terça-feira, 16 de maio de 2017

Início da Produção do Maverick no Brasil


O Maverick foi lançado no Brasil no dia 20 de junho de 1973 e colocado a venda a partir do dia 29 de junho de 1973.
A pesquisa que nos levou até o Primeiro Maverick Fabricado no Brasil aumentou meu interesse em saber o mês em que os Maverick começaram a ser produzidos.
É meio automático acreditar que a produção começou em JUNHO, mas como venderiam os carros sem ter um estoque?





Bom, o que temos de material oficial da Ford a respeito disso?




Em 1973 a Ford disponibilizou a decodificação da plaqueta do Maverick. Assim, conseguimos ler a plaqueta e identificar o ano, modelo, cor... e é claro a data de fabricação do carro.

Você já deve ter visto, mas chamo sua atenção para a letra C, onde fala sobre o Mês da Montagem.

Veja:


Ou seja, em janeiro de 1973 já era possível do Maverick ser produzido no Brasil, mesmo o carro tendo sido lançado apenas em junho.


E aí continua a explicação da Plaqueta do Maverick:






Lembrando que a Ford somente disponibilizou esses dados acerca dos Maverick 1973 e 1974. Para a identificação a partir dos modelos de 1975 em diante, você pode consultar o livro Maverick - Um Ícone dos anos 70 escrito pelo mestre Paul Gregson ou também utilizar o site Maverick73 do mestre Arnaldo Landau, que também conta com uma lista de cores.



Ótimo, mas qual a novidade nisso?

"Paciência você deve ter, meu jovem padawan"


Eu gosto sempre de pelo menos duas fontes para comprovar o que acredito. O Material da Ford (que na verdade nem precisa de comprovação) está aí, mas vejam só o que encontrei:


Diário da Tarde 10.9.75
Em 1975 a dona Maria Otilia teve a infelicidade de perder os documentos do seu Maverick.

Vamos fazer a leitura desse chassis?

LB - Brasil, São Bernardo do Campo
5A - Cupê Super
N - 1973
P - Abril
Maverick número 00019 a ser fabricado!

Não sei ao que dar mais atenção, se ao fato de ser o Maverick Nº19 ou de ter encontrado um Maverick (ou pelo menos o chassis) fabricado antes de junho (mês de lançamento).

Nós tivemos informações do Primeiro Maverick, e mesmo acreditando ser o Maverick de chassis Nº 1, não temos o documento dele para comprovar.


Essa informação ajuda entender outro ponto da história do Maverick. Em nossa pesquisa sobre o Último Maverick fabricado no Brasil, resolvemos a questão no número total de unidades produzidas. Existe um boato que os primeiros Maverick produzidos teriam sido desmontados, mas o Diário da Tarde é de 1975 e nessa época o Maverick número 19 ainda existia, ou seja, realmente não passa de um boato.


Há mais uma série de coisas que não estão explícitas, mas que dá pra ter uma noção maior desses assuntos de plaqueta:

A grande maioria dos Maverick fabricados em 1973, estão documentados como 1974.
Eu nunca vi ter tanto Maverick 1974 em outro lugar como em Curitiba-PR.
Nós nunca sabemos o que vamos encontrar de "novidade" sobre esse assunto, então manter-se atualizado é muito importante.

Não sei dizer se esse Maverick ainda existe, o importante aqui é a informação do chassis comprovando a fabricação em ABRIL de 1973.


ATUALIZAÇÃO

Em julho de 2018 encontrei a dona Maria Otilia na internet e ela falou um pouco sobre essa época:


"Tivemos vários Maverick. Quando saiu o Maverick, eu e meu marido com 19 anos íamos a São Paulo e compravam um e revendíamos no interior. Usávamos um pouco e todos já queriam comprar a máquina potente, o ronco enlouquecedor, a velocidade que entusiasmava os jovens da época.
Tivemos muitos V8. E este foi o nosso mercado por algum tempo."


A respeito do carro do anúncio, ela só lembra de ter comprado de terceiros. Talvez ela tenha alguma foto ou documento, mas precisa procurar.

Agradeço novamente a paciência e colaboração da senhora, ajudou e muito! Obrigado.

Muita coisa aconteceu desde o dia dessa pesquisa. Hoje nós temos o Cadastro Nacional do Maverick onde podemos comparar muitos dados, temos também os Boletins e materiais da Ford que falam mais sobre esse assunto e também precisamos levar em consideração que pode haver erro de digitação no jornal. Estamos reunindo também alguns dados da ANFAVEA e por isso não publiquei essa atualização antes. (Hoje é 28/6/19) A certeza que temos é que sempre vamos aprender mais ao passo que juntamos as páginas do Maverick na história.




Dá pra falar muita coisa sobre esse assunto, mas vou parando por aqui. Veja as outras pesquisas sobre a PRODUÇÃO DO MAVERICK.

Ford abraço!

MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook