quinta-feira, 12 de agosto de 2021

O Primeiro Maverick de Todos!

O assunto PRODUÇÃO é muito importante. Conhecer como, quando e onde tudo aconteceu, aumenta nossa perspectiva da história do Maverick como um todo.
Desde que resgatei a história do Maverick brasileiro de Pré-Série, venho buscando mais dados sobre essa época. Após falar um pouco dos números de produção nos EUA, hoje vamos ver a história do primeiro Maverick de todos.

O Maverick é um projeto da Ford americana que teve início em 1966 e que em outubro de 1967 teve aprovação para que o primeiro modelo em metal fosse feito. Tudo isso foi realizado na Ford em Dearborn, Michigan (EUA).



Ele seria produzido em 2 fábricas:

St. Thomas Assembly Plant (Canadá)
Kansas City Assembly Plant (EUA)


Bom, tendo dito isso, surgem vários assuntos que fogem do ponto principal, que é o primeiro Maverick, então vamos manter o foco.

Nós já vimos aqui no Blog que a Ford escolheu o dia 31 de março de 1969 para apresentar o Maverick, tanto nos EUA, quanto no Canadá. O seu lançamento só aconteceria no dia 17 de abril.
É óbvio, a apresentação deve acontecer primeiro que o lançamento, mas quando é então que a produção do Maverick começou?
No Brasil, a produção em série começou no dia 4 de junho de 1973, 16 dias antes do lançamento.

 

Vamos ao ponto:

 

O site do Condado de Elgin, tem um grande acervo e muitas informações sobre o Maverick.

Encontramos as fotos abaixo com o seguinte título: Maverick job 1. Foi a cerimônia que aconteceu no dia 17 de março de 1969 para apresentar o primeiro Maverick produzido.

Marvin T. Ruyon, diretor da fábrica da Ford de St. Thomas.

 


Karl E. Scott, presidente da Ford do Canadá.

 


Este Maverick foi encomendado pelo St. Thomas Times-Journal e na foto vemos da esquerda para a direita:

George G. Dingman, diretor geral do St. Thomas Times-Journal;
Karl E. Scott, presidente da Ford do Canadá;
George M. Dingman;
Robert F. McNulty, vice presidente de marketing e planejamento da Ford do Canadá;
Marvin T. Ruyon, diretor da fábrica da Ford de St. Thomas. 

Na porta do Maverick lemos “Feito em 17 de março de 1969 para o St. Thomas Times-Journal”


Outra foto do evento.

Mesmo que as primeiras fotos mostrem o carro todo branco e após no detalhe, vemos que tinham escritos na porta e até mesmo o emblema no paralama, tenho para mim que se trata do mesmo carro, pois olhando com atenção todas as fotos juntas, fica claro que só havia esse carro ali. Acredito que foi a iluminação que impossibilitou a câmera de registrar os detalhes do Maverick, mostrando apenas tudo branco.


Legal né, mas será que temos como confirmar essas informações?

Exatamente, buscamos sempre comparar e confirmar tudo o que analisamos.

 

No próprio acervo, encontramos a foto abaixo com a legenda dizendo que ela saiu no St. Thomas Times-Journal no dia 3 de março de 1969 e que mostrava parte da linha que começaria a produzir o Maverick no dia 17 de março de 1969.

  


Outra imagem. A legenda diz que essa imagem saiu no St. Thomas Times-Journal no dia 19 de fevereiro de 1969 e no jornal dizia que a produção do Maverick começaria na Fábrica de St. Thomas no dia 17 de março, com a apresentação para a imprensa no dia 31 de março e lançamento no dia 17 de abril.


 

Não tenho acesso ao St. Thomas Times Journal, mas encontrei a mesma imagem em 2 outros jornais

The Fresno Bee The Republican 19.2.69


O outro jornal é o Oakland Tribune (16/02/1969)

 

Vamos analisar as datas:

17 de março, dia da apresentação do primeiro Maverick, foi uma segunda feira como vimos. O fato do jornal ter publicado sobre essa apresentação apenas no dia 19 (quarta feira) não significa que a cerimônia aconteceu em outra data. Temos vários exemplos nos jornais brasileiro de noticiarem os fatos até semanas após o ocorrido. Nem sempre a data do jornal é a data do fato, ok?


A foto abaixo mostra a linha de produção ativa. Essa foto saiu no St. Thomas Times-Journal no dia 23 de julho de 1969.

Muito legal né?


Ok, tudo nos conformes, mas se o Maverick era produzido em 2 fábricas, será que esse caso aí não é o primeiro da fábrica de St. Thomas apenas?


Essa é uma possibilidade bastante plausível. Merece investigação. 

Avançando um pouco mais na linha do tempo, chegamos ao jornal The Kansas City Times do dia 10 de abril de 1969.

Essa matéria fala sobre a outra Fábrica que produzia o Maverick. Lemos aqui que o Maverick estava em produção há 10 dias. Na foto, vemos um Maverick ao fundo e o seu motor em primeiro plano.

O jornal diz que esse fato aconteceu “ontem”, ou seja, 09 de abril de 1969. Contando com o dia 10, calculamos que o início da produção na fábrica de Kansas City teve início na segunda feira, 31 de março de 1969.


Pera aí! E a Venezuela? Não começou em 1969 também? 

O caso da Venezuela é diferente. Mesmo não tendo a data de início, os Maverick lá eram apenas montados no sistema CKD, ou seja, ele não era feito ali, apenas montado a partir das peças que vinham de fora. Ok?


Portanto, chegamos à conclusão que o primeiro Maverick feito em St. Thomas, é de fato o primeiro Maverick de todos produzido em série. SEM ESQUECER, É CLARO, que já foi encontrado Maverick com data de produção anterior a 17 de março, e que devem ser considerados como Pré-Série, assim como mostramos o caso no Brasil.


Right from the start!


Pois é, 31 dias antes do lançamento e já estavam formando estoque do Maverick. E foi muito útil, pois em 105 dias o Maverick tornou-se o lançamento mais vendido dos Estados Unidos. 

É claro que sempre vamos querer mais e mais informações, mas o Maverick tem muito material disponível e é fantástico conhecer direto da fonte como tudo aconteceu. Temos resgatado muitas coisas e seguimos com o objetivo.

Por onde anda e que estado se encontra o primeiro de todos? Quem sabe um dia descobriremos....


Ford abraço!


MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook