sábado, 30 de maio de 2020

O Ford Maverick na Venezuela

Ford Maverick na Venezuela?!

Estou muito animado por publicar essa pesquisa, foram anos e anos atrás de materiais que comprovassem e dessem sentido para a história do Maverick na Venezuela.

Você pode achar que Maverick na Venezuela não é nada novo, pois vários sites já afirmaram que ele foi produzido lá. Eu sei, até mesmo a Ford diz isso, veja:


Pois é.... esse tempo todo eu duvidei da Ford... talvez não tenha sido uma falta de confiança, é que pra mim não fazia sentido, pois eu procurava propagandas do Maverick na Venezuela e não tinha um retorno agradável. Passei a perguntar aos Maverickeiros da Venezuela e não souberam me passar algum site ou revista com fontes que reforçassem a informação da Ford. Pra mim era muito estranho...

Eu sou teimoso com essas coisas e não gosto de acreditar de bate e pronto em tudo que aparece, então continuei pesquisando porque pra eu passar uma informação pra frente, primeiro eu tenho que estar convicto dela.



O amigo Harerton Dourado, grande colaborador do blog, também tinha o mesmo desejo de descobrir mais sobre a produção do Maverick na Venezuela. Durante um tempo nós ficamos pesquisando e ele até mesmo enviou um email pra Ford pedindo mais informações. Até hoje não teve respostas...
Já passei por isso antes, são poucos os malucos que ficam perguntando sobre coisas antigas. Nós não tivemos êxito, mas também nunca desistimos.

Essa semana, um grupo de amigos do mais alto escalão, resolveu passar essa história a limpo. São eles: Paul Willian Gregson, Álvaro Franco Junior, Maurício Silveira e Alexandre Mesquista. 

Eu comecei a pesquisar com pessimismo pois já tinha me decepcionado antes, mas cada um encontrou uma pista e passamos a formar uma investigação séria sobre a história do Maverick na Venezuela. Isso foi muito legal, trabalhamos juntos e com foco. Fiquei muito animado e decidido a finalmente dar um veredito a isso.
Acontece que essas pesquisas são como um tiro no escuro. A gente busca uma informação sem saber que ela existe e sem saber se ela está disponível. Não é fácil....

Bom, mas as pistas foram ficando cada vez mais quentes até que eu, em nome do nosso grupo de pesquisas, encontrei um material que comprovava o que queríamos e ainda contava um pouco da história do Maverick na Venezuela.
Ah como fiquei feliz, estou feliz até agora!!!!

Mas antes, preciso agradecer ao Javier Espinoza, pois foi por meio dele que encontrei este material. Não nos conhecemos, mas obrigado por deixar disponível para consulta. Nos ajudou muito!

Bom, como vimos, a fábrica da Ford na Venezuela fica na cidade de Valencia e foi fundada em outubro de 1962. Em 1987, comemorava 25 anos de muito sucesso e para essa data especial, foi elaborado um livro (abaixo) mostrando essa trajetória. Veja:



Material oficial da Ford Motor de Venezuela S.A.

Em 31 de dezembro de 1962, por questões de importação com o governo para trazer o veículo montado, foi adotado o sistema CKD, onde os carro chegavam desmontados na fábrica de Valencia e então eram montador por completo.

Em junho de 1966 assume o novo presidente, Joseph O'Neil. - que foi o presidente da Ford do Brasil no período do seu lançamento.

Em 1968 passa a ser obrigatório a integração de peças fabricadas no país aos carros montados.

Em 1969, Henry Ford II visita a Venezuela. Foi recebido pelo presidente do país e depois visitou a fábrica de Valencia. Dias depois assume o novo presidente da Venezuela: Rafael Caldera.
A posse do novo presidente ocorreu no dia 11 de março de 1969.

Esse livro tem 60 páginas, mas vou resumir mostrando apenas a parte sobre o Maverick.




Agora começa a ficar realmente interessante!

Em 69 o Maverick é lançado com grande sucesso.
Acredito que estão falando do acontecido na Venezuela e não nos Estados Unidos. A data? Não foi antes do que a primeira semana de março, mas com exatidão ainda não temos...
Essa foto é ótima, não tinha visto antes...

Em junho houve mudança na presidência da Ford, agora está a cargo de John Goulden.



A Ford vinha crescendo bem. O Maverick continuava no catálogo junto com o Mustang, Cortina, LTD e Fairlane.
Paralelo a isso, em 1970 é lançado o Falcon Maverick no México.



O Maverick tinha motor de 6 cilindros e tinha versão básica e de luxo, cupe e sedan. A aceitação dele só aumentava.
Em 1971, o Falcon Maverick no México passa a chamar-se Maverick.




O slogam era "Mais silenciosos. Mais sólidos. Melhor construídos. Ford sempre  melhores....sempre PRIMEIROS"   

Em 1972, os mecanismos de levantar os vidros, alternadores e lonas de freio passam a ser de produção nacional.

Não fala mais nada do Maverick. A foto é do modelo Sprint, mas que no caso é somente ilustrativa. Esse modelo era exclusivo dos EUA e Canadá.

Aqui se encaixa essas imagens que provavelmente eram do folheto da linha Ford ou apenas do Maverick:







O slogan era "Dinamismo e silêncio em perfeita combinação".

O Maverick continua, mas seguindo a norma do governo de redução de modelos, Mustang e Cortina deixam de ser fabricados.

Que estranho o governo mandar diminuir o número de modelos de carros de uma montadora.... Que surpresa o Mustang ter sido um dos escolhidos a deixar de ser produzido. O Maverick estava com moral.






Mesmo com a redução de modelos, a Ford continuava líder de mercado e fabricava mais a cada ano.

O slogan era: Estilo Ford '74... o reflexo de excelente engenharia"    







O Maverick adota o slogan "gigante de 6 cilindros" que combatia a inflação sem sacrificar a potência, porque estava acertado para utilizar gasolina média.
Ele bate recordes de venda com 10265 unidades no ano. Este número pode parecer pequeno, mas lembre-se que estamos falando da Venezuela em 1975.








Em 1976 a Ford da Venezuela continuou avançando. O Maverick permanecia em produção.



1977 começava a reformulação de toda a linha Ford no Mundo.
Henry Ford II volta a Venezuela para tratar com o presidente.
É produzido o primeiro Fairmont já como modelo 1978. O Maverick, assim como nos Estados Unidos, Canadá e México, para de ser produzido.

É interessante que o Maverick substituiu o Falcon nos EUA e na Venezuela, e depois foi substituído pelo Fairmont na Venezuela e México.



Chego a conclusão que:

A produção do Maverick na Venezuela foi de 1969-1977;
Apenas montado, ou produzido do zero, vou considerar como EUA, Canadá, México e Brasil. Pensei muito nisso e meu critério é se era apenas vendido no país ou fabricado/montado.
Tinha a versão básica (super) e a luxo (super luxo) de 2 e 4 portas;
Tinha o motor 6 cilindros de 250 polegadas cúbicas;
Vendeu cada ano um pouco mais, sendo um sucesso de vendas e até hoje há muitos sobreviventes por lá com um vasto público de apaixonados.



Agora, além de acreditar no que a Ford disse em seu site, temos como saber mais do assunto. Temos o contexto, o fator mais importante em uma pesquisa como essa.
Uma coisa que continua estranha pra mim, é não ter encontrado (ainda) nada sobre isso nos jornais dos EUA, do Canadá, do México ou do Brasil. É como se fosse um segredo, que nem mesmo o povo venezuelano conhecesse os detalhes.
Demorou, mas finalmente temos algo concreto. É preciso deixar claro que a história está sempre em atualização e talvez esse material seja novo na internet, por isso não foi encontrado antes.... 


Bom, segue algumas fotos retiradas do grupo CARACAS en retrospectiva II no facebook:






Por enquanto é isso!

Infelizmente não tenho a fonte exata dos folders publicados aqui, foram retirados da internet.


Mais uma vez, obrigado Paul W. Gregson, Maurício Silveira, Álvaro Franco Junior e Alexandre Mesquista que formaram esse grupo especial de pesquisa. Esse resultado é nosso! Um agradecimento mais que especial ao Harerton Dourado que desde o início apostou nessa ideia e não mediu esforços para chegar a um resultado positivo. Muito obrigado pessoal! Vocês são ótimos!!!
Claro... obrigado do fundo do coração ao Javier Espinoza que disponibilizou esse material.
Obrigado também ao pessoal que me responderam no facebook quando perguntava sobre essa história.


Espero que essa pesquisa sirva como referência para os amantes de Maverick pelo mundo. Eu aprendo a cada dia que passa e vou continuar procurando mais informações.

Agora preciso atualizar o blog inteiro e incluir a Venezuela como um dos países que fabricaram o Maverick. (isso vai dar trabalho rsrsr)


ATUALIZAÇÃO:

Folder da Ford Venezuela de 1976













Consulte nossa LINHA DO TEMPO DO MAVERICK para encontrar os principais acontecimentos em ordem cronológica.

Obrigado pela leitura. Se você tiver mais informações, entre em contato.

Ford abraço!

MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

2 comentários:

No Facebook