É isso mesmo! Encontramos um Maverick com um número de
produção baixo e ao investigar mais, chegamos a conclusões incríveis.
Essa pesquisa é longa, tem muita coisa para ler, mas vale o
esforço. Este assunto vai explodir a sua cabeça.
Bom, vamos começar o raciocínio entrando no contexto
histórico. Separei os fatos principais a respeito dos eventos que aconteceram
no início de 1973 até o lançamento do Maverick em junho. Mas antes, devemos
lembrar que aqueles Maverick que chegaram de navio para servir como base para o projeto brasileiro, foram recebidos em fevereiro de 1972 e como
não temos mais informações deles, vamos nos atentar aos carros que foram
produzidos aqui mesmo no Brasil.
Vamos utilizar as pesquisas já feitas aqui no Blog e os
dados do Cadastro Nacional do Maverick. Leia com atenção e acesse os links (grifados) para compreender
corretamente.
Correio Braziliense 14.2.73 |
A data de lançamento do Maverick é anunciada entre o dia 2 e 7 de junho.
Correio Braziliense 8.4.73 |
Quase 2 meses depois, o Correio Braziliense reforçou a sua
própria notícia e completou dizendo que o lançamento poderia acontecer até o
dia 20 de junho. Também é dito que os carros de pré-serie já estavam rodando.
Pronto, essa é a primeira vez que vemos o termo: “Carros de
Pré-Série”.
Maverick e Corcel seriam montados na fábrica de São Bernardo
do Campo – SP e suas linhas de montagem ficariam paralelas. A forma com que a produção do
Maverick seria feita sem atrapalhar a do Corcel era um grande problema para a
Ford e isso fez com que a data de lançamento fosse alterada do começo do mês de
junho para o final.
Mas e esse negócio de “Carro de Pré-Série”?
Diário da Tarde 10.9.75
|
Em 1975 a dona Maria Otilia teve a infelicidade de perder os
documentos do seu Maverick.
LB - Brasil, São Bernardo do Campo
5A - Cupê Super
N - 1973
P - Abril
19º Maverick número a ser fabricado!
LB - Brasil, São Bernardo do Campo
5A - Cupê Super
N - 1973
P - Abril
19º Maverick número a ser fabricado!
Ou seja, o 00019 era um Carro de Pré-Série, pois foi
fabricado em abril de 73, de acordo com o que o Correio Braziliense havia
noticiado.
Consegui contato com a dona Maria Otilia e ela disse que não tem
notícias do carro, mas que gostavam muito de comprar e vender os Maverick.
Uma coisa que dizem sobre os primeiros Maverick é que foram
destruídos, mas como podemos ver, o 00019 estava inteirão em setembro de 1975.
Se esse existia, outros existiriam também.
Livro Lançamento Maverick 1972/73 Imprensa Radio Televisão |
Atenção agora.
A Ford decidiu apresentar o Maverick aos jornalistas para
desmentir todos os boatos maldosos que surgiram na imprensa a respeito do motor
de 6 cilindros.
Jornal do Brasil 10.5.73
|
Isso aconteceu na segunda feira, 14 de maio de 73 no Centro
de Pesquisas da Ford em São Paulo.
Folha de S. Paulo 16.5.73 |
Jornal do Brasil 16.5.73 |
E assim a Ford explicou e mostrou na prática o desempenho do
motor 6 cilindros., a "imagem ruim" que estava sendo dada ao carro só
permaneceria na cabeça dos ignorantes.
O Globo 18.5.73 |
Mais imagens e detalhes da apresentação do Maverick à
imprensa.
Livro Lançamento Maverick 1972/73 Imprensa Radio Televisão |
Livro Lançamento Maverick 1972/73 Imprensa Radio Televisão |
Viram só? Os carros utilizados nessa apresentação eram todos
de pré-série, estávamos em 14 de maio de 1973 ainda.
Mas então quando é que começou a produção normal?
Press Kit Maverick Imprensa - História |
- Os primeiros veículos de pré-série começaram a deixar a linha de montagem já em abril desse ano.
- O primeiro carro de produção normal deixou a linha de montagem no último dia 4 de junho.
Ou seja, a Ford agora confirmava a informação que tivemos no
Correio Braziliense sobre os carros de pré-série e também nos informa que foi
no dia 4 de junho que a produção normal teve início.
Tá dando para entender? Você já tinha visto esse assunto
antes?
Eu fico impressionado com tudo isso.
É muito provável que o Maverick 00019 tenha participado dessa
apresentação aos Jornalistas.
O Globo 15.6.73 |
Olha as imagens desse jornal.... que maravilha!
15 de junho. Essa era a linha de produção normal do Maverick
e alguns carros já estavam no autódromo do Rio para o tão aguardado lançamento no
dia 20.
A legenda da foto maior diz: “Começou essa semana a produção
em série com 90 unidades diárias na linha de montagem”.
Comparando com o que temos no Cadastro Nacional do Maverick,
podemos afirmar que as 90 unidades diárias não foram atendidas no primeiro mês.
O 00154 ficou pronto no dia 07/6. Talvez, 90 carros por dia seria uma previsão
de produção e não a produção alcançada de fato.
Jornal do Brasil 20.6.73 |
Livro Lançamento Maverick 1972/73 Imprensa Radio Televisão |
E finalmente chegamos ao dia 20/6: "A partir de hoje
mais um carro de porte médio entra no mercado brasileiro: o Maverick produzido
pela Ford."
Completamos assim a linha do tempo da produção do Maverick.
Ficou claro para você?
Resumindo:
- 08 de abril temos a notícia que os Maverick de pré-série já estavam rodando e que o lançamento seria até o dia 20 de junho.
- 14 de maio a Ford reuniu jornalistas para apresentar o motor de 6 cilindros usando os carros de pré-serie
- 20 de junho a Ford por meio do Press Kit de lançamento do Maverick diz que os primeiros veículos de pré-série começaram a deixar a linha de montagem em abril de 73 e que o primeiro carro de produção normal deixou a linha de montagem no dia 04 de junho.
- 20 de junho o Maverick foi lançado.
- 29 de junho tem início a venda do Maverick no Brasil.
Perfeito, mas o que é um carro de pré-série?
Como podemos ver, são carros utilizados para apresentação à imprensa, para testar a qualidade e capacidade da linha de montagem,
verificar se tudo se encaixa... Enfim, testam toda a parte de desenvolvimento
do projeto.
Por estarem testando os componentes do carro e da linha de
montagem, eles ainda não recebem a aprovação final para montagem em série.
Isso
é o que diferencia o carro pré-série do carro de produção normal.
Não há leis que impeçam a venda desses carros ao público e
tudo indica que eles foram vendidos normalmente, pois de
acordo com o Cadastro Nacional do Maverick, encontramos o registro de 3
unidades de pré-série. O chassi 00019, depois o 00007 e agora por último o
chassi 00024 que está ativo e rodando muito!
Eu só percebi mês passado que o chassi 00024
“me perseguia”, pois estive perto desse carro e o fotografei em Interlagos no
dia em que encontramos o senhor Luiz Hetessey Junior. O Maverick estava lá!
Depois em outra oportunidade já em maio de 2019 o dono desse Maverick estava em Interlagos e com certeza nos cumprimentamos na correria e ninguém se tocou do
que tínhamos ali. Em julho ou agosto chegamos ao 00024 por meio de foto e após
investigar muito, encontrei o Donizete, dono do Maverick. Falamos por whatsapp
e o Donizete é uma
pessoa muito tranquila e gente boa, poxa, me deu muita atenção, contou que
gosta muito de Maverick e estava agoniado porque uma modificação na
configuração do motor fez com que o carro ficasse parado por 8 meses. Ele entendeu
que a minha intenção era levantar a história do início da produção do Maverick
e ficou a disposição para mostrar o seu carro.
O 3º Maverick Day já estava com data marcada e ter o chassi
00024 e o Donizete para conhecer, foi mais um motivo para eu ir à Sorocaba.
Deu tudo certo pra mim e para o Donizete, que terminou de
montar o carro na sexta feira antes do evento.
Cheguei em Sorocaba no sábado e descobri
que o Donizete era amigo em comum de outros amigos meus e de repente ele
encosta com o Maverick no posto em que estávamos. Puxa vida que alegria! A gente se
abraçou e conversou um pouco antes de sair. Aquele carro é como uma parte dele.
Foi muito bom ver ele feliz de ter o carro novamente funcionando.
Ele já havia me dito que o Maverick tinha plaqueta de
identificação, mas não tinha mostrado a foto. Então fui ver e aí sim caiu a ficha
de que estávamos mesmo de frente para um Maverick histórico!
O que eu contei para o pessoal e que depois acabou virando
brincadeira é que aquele é um dos Maverick mais antigos que ainda está rodando.
O vigésimo quarto Maverick a ser produzido. O que eu não falei na hora é que se
tratava de um carro de pré-série, mas se você leu até aqui, já entendeu né?
Rsrs
Vamos a plaqueta então:
LB - Brasil, São Bernardo do Campo
5A - Cupê Super
N - 1973
B - Maio
5A - Cupê Super
N - 1973
B - Maio
24º Maverick número a ser fabricado!
Fabricação do dia 22 de maio de 1973.
A plaqueta é original e não tem nenhum sinal que sugere
alteração. É totalmente legítima e comprova todos os dados que vimos até agora.
Olha o santo graal aí:
Há alguns pontos em que conseguimos ver o Azul Colonial
Há
22 anos, um amigo do Donizete comprou este Maverick e o chamou pra conhecer o
carro. Assim que o Donizete viu, já disse ao seu amigo que quando ele fosse
vender, era para lhe oferecer primeiro. Passou 10 anos e o Donizete comprou. Ele contou que o carro era azul e depois o dono pintou de
preto e chegou a usar o carro para fazer drift.
É realmente muita sorte esse
Maverick ter sobrevivido intacto esse tempo todo. O Donizete e nenhum dos
antigos donos faziam ideia de que se trata de um Maverick de pré-série, acho
que fui o primeiro maluco a procurar esse carro rsrsr
Como vimos nas fotos, o carro não tem mais o acabamento
original pra gente comparar alguma coisa do tipo. .
Perguntei ao Donizete se ele havia encontrado alguma coisa de diferente nesse
carro, uma marcação, um detalhe... qualquer coisa, mas ele disse que tudo era
igual aos outros Maverick.
O Donizete está muito feliz
com ele e eu gosto quando o carro tem a cara/gosto/condição do dono. O
mais valioso, o que foi indispensável para que chegássemos até aqui é o número
do chassi e a plaqueta.
Ele foi fabricado 8 dias após a apresentação do motor 6 cilindros aos jornalistas, então não participou daquelas fotos que vimos nos jornais, mas provavelmente esse carro ficou exposto em alguma concessionaria e foi utilizado na divulgação do Maverick.
Esse Maverick é uma peça fundamental no quebra-cabeças do início da produção do Maverick no Brasil. Tínhamos as informações sobre os carros de pré-série, mas nenhum exemplar para ter certeza. Agora está tudo aí.
Não temos a informação de quantos foram produzidos como Pré-Série. Depois do chassi 00024, levou mais 8 dias úteis para a produção normal ter início. Também
não sabemos dizer quando esse carro foi vendido ao seu primeiro dono. Seria uma
informação importante, visto que se trata de um carro de pré-série.
Podemos dizer então:
- Houve produção de pré-série do Maverick
- O chassi 00024 foi feito no dia 22 de maio de 1973 e provavelmente é o Maverick brasileiro mais antigo em atividade no país
- Talvez seja o único Maverick de Pré-Série sobrevivente
- Os carros de pré-série foram vendidos ao público
- Não existe plaqueta de identificação com 73 no ANO MODELO
Donizete meu amigo! Parabéns pelo tipo de pessoa
que você é e pela paixão que você tem pelo Maverick. Continue sempre assim pois
é contagiante e faz um bem enorme pra nossa saúde. Mais uma vez obrigado por
mostrar seu carro e espero que em breve estejamos juntos outra vez pra dar mais
risada. Obrigado de coração.
Obrigado também a todos que participam do CadastroNacional do Maverick, pois essa base de dados tem sido muito útil para esse
tipo de pesquisa. Obrigado!
Essa
pesquisa pode alterar alguma coisa do que acreditávamos sobre o início e fim da
produção do Maverick, mas isso já estava previsto pois quando nos propomos a
pesquisar, sabemos que temos grande chance de encontrar mais informações que
vão completar e alterar o que conhecíamos. Vou continuar pesquisando a fim de
unir os fragmentos da história do Maverick sempre com foco na coerência.
Ford
abraço e obrigado pela atenção.
MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu!
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Uma informação valiosa. Gostei muito da sua pesquisa. Grande abraço e siga em frente!
ResponderExcluirAdmirável o seu trabalho, parabéns!
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