domingo, 2 de fevereiro de 2014

1976 - Os 57 anos da Ford no Brasil



Em 1976 completou 57 anos que a Ford acreditou no futuro industrial do Brasil e o Diário do Paraná traz um resumo dessa história com direito a linha do tempo da empresa que admiramos tanto.


Diário do Paraná 4.4.76



O Nascimento, Competição e a Diretoria. O Sr. Joseph W. O’Neill foi muito importante na vinda do Maverick ao Brasil, assim como também para o crescimento da Ford no Brasil.
Vemos um destaque merecido ao Maverick, ao Binno Mark II, mas também podemos notar um nome diferente, mas não muito estranho: Tournament of Thrills. Tudo isso sendo coordenado pelo mestre Luis Antonio Grecco.
A Ford estava com tudo!


Diário do Paraná 4.4.76


Aí está a linha do tempo. Marcada por longas expedições pelo país, destaco o ano de 1926, quando o Marechal Rondon montou no seu Ford 1926 e saiu rompendo as matas virgens do Brasil. Na postagem sobre o 1º Raid da Integração Nacional vemos a historia no jornal Folha de S. Paulo 10.10.73
Olha que data legal: 26/08/1957 é fabricado o primeiro motor Ford V8 brasileiro.
De modelo T, Caminhões, Tratores, Galaxie e Corcel, chegamos ao Maverick – último lançamento da Ford até então.
Galaxie – 1º luxuoso do Brasil. O Grandalhão da Ford que até hoje é confortável, requintado e forte, deixando muito carro 0Km no chinelo.
Corcel – Valente. Resistente e versátil assegurou as boas vendas da Ford durante todo o tempo em que foi produzido.
Maverick – O Dono das Corridas. Um novo carro para o Brasil que mal chegou e já venceu todas as corridas que participou em 73. Logo foi apresentada a versão de 4 portas, dando mais opções para as famílias. Paro por aqui, não preciso falar muito do Maverick agora rsrsrs

Interessantíssimo, mas que carro era esse Binno Mark II que era imbatível pilotado por José Carlos Pace, Lian Duarte e Luiz Pereira Bueno?
Aqui está:







E o tal de Tournament of Thrills? Acrobacia de uma equipe americana?
Aqui está:


23.11.70 Diário da Noite


Era o 1ª Torneio Nacional Ford Corcel com o Festival de Emoções “com homens fazem dos automóveis gato e sapato.”
E ainda teria um desfile de carros antigos. Engraçado, hoje esses carros que são antigos! Como é legal revirar a história.


24.11.70 Diário da Noite


Pelas fotos já dá pra ver que era coisa de louco mesmo! Emoção não faltaria com certeza.


27.11.70 Diário da Noite


São 12 pilotos fazendo tudo o que é possível fazer com um carro e usarão o Corcel, Aero-Willys e a F-100, mas só vão destruir os carros mais antigos.
Pra mim esses caras eram doentes, rolar um carro por cima do outro? É isso mesmo? Mas doentes graduados, a equipe Tournament of Thrills é campeã e os pilotos são muito bem treinados.
A corrida de Corcel definiu o modelo para o Torneio do Maverick4 cilindros. 


27.11.70 Diário da Noite


Seria loucura mesmo não ir a um evento único desses.

30.11.70 Diário da Noite


Em Interlagos.

13 e 14.12.70 Correio da Manhã
Em Jacarépagua.

A turma invadia mesmo. Dá-lhe Corcel!





Eu não esperava que essa postagem pudesse abranger tantos outros assuntos, mas essa e a História da Ford no Brasil, não tem como deixar os detalhes de lado. Achei incrível que o Tournament of Thrills tenha se apresentado no Brasil, ainda mais com os carros da Ford.
Em 1970 não tínhamos o Maverick no Brasil.... ahhhhh, mas nos E.U.A.....
Vejam só isso:




Cara! Que incrível, olha os Maverick aí kkkkk muito bom! Vídeo totalmente histórico e nem precisa saber 100% de inglês pra entender o que está acontecendo. A expectativa aumenta quando o narrador diz: “news Mavericks and Mustangs”
O poder da imagem é fantástico, os jornais escritos são essenciais, mas quando assistimos ao vídeo é que temos a noção exata de como essa turma era Louca! Americano sabe como fazer um espetáculo. Até o pessoal de Gotham City apareceu! E aquele cara com fantasia de Papaléguas? kkkkk

“Another Maverick: The simple machine!”


Não podemos esquecer, é claro da equipe brasileira Volantes Voadores.
Essas pesquisas surpreendem até a mim mesmo. Achei que o foco da postagem seria o Corcel, mas o Maverick voltou a evidência com esse vídeo aí.
Perfeito, viva a Ford! Obrigado Henry Ford por ter dado o ponta pé para que hoje tenhamos os carros mais bem feitos do mundo. Hoje já são 95 anos!




FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
Pra quem quer saber a história por trás da história.

E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Obrigado pela visita!
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook