quinta-feira, 1 de julho de 2021

Números de Produção do Maverick nos EUA

Sempre ouvi que o Maverick vendeu mais que o Mustang em seus respectivos primeiros anos de vida. Eu achava isso um máximo, um feito muito importante. Contudo, em minhas pesquisas não encontrava nada que confirmasse essa história. Fiquei frustrado em não encontrar uma solução para o caso, mas não desisti de pesquisar. Pouco tempo atrás, encontrei algumas informações que poderiam esclarecer a situação e hoje trago a pesquisa completa.

Já falamos bastante sobre a Produção do Maverick, mas dessa vez daremos foco ao que aconteceu nos Estados Unidos da América.

Há quem diga que o Maverick vendeu muito nos EUA e há quem diga que ninguém de lá queria saber dele. Embora já tenhamos visto os números de produção aqui no Blog, vamos entrar em mais detalhes e tentar avaliar a relevância que o Maverick teve em seu país de origem.

 





 

Vamos lá. O Maverick foi lançado nos EUA no dia 17 de abril de 1969.

 

The Register Danville 25.4.69

O jornal diz:

“Nos primeiros dias no mercado
Ford Maverick está vendendo melhor do que o Falcon, mas não como o Mustang”

Lemos que encomendas e vendas do Maverick nos 3 primeiros dias chegaram à 22.602. No mesmo período em 1964, o Mustang atingiu 40.981, tornando-se um recorde para a Ford.
Nos 5 primeiros dias de venda do Maverick, foram encomendadas ou vendidas 28.000 unidades.
As vendas entregues somaram 4.989 em quatro dias. No mesmo período em 1959, o Falcon chegou à 4.053.

Embora não dê para comparar de uma forma convincente apenas com os dados apresentados, podemos ver que o recorde de venda se daria para quem vendesse mais primeiro e não quem vendesse mais ao todo. Dessa forma, é considerado como o carro mais bem lançado, que vendeu mais rápido, demonstrando o grande desejo do público por ele.

No finalzinho da matéria, John Naughton, Vice-Presidente e Gerente Geral da Ford, disse que qualquer coisa abaixo de 400.000 unidades vendidas do Maverick até 17 de abril de 1970, (data do seu primeiro aniversário) seria inaceitável.

Essa declaração é bem forte. Será que 400.000 era um número razoável? Será que era esperançoso demais? Será que em 7 dias de lançamento já dava para fazer uma previsão dessa?

John Naughton e o Maverick

Vamos continuar analisando.


Só para esclarecer, o Ford Falcon e o Ford Mustang eram os últimos sucessos de lançamento da Ford. O primeiro foi lançado em outubro de 1958 e o Mustang em abril de 1964. Por isso a comparação deles com o Maverick. Propositalmente, a Ford escolheu o dia 17 de abril para lançar o Maverick, pois foi a mesma data do Mustang 5 anos antes.

  

Ironwood Daily Globe 5.8.69

O título é desanimador: Venda de carros novos mostra declínio. Porém, a matéria é totalmente revigorante.

Vemos que as 4 maiores montadoras dos EUA mostraram perda de 11% na venda de carros comparando julho de 69 com julho de 68. Apenas a Ford havia conseguido aumentar suas vendas. A justificativa para o bom andamento das vendas? O Ford Maverick!

John Naughton disse que o público estava entendendo o Maverick justamente como era a intenção da Ford. Por isso as vendas aconteciam mais facilmente. Ponto para o pessoal do Marketing.

E temos também a nova parcial de vendas:
Em 105 dias (o próximo jornal vai confirmar o intervalo das datas), temos:

Maverick 101.210 unidades

Mustang 97.606 unidades

Falcon 92.815 unidades


Nesse momento, o Maverick tornou-se o lançamento mais bem sucedido da Ford.

 

Daily Independent Journal 6.8.69

Aqui vemos mais detalhes da marca atingida pelo nosso Maverick.

17 de abril até 31 de julho – 105 dias.

 Vejam como isso era ainda maior. Não era um recorde de vendas apenas dentro da Ford, mas sim do mercado americano.

 Dos 6 carros dos mais bem lançados nos EUA, 5 eram da Ford:

1º - Maverick 1969

2º - Mustang 1964

3º - Falcon 1959

 - Fairlane 1961

 - Mercury Comet 1960

 Muito bom não é mesmo!?

John Naughton disse estar confiante que as vendas aumentarão, mas que por causa de férias de duas semanas na Fábrica de St. Thomas, o número possa cair.

O jornal traz mais estatísticas sobre o perfil do comprador do Maverick.


Desert Sun 12.18.69

 E aqui vemos os motivos do Maverick ser o carro novo de venda mais rápida da história.

  

Independent 13.11.69

E o Maverick não para!

Até outubro, completando 6 meses, o Maverick atingiu a marca de 165.000 unidades vendidas! Olha o que o Vice Presidente e Gerente Geral da Ford, John Naughton disse: 

“O Maverick fez tudo o que esperávamos dele”

 

Que orgulho!
O Maverick ocupava agora o 7º lugar entre 44 carros americanos mais vendidos. 

O jornal traz uma informação muito importante que usaremos em breve, que é a quantidade total de venda do Mustang em seu primeiro ano: 417.800 unidades. Mais que qualquer outro carro até então.

Vemos também que as férias da Fábrica de St. Thomas atrasou a produção do Maverick conforme vimos que ocorreria. Em comparação com o Mustang, o Maverick estava aproximadamente 20.000 unidades atrás.

Olha que situação, o maior recorde de todos era do Mustang, um ícone, com 417.800 unidades vendidas e a Ford esperava que o Maverick vendesse 400.000!

Esse jornal é ótimo! Trouxe as informações mais importantes que poderíamos querer.

 

Pausa para tomar um folego e entender a situação.

 

Vimos que desde os primeiros dias, o Maverick teve um excelente desempenho de vendas. Saiu na frente do Falcon e acompanhou de perto o Mustang. Após 105 dias ultrapassou a marca do Mustang e encheu a Ford de orgulho. Em outubro a Fábrica de St. Thomas no Canadá que produzia o Maverick teve férias de 2 semanas e por isso os números caíram, mesmo assim, somavam mais de 165.000 unidades em 6 meses.

  

 

The Bridgeport Post 14.4.70


Esta propaganda feita pelos revendedores Ford, trazia carros de destaque na história. O Maverick ganhava o protagonismo por ter vendido 325.000 unidades em seu primeiro ano. Ele vendeu mais que qualquer outro carro em sua faixa de mercado.

325.000 é um número expressivo, mas o Maverick não tinha completado 1 ano ainda. Esse valor deveria sofrer alteração.

 

The Cincinnati Enquirer 26.4.70

Agora sim, passado 1 ano completo, podemos analisar com os dados concretos. Já de cara vemos o número que tanto queríamos: 340.809 unidades produzidas.

Portanto, já temos o esclarecimento sobre quem vendeu mais em seu primeiro ano: O Mustang vendeu mais.

Provavelmente eu já afirmei aqui que o Maverick tinha vendido mais. Peço desculpas, eu não tinha ido tão à fundo nessa informação como fiz agora. Agora estou dizendo e mostrando o que aconteceu de fato. 

Ok, mas será que ter vendido menos que o Mustang em seu primeiro ano foi uma vergonha, um vexame ou um sinal de fracasso? Devemos lembrar que o John Naughton disse que não aceitaria menos que 400.000 unidades nesse primeiro ano.

 

Vejamos como a própria Ford tratou isso:

 

Ford World 24.4.70

A revista oficial da Ford de 24 de abril de 1970 trouxe o aniversário do Maverick na capa. Ele “nasceu” no signo de Áries... (puxa vida, falar de signo é necessário mesmo?) mas esse assunto de signo só surgiu porque em 1969 um artigo foi escrito dizendo que esse período poderia significar sucesso ou ruína, mas deu tudo certo.

Temos a confirmação da quantidade: 340.809.

Agora o mais importante era a opinião do Vice-Presidente e Gerente Geral da Ford, John Naughton. Ele disse: 

O Maverick seguiu a tradição de entusiasmo e boas vendas do Mustang e do Falcon. 

A maior participação de mercado durante o primeiro trimestre deste ano prova que o Maverick tem sido exatamente o tipo certo de carro para satisfazer os clientes de hoje. 

Com o Mustang e o Falcon, o Maverick oferece à Ford os três carros novos de maior sucesso já lançados.

O Maverick nos deu um ímpeto condizente com o primeiro carro dos anos setenta, ímpeto que esperamos que continue ao longo da década.

  

Excelente! A Ford estava muito satisfeita com o Maverick e com o resultado que atingiu. 400.000 era um número ótimo, mas 340.809 não deixou ninguém triste ou decepcionado.

Parabéns Ford, parabéns Maverick!


Correio da Manhã 5.3.71

Revirando um pouco mais os meus próprios arquivos, encontrei este jornal que tinha a resposta de forma simples e direta. Ótimo, quanto mais fontes, melhor.

  

O ritmo de vendas do Maverick durante sua produção nos EUA foi boa?

 

Esse é outro ponto importante. John Naughton esperava que o ímpeto de vendas do primeiro ano continuasse durante aquela década.

Tive a ideia de comparar os números de venda/produção do Maverick com o Mustang. O objetivo é ter apenas uma base para saber se o quanto vendido de Maverick era expressivo ou não. 
Claro, cada um deles tem o seu público, sua faixa de mercado, seu apelo... Não é uma comparação para saber qual é o melhor, apenas para ter uma noção das vendas do Maverick. 

Como vimos, cada fonte traz uma quantidade diferente de Mustang feitos em seu primeiro ano, além de que nos muitos sites que olhei, a informação era de “mais de 400.000 unidades”. Não fiquei satisfeito. 

Apelei para a pessoa mais entendedora de Mustang que conheço, a Myllena Matsudo. Sempre que surge a palavra Mustang eu lembro dela, pois não é nem um pouco fácil aprender os muitos anos, muitos motores, modelos, detalhes, edições especiais... São 57 anos de produção ininterrupta do Mustang... Admiro de coração quem consegue se localizar em meio a tanta informação e a Myllena é uma dessas pessoas, dedicada, cheia de livros, vai em encontro, tira foto, estuda...

Bom, mas enquanto a Mya estava impossibilita de consultar suas fontes, encontrei o livro Collector’s Originality Guide Mustang 1964-1/2-1966. O livro diz que foram produzidas 418.812 unidades do Mustang em seu primeiro ano. Diz também que em 1964 o total de Mustang atingiu a marca de 241.434 unidades.

Eu preferi ficar com a quantidade indicada nesse livro porque ele também mostrou a quantidade feita durante o ano de 1964.

Ok, peguei a tabela de produção do Maverick e do Mustang para comparar, mas os números não batem!
Na tabela do Mustang, são considerados os anos: 1964-1/2, 1965, 1966 e assim por diante.
Na tabela do Maverick são considerados os anos 1970, 1971 e assim por diante.

Acontece que em 1964-1/2 é informado uma quantidade menor do que o livro diz, enquanto que para o Maverick, nem existe a quantidade de 1969.

Foi aí que a Mya me ajudou a entender que os americanos contabilizam o ano do modelo do carro e não o ano em que foi produzido. Ou seja, em 1964 já tinha modelo 1965 sendo feito e esses carros foram contados como 1965, mesmo tendo sido feitos em 1964.

A confusão acontece porque aqui no Brasil é ao contrário, o que vale é o ano que foi feito.

Conseguiu entender? Esse é o ponto chave.

 

Eu tive que fazer muitas contas para separar pelo menos os valores de 1964 do Mustang e de 1969 do Maverick, mas o restante permanece inalterado. 

Aqui está o resultado:

Clique na imagem para ampliar

 

O Maverick foi lançado em abril de 1969 e teve seu fim de produção em meados de 1977. 
Podemos ver altos e baixos, mas em média foram vendidas 233.251 unidades por ano. Lembrando que 1969 e 1977 não foram anos completos de produção.

Quando houve queda nos números do Maverick, houve nos do Mustang também, indicando talvez uma particularidade do mercado e da época. No total, o Maverick vendeu mais que o Mustang no período abordado. O ano em que houve menor produção do Maverick foi justamente o seu último.

O Maverick totalizou 2.099.263 unidades produzidas para os EUA.

Analisando esses dados, chegamos à conclusão que além de ter sido um dos carros de melhor lançamento da América do Norte, o Maverick manteve excelente média de vendas durante os anos seguintes.

Há outros fatores que explicam o sobe e desce nas vendas, mas essa análise ficará para outra oportunidade. 

Encerro aqui.
Comente se você já imaginava essa situação ou se foi uma novidade.
O Maverick bateu recorde, agradou a Ford e os americanos. Esse é o espírito rebelde, independente e livre do nome MAVERICK.

Mya, muito obrigado pelas dicas e orientações sobre o Mustang, ajudou muuiiittoooo!

 

Ford abraço!


MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Facebook