quinta-feira, 30 de abril de 2020

Encontramos o Maverick, milionésimo carro da Ford feito no Brasil?

Viu o título né? Como eu posso começar a contar essa história....?

Acho que o princípio de tudo foi a pesquisa sobre o Maverick em 1976, (16/06/2014) um ano bem movimentado, com séries especiais para o Maverick, assim como também o ano em que a Ford atingiu a marca de 1 milhão de carros produzidos no Brasil. Como vimos naquela pesquisa, o milionésimo foi um Maverick.

Após isso, na publicação sobre o Cadastro Nacional do Maverick (06/12/2018), citei que com o CNM, poderíamos encontrar alguns carros especiais para a Produção. Não citei sobre o Milionésimo Ford, mas serviu para ele também :)

Recentemente voltei a falar desse assunto na página do Cadastro Nacional do Maverick no facebook:





Bom, mas pra falar de um assunto com tanto impacto, precisamos ter uma base muito sólida para argumentar, e disso o nosso blog conhece bem.

É bom relembrar que já resgatamos as seguintes histórias:

O Primeiro Maverick Fabricado no Brasil

O Último Maverick Fabricado no Mundo

O Maverick de Pré-Série

O Maverick Quadrijet

A Edição Limitada dos 75.000

Maverick com Mão Inglesa


entre outras, mas mantendo o foco nesta pesquisa, vejamos o jornais com mais detalhes:


Jornal do Brasil 5.5.76

O Jornal do Brasil registrou o momento da produção do Milionésimo carro da Ford no Brasil, mas limita-se a dizer que tudo aconteceu no dia 30 de abril (1976)

Folha de S. Paulo 9.5.76

Agora temos a informação completa. Este é um anúncio feito pela própria Ford, onde temos mais detalhes:

"O milionésimo carro produzido pela Ford foi um Maverick 4 cilindros, cor bronze lancer que saiu da linha de montagem no dia 30 de abril último, exatamente às 14 horas e 5 minutos."

Pronto, já é informação suficiente para crer que tudo isso aconteceu, mas vamos continuar pesquisando um pouco mais.


Diário do Paraná 16.5.75 
Vemos aqui no Diário do Paraná a mesma informação do anúncio da Ford. O jornal apenas considerou 1920 como o ano de início da Ford no Brasil, contando 56 anos. O mesmo jornal fez uma matéria grande sobre o aniversário da Ford em 1976 dizendo ser 57 anos. Não sei o que passou na redação, mas o correto é 57 mesmo.

Perfeito!

Mas eu não queria ficar preso, "apenas" aos resultados das minhas próprias pesquisas. Comecei a procurar outros sites com essa notícia. Não encontrei em nenhum... nem no site da Ford.

Isso não me surpreende, mas me deixa triste... A marca de 1 milhão de carros produzidos não deveria ficar de lado....

Eu teria que ser a minha própria fonte, por assim dizer...


Voltei a revirar os meus arquivos e encontrei isso:


(recorte) Noticias Ford junho de 1978
Notícias Ford, que era editado pela Divisão de Relações Públicas da Ford Brasil e distribuído interna e gratuitamente aos funcionários da Ford.

Na edição de junho de 78, era comemorado os 59 anos da Ford no Brasil e na linha do tempo, podemos ver ali onde fala sobre o dia 30 de abril mais uma confirmação para o que estamos estudando.

Manchete junho de 1976
Reforçando que essa marca de 1 milhão, era referente aos veículos de passeio. Não abrangia os caminhões. Certo? Um Maverick foi o milionésimo carro produzido pela Ford no Brasil.


Ok, não há mais dúvidas quanto à história.

Vamos analisar as condições da produção desse carro:


De acordo com as informações seguras que tenho, (ainda não vou revelar a fonte) 1860 Maverick de todos os modelos foram produzidos no mês de abril de 1976.
Abril teve 20 dias úteis, (dia 16 sexta feira da paixão e dia 21, Tiradentes) o que dá uma média de 93 unidades produzidas por dia.

Essa é a cor Bonze Lancer, que na verdade só era oferecida como Metálica:



Portanto, estamos procurando um Maverick:

Bronze Lancer Metálico
Com motor 4 cilindros
Feito no dia 30 de abril de 1976

Preciso ser sincero... Por mais que eu queira muito encontrar um carro histórico como esse, por vários motivos, eu não crio muitas esperanças de encontrá-los... Mas não deixo de dar importância.

Após ter falado sobre o Milionésimo lá no CNM, apareceu um Maverick nas mesmas configurações mas só que do dia 3 de maio de 76.

Conferi o Cadastro e percebi que um amigo tinha um Maverick nas configurações, mas eu ainda não tinha a plaqueta para conferir a data.

Esse amigo é o Biu Diaz, da Biu Old Parts, um cara sem frescura, com um talento incrível para restauração de peças, frisos e acabamentos da linha Ford dos anos 60 e 70. Um apaixonado por Maverick e Corcel que sempre está publicando vídeos mostrando seu trabalho e ensinando coisas importantes sobre os nossos carros. 


Desde muito pequeno, o Biu sempre esteve perto dos Ford

O Biu me ajudou com muitas dicas desde que eu comprei o meu Maverick. Eu ainda não o conheço pessoalmente e isso me deixa triste, mas não está fácil viajar pra tão longe...

- Biu, manda a plaqueta do seu 4 cilindros pra mim!
- Opa Juninho, pode deixar que eu mando.


No dia seguinte.....





A cor confere
O motor confere
A data confere

Obrigado senhor!!!!!!!


Fiz uma auditoria nesta plaqueta e está comprovado que é totalmente original, até os rebites de fixação estão corretos. E também, claro, a plaqueta é mesmo deste carro, pois o chassis bate com o da plaqueta:




O que isso significa?


Temos um Maverick com as mesmas caraterísticas apontadas no anúncio da Ford sobre o Milionésimo carro produzido. Seria ele mesmo?


Por mais que eu queira que seja e talvez, seja mesmo, não podemos afirmar que sim, pois se havia uma média de 93 carros fabricados por dia, é possível que mais algum tenha saído nas mesmas configurações.
Infelizmente, a forma mais exata de comprovar seria com a numeração exata do chassis. O mais específico que o jornal chega, é sobre a hora da fabricação. Mas não temos como descobrir isso do carro nem pela sua nota fiscal.


Mas vamos ver esse Maverick de perto:




Esse foi o dia em que o Biu comprou o Maverickão, era 12 de junho de 2012, dia dos namorados! Data perfeita :)


No dia 19 de novembro ele já estava assim:



Podemos ver o emblema e adesivo/pintura da Forbrasa, concessionária Ford de Campinas - SP.


Vejam que mudança:


O Biu é muito caprichoso... o trabalho de restauração é incrível!!!


Mas ele não mexeu apenas com a estética. Esse carro tem o motor 4 cilindros aspirado mais nervoso que já vi. Foi e ainda é espelho pra mim.


O Biu é meio maluco kkkkkk e isso é ótimo!

Bom, no canal do Biu tem uma série de vídeos com este Maverick. Vai lá ver.







Sendo de fato o milionésimo Ford produzido no Brasil, este Maverick seria um dos veículos mais importantes na história da Ford. Um carro que foi um marco do sucesso alcançado pela excelência e qualidade que a Ford aplicava em seus veículos. Uma peça que poderia muito bem estar num museu.


E pensar que o Biu estava vendendo esse carro.... Será que vai vender? Será que surgirão mais propostas? Acompanhe nos próximo capítulos :)


Nós chegamos muito perto do Milionésimo, vou continuar pesquisando em busca de outras forma de identificar com 100% de exatidão.

Que beleza!
Eu fico satisfeito por ter resgatado essa grande história, um importante marco para a Ford do Brasil e para a industria automotiva brasileira.
Olha, o comportamento humano não me impressiona mais, a política não me surpreende, mas o Maverick... puxa vida, esse carro me deixa de boca aberta a cada dia! Que incrível!


Biu, muito obrigado por passar as informações e ter aceitado que eu publicasse tudo aqui no blog. Espero de verdade que você nunca venda esse carro rsrsrs continue aproveitando e vivendo intensamente esse sentimento incrível que o Maverick nos proporciona. Obrigado mesmo mano!


Esperei quase o mês inteiro para publicar essa pesquisa, pois queria que fosse exatamente em seu aniversário. Hoje, 30 de abril de 2020, o Milionésimo Ford completa 44 anos!


Obrigado a você que leu e que acompanha o nosso blog. Estamos sempre de olho em novidades dos anos 70 rsrsr


Ford abraço!




MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

4 comentários:

  1. Viajando pela internet agora descubro essa página sem intenção alguma ... Meu nome é Neto sou o atual proprietário desse Maverick , não sabia dessas histórias , muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério!? Que legal! Tive o privilégio de dirigir esse carro. Parabéns pela compra. Sim, ainda tem mais essa história rsrs legal né? Ford Abraço!

      Excluir
  2. Nossa, eu comecei a acompanhar os videos dele a pouco tempo.
    Morreu do que? Que triste.

    ResponderExcluir

No Facebook