O Maverick Quadrijet tornou-se o meu assunto favorito na história desse carro. Essa é a terceira pesquisa publicada sobre ele aqui no blog e as outras duas tem o maior número de acessos até hoje. O mais legal de tudo é que quando terminei a primeira, não imaginava que ainda encontraria tanto material para mais duas publicações.
Mas antes vamos nos situar na linha do tempo das minhas pesquisas sobre o Maverick Quadrijet.
- 10 de maio de 2013 - Mistério Revelado - Ford Maverick Quadrijet
- 10 de junho de 2013 - Ano decisivo para o Maverick
- 12 de julho de 2013 - 1974 - O Maverick nas 25 Horas de Interlagos e toda a confusão gerada pelo Opala
- 7 de maio de 2014 - O Maverick Quadrijet Vive!
- 7 de maio de 2016 - O Reconhecimento e Premiação do Maverick Quadrijet - Águas de Lindóia 2016
Este momento foi o ápice de todo esse trabalho e pesquisa. Nós sabemos da seriedade das avaliações feitas pelos eventos organizados pela FBVA e esse prêmio recebido pelo Maverick Quadrijet mostra realmente que sua história é verídica.
Desde a última pesquisa, passou mais de 1 ano e aqui estamos novamente com mais conteúdo para mostrar sobre o Maverick Quadrijet. Durante esse período, especulou-se muito, duvidou-se muito, elogiou-se muito... foi muito interessante. Tenho informações, mas que ainda não se confirmaram, da existência de mais um Maverick Quadrijet no Rio Grande do Sul. Espero por mais detalhes de carro.
Se você está chegando agora, recomendo que leia as pesquisas indicadas a cima antes de continuar.
Correio Braziliense 17.4.74 |
Em maio aconteceu As 25 Horas de Interlagos onde o Opala terminou a corrida em primeiro.
Correio Braziliense 3.6.74 |
Após a Chevrolet ter utilizado o 250-S para correr, a Ford soltaria o Quadrijet e a briga ficaria ainda mais interessante.
Assim nascia o Maverick Quadrijet. O jornal fala somente do KIT, mas nós já vimos outras notícias falando da opção de comprar o KIT, o motor com KIT e o carro completo já como Maverick Quadrijet.
O Cruzeiro 5.6.74 |
"A Ford Brasil anunciou oficialmente, em nota datada de 20 de maio, (1974) a decisão de lançar uma variação esportiva do motor V-8 importado que equipa normalmente o Maverick GT e outro modelos, opcionalmente."
"...LAG, firma de Luiz Antonio Greco, ficou encarregada de solicitar "não só a homologação para a variação esportiva do motor, como também as homologações dos modelos básicos e de suas evoluções normais de série produzidas pela Ford Brasil" "
Resumindo: A Ford lançaria e, lançou o Maverick Quadrijet com o apoio da LAG.
Tudo isso aconteceu pouco antes das 25 Horas de Interlagos de 1974. Foi nesse período que o Maverick Quadrijet ficou em evidência.
Correio Braziliense 10.6.74 |
Em Brasilia já era possível comprar o Kit Quadrijet.
O Jornal 12.6.74 |
Aqui O Jornal nos passa a mesma informação, apenas deixando de falar que a LAG tinha ordem da Ford para fornecer o Kit Quadrijet.
14.6.74 |
Jornal de Caxias 15.6.74 |
"... pelo equipamento Quadrijet, que a Ford incluiu em sua linha de produtos normais, criando uma nova versão - ou Variante Esportiva - para o Maverick."
"A LAG que agora funciona ativamente como novo departamento da Ford..."
Jornal do Brasil 16.6.74 |
E aqui vemos mais evidencias também sobre a Caltabiano fornecer o Maverick Quadrijet. Lemos ainda que era o Camilo Christófaro que representava a nova equipe de corridas da Caltabiano para disputar com o Maverick a Divisão 3 e 1.
Este fato é muito importante. Quem leu aqui a história do Maverick Quadrijet sobrevivente, viu que este carro pertenceu ao Camilo Christófaro e além de outros detalhes, o carro tem uma plaqueta da Caltabiano. Faz todo sentido que como representante da equipe de corridas da Caltabiano, como piloto, como uma pessoa que ajudaria comprando um Maverick Quadrijet para atingir o número de unidades vendidas que a CBA determinou, o Lobo tivesse sim um Maverick Quadrijet pra andar pelas ruas e esse carro hoje está com o meu amigo Juliano no Espiríto Santo.
Não é demais ligar um fato ao outro?
No início do mês de julho, a CBA homologou o Maverick Quadrijet para as corridas.
O Globo 9.8.74 |
Correio Braziliense 12.8.74 |
Vejam:
"o mais rápido dos nacionais"
"A definição oficinal da Ford em participar ativamente das corridas, já pode ser observada em alguns Maverick V/8 que deixaram a fábrica nos últimos dias. Estes automóveis, equipados com motor importado de 302 polegadas cúbicas estão saindo com o novo equipamento opcional Quadrijet , recentemente homologado pela CBA."
Mais uma evidência de que a Ford, além de contar com a LAG e concessionárias para vender os KITs, também entregava o Maverick Quadrijet diretamente de sua fábrica.
Esse jornal é muito importante.
Jornal do Comercio 22.8.74 |
Eu tentei ligar nesse telefone, mas ninguém atendeu.... brincadeira rsrsr
Evidências não faltam para fortalecer a história do Maverick Quadrijet, mas vamos mais a fundo...
1974 Auto Esporte Maverick Quadrijet
Nesse teste vemos o seguinte recorde do Maverick Quadrijet:
"Foi o primeiro carro de linha de série a ultrapassar a barreira dos 200 quilômetros por hora"
1974 - 4R 169 Maverick Quadrijet e Opala 250-S
Aí estão as duas revistas com os testes mais conhecidos e talvez (até então) os únicos testes conhecidos do Maverick Quadrijet. Eu suspeito que pelo menos mais uma revista tenha feito o teste..., Mas agora eu quero apresentar o teste do Maverick Quadrijet feito pela revista O Cruzeiro!
O Cruzeiro 11.9.74 |
A revista diz que a LAG havia introduzido algumas modificações no carro, como o spoiller dianteiro, rodas de magnésio, pneus radiais e sistema duplo de descarga com dois pequenos abafadores para diminuir a perda de potência.
O Maverick Quadrijet que está no Espiríto Santo, tem spoiller dianteiro e também o sistema duplo de descarga.
Todas as reportagens que vimos diziam que a potência do Maverick aumentava em 60 cavalos, mas nesse teste, assim como no teste da Quatro Rodas, eles dizem que o Maverick passou a ter 250 cavalos, quando o Maverick GT tem 197 cavalos, mesmo assim a Auto Esporte diz que são 255 cavalos, quando na verdade, se formos levar em consideração os 60 cavalos a mais prometidos, deveriam ser 257 cavalos. Mas isso é só uma curiosidade...
Voltando a revista...
Lemos que o filtro de ar foi mantido, mas não vemos foto dele em lugar algum... Seria ótimo ter uma foto antiga da panela do filtro.
E assim como todos os outros testes, termina dizendo que os freios do Maverick poderiam ser melhores.
Enquanto eu analisava os três testes, fiquei achando que o carro testado pela Auto Esporte fosse o mesmo que a revista O Cruzeiro usou. Ambos estavam no Rio de Janeiro, ambos os testes foram feitos em setembro, os "dois" carros são GT, os dois eram carros onde apenas o Kit foi instalado... Eu não ficaria surpreso se mais pra frente confirmar que era o mesmo carro.
Ao que tudo indica, em nenhum desses 3 testes foi usado um Maverick Quadrijet "completo" nos 3 casos era um Maverick com o Kit instalado no motor.
É estranho, mas eles estavam falando do Maverick Quadrijet e mostrando outro carro. O desempenho deles não mudam, mas tem diferença quando você vai distinguir um modelo do outro. Quadrijet mesmo eu só conheço o do Juliano.
Acho que estender o teste por mais duas ou três páginas da revista não seria má idéia... Foram bem econômicos nos 3 testes.
Correios Braziliense 25.2.75 |
Fevereiro de 1975 e o Kleber Bernardes do Distrito Federal quer saber onde andam os KITs para comprar, pois ele não econtra.
Uma dúvida que ainda tenho a respeito do Quadrijet, é em saber até quando ele foi produzido. Esse jornal não traz a resposta mais ajuda-nos a raciocinar em busca de uma direção.
Parte da resposta à pergunta do Kleber é um tanto quanto... errada. Em toda parte, lemos que somente a LAG tinha 100 KITs e que ainda os KITs eram vendidos em várias concessionárias. Sendo assim, é impossível que só existissem 100 unidades aqui no Brasil. O próprio Correio Braziliense no dia 10.6.74 disse que a Pneus OK vendia em Brasilia.
"o fornecimento dos Maverick V/8 que poderiam sair de linha de montagem com o Quadrijet, o que aconteceu a poucas unidades" - Correto, nós vimos confirmações disso.
O restante da resposta já não dá pra ser muito considerado pois vai contra ao que falei na analise da quantidade de KITs disponíveis.
Sabemos que nesse ano o Maverick Quadrijet continuou correndo e vencendo muitas corridas, o que me leva a crer que não era simples comprar o KIT, mas que ele ainda existia é fato. Só não sei dizer até quando isso durou.
O Maverick Quadrijet do Juliano é do final de 76.
E pensar que tudo isso começou porque a Chevrolet queria ganhar da Ford nas pistas. Ela lançou o Opala 250-S, mas mesmo assim não faturou nenhum campeonato, pois o Maverick, dessa vez, Quadrijet, continuou superior e vencendo nas corridas.
Ainda acredito e espero encontrar mais reportagens da época. Minhas pesquisas não vão parar, mesmo que alguns duvidem.
Ainda tenho para atualizar a pesquisa sobre as 25 Horas de Interlagos de 1974, onde mostrarei mais sobre a homologação do Quadrijet e do 250-S.
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Obrigado pela visita!
Se eu te falar que o Seu Camilo em pessoa me ofereceu esse carro e eu não comprei você acredita??? Isso foi lá pelo início dos anos 90, quando eu frequentava a oficina dele na Rua das Olarias, no Bairro do Canindé e estava procurando o "meu" maverick, que acabei comprando em Novembro de 1992 e possuo até hoje.
ResponderExcluirEsse carro em questão era um monstro, certamente o Seu Camilo deve ter feito modificações de freio e suspensão, porque o carro parecia que andava sobre trilhos de tão "no chão" que era.
Eu estupidamente deixei de comprá-lo porque o carro precisava de intervenções de funilaria e pelo preço que me foi pedido, na ocasião eu encontraria carros esteticamente mais bonitos.
Mas pela carga histórica que esse carro possui, obviamente perdi a oportunidade de fazer um ótimo negócio. Parabéns a quem comprou e hoje possui um pedaço significativo da história da Ford na garagem!
Bom dia! Sério mesmo? Eu não posso duvidar de uma história dessas.. eu não acredito que tenha aparecido alguém com uma historia assim pra contar. Que legal! Adalberto, tem certeza que era esse mesmo carro? Poderia muito bem ser outro. Ele ainda era marrom ou ja estava vermelho?
ExcluirQue oportunidade que passou pelas suas mãos! Mas quem adivinharia, não é mesmo? Naquela época era tudo diferente... Obrigado por entrar em contato. Ford Abraço!