segunda-feira, 14 de setembro de 2015

1969 - Ford Maverick in American History

Já faz um tempo que quebro a cabeça pensando na melhor forma de publicar essa pesquisa sobre jornais em inglês sobre o Maverick. Não acho que ficaria bom misturar com as pesquisas já feitas com jornais e revistas em português, porque só iria confundir o leitor, mas também não poderia deixar de publicar o que foi notícia nos Estados Unidos da América, a terra natal do Ford Maverick. De toda a história do Maverick, minha parte favorita é esse período do lançamento, tanto nos EUA como no Brasil, toda a propaganda, a expectativa, as manchetes... é apaixonante!


Pegue seu dicionário e vamos voltar a 1969 e acompanhar os fatos que marcaram o lançamento do Maverick nos EUA.

Popular Science 1.69



Aqui a revista vem dizendo que o Maverick será lançado com o modelo de 2 portas, mas que a Ford já estava preparando um modelo de 4 portas. Diz também por enquanto ele não viria com um motor V8. 
Vemos algumas novidades da linha de 1970, mas o mais interessante são as datas de lançamento dos carros no final do texto. Pelo menos a do Maverick está correta.


The Holland Evening Sentinel 8.1.69

Olha que interessante, embora seja montado em St. Thomas e em Kansas City, várias outras fábricas da Ford estariam comprometidas em produzir peças e partes para o Maverick.


Popular Mechanics 2.69

Em fevereiro, éramos apresentados ao nome MAVERICK e vemos que não foi simples usar esse nome, a Ford teve que comprar os direitos para usar o nome Maverick em nosso amado carro.

The Holland Evening Sentinel 10.2.69

A Ford escolheu as cores do Maverick pensando em atrair os jovens compradores

The New York Times 15.2.1969

O Maverick é menor que os carros compactos americanos, mas é maior que os importados europeus e japoneses com quem vai competir.
Ele é caracterizado pelo seu design semi-fastback que raramente aparece nos importados.
Esses pontos mostram que o Maverick entrou na briga com os importados, mas do jeito americano.

A Ford apostava que o estilo do Maverick faria a venda dos importados diminuirem.

Os carros pequenos americanos signifcaria para muitos, menor preço, menor custo de operação, facilidade em reparar e facilidade de estacionar. Seria uma nova sensação atrás do volante.

O jornal lista vários pontos onde carros compactos como o Maverick sem encaixariam na vida do americano.
O Maverick foi o primeiro da geração de carros pequenos e tudo indica que os próximos terão dimensões ainda menores.
Em consumo de combustível, o Maverick poderia ficar atrás do Fusca, por ter um motor bem maior, mas ele seria muito mais econômico do que os carros americanos.
O sistema elétrico é a maior fonte de problemas dos veículos. A Ford cuidou muito bem dessa parte no Maverick, tornando o sistema confiável e fácil de alcançar.
O preço de revenda do Maverick provavelmente se manterá relativamente bem.
O Maverick vira no mesmo espaço de um Fusca, mas são 5 voltas no volante, contra 4 dos carros americanos.

Menor que o Falcon, o Maverick continuava sendo maior que o Fusca. Era o jeito americano de fazer carros pequenos.

O Marketing da Ford estava dominado pela ideia de que o Maverick era muito mais do que um carro barato e econômico. Eles acharam o Maverick tão bonito que decidiram vir com um carro de preço baixo e estilo esportivo para tentar seduzir os compradores do Mustang.

Em 1959 aconteceu a mesma coisa. Houve outra geração de carros compactos nos EUA e que fez as vendas de muitos importados entrar em colapso. Isso causou preocupação nas montadoras de fora.

Stuart Perkins, responsável pelas operações da Volkswagens nos EUA disse: "Se ele podem entrar em nosso território, nós podemos entrar no deles. Será uma boa luta". Muito legal saber a posição de quem está do outro lado.

A matéria se encerra dizendo que por anos, as montadoras sem opuseram ao estilo compacto que o Maverick apresenta, até que a venda de 1 milhão de carros pequenos importados foram vendidos fez com que repensassem.

Era um grande mercado que trazia muitas incertezas, mas o Maverick estava bem cotado para fazer bonito.



Popular Mechanics 3.69

O Maverick foi o primeiro carro subcompacto americano dessa nova geração e acabou servindo de base para os outros que vieram depois dele. A preocupação era de como essa categoria de carro seria recebida pelo público. Novidades sempre são imprevisíveis.

The Phoenix 13.3.1969

                                                     

Dia 17 de março terá início a produção do Maverick na fábrica de St. Thomas no Canadá.



Desert Sun, 18.3.69


Os revendedores Ford já pediam para as pessoas não comprarem um importado e aguardarem o Maverick chegar no dia 17 de abril. Eu aguardaria ansioso!



The Windsor Star 19.3.1969

Que foto!!!

O primeiro Maverick de todos!

No Canadá, o Maverick seria vendido nos revendedores Ford e Mercury, enquanto que nos EUA, apenas nos revendedores Ford.

Será que era o primeiro mesmo na foto? No jornal do dia 15 de fevereiro, vimos foto e até as impressões de funcionamento do Maverick. Eu acredito que a partir do 17 de março começou a produção em série e o que havia antes disso eram os protótipos e os carros de pré-série, assim como aconteceu no Brasil.

Na foto tem vários Maverick, coisa linda de se ver. Vou aceitar que era realmente o primeiro. 



The Windsor Star 28 mar. 1969

Houveram muitos vazamentos sobre o projeto do Maverick. O jornal trazia agora o emblema do mais novo carro norte americano.

A definição do nome MAVERICK: um animal sem marca, um indivíduo que sai do seu grupo e inicia um caminho independente.

Esse é o espirito do nosso carro!

 

The Windsor Star 28 mar. 1969

Do dia 17 até o 28 de março, a fábrica de St. Thomas já havia produzido  mais de 2.780 Maverick. A fábrica de Kansas City produziu o primeiro na quinta feira (27/03).

Kansas City (EUA) fabricará os Maverick para a região ocidental dos EUA, enquanto St. Thomas (CA) fornecerá para o Canadá, e as regiões centro oeste e oriental dos EUA.

 St. Thomas está produzindo apenas o Maverick, enquanto Kansas City fabrica o Falcon e o Maverick.

 

PAUSA

 

É uma questão interessante essa de o carro ser fabricado em um país e ser vendido em outro. Eles eram considerados canadenses ou americanos? Veremos mais detalhes durante a pesquisa, mas esse tipo de coisa era normal para aqueles países, eram todos americanos pois a Ford era americana.

O jornal dá mais detalhes do que as outras fábricas iriam produzir para ser utilizado no Maverick.

Também vemos que havia uma lista com mais de 500 nomes para escolher. Até então, o projeto era conhecido como DELTA.

Foram feitas votações e clinicas para escolher o nome e MAVERICK ficou disparado na preferência.

Henry Ford II batizou seu novo carro com o nome vencedor em dezembro de 1968.



The Windsor Star 28 mar. 1969

É o mesmo jornal, eu que dividi em 3 partes.

Vemos a história do Samuel Augustus Maverick, o homem que “deu” nome ao nosso carro.

Não parece viu, mas a história dele tem várias versões. Existe um livro sobre ele que tenta desvendar qual é a verdadeira. Bom, em nossas pesquisas, sempre encontramos o mesmo resultado, era um homem forte e influente que participou da independência do estado do Texas.
Naquela época marcar os animais de sua criação significava que eles tinham dono, mas o Samuel A. Maverick decidiu não marcar os seus e isso ficou visto como um ato de independência, atitude e de não seguir a regra dos outros.

Maverick tornou-se uma palavra que descreve esse tipo de atitude.


New York Magazine 31.3.1969

International Automobile Show.

O Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque teria início no dia 5/4.

Vem surpresa por aí? Não poderia ser o lançamento do Maverick, porque no dia 16, o evento já teria terminado... Vamos aguardar mais novidades...

The Pittsburgh Press 31.3.1969


E a Ford desvendou seu novo modelo: Maverick.

A legenda da foto:

“Pré visto pela imprensa hoje em Arizona...”

 O jornal diz a Ford fez uma pré apresentação nacional do Maverick para a imprensa.

Nesta ocasião, John Naughton disse: “ O Maverick tem as coisas que a maioria dos americanos quer em um carro pequeno, economia de operação, baixo preço de compra, durabilidade, mão de obra de alta qualidade e excelente desempenho.”


The Windsor Star 31.3.1969

Agora a notícia com a visão do jornal canadense.

O jornal diz que a aparição do Maverick se deu em uma pré apresentação para a imprensa que ocorreu simultaneamente nos Estados Unidos (Carefree, Arizona) e no Canadá (na fábrica de St. Thomas).

Então foram duas apresentações no mesmo dia e horário, mas uma em cada país.

Nesse jornal o John Naughton não foi citado. Seria um indicativo que ele tenha participado da apresentação nos EUA? Acredito que sim.


The Holland Evening Sentinel 31.3.69


John Naughton, vice presidente, foi um nome muito forte nessa época. Ele enfatizou o preço do Maverick e o baixo custo em mantê-lo. Apresenta ainda alguns números que mostram como o Maverick faria o proprietário economizar dinheiro em relação ao Fusca. 


Daily Independent Journal 31.3.69

Este é um ótimo resumo do que o jornal anterior disse.
Olha a foto aí. Este é o John Naughton. Como sabemos?

Veja:



É a mesma foto. A segunda, sem dúvida faz parte do Press Kit desta apresentação. Veja a data, 31 de março de 1969 e também o "local", Ford de Dearborn - EUA
Grande John, provavelmente no mesmo dia que essa foto foi feita, também foram feitas essas outras duas:


https://digital.library.wayne.edu/

John Naughton e Henry Ford II


Henry Ford II

Reparem na iluminação, no lugar que parece ser um estúdio, na roupa do HFII.... O próprio John Naughton também traz indícios de que tirou a foto no mesmo dia. Não tenho certeza, mas eu aposto que são do mesmo dia sim. 


Desert Sun, 1.4.69

A apresentação oficial do Maverick estava agendada para acontecer durante o Salão do Automóvel de Nova Iorque, mas mesmo antes disso, ele fazia suas aparições por várias outras cidades.


The Kingston Daily Freeman 1.4.69

Olha ele aí na rua! Vejam como as pessoas estão curiosas e impressionadas com ele.

A Ford direcionou as propagandas diretamente contra a Volkswagen. Foi feito um investimento de 4 milhões de dólares em propaganda.


The New York Times 1.4.1969

Essa notícia foi bem repetida aqui, mas eu fiz questão disso para mostrar como teve alcance considerável a apresentação do MAverick para a imprensa realizado nos EUA e no Canadá no dia 31 de março.

E cada jornal acrescenta um detalhe diferente que nos ajuda a entender melhor a situação como um todo.

O Maverick chegaria com o preço final de 2.086*. Era 186 mais alto que o Fusca, porém 197 menor do que o Falcon.

A Ford limitou os opcionais do Maverick para que ele mantivesse o preço.

O Vice presidente de relações públicas da Ford, Theodore Mecke Jr. disse: "Em um rebanho de ovelhas, um Pequinês para um leão." O Maverick tinha estilho e a objetividade que faria toda a diferença.

Um dos slogans das propagandas do MAverick era: Se voce tem o inseto (vírus), nós temos a cura.

Muito bom né?




The New York Times 1.4.1969

Assim como falado no jornal anterior, aqui vemos mais detalhes de como o Henry Ford II esta preocupado com os japoneses.

Ele reconheceu que havia se enganado ao pensar que os carros alemães não teriam chance de sucesso nos EUA e admitiu que os carros japoneses eram muito mais perigosos para o mercado americano.

Henry Ford II ficava irritado com os japoneses porque eles o tratavam como pessoas de segunda classe, sem retribuir o respeito que ele havia oferecido primeiramente.



The New York Times 1.4.1969

John Naughton definiu a meta de vendas para o Maverick.

A partir de julho, tanto a fábrica de St. Thomas, quando a de Kansas City terão capacidade de produzir 38.400 Maverick por mês.

Ele disse que um número lógico de vendas para o Maverick deve ser entre 250.000 e 400.000 unidades no primeiro ano e acrescentou: "Qualquer coisa menor do que 400.000 será menos do que eu quero"

 

Pausa para analisar.

 

Primeiro que é muito importante e legal saber que havia uma meta para o Maverick cumprir. Infelizmente não encontrei essa informação sobre o Brasil...

Segundo, vamos fazer umas contas...

Os 12 primeiros meses do Maverick seriam completados em 17 de abril de 1970. Sabemos a produção esperada a partir de julho... portanto:

9,5 meses * 38.400 = 345619 unidades.

E ainda tinha mais 2,5 meses entre abril e junho para a linha de produção se adequar totalmente.

Capacidade de produção estava confirmada, mas e quanto às vendas? Para alcançar esses números, o Maverick teria que bater os recordes do Falcon e do Mustang. Não era uma coisa fácil...

Mas sem ambição ninguém chega a lugar algum.

Eau Claire Leader 2.4.69

Olha o John Naugthon: “ Um carro pequeno e barato pode ser bonito, não precisa parecer uma caixa ou um inseto”

Amo esse cara!

Santa Cruz Sentinel 2.4.69

O Maverick atraindo os jovens.



Ironwood Daily Globe 2.4.69

A estratégia da Ford era que o Maverick retirasse a maior quantidade possível de compradores de carros importados, mas a VW acreditava que com isso, o povo americano teria mais interesse nessa categoria de carros e compraria ainda mais do Fusca. Interessante ponto de vista....


Town Topics, 3 April 1969

Começa a contagem regressiva pela chegada do Maverick.


The Times 3.4.69

Agora o destaque é para a capacidade de carga do porta malas. O Maverick foi fabricado sob medida para ser apenas o necessário mais espaçoso que os importados.


Town Topics, 3 April 1969

The Hamlin Herald 3.4.69


Playground Daily News 4.4.69


O vice presidente e diretor geral da Ford disse que o Maverick é automóvel com o maior valor oferecido em termos de preço, manutenção e opcionais sem custo adicional.
Eu concordo!


The Times 5.4.69

Pronto, está aí. Esse é o Maverick. Criado para combater, para atrair os jovens, para revolucionar o mercado de automóveis.

The New York Times 5.4.1969

Bom, o lançamento e início de vendas do Maverick será no dia 17 de abril, mas a apresentação oficial acontece no Salão Internacional de Nova Iorque.

O International Automobile Show, no New York Coliseum começa hoje dia 5 de abril (sábado) e vai até o dia 13 (domingo).

Vemos aqui uma foto do piso principal durante a pré apresentação à imprensa.

Serão 600 veículos expostos. Dentre eles, o Maverick era, obviamente, uma grande novidade. Ele ocupou o centro do palco na pré-estreia da imprensa ontem.

Alguns dos executivos automotivos mais bem pagos do mundo deram mais atenção ao Maverick do que as seus próprios estandes. O Maverick estava sendo fotografado de todos os ângulos. Espiaram o porta malas, sentiram o estofamento e olharam sob o capo.

O Maverick foi o primeiro, ele ditaria dalí pra frente o que deveria ser feito nessa categoria de carros.

É uma pena que na foto ele não apareça...


The New York Times 6.4.1969


Na capa!

O pequeno Maverick fazendo um contraste com o gigante Lincoln Continental.

São esperados mais de 500.000 visitantes no evento, o que deve ter gerado muitas fotos e reportagens, mas que até então não consegui encontrar...



New York Magazine 31.3.1969

Uma das grandes atrações do Salão de Nova Iorque.


Arcadia Tribune 9.4.69



O primeiro carro americano a combater os importados e o primeiro a conhecer e cumprir as rigorosas leis de emissão de poluentes.


The Kansas City Times 10.4.69

Olha a foto desse jornal! Foi tirada dentro de Claycomo, uma das linhas de montagem do Maverick. Nesse dia as autoridades da cidade foram visitar e viram de perto o nascimento do novo Ford.
Achei essa foto incrível!



The Stouffville Sun-Tribune. April 10, 1969

"WHAT A SHOW"!!!


The San Bernardino County Sun 13.4.69

Prepare-se VW, seu pior pesadelo está chegando! :)



The Sedalia Democrat 13.4.69

O Maverick está chegando!
Temos aí explicações sobre a situação do mercado automobilístico americano e a entrada do Maverick nele. Temos também a ficha dos detalhes do Maverick.


The Oneonta Star 15.4.69
Go With Maverick!


The Kingston Daily Freeman 15.4.69

O Maverick foi o primeiro carro a ser fabricado pela Ford depois do Mustang e sua data de lançamento seria a mesma do lançamento do seu antecessor.



Chicago Tribune 11.4.69

Desert Sun, 16 April 1969


Lá vem a Ford anunciando o primeiro carro dos anos 70 com preço dos carros dos anos 60.

O marketing da Ford é demais! Sabendo que as pessoas não gostam muito de ler, vemos escrito: "(Você não precisa ler tudo, mas é bom saber que está tudo lá)" Perfeito!
Precisamos parar com essa preguiça de só ver as figuras e deixar os textos para trás.


The Windsor Star 16.4.1969
                                            

A Ford investiu sua reputação e mais de 71 milhões de dólares no Maverick. Está chegando a hora da verdade. O Maverick vai faz jus à todo esse custo? 



The Acton Free Press. April 16, 1969

Aí está o convite para ver o revolucionário novo Maverick.

The Oneonta Star 16.4.69
Está chegando a hora!


The Mexia Daily News 16.4.69


"Maverick irá viver de acordo com este nome sendo um tipo de carro único e independente." - Dick Scott.


The Odessa American 16.4.69

The Brandon Sun 16.4.69
No Canadá também.


Progress Bulletin 16.4.69

Não vai caber tanta gente nas concessionárias :)



Santa Cruz Sentinel 16.4.69



The Sun 17.5.1969

A Ford pagou 100 mil dólares para ter o direito de usar o nome MAVERICK. Ele pertencia à um fabricante de escapamentos em Toronto



 The Leamington Post. April 17, 1969

17 de abril e o Maverick já estava nas concessionarias. 


The Stouffville Sun-Tribune. April 17, 1969

Dá pra ficar um bom tempo olhando essa propaganda.... Eu gostei muito!


The Times Record 17.4.69

The Oneonta Star 17.4.69

Wise County Messenger 17.4.69

Uma pena ser difícil de ler exatamente o que o jornal diz...


Wise County Messenger 17.4.69

The Kingston Daily Freeman 17.4.69


The News-Palladium 17.4.69

Impossível esquecer um acontecimento desses!

The Fresno Bee The Republican 17.4.69

Cada revendedor com uma estratégia para atrair os compradores.


Lenox Time Table 17.4.69


Pelo país todo seria possível encontrar o Maverick.


The Daily Times-News 18.4.69


The Fresno Bee The Republican 18.4.69

Vamos lá pessoal! Já faz 1 dia que o Maverick foi lançado


Traverse City Record-Eagle 18.4.69

Naquela época o computador já começava a ser utilizado na concepção dos carros e no projeto do Maverick ajudou diminuindo o tempo de fabricação.


Santa Cruz Sentinel 18.4.69

Podemos perceber aí o orgulho americano. Com certeza uma alfinetada aos carros importados.

The News-Palladium 18.4.69

Eu gostei desse anuncio.

The News-Palladium 19.4.69

É isso aí, já é realidade, já foi lançado e está a disposição de todos!


The San Bernardino County Sun 19.4.69 

The Bug Killer!


The Indianapolis Star 20.4.69

Está dificil ler esse jornal, mas ele fala sobre o lançamento do Maverick e suas particularidades.


Ironwood Daily Globe 21.4.69


Vamos ver o Maverick, vamos lá!


The Windsor Star 21.4.1969

A fábrica de St. Thomas se preparava agora para um grande mudança.

Seria aberto um segundo turno o que faria o número de empregados aumentar 75% e o número de carros dobraria.

Do dia 17 de março até agora (21/04), foram fabricados mais de 9 mil Maverick. 80% deles são enviados para os EUA dentro do Canada-U.S. Auto Trade Plan. Era esse acordo que tornava natural a produção e comercialização entre os países, natural.

A previsão que vimos no início, é que à partir de julho a fábrica de St. Thomas seria capaz de produzir 38.400 Maverick. Os planos estão indo de acordo.

Esta fábrica é totalmente importante para o Maverick. Foi lá que ele de fato nasceu. Lá saem 50 Maverick por hora.

Enquanto isso na outra fábrica em Kansas City, foram produzidos 4 mil Maverick desde o início da produção em 27 de março.

Como vimos anteriormente, o mercado atendido por St. Thomas era muito maior do que o atendido por Kansas City, mas tudo estava dentro do cronograma.



Daily Princetonian, 22 April 1969


Agora chamando atenção para a economia de combustível. É a primeira vez que vejo a autonomia ser medida em tempo e não em quilometragem :)


The Stouffville Sun-Tribune. April 24, 1969

Gostei desse desenho.


The Danville Register 25.4.69

O Maverick já batia o recorde de vendas (do mesmo período) do Falcon e agora tentava alcançar o Mustang.

No final, John Naughton, que já havia dito que "Qualquer coisa menor que 400.000 não seria o que ele queria", diz agora que seria algo "inaceitável."



Santa Cruz Sentinel 25.4.69


The Holland Evening Sentinel 25.4.69

The News-Palladium 25.4.69

The Ottawa Journal 25.4.69

The Ottawa Journal 25.4.69


Independent Press-Telegram 26.4.69


Popular Science 4.69
E aqui uma das primeiras revistas a testar o Maverick.


Popular Science 4.69
Clique aqui para mais downloads.

The Sun and the Erie County Independent 30.4.69


Daily Independent Journal 2.5.69


Desert Sun 2.5.69

A Ford respondendo a todas as perguntas sobre os curiosos pelo novo grande lançamento do ano.


The News-Palladium 7.5.69

Com o Maverick, a Ford vendeu 37% a mais!


The Cornell Daily Sun 9.5.69

Abaixo de cada um desses preços está um fato sobre a qualidade do Maverick, seja pelo custo beneficio, economia, espaço, segurança, estilo...



The Oneonta Star 9.5.69

A ideia do Maverick está pegando.


Desert Sun 26.5.69

Olha o depoimento da dona Kenneth Miller seguido de mais 3.
Eu fiquei muito satisfeito quando comprei o meu Maverick e ainda nem o dirigi! Algumas coisas não se explica, apenas se sente.

 The Stanford Daily 27.5.69


The San Bernardino County Sun 13.6.69

The Times Record 17.6.69

Simples pra tudo!



The Herald-Press 21.6.69

Opa! 50.000 Maverick já????


Desert Sun 1.7.69

Tenho quase certeza que aqui se encaixa esse comercial:







Muito legal não é mesmo!?


Santa Cruz Sentinel 11.7.69

Maverick é americano como o 4 de julho.


The Times Record 22.7.69

Porque é mais do que apenas ter o carro, seja um Maverick!


The Times 25.7.69



Desert Sun, 29 July 1969

Tanto no Brasil quanto fora, os argumentos da Ford me atraem bastante. É impressionante como eles sabem argumentar com tanta eficácia!


Daily Independent Journal 6.8.69

105 dias depois de seu lançamento já bateu o recorde de vendas da Ford. Melhor que o Falcon e o Mustang.
As vendas do Maverick atingiram 101.210 unidades, contra 97.606 do Mustang e 92.815 do Falcon.


Desert Sun 18.8.69

Eu não precisei de todos esse motivos para ser convencido de que compraria um Maverick, mas se alguém for mais resistente, nós temos a solução também :)


Independent 4.9.69
Maverick mais seguro do que nunca!


The News-Palladium 4.9.69
Uma história de sucesso.


Daily Independent Journal 10.9.69

Pronto para encarar 1970.



Desert Sun 17.9.69

Aumentos de preço, menos no Maverick. Gostei!


Desert Sun 18.9.69

As novidades da linha Ford para 1970.


The Georgetown Herald 18.9.69


The Ottawa Journal 23.9.69

Entre para o clã do Maverick.


The Gazette (St. Albert, Alta.) 24.9.69

Sem brincadeira... eu compraria o Maverick.

 Desert Sun 7.10.69

Enquanto isso o Maverick ia se destacando no número de vendas.


Town Topics 9.10.69

Ele é simples para dirigir, simples para estacionar, simples para consertar e simples para ter.


Santa Cruz Sentinel 17.10.69

E o aumento das vendas continua!


Ukiah Daily Journal 17.10.69

O preço do Maverick não tem alteração. Não é uma maravilha?


Ironwood Daily Globe 18.10.69


Em 4 meses já foram 165.354 Maverick vendidos e agora tornou-se o 2º carro mais vendido da Ford no mundo! É mole ou quer mais?



 Desert Sun 4.11.69

Com todos esses argumentos fica difícil não acreditar. No mínimo a pessoa ficava curiosa e fazia um test drive.


Independent 13.11.69



Independent 13.11.69

" O Maverick fez tudo o que esperávamos e mais"
Como diria meu amigo: "É só sucesso rapaz"


Town Topics 13.11.69

Essa é boa! A concessionaria Nassau-Conover Motors agradece aos donos de Chevrolet por estarem ajudando o Maverick a alcançar vendas cada vez mais expressivas, pois 21,1% dos carros que eles pegaram em troca pelo Maverick era Chevrolet.

São os donos de Chevrolet reconhecendo a superioridade da Ford e do Maverick.


The Kansas City Times 22.11.69

Olha isso! Não consigo ler, mas pelo que parece estão utilizando um Maverick num concurso para aguçar as habilidades de consertar um carro. O Maverick é perfeito para isso, afinal de contas é a Máquina Simples.



The San Bernardino County Sun 29.11.69

Venha comprar!


Independent 5.12.69



Desert Sun 24.11.69

Em 7 meses, subiu os custos com cuidados médicos, o preço das roupas de mulheres, de habitação e do "contra-filé", mas o preço do Maverick continua exatamente o mesmo.
Life 28.11.69

O preço dos calçados também subiu. E o preço do Maverick? Não, continua apenas $1995!


Town Topics, 4 December 1969

Obrigado mais uma vez donos de Chevrolet!


Desert Sun, 9 December 1969


The Ottawa Journal 11.12.69
É a melhor compra sem dúvidas.


Life 12.12.69


Life 12.12.69
Demais essa sequencia de propagandas!


Red Bluff Daily News 18.12.69

Olha só! Um Maverick sorteado e o felizardo foi o senhor Alyes Harvey. Por onde será que ele anda heim...


Popular Mechanics 12.69



Popular Mechanics 12.69

E ficamos por aqui com essa outra revista testando o Maverick.

Espero que essa pesquisa tenha agradado a vocês. Foi a melhor maneira que encontrei de publicar. Anseio que os amantes de Maverick dos Estados Unidos e Canadá sintam-se mais próximos do blog com essa pesquisa. E não deixem de acompanhar, esse foi apenas a pesquisa sobre o ano de 1969, tenho muito mais material para publicar.


Veja também:




Ford abraço!


MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

2 comentários:

  1. Estou impressionado com o furor que o Marketing da Ford americana causou nesta lançamento. Desconhecia completamente, pois nenhuma publicação deu este destaque. Falha do departamento similar da unidade brasileira, que não aproveitou todo este material. Aliás, ainda hoje, acho que a publicidade da Ford não enaltece a qualidade da sua engenharia. Comentei isto em alguns blogs, e acho que alguém de lá leu, pois achava inadmissível ela não explorar o fato do Ford Ka ter sido eleito o Carro do Ano da Autoesporte. Agora para minha surpresa, os carros já estão com o adesivo alusivo à conquista.
    Juninho, mais uma vez, parabéns efusivos ao seu trabalho! Ford abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Edison Guerra! Que bom vê-lo aqui novamente. Esses recortes de jornal são bem raros, foi preciso uma pesquisa profunda para encontrá-los e acredito que é esse o motivo de poucas pessoas terem visto. Eu acho que a Ford explorou bastante a divulgação do Maverick, mas com certeza hoje em dia os investimentos nessa área caíram bastante. É mesmo uma pena, mas a paixão continua.
      Muito obrigados pelas palavras meu amigo. Abração!

      Excluir

No Facebook