford Maverick que você encontra em exposição nos revendedores."
Um leve
coice na concorrência e uma grande moral para o carro que você pode comprar e
colocar nas pistas ou rodar por aí sem dor de cabeça com manutenção.
Folha de S. Paulo 8.4.74 |
Essa
prova foi valida pelo campeonato paulista. O Opala 4300 venceu na divisão dos
carros modificados e o Maverick venceu na divisão dos carros originais.
Quatro Rodas 6.74 |
No mês de maio acontecia as 25 Horas de Interlagos, nós vamos ver em um post especialmente dedicado a ela.
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O Estado de S. Paulo 30.6.74 |
Folha de S. Paulo 11.7.74 |
Folha de S. Paulo 15.7.74 |
É eu vi,
o Opala ganhou, mas não foi uma Vitória não é mesmo? O Maverick venceu em
outras categorias. E podemos ver aí a Prova dos Cronistas Especializados onde
os repórteres das revistas corriam e como podemos ver, preferencialmente de
Opala. Será que sempre foi só um trabalho ou eles se envolveriam tanto com os
carros que só conseguiriam falar bem deles nas revistas?
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O Estado de S. Paulo 26.7.74 |
Autodromo novo, moderno, mas com problemas.
Quem será que esta na contramão nessa foto?
Folha de S. Paulo 27.7.74 |
O Bob
Sharp pulou para o Maverick, que agora já era o Maverick Quadrijet. Era a coisa
mais sensata a se fazer não é verdade?
Quem será
que terá a honra de vencer na inauguração do autódromodo de Goiania?
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Folha de S. Paulo 29.7.74 |
Eu só
faço pergunta difícil! Maverick na frente novamente. As provas de longa duração
sempre foram especialidade do Maverick.
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Folha de S. Paulo 30.7.74 |
Esta foi a reportagem do Reginaldo Leme.
Vamos esclarecer que a aparição do Maverick Quadrijet e Opala 250-S se deram nas 25 Horas de Interlagos que ocorreu no final do mês de maio. Farei uma postagem exclusiva para essa corrida, ok?
Diário de Pernambuco 30.7.74 |
Essa é a melhor propaganda da Ford sobre o Maverick. Não há como refutar os fatos citados. Que orgulho desse carro!
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Quatro Rodas 8.74 |
O Maverick ocupou da 1ª a 5ª colocação, depois do 7º ao 13º e... ahh tinha um monte de Maverick :)
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Quatro Rodas 8.74 |
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Quatro Rodas 8.74 |
Na divisão 3
só tinha Opala. Foi o único jeito da Chevrolet colocar seus carros na primeiras
posições. :)
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Folha de S. Paulo 6.8.74 |
Leram? Leiam de novo! Mais uma vez! Muito bom, sem palavras, o Maverick era esmagador, não dava chance para ninguém.
Uma coisa interessante é que a propaganda trata o Maverick como vencedor das 25 Horas de Interlagos. Já disse que vamos ver isso no próximo post :)
Folha de S. Paulo 31.7.74 |
A estréia do Maverick da Equipe Hollywood será em Cascavel, finalmente vamos poder ver essa fera em atividade.
Seria bom se todo fim de semana fosse cheio de corridas como este.
Folha de S. Paulo 2.8.74 |
O Maverick provou na pista que era um carro confiável e veloz, tornando-o a primeira opção paras as equipes, sejam elas grandes ou pequenas, independentes ou não. O melhor investimento para as corrias era um Maverick V8.
Folha de S. Paulo 4.8.74 |
O país respirava automobilismo mesmo em ano de copa do mundo. Pilotos se destacavam e pilotos já consagrados davam show nos autódromos nacionais e internacionais. Foi uma época de ouro.
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O Estado de S. Paulo 8.8.74 |
Chegamos a Cascavel, palco da estreia do Maverick Hollywood. Lemos sobre sua preparação aqui. E como toda estréia, seu desempenho ainda era uma dúvida.
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O Estado de S. Paulo 9.8.74 |
O clima das corridas tomou conta da cidade, deixou até o
futebol em segundo lugar. :)
Folha de S. Paulo 10.8.74 |
Só pela
descrição do Maverick Hollywood podemos dizer que ele nasceu para correr. Foi
preparado pensando na categoria e com certeza fará bonito em sua estréia.
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O Estado de S. Paulo 11.8.74 |
Esse carro sim foi feito para correr!
Primeira corrida, primeira pole position com 4 segundos a
frente do segundo colocado.
Não adianta fazer muitas contas, o motor 250-S não vai
fazer milagre frente ao V8 preparado por Berta.
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Quatro Rodas 9.74 |
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Quatro Rodas 9.74 |
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Quatro Rodas 9.74 |
Era a estréia do Maverick de corrida mais aguardado de todos os tempos, que era o pole position com mais de 4 segundos a frente do 2º colocado, que venceu a primeira bateria, bateu o record da pista várias vezes e só não venceu a 2ª bateria por um pneu ter furado e mesmo assim a atenção ficou toda para o Opala.
Cri...cri...cri...cri...cri...
Mas o destaque veio no subtítulo “A técnica em Cascavel”, onde vemos que o carro nem estava totalmente pronto para a corrida e que os pneus não eram os adequados para o carro. O consumo do carro era 2 km/l (essa informação é mesmo importante para um carro de corrida?) o mesmo consumo do Maverick Quadrijet, porém tinha praticamente o dobro de potência. Realmente esse carro era uma obra de arte, um Mito!
Essa foi a estréia, venceu a primeira bateria e saiu da briga pela vitória na segunda bateria por um pneu furado.
A divisão 3 era livre para varias modificações. Eu acho interessante alguns dos Opalas serem de 4300 cilindradas e outros serem de 4000. Mais um pouco e eles colocariam o V8 302 do Maverick.
Achou o post comprido? Essa foi só a primeira parte! Vem mais por aí e vou tentar postar na mais alta velocidade. Aguardem!
Aconteceu? Maverick está envolvido? Então aqui é o lugar!
FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
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