Em 1975 a Ford contratou nada mais, nada menos que o piloto de formula 1 José Carlos Pace!
O Maverick provou ser o melhor nas pistas em 1973 e 1974, mas agora com Pace no volante podemos esperar novos recordes e títulos.
Convido você a acompanhar como o Maverick se saiu nas corridas em 1975.
Diário do Paraná 5.1.75 |
Com certeza a maior equipe de corridas dos anos 70, a
Hollywood está otimista para essa temporada de 1975.
Diário do Paraná 16.2.75 |
Agora
um pequeno regresso a 1974.
Precisa-se
comentar alguma coisa? O Maverick foi soberano, quebrou recorde um depois do
outro.
Vale
ressaltar que essa reportagem diz que o Maverick venceu 42 provas, enquanto que
a propaganda da Ford disse que foi 44 vitórias. O Estado de S. Paulo 28.2.75 |
Interlagos e chuva. Não é a combinação perfeita, mas
também não é a coisa mais difícil de acontecer.
Folha de S. Paulo 3.3.75 |
Aí está! Vitória do Maverick Hollywood pilotado pelo
grande, grande piloto Luiz Pereira Bueno.
Quatro Rodas 3.75 |
Largou em último, foi penalizado em 1 minuto e ainda teve
que trocar seu aerofólio. Mesmo assim, fez o recorde da pista e venceu com
folga.
Diário do Paraná 16.2.75 |
Isso foi bom. Como já vínhamos acompanhando, a Ford
entrou mesmo de cabeça no automobilismo nacional e com isso os revendedores
foram atrás.
Essa era a equipe Caltabiano de Formula Ford, mas a
Caltabiano também patrocinou o Maverick
Hollywood da Divisão 3.
Quatro Rodas 4.75 |
Corrida no dia 9.3.75 pelo campeonato paranaense em
Cascavel vencida pelo Maverick de Odivaldo Alves.
O Estado de S. Paulo14.3.75 |
Rotina: Maverick andando na frente e o Opala com
problemas.
Quatro Rodas 4.75 |
Mais uma vitória do Maverick. Foi em nas 200 Milhas de
Brasília no dia 23.3.75. Paulo Cesar foi que o conduziu a essa vitória.
O Estado de S. Paulo 8.4.75 |
Nós já vimos esse filme. É só o Maverick chegar na frente
que já surgem duvidas quanto a fraudes nos carros. Vamos ver no vai dar.
Folha de S. Paulo 19.4.75 |
É assim que ele trabalha! Formula 1 ou Maverick, José
Carlos Pace é sinônimo de recordes e dessa vez deu a lógica novamente.
O Estado de S. Paulo 19.4.75 |
A História do Moco é fantástica, ele começou correndo na equipe Willys e depois foi parar na Formula 1. Agora
8 anos depois ele volta ao Brasil pra correr com carro de turismo, mas não é um
carro qualquer, é o Maverick Quadrijet da Mercantil Finasa-Motorcraft.
Temos ainda uma pequena entrevista com o Pace e como sempre
ele estava feliz e descontraído.
Brasília será um desafio aos freios do Maverick, mas o
Maverick não foge da luta.
Folha de S. Paulo 20.4.75 |
Os
invejosos, desinteressados, desarazoados e encrenqueiros já estão de conversa
sobre o Pace. Imagino Grecco o defendo falando com um tom de raiva e com os
punhos cerrados. Quem inventa uma coisa dessa merece muito um murro na boca.
O Estado de S. Paulo 20.4.75 |
Em
Brasília o automobilismo estava a frente do futebol na preferência das pessoas.
Essa
corrida promete ser um show!
Folha de S. Paulo 21.4.75 |
O Maverick do Pace quebrou, mas o Maverick do Bob Sharp e
Edgar Melo Filho venceu!
Os Mil Quilômetros de Brasília abriram o Campeonato
Brasileiro da Divisão 1.
José Carlos Pace passou na pista! Como ele pilotava!
Mesmo com as quebras, os 3 primeiros colocados foram os
nossos Maverick.
Quatro Rodas 5.75 |
Quatro Rodas 5.75 |
Quatro Rodas 5.75 |
Puxa vida, enquanto os Alfa faziam em media 5 km/l, os
Maverick faziam 1,8 km/l.
Pace teve o cambio quebrado na volta 104, a corrida durou
182 voltas, ainda assim ficou com a volta mais rápida da corrida.
O Estado de S. Paulo 22.4.75 |
Em 1975 o Maverick encontrou um rival pelas atenções a
altura: José Carlos Pace.
Ele era incrível e ter um piloto de Formula 1 pilotando
todo mês no Brasil é ótimo.
Essa matéria é muito importante e interessante.
Folha de S. Paulo 25.4.75 |
Nos treinos Paulão Gomes fez tempo recorde da pista com
seu Maverick.
O Estado de S. Paulo 25.4.75 |
Olha só! O tempo que o Paulo Gomes conseguiu, foi usando
apenas 7 cilindros!
Corrida em Tarumã sempre é bom, mas essa tem tudo pra ser
a melhor com Paulo Gomes, Luiz Pereira Bueno e Júlio Tedesco.
O Estado de S. Paulo 26.4.75 |
Se com 7 cilindros o tempo foi de 1:17:00, com o V8itão
completo, Paulo Gomes virou 1:15:91! É mole ou quer mais? Ele foi simplesmente
mais rápido que o Maverick Hollywood de Luiz Pereira Bueno, batendo o recorde
da pista.
Folha de S. Paulo 28.4.75 |
Infelizmente o Maverick Hollywood quebrou logo na
primeira volta... Seria uma disputa e tanto entre essas feras. Mas independente
disso, uma coisa já era certa: o vencedor seria um Maverick e com a saída de
Luiz Pereira Bueno, Paulo Gomes levou a prova com todos os méritos.
Só não entendi como é que mesmo vencendo as duas
baterias, o Paulo Gomes ainda ficou em 2º no campeonato.
Quatro Rodas 5.75 |
Enquanto o pau quebrava na Super-Vê, na Divisão 1 o Maverick continuava tranquilo vencendo as corridas.
Folha de S. Paulo 8.5.75 |
A Ford o contratou e a dupla José Carlos Pace e Maverick era perfeita!
Folha de S. Paulo 16.5.75 |
Sem o carro de Pace quem vai vencer essa corrida?
Folha de S. Paulo 19.5.75 |
Agora imagina como a cronometragem de 69 carros era feita simultaneamente em 1975! Não tinha celular com Android, nem relógio digital, nem computador, nem fotocélula. Tudo era feito na raça e as vezes os caras se perdiam mesmo.
O Maverick ficou em 1º em duas contagens, vamos aguardar um resultado oficial.
Quatro Rodas 6.75 |
Quatro Rodas 6.75 |
Quatro Rodas 6.75 |
Acho que esse resultado não deve gerar muitas discussões já que todos os carros correram e o Maverick chegou em primeiro com o Opala em segundo e somente depois o Opala foi desclassificado. Mas que na época deu confusão, isso não tem como negar rsrsrs
Folha de S. Paulo 22.5.75 |
Quatro Rodas 4.75 |
Quatro Rodas 4.75 |
Quatro Rodas 4.75 |
Essa foi válida pelo campeonato paulista.
E a má noticia está aí: Nada de Quadrijet e 250-S para
1976....
Vocês viram quantos Maverick na frente dos Opalas?!
Folha de S. Paulo 8.6.75 |
Folha de S. Paulo 16.6.75 |
Mais um vitória do Maverick de Paulo Gomes, dessa vez em Goiânia.
Agora sim temos um novo líder na Divisão 3.
Quatro Rodas 7.75 |
Quatro Rodas 7.75 |
Quatro Rodas 7.75 |
Folha de S. Paulo 30.6.75 |
Agora
o Maverick venceu com o Paulo, Paulo Prata. Maverick este que era da Mercantil Finasa-Motorcraft. Paulo Prata era um dos pilotos que corriam de Opala, mas agora ele está como a Ford: Um Passo à Frente!
Super Ford com chassis Brabham. Precisa de comentários?
Esse Maverick da foto é o novo Maverick de 4 cilindros
com sua exclusiva pintura saia e blusa e mais ao fundo com sua pintura
monocromática normal. O campeão da Formula Ford ganharia um Maverick e o piloto
com mais pontos nas ultimas baterias ficará com o outro Maverick. Ótimo!
Folha de S. Paulo 11.7.75 |
Complô para impedir que a corrida aconteça em Brasília.
Ah ta de brincadeira né...
Quatro Rodas 8.75 |
Folha de S. Paulo 21.7.75 |
A Prova da Amizade foi uma boa idéia promovida pelo Automóvel
Clube Paulista em Interlagos e contou com a participação do filho do Grande
Juan Manoel Fangio: “Cacho” Fangio.
Após 2 horas, o Maverick saiu vitorioso novamente.
Folha de S. Paulo 22.7.75 |
Ele está de volta!
Fiquei bastante curioso para saber mais sobre esse
folhetos As dicas de Pace, deve ser muito interessante.
O Moco voltará a pilotar o Maverick, agora nas 12 horas
de Goiânia. Ele é mesmo muito rápido, em um curto espaço de tempo ele passará
por 3 estados e 2 continentes.
Boa entrevista, só não gostei de saber que ele era
corinthiano kkkkk
Vocês viram ele falando do Alex Dias Ribeiro? Isso serve
para todos.
Folha de S. Paulo 28.7.75 |
Essa dupla era implacável!
Essa corrida entrou para a história, pois marcou o 1º
aniversario do autódromo de Goiania. Detalhe, o Maverick também venceu na
inauguração em 1974.
Foram 351 voltas de muita emoção.
Quatro Rodas 8.75 |
Quatro Rodas 8.75 |
Esse ano ainda tem as 25 Horas de Interlagos, é Pace, vai ter que correr sim, sem você as corridas não são as mesmas!
Folha de S. Paulo 4.8.75 |
Camilo Cristófaro, mais uma fera ao volante venceu em
Interlagos com o Maverick da recém criada equipe Lobo-Caltabiano.
Folha de S. Paulo 25.8.75 |
O destaque foi para a Super-Vê, mas aqui no blog o
destaque sempre será o Maverick. Desta vez a vitória foi em Interlagos na
Divisão 1 com o piloto Arthur Bragantini da equipe Manah.
Folha de S. Paulo 1.9.75 |
Opa! Mais um vitória de Paulo Gomes!
Quatro Rodas 9.75 |
Quatro Rodas 9.75 |
Folha de S. Paulo 7.9.75 |
Na Divisão 1 tem Maverick na frente, é claro! Jaime Silva
foi o às no volante desta vez.
Jornal do Brasil 10.9.75 |
Pessoal, conferi as datas e o conteúdo. Essa reportagem
fala o mesmo assunto que vimos na reportagem do dia 01/09/75 da Folha de S.
Paulo.
Folha de S.Paulo 25.9.75 |
Vem aí os 500 Quilômetros de Brasília com a dupla dinâmica José Carlos Pace e Paulo Gomes no Maverick rumo a liderança do campeonato.
Diário do Paraná 27.9.75 |
Penúltima prova da Divisão 1, as os 500 Quilômetros de
Brasília está para começar.
Pace e Gomes estão 12 pontos atrás, mas dá recuperar.
Folha de S.Paulo 29.9.75 |
Vitória de Pace e Gomes. Prova mais que especial para o
Paulo Gomes, pois marcou o convite de Wilsinho Fittipaldi para sua equipe a
caminho da Formula 1.
A corrida teve briga na pista e fora delas e teve também
o Maverick ocupando as 5 primeiras posições.
Jornal do Brasil 29.9.75 |
“O que era previsto aconteceu”
Quatro Rodas 10.75 |
Quatro Rodas 10.75 |
Quatro Rodas 10.75 |
Jornal do Brasil 1.10.75 |
Tarumã se prepara para a grande final da Divisão 1.
Folha de S. Paulo 13.10.75 |
É Campeão! É Campeão! É Campeão! É Campeão!
Eles se recuperaram no campeonato e alcançaram o título!
477 voltas X 3.016 metros é igual a 1.438.632
quilômetros! É quase a distancia de São Paulo - SP à Porto Seguro na Bahia.
Após a vitória a dupla foi para a Europa para continuar
pilotando.
Quatro Rodas 11.75 |
Quatro Rodas 11.75 |
Quatro Rodas 11.75 |
Essa foi a final da Divisão 1 e agora ja começa-se a pensar no próximo ano. O quadro CTDN e a FIA é muito interessante.
Corremos o risco de o Maverick Quadrijet sair das pistas, pois ele é encarado como uma "variante esportiva" fora de serie. Isso não é verdade, como já vimos aqui, o Maverick Quadrijet foi produzido e vendido pela Ford brasileira.
Não preciso escrever o que foi dito pelo presidente do CDTN, que tomou lado da Ford e do Maverick e ainda por cima humilhou o Opala.
Ele tinha razão, os carros mais velozes e competitivos devem continuar, mas ele não precisava ter falado desse jeito.
Folha de S. Paulo 22.10.75 |
Eu também quero parabenizá-los!
O Maverick da Sonnervig fez um ótimo trabalho pois o
Maverick Da Ford era imbatível em todos os aspectos.
Parabéns aos pilotos e as equipes.
Diário do Paraná 9.11.75 |
As 200 Milhas de Fortaleza não fazem parte do campeonato,
mas será um evento muito bom, pois reunirá vários pilotos e ainda haverá outros
eventos.
Foi divulgado também a possibilidade de um novo
regulamento da Divisão 1 para 1976. Eu não gostei nem um pouco. Dessa forma, o
Maverick vai perder muito, mais que qualquer outro carro... Não há necessidade
de uma troca no regulamento...
Diário do Paraná 23.11.75 |
Chegamos ao fim da Divisão 3. Paulo Gomes não precisou
vencer a corrida para ficar com mais um titulo na temporada.
O Maverick Hollywood voltou a andar bem, fazendo a melhor
volta e ficando com a vitória, mas foi pouco. Luiz Pereira Bueno ficou apenas
em 3º no campeonato.
O Maverick Hollywood era mesmo o mais rápido de todos,
porém sofria com várias quebras, mas quando isso não acontecia, sempre chegava
na frente e com muita folga. Ele ganhou todas as corridas que terminou.
Diário do Paraná 05.12.75 |
O principal fator para se ganhar uma prova das 25 Horas de Interlagos é estar a bordo de um Maverick. Em 1974 o Opala chegou perto, mas foi desclassificado.
Será mesmo esse trio fantástico no Maverick: Pace,
Reutemann e Garro? Acho difícil o Moco deixar seus amigos brasileiros de
fora...
Folha de S. Paulo 8.12.75 |
Jaime Silva!
Folha de S. Paulo 10.12.75 |
As 25 Horas de Interlagos são mágicas!
Já são mais de 60 inscritos, treinos a noite, treinos de
dia, estratégias e muita expectativa para essa corrida.
O Pace está testando seu novo motor na Brabham, mas irá
correr sim em Interlagos ao lado de Bob Sharp e Paulo Gomes.
Sabia que seria muito difícil correr só com os
argentinos.
Folha de S. Paulo 12.12.75 |
Maverick na frente. Equipe Tenenge com seu carro 26 virou
3:42:08.
Pace não pode estar presente. Estão falando que ele pediu
um dinheiro que não puderam pagar.... Duvido! Ele não ficaria fora de uma
corrida dessas, ele é um piloto, não um marketeiro.
Diário do Paraná 13.12.75 |
Jaime Silva campeão da Divisão 1 paulista.
Folha de S. Paulo 16.12.75 |
Aí está! Pace não só correu, como também venceu as 25
Horas de Interlagos.
Quatro Rodas 1.76 |
Quatro Rodas 1.76 |
Diário do Paraná 21.12.75 |
36 vitorias em 41 corridas e campeão de 8 dos 9
campeonatos.
O V8 302 do Maverick deu a vitória da Divisão 4 a equipe
Hollywood.
Destaques para as 3 vitorias nas 3 edições das 25 Horas
de Interlagos e para o l Torneio Sul Americano.
As datas dos jornais estão corretas, mas não estão de
acordo com o que realmente aconteceu. Aqui no dia 21 diz que as 25 Horas ainda
iriam acontecer, mas essa corrida aconteceu dia 13/12/75.
Não sei como isso aconteceu, mas deu pra gente decifrar.
Diário do Paraná 28.12.75 |
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria
Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria
Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:
Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos
E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com
Obrigado pela visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário