quarta-feira, 18 de julho de 2018

Maverick Imprensa - Parte II - História

Vamos dar sequência a nossa viagem pelo acervo da AutoMotor. Falaremos hoje da História do Maverick contada pela Ford no PressKit - Maverick Imprensa

A vinda do Maverick para o Brasil exigiu muito trabalho, e não é simples contar como isso aconteceu. Se não for feito corretamente, pode deixar espaço para livre interpretação, estragando o trabalho da Ford e manchando a imagem do carro.
Vejamos como o Departamento de Imprensa da Ford cuidou desse assunto:







O primeiro parágrafo fala do que já era de conhecimento público, como era veiculado em jornais e revistas (confira aqui)
Em junho de 1971 tudo começou. Foram realizadas clínicas, comparações, pesquisas... até começarem o desenvolvimento do projeto.



A equipe da Ford se dividiu e partiu para o trabalho. O Planejamento do Produto cuidava da infraestrutura para a fabricação do Maverick, o Departamento de Estilo, com o grande Luiz Hetessy Junior estavam em suas mesas de trabalho fazendo os esboços e o pessoal da Engenharia submetia o Maverick à uma série de testes.
Os engenheiros estavam levando aquilo muito a sério! Viram só o nível de testes que eles chegaram!? Donos de Maverick hoje em dia não precisam se preocupar em sair em dia de chuva, passar em estradas de terra, viajar longas distâncias... Cara, esse carro é muito forte!



E aí talvez nós ficamos pensando no carro em si, mas vimos o investimento para construir a linha de montagem do Maverick em São Bernardo do Campo. Claro! Para construir um carro, você precisa construir uma fábrica (linha de montagem) Quanto trabalho!
Os Fornecedores também foram muito importantes. Lembro do senhor Luiz Hetessy Junior me falando sobre eles e seu papel fundamental para o bom andamento do projeto.

Muito importante!
Os veículos de pré-série deixaram a linha de montagem em abril e três deles foram ser testados ainda mais. - Vale dar uma olhada nessa outra pesquisa sobre a produção de abril/73.
Então vemos que o primeiro carro de produção normal deixou a linha de montagem no dia 4 de junho.
Informações valiosas!
Vamos tentar encontrar mais informações sobre esses carros e datas no Cadastro Nacional do Maverick.


E nos Estados Unidos da América?



Lançado em (17) de abril de 1969, o Maverick foi construído como que sob medida para as exigências do comprador americano.
O grande Lee Iacocca orientou o caminho que o Maverick iria seguir, tornando-se a melhor opção entre tamanho do carro, baixo custo, economia de manutenção, facilidade de dirigir, qualidade, requinte e acabamento, além de performance.
Em 4 anos foram mais de 2 milhões de unidades vendidas.

Essa é a história do Maverick até o seu lançamento no Brasil. Muito legal, não é mesmo?


É muito importante pra mim que grande parte do que vemos escrito nesse press-kit já tenha sido assunto de pesquisa aqui no blog. Isso cria um contexto forte e coerente para entendermos cada vez mais a história do Maverick.


A próxima parte é sobre a Engenharia e aí começam as imagens. Você não pode perder.





Acompanhem a AutoMotor!


Fiquem ligados! Ford abraço!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos



E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook