O Maverick GT é sem dúvida o modelo mais desejado por todos. O GT trás características diferentes que o tornam muito mais atraente e por isso faz tanto sucesso.
Ainda encontramos muitos GT originais, e também há vários tributos feitos a partir de outros modelos.
Mas o que significa a sigla GT? O que torna um carro GT? Qual é a origem do emblema GT do Maverick?
A sigla GT significa Gran Touring ou Gran Turismo. A origem dessa definição é italiana e significa que o carro é capaz de viajar grandes distâncias em altas velocidades com estilo e luxo. Seria um esportivo... um "carro de corrida" para se usar nas ruas, digamos assim. Geralmente, o modelo GT vem equipado com itens que melhoram sua performance e acabamento, deixando-o em um nível superior aos outros modelos.
A denominação GT não pertence a uma montadora. A Ford utilizou pela primeira vez no carro que eu considero como "O Ford Supremo", o Ford GT. Isso aconteceu em 1963/64
Ford GT em Le Mans 1964 |
Emblema do centro do volante do Ford GT |
Veja:
A partir de então, essa sigla passou a incorporar o DNA Ford pelo mundo. Muitos Ford receberam o nome GT, independentemente de seu tamanho, país e potência.
Vamos traçar o histórico de emblemas GT que sem dúvida foram a base para o emblema utilizado no Maverick brasileiro entre 1973 e 1976. Temos que ressaltar que dos 4 países que fabricaram o Maverick, Estados Unidos, Canadá, México e Brasil, apenas aqui ele teve a versão GT. Que honra!
O levantamento que fiz não envolve todos os carros e não se refere a todas as versões (ano/modelo) do GT. Separei apenas os emblemas que tem grande similaridade com o do Maverick.
O Ford GT na época, era um carro feito apenas para corrida. O Mustang (USA) foi o primeiro Ford de rua com acabamento GT. Em 1965 e 1966, ele trazia esse emblema nas laterais.
Vejam bem como é exatamente a mesma grafia e fundo do nosso Maverick.
A Fairlane (USA) de 1966 trazia esse belíssimo emblema na grade.
Muita semelhança não é mesmo?
Este é o Falcon XR de 1967 (AUS). Ele utilizava o mesmo emblema visto antes no Mustang.
O Torino e Ranchero (USA) em 1970 ostentavam este lindo emblema na grade.
Em 1970 também, o Corcel (BRA) ganhava esse emblema na parte superior lateral traseira. O Corcel foi o primeiro GT da Ford no Brasil.
Em 1971, o Corcel (BRA) exibia este grande emblema na grade.
O Cortina (GBR) de 1972 trazia este emblema na grade. As letras mudaram de posição, mas ele continua redondo, assim como alguns anteriores.
Excelente! Podemos identificar um padrão, é o DNA Ford nesses emblemas. No geral, a grafia é a mesma, as cores, os formatos são os mesmos... Dá pra saber que é um Ford, só por analisar o emblema. Isso não é feito por acaso, toda a parte de identificação da marca e simbolização tem um propósito.
Em março de 1972, o grande Lee Iacocca, então presidente da Ford, esteve no Rio de Janeiro para anunciar a produção do Maverick no Brasil. A partir de então, o projeto do Maverick Brasileiro começava.
O Departamento de Estilo da Ford estava à toda. Trabalhando no projeto do Maverick, estava o fantástico senhor Luiz Hetessy Junior, a quem nós tivemos o prazer e felicidade de conhecer e contar mais sobre o seu trabalho aqui no Blog.
Vamos olhar novamente, mas agora com foco no Emblema GT.
Além de bonita, essa foto é muito interessante e dá pistas sobre o processo de criação dos emblemas e ornamentação de um carro. Outros trabalhos servem como referência para que o DNA Ford seja mantido. Vejam os volantes, os emblemas... é como no início dessa pesquisa.
E aqui o senhor Luiz já estava com a mão na massa para fazer o Maverick ainda mais especial.
O resultado final:
Emblema restaurado pela Biu Old Parts |
Que peça maravilhosa! Ela tinha a responsabilidade de identificar o primeiro e único GT com motor V8 que a Ford fabricou no Brasil (em 2020 a Ford completa 101 anos no país). Que peso!
Assim fica mais fácil de visualizar. Agora você não precisa mais saber qual carro é, você sabe que trata-se de um Ford.
O Maverick recebeu um emblema inspirado, derivado, geneticamente herdado da Ford. Ele reúne as cores e fundo do modelo de 1965, a forma de 1966, assemelha-se aos detalhes de 1970 e ganha o acabamento de "engrenagem" de 1972.
O Emblemático Maverick GT já nasceu com personalidade e histórico vencedor.
Eu queria ter feito essa pesquisa há mais tempo, mas agora que fiz, não iria ficar apenas na superfície.
Não é só em sua grade que o Maverick recebe o emblema GT.
Alí no paralama há um pequeno emblema GT:
Aqui mais de perto:
Emblema restaurado pela Biu Old Parts |
A posição deste emblema foi utilizada no Escort MK1 de 1969:
Ele era "ao contrário" O GT vinha antes da bandeira quadriculada. A letra G muda só um pouquinho.
O mesmo emblema também era aplicado no porta luvas:
E no Escort MK1 1969 (GBR)
Interessante não é mesmo? Quanta história por trás de um emblema.... O Maverick pertence à família Ford e carrega o seu legado por onde passa.
Esse conjunto chegou ao Brasil como o veículo mais esperado, o carro que logo mostrou todo o significado do GT nas pistas vencendo corridas de curta e de longa duração. O Maverick faz jus ao título de Gran Turismo.
Aqui estão os itens de série que o classificam como GT:
Desempenho:
Freios a disco na dianteira
Rodas mais largas
Motor V8
Caixa de direção mais precisa
Conta giros
Farol de Iodo
Bancos individuais
Travas extras no capô
Estilo:
Faixas pretas nas laterais e pintura preta no capô e traseira
Console central
Carpete em buclê
Volante revestido em couro
Espelho retrovisor exclusivo
Entre 1973 e 1976 o Maverick GT manteve os emblemas e ornamentação como vimos. A partir de 1977, somente o modelo LDO, novo na linha Maverick, recebeu emblemas. Foi uma época de transição onde esse tipo de emblema foi perdendo espaço. Hoje em dia o único emblema que os carros em geral possuem, é o da sua montadora.
Ahh Maverick GT...
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Top Juninho! Mais uma grande postagem.
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