quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Especial: Encontramos um Maverick de Pré-Série

É isso mesmo! Encontramos um Maverick com um número de produção baixo e ao investigar mais, chegamos a conclusões incríveis.

Essa pesquisa é longa, tem muita coisa para ler, mas vale o esforço. Este assunto vai explodir a sua cabeça.

Bom, vamos começar o raciocínio entrando no contexto histórico. Separei os fatos principais a respeito dos eventos que aconteceram no início de 1973 até o lançamento do Maverick em junho. Mas antes, devemos lembrar que aqueles Maverick que chegaram de navio para servir como base para o projeto brasileiro, foram recebidos em fevereiro de 1972 e como não temos mais informações deles, vamos nos atentar aos carros que foram produzidos aqui mesmo no Brasil.


Vamos utilizar as pesquisas já feitas aqui no Blog e os dados do Cadastro Nacional do Maverick. Leia com atenção e acesse os links (grifados) para compreender corretamente. 



Correio Braziliense 14.2.73




A data de lançamento do Maverick é anunciada entre o dia 2 e 7 de junho.



Correio Braziliense 8.4.73

Quase 2 meses depois, o Correio Braziliense reforçou a sua própria notícia e completou dizendo que o lançamento poderia acontecer até o dia 20 de junho. Também é dito que os carros de pré-serie já estavam rodando.

Pronto, essa é a primeira vez que vemos o termo: “Carros de Pré-Série”. 

Maverick e Corcel seriam montados na fábrica de São Bernardo do Campo – SP e suas linhas de montagem ficariam paralelas. A forma com que a produção do Maverick seria feita sem atrapalhar a do Corcel  era um grande problema para a Ford e isso fez com que a data de lançamento fosse alterada do começo do mês de junho para o final.


Mas e esse negócio de “Carro de Pré-Série”?



Abril já tinha Maverick fabricado e nós encontramos registros disso:


Diário da Tarde 10.9.75


Em 1975 a dona Maria Otilia teve a infelicidade de perder os documentos do seu Maverick.


LB - Brasil, São Bernardo do Campo
5A - Cupê Super
N - 1973
P - Abril
19º Maverick número a ser fabricado!


Ou seja, o 00019 era um Carro de Pré-Série, pois foi fabricado em abril de 73, de acordo com o que o Correio Braziliense havia noticiado.
Consegui contato com a dona Maria Otilia e ela disse que não tem notícias do carro, mas que gostavam muito de comprar e vender os Maverick.

Uma coisa que dizem sobre os primeiros Maverick é que foram destruídos, mas como podemos ver, o 00019 estava inteirão em setembro de 1975. Se esse existia, outros existiriam também.




Livro Lançamento Maverick 1972/73 Imprensa Radio Televisão

Atenção agora.


A Ford decidiu apresentar o Maverick aos jornalistas para desmentir todos os boatos maldosos que surgiram na imprensa a respeito do motor de 6 cilindros.


Jornal do Brasil 10.5.73

Isso aconteceu na segunda feira, 14 de maio de 73 no Centro de Pesquisas da Ford em São Paulo.

Folha de S. Paulo 16.5.73

Jornal do Brasil 16.5.73

E assim a Ford explicou e mostrou na prática o desempenho do motor 6 cilindros., a "imagem ruim" que estava sendo dada ao carro só permaneceria na cabeça dos ignorantes.

O Globo 18.5.73

Mais imagens e detalhes da apresentação do Maverick à imprensa.

Livro Lançamento Maverick 1972/73 Imprensa Radio Televisão

Livro Lançamento Maverick 1972/73 Imprensa Radio Televisão


Viram só? Os carros utilizados nessa apresentação eram todos de pré-série, estávamos em 14 de maio de 1973 ainda.

E é claro, pra ter carro na apresentação, é porque a produção já tinha começado.


Mas então quando é que começou a produção normal?



Press Kit Maverick Imprensa - História


  • Os primeiros veículos de pré-série começaram a deixar a linha de montagem já em abril desse ano.
  • O primeiro carro de produção normal deixou a linha de montagem no último dia 4 de junho.


Ou seja, a Ford agora confirmava a informação que tivemos no Correio Braziliense sobre os carros de pré-série e também nos informa que foi no dia 4 de junho que a produção normal teve início.



Tá dando para entender? Você já tinha visto esse assunto antes?
Eu fico impressionado com tudo isso.


É muito provável que o Maverick 00019 tenha participado dessa apresentação aos Jornalistas.


O Globo 15.6.73

Olha as imagens desse jornal.... que maravilha!

15 de junho. Essa era a linha de produção normal do Maverick e alguns carros já estavam no autódromo do Rio para o tão aguardado lançamento no dia 20.

A legenda da foto maior diz: “Começou essa semana a produção em série com 90 unidades diárias na linha de montagem”.

Comparando com o que temos no Cadastro Nacional do Maverick, podemos afirmar que as 90 unidades diárias não foram atendidas no primeiro mês. O 00154 ficou pronto no dia 07/6. Talvez, 90 carros por dia seria uma previsão de produção e não a produção alcançada de fato.


Jornal do Brasil 20.6.73

Livro Lançamento Maverick 1972/73 Imprensa Radio Televisão

E finalmente chegamos ao dia 20/6: "A partir de hoje mais um carro de porte médio entra no mercado brasileiro: o Maverick produzido pela Ford."



Completamos assim a linha do tempo da produção do Maverick. Ficou claro para você?

Resumindo:


  • 08 de abril temos a notícia que os Maverick de pré-série já estavam rodando e que o lançamento seria até o dia 20 de junho.
  • 14 de maio a Ford reuniu jornalistas para apresentar o motor de 6 cilindros usando os carros de pré-serie
  • 20 de junho a Ford por meio do Press Kit de lançamento do Maverick diz que os primeiros veículos de pré-série começaram a deixar a linha de montagem em abril de 73 e que o primeiro carro de produção normal deixou a linha de montagem no dia 04 de junho.
  • 20 de junho o Maverick foi lançado.
  • 29 de junho tem início a venda do Maverick no Brasil.


Perfeito, mas o que é um carro de pré-série?



Como podemos ver, são carros utilizados para apresentação à imprensa, para testar a qualidade e capacidade da linha de montagem, verificar se tudo se encaixa... Enfim, testam toda a parte de desenvolvimento do projeto. 
Por estarem testando os componentes do carro e da linha de montagem, eles ainda não recebem a aprovação final para montagem em série. 
Isso é o que diferencia o carro pré-série do carro de produção normal.

Não há leis que impeçam a venda desses carros ao público e tudo indica que eles foram vendidos normalmente, pois de acordo com o Cadastro Nacional do Maverick, encontramos o registro de 3 unidades de pré-série. O chassi 00019, depois o 00007 e agora por último o chassi 00024 que está ativo e rodando muito!

Eu só percebi mês passado que o chassi 00024 “me perseguia”, pois estive perto desse carro e o fotografei em Interlagos no dia em que encontramos o senhor Luiz Hetessey Junior. O Maverick estava lá! Depois em outra oportunidade já em maio de 2019 o dono desse Maverick estava em Interlagos e com certeza nos cumprimentamos na correria e ninguém se tocou do que tínhamos ali. Em julho ou agosto chegamos ao 00024 por meio de foto e após investigar muito, encontrei o Donizete, dono do Maverick. Falamos por whatsapp e o Donizete é uma pessoa muito tranquila e gente boa, poxa, me deu muita atenção, contou que gosta muito de Maverick e estava agoniado porque uma modificação na configuração do motor fez com que o carro ficasse parado por 8 meses. Ele entendeu que a minha intenção era levantar a história do início da produção do Maverick e ficou a disposição para mostrar o seu carro.

O 3º Maverick Day já estava com data marcada e ter o chassi 00024 e o Donizete para conhecer, foi mais um motivo para eu ir à Sorocaba.
Deu tudo certo pra mim e para o Donizete, que terminou de montar o carro na sexta feira antes do evento.
Cheguei em Sorocaba no sábado e descobri que o Donizete era amigo em comum de outros amigos meus e de repente ele encosta com o Maverick no posto em que estávamos. Puxa vida que alegria! A gente se abraçou e conversou um pouco antes de sair. Aquele carro é como uma parte dele. Foi muito bom ver ele feliz de ter o carro novamente funcionando.
  
Ele já havia me dito que o Maverick tinha plaqueta de identificação, mas não tinha mostrado a foto. Então fui ver e aí sim caiu a ficha de que estávamos mesmo de frente para um Maverick histórico! 

O que eu contei para o pessoal e que depois acabou virando brincadeira é que aquele é um dos Maverick mais antigos que ainda está rodando. O vigésimo quarto Maverick a ser produzido. O que eu não falei na hora é que se tratava de um carro de pré-série, mas se você leu até aqui, já entendeu né? Rsrs

Vamos a plaqueta então:





LB - Brasil, São Bernardo do Campo
5A - Cupê Super
N - 1973
B - Maio
24º Maverick número a ser fabricado!

Fabricação do dia 22 de maio de 1973.
A plaqueta é original e não tem nenhum sinal que sugere alteração. É totalmente legítima e comprova todos os dados que vimos até agora.

Olha o santo graal aí:














Há alguns pontos em que conseguimos ver o Azul Colonial





Há 22 anos, um amigo do Donizete comprou este Maverick e o chamou pra conhecer o carro. Assim que o Donizete viu, já disse ao seu amigo que quando ele fosse vender, era para lhe oferecer primeiro. Passou 10 anos e o Donizete comprou. Ele contou que o carro era azul e depois o dono pintou de preto e chegou a usar o carro para fazer drift. 
É realmente muita sorte esse Maverick ter sobrevivido intacto esse tempo todo. O Donizete e nenhum dos antigos donos faziam ideia de que se trata de um Maverick de pré-série, acho que fui o primeiro maluco a procurar esse carro rsrsr
Como vimos nas fotos, o carro não tem mais o acabamento original pra gente comparar alguma coisa do tipo. . Perguntei ao Donizete se ele havia encontrado alguma coisa de diferente nesse carro, uma marcação, um detalhe... qualquer coisa, mas ele disse que tudo era igual aos outros Maverick. 
O Donizete está muito feliz com ele e eu gosto quando o carro tem a cara/gosto/condição do dono. O mais valioso, o que foi indispensável para que chegássemos até aqui é o número do chassi e a plaqueta. 



Ele foi fabricado 8 dias após a apresentação do motor 6 cilindros aos jornalistas, então não participou daquelas fotos que vimos nos jornais, mas provavelmente esse carro ficou exposto em alguma concessionaria e foi utilizado na divulgação do Maverick. 





Esse Maverick é uma peça fundamental no quebra-cabeças do início da produção do Maverick no Brasil. Tínhamos as informações sobre os carros de pré-série, mas nenhum exemplar para ter certeza. Agora está tudo aí.

Não temos a informação de quantos foram produzidos como Pré-Série. Depois do chassi 00024, levou mais 8 dias úteis para a produção normal ter início. Também não sabemos dizer quando esse carro foi vendido ao seu primeiro dono. Seria uma informação importante, visto que se trata de um carro de pré-série.

Podemos dizer então:

  • Houve produção de pré-série do Maverick
  • O chassi 00024 foi feito no dia 22 de maio de 1973 e provavelmente é o Maverick brasileiro mais antigo em atividade no país
  • Talvez seja o único Maverick de Pré-Série sobrevivente
  • Os carros de pré-série foram vendidos ao público
  • Não existe plaqueta de identificação com 73 no ANO MODELO
Donizete meu amigo! Parabéns pelo tipo de pessoa que você é e pela paixão que você tem pelo Maverick. Continue sempre assim pois é contagiante e faz um bem enorme pra nossa saúde. Mais uma vez obrigado por mostrar seu carro e espero que em breve estejamos juntos outra vez pra dar mais risada. Obrigado de coração.

Obrigado também a todos que participam do CadastroNacional do Maverick, pois essa base de dados tem sido muito útil para esse tipo de pesquisa. Obrigado!


Essa pesquisa pode alterar alguma coisa do que acreditávamos sobre o início e fim da produção do Maverick, mas isso já estava previsto pois quando nos propomos a pesquisar, sabemos que temos grande chance de encontrar mais informações que vão completar e alterar o que conhecíamos. Vou continuar pesquisando a fim de unir os fragmentos da história do Maverick sempre com foco na coerência.



Ford abraço e obrigado pela atenção.




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2 comentários:

  1. Uma informação valiosa. Gostei muito da sua pesquisa. Grande abraço e siga em frente!

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