quarta-feira, 18 de abril de 2018

Maverick 75.000 Edição Limitada

Fazia tempo que eu não sentia a sensação de identificar um modelo raro do Maverick. Faço as pesquisas e enquanto não tenho o resultado final, as deixo em hibernação até o momento que a última peça se encaixa e tudo se completa.

Assim como no caso do Maverick Série Prata, fiz campanha para encontrar um outro modelo de série limitada, o Maverick feito em comemoração às 75.000 unidades produzidas.

Como assim, não tinha ouvido falar? Vejamos o que os jornais dizem:


Folha de S. Paulo 28.1.76


No início de 1976, a Ford fabricava o Maverick número 75.000 e pra comemorar essa marca, fez uma versão especial, conforme mostra o anúncio acima.

Vejam os detalhes:




Agora começamos a entender melhor:


O Estado de S. Paulo 3.2.76
A própria Ford explica:

Um Maverick em edição limitada que poucas pessoas teriam o prazer de possuir. Bom preço pois já vem equipado de fábrica e com um valor de revenda maior.

Você até poderia comprar um Maverick e depois instalar todos esses opcionais, mas não seria a mesma coisa do que comprá-lo direto da fábrica pronto, um legítimo série limitada.


Ótimo, mas precisamos de mais informações.



Folha de S. Paulo 4.2.76

Agora sim!

Desde o dia 27 de janeiro de 1976 estava a venda o Maverick Edição Limitada. Ele era um 4 cilindros branco equipado com acessórios do modelo de luxo, mas com preço inferior.

Vemos a confirmação dessa série comemorar as 75.000 unidades produzidas e a lista de itens que são de série nesse modelo:

Console com relógio;
Radio de 3 faixas;
Assentos dianteiros individuais revestidos de tecido;
Volante e calotas de luxo,
Protetores de parachoque;
Luz de cortesia;
Filetes laterais;
Espelho retrovisor externo tipo Monza;
Moldura cromada nas janelas,
Acendedor de cigarros e
Pneus 6.95-S-14



Jornal do Brasil 6.2.76

Diário de Pernambuco 8.2.76

De acordo com o que lemos, posso chegar a conclusão que era um Maverick Super com os itens acima. Ele teria o emblema da grade do Super, assim como deixaria de ter os frisos do Super Luxo. O único friso que ele teria, é o da moldura das portas (janela) como vimos na lista.
Assim fica mais fácil de visualizar o carro mentalmente.

Tá, mas eu não fiz tudo isso pra ficar só na imaginação de como é o carro né?

Semana passada o Luciano Dal Lago da Fábrica de Sonhos enviou pelo whatsapp fotos de mais um Maverick que ele tinha vendido. Pra mim é uma coisa normal, ele sempre tem ótimos carros, só que eu não tinha aberto as fotos. Foi aí que o amigo e parceiro Maurício Silveira que estava em um dos grupos onde as fotos também foram enviadas, viu e me mostrou que achava estranho o Maverick não ter o friso traseiro entre as lanternas. Então olhei e logo vi que finalmente o Maverick 75.000 tinha aparecido.

Vejam só:




  • Emblema do Super. É um Super fabricado em fevereiro de 1976.


  • Retrovisor tipo Monza, filetes laterais e calotas do Super Luxo



  • Friso nas janelas das portas





  • Protetor de parachoque e volante do Super Luxo.






  • Branco 






  •  Bancos dianteiros individuais com console




  • Detalhe da calota
Bom, depois eu vou receber mais fotos e coloco aqui.


É ele!

A cor e as calotas que me chamaram a atenção e após comparar tudo, não restam dúvidas que o Maverick Edição Limitada das 75.000 unidades apareceu. Vou chamá-lo de Maverick 75.000.

O primeiro anúncio que vimos, diz que seriam fabricadas 1.500 unidades desse modelo, o que podemos acreditar que obviamente não seriam feitas consecutivamente ou então não fariam GT, 4 Portas ou Super Luxo por algumas semanas. 

Também vimos que eles estavam a venda a partir do dia 27 de janeiro. Esse Maverick foi fabricado em fevereiro.
Pelas minhas contas, a Ford encerrou 1975 com 74.987 Maverick fabricados e logo em janeiro de 76 começaram a montar essa série limitada para vender.

Mais tarde em 76 a Ford também lançou o Maverick Série Prata e o Série Ouro. Esse último ainda não apareceu 100%, mas em breve vou escrever e publicar o que tenho sobre ele.

Que legal! Que satisfação! Mais um modelo que resiste ao tempo. Um dos objetivos do Blog é tornar essas histórias conhecidas para que as pessoas tenham a verdadeira noção do que têm em mãos. O Luciano vendeu para outro amigo nosso e ele não sabia que tratava-se desse modelo. Isso é ruim pois um Maverick 4 cilindros corre um sério risco de ser transformado em um V8 perdendo toda sua originalidade e história. É claro que quem compra tem o direito de fazer o que quiser, mas eu, como pesquisador e com material em mãos, me sinto na obrigação de informar. Espero mesmo que esse carro permaneça do jeito que saiu de fábrica: um Série Limitada!

Quantos ainda existem? Até quando foi fabricado? Essas são perguntas que eu ainda não tenho resposta, mas quem sabe essa pesquisa não resulte em outras pesquisas que nos levem a mais Maverick desse?


O Maverick 75.000 une-se agora aos outros modelos que já falamos aqui no blog:

Maverick Saia e Blusa;

Maverick Quadrijet;

Maverick Perua;

Maverick Série Prata;

Maverick Estate Coupe;

Maverick LTD;

e outros.


Continue ligado no blog, vem muita novidade por aí.

Ford Abraço!


MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!


Um comentário:

No Facebook