segunda-feira, 4 de março de 2024

1968 - Projeto Delta: O Novo Ford Maverick

Embora eu ainda tenha que atualizar várias pesquisas, já mostrei aqui sobre os anos de 1969 à 1979, que foi o período de produção do Maverick no mundo. De cada história principal saem várias outras histórias paralelas que aumentam o alcance do Maverick no contexto geral e isso desperta fortemente a nossa curiosidade para saber cada vez mais detalhes de tudo o que aconteceu.



Nós falamos aqui que a ideia inicial do Maverick aconteceu em 1966, mas hoje nós vamos para 1968 ver como foi o desenrolar desse projeto e sua repercussão no Brasil.

Democrat and Chronicle 26.3.68


Estamos no final de março de 1968.

Esta é a segunda parte de uma matéria sobre o mercado americano de automóveis, mas é onde aparece a parte que queremos saber.

Lemos que a Ford está trabalhando em um modelo compacto menor. Este carro tem o codinome DELTA. Ele é pouco maior que o Fusca, mas bem menor que os carros compactos típicos dos EUA. Será equipado com o motor de 170 polegadas cúbicas com 100 cavalos de potência, que é utilizado no Falcon. Sua produção será na fábrica de St. Thomas, no Canadá e importado para outros estados.

Além disso, vemos que a GM estuda também lançar um carro pequeno de fabricação no Canadá.

O projeto teve início em 1966, mas agora as notícias começaram a aparecer e isso mostra que realmente iria sair do papel.



The News Palladium 27.3.68


Agora vemos que o DELTA deve chegar ao mercado em março de 1969, porém, nenhum porta voz da Ford comentou sobre isso.
O jornal diz que além do motor 170, teria também como opcional, o motor de 200 polegadas cúbicas. Há uma estimativa de preço que varia pelos 2.000 dólares.
Muito legal, já temos mais detalhes do que estava acontecendo.
Essas informações não eram oficiais, mas tinham crédito.



Popular Science 3.7.68


Dizem em Detroit que o DELTA será o substituto do Falcon e pode até levar o seu nome.

Aqui vale abrir um parêntese para dizer que no México, o Maverick foi chamado de Falcon Maverick em seu primeiro ano de produção. Eu vejo o “Falcon” nesse caso, apenas como uma referência para o consumidor e não uma identificação para o carro. É um Maverick, tanto que depois deixaram de usar o “Falcon” no nome.



The New York Times 13.8.68

Pulamos para agosto.

Olha só que legal o desenho do DELTA!!!
Olha, por ser um desenho com 7 ou 8 meses de antecedência para a data do provável lançamento, ele está perfeito! E de onde saiu? Acho que deveria ser segredo, nem o nome dele sabíamos ainda!
O jornal diz que a Ford seria a primeira montadora a entregar um carro nos “novos” padrões de carro pequeno americano.
Isso representava um esforço de combater a invasão dos produtos da Alemanha e Japão, principalmente.
A venda de carros importados estava causando um prejuízo enorme para as montadoras americanas e para o país.
Com o aumento da inflação, taxas, custos e novas normas de segurança, o preço dos carros subiu de uma forma que imaginar um carro ao preço de 2.000 dólares é coisa do passado. Com os carros pequenos, a indústria americana tem a oportunidade de trazer carros nessa faixa de preço novamente.

Podemos ver que a questão do prejuízo, seguido pelo preço/custo eram as principais causas para entrar nesse mercado. A questão era apenas saber como.
O desenho mostra que o carro padrão americano era gigantesco em comparação aos compactos importados e a Ford queria entrar nessa mesma faixa de mercado com um carro um pouco maior. Podemos dizer que a Ford criou o padrão para carros compactos americanos.

Voltando ao texto, temos a informação de que o projeto DELTA ainda não tem nome, mas Mustang II e Maverick são duas opções.



The New York Times 13.8.68


A Ford queria com o estilo do seu DELTA, atrair não somente aqueles consumidores que querem um carro barato para se locomoverem, mas também o que gostam de um visual com esportividade.
Disseram que o DELTA é provavelmente o carro do seu tamanho e classe mais bonito que está sendo feito em qualquer lugar do mundo.

E aí o jornal diz que o protótipo do DELTA está sendo feito atrás de paredes protegidas em Detroit. Dá para entender que a reportagem teve acesso ao protótipo ou pelo menos aos desenhos, pois vimos ali acima a vista lateral do DELTA, coisa que não pode simplesmente sair da cabeça do jornalista, ele tem que ter visto para poder desenhar, se é que esse desenho foi mesmo do jornal porque tem a possibilidade de ser o original.

Após mencionar as medidas, entendo que quando se fala em carro compacto e barato, vem na cabeça das pessoas um carro feio e de baixo nível de acabamento, pois era isso que se via nos importados da época, mas a FORD não queria nada disso para o seu compacto. O DELTA resumiria o conceito de esportividade do Mustang e o de preço e economia do Falcon.
A princípio, o DELTA terá apenas 2 portas, mas uma variedade de opções está planejada caso agrade os compradores.
A data possível para o lançamento é 17 de abril de 1969 e a esperança é que ele seja como um novo Mustang que vendeu um absurdo em seu primeiro ano. American Motors e GM tem planos para seus próprios carros pequenos, mas nenhum sairá antes do Ford.
As montadoras apostam no grande volume de fabricação para que o preço final do carro seja competitivo.

Temos a lembrança do Ford Cardinal, um carro que há 6 anos apareceu como uma aposta de carro pequeno e barato para o mercado americano. O jornal diz que o custo de produzir o Cardinal era muito grande e a Ford o matou após algumas semanas em produção. Em sua autobiografia, Lee Iacocca fala sobre o Cardinal. Ele diz que era um carro muito bom para a europa, mas que de forma alguma venderia nos Estados Unidos. Ele mesmo falou isso para o Henry Ford II.

Voltando ao jornal... um executivo da Ford ligado ao projeto do Cardinal disse que se eles fossem produzir outro carro pequeno, ele teria que ser o mais simples possível para que fosse barato. O DELTA parece ser esse carro e dessa forma ninguém vai matar esse carro.

 Que informações preciosas!

Mesmo sendo apenas dos jornais, tínhamos uma visão completa de como seria o carro do projeto DELTA. Até um desenho bastante próximo do Maverick nós vimos.

 

Tem mais...



Popular Science 6.9.68

Olha que legal!

Como o The New York Times já tinha um desenho do DELTA, não seria impossível que mais alguém também tivesse. Esse está parecendo mais um desenho da própria revista com base no que eles viram/tiveram acesso. Independentemente disso, as linhas são bem claras e mostram muito bem o que as primeiras notícias tentavam descrever.

O texto repete o que já vimos, mas é interessante que a aposta da Popular Science seja que este seria o Falcon. Tudo mostrava que seria um carro novo e na minha cabeça não faz sentido chamar do mesmo nome de um carro já em produção.



Dayton Daily News 4.10.68

A GM anunciou que também vai lançar o seu carro compacto, mas que seria o menor do que qualquer outro carro que a GM faz nos Estados Unidos atualmente.

O que indica que seria menor que o DELTA.


The Windsor Star 29.11.68

Oficialmente ninguém confirmava, mas a Ford do Canadá estava contratando mais de 1200 pessoas para começar a produção do novo carro compacto.
A fábrica de St. Thomas que tinha apenas 5 meses de vida, fabricava o Falcon para o mercado canadense e o estadunidense.
St. Thomas ficará fechada por 3 semanas durante fevereiro para conversão da fábrica para a produção do DELTA.

No dia 11 de dezembro, em Detroit, acontecerá a conferência anual para a impressa feita pelo Henry Ford II e lá se espera que mais detalhes do Delta sejam revelados. Até lá, ninguém comentava nada.

Temos que dar os parabéns aos reportes que investigaram a fundo essa história. Nós praticamente já sabemos tudo sobre o novo carro. Porém, sem a confirmação oficinal, não há como assumir nada. 

Chegou o dia 11/12!


The Pittsburgh Press 11.12.68


E finalmente o nome do projeto DELTA foi revelado: MAVERICK!
Fontes da Ford disseram que a produção do Maverick terá início em março e o carro será apresentado no Salão de Chicago em abril.

Mais jornais cobriram essa conferencia...



The Windsor Star 12.12.68

Esse jornal já começa errado dizendo que a Ford foi a segunda montadora americana a anunciar sua entrada no mercado de carros subcompactos... Ela foi a primeira a anunciar e a primeira a ter o carro.
Agora lemos que a fábrica de Kansas City também produziria o Maverick.
Temos a confirmação que o Falcon continuará sendo produzido e importando o Cortina para os Estados Unidos.

Henry Ford II disse: “Nós pensamos que o caminho de responder à competição com os importados é competir e não procurar proteção por meio de altas tarifas ou cotas de importação. Estamos confiantes que o Maverick será um forte competidor no mercado norte americano de carros pequenos. ”

É isso aí! Pra cima deles!!!

O desenho central mostra onde o Maverick se encaixa entre os outros carros da Ford. È justamente o tamanho que faltava e onde os consumidores precisam.
Semom E. “Bunkie” Knudsen, presidente da Ford disse que o Maverick foi escalado para ser produzido em St. Thomas por que ela tem capacidade extra para fazê-lo.
Vimos também a confirmação daquelas contratações para a fábrica. E que a decisão de fazer o Maverick foi tomada no verão do ano passado.

Vamos falar um pouco sobre o Knudsen.

Semom E. “Bunkie” Knudsen era o presidente da Ford naquele momento. Existia uma rixa ao estilo guerra fria entre o Lee Iacocca e o Knudsen. Por mais que o Iacocca estivesse no caminho e fazendo tudo certo para assumir o cargo de presidente, Henry Ford II contratou o Knudsen do dia para a noite e as coisas viraram de ponta cabeça. Essa história é interessante e vale a pena você pesquisar mais sobre isso, mas para esse momento, o que vale dizer é que o Knudsen chegou na Ford em fevereiro de 1968 e foi demitido em setembro de 1969.

O que quero destacar neste jornal é que ele fez questão de dizer que ele não tinha nada a ver com o Maverick, tudo estava pronto quando ele chegou.
Eu acho isso ótimo! Sou do time do Iacocca e esse sim fez o Maverick acontecer. Fico contente também pelo Knudsen não querer aparecer num trabalho que não era dele. Os créditos são todos do Lee Iacocca, o verdadeiro Pai do Maverick.

Mesmo ficado pouco tempo na presidência, o Knudsen foi responsável por várias mudanças de estilo na linha Ford e Mercury, adicionando o “knudsen nose” em praticamente todos os carros. Eca! Ele também foi responsável pelo Mustang 1971, que ficou enorme, destoando bastante dos modelos anteriores. Esses motivos fazem com o que o meu preferido seja o Lee Iacocca.

Henry Ford citou que o CANADA- U.S. AUTO TRADE PLAN tem sido bom para ambos os países. Basicamente, esse acordo comercial tornava natural a produção de produtos americanos no Canadá e isso não os tornavam “importados”, como é o conceito que temos aqui no Brasil. Um Maverick feito em St. Thomas e vendido nos EUA não é visto como um Maverick canadense ou importado. Ele é um produto americano que por meio do acordo foi produzido no Canadá. É assim que funciona até hoje entre esses dois países.

Mas depois você pode pesquisar mais sobre esse assunto...



Detroit Free Press 12.12.68


Esse jornal continua falando da mesma conferência feita pelo Henry Ford II.
Aqui vemos que a Ford estava investindo uma fortuna em suas operações e o jornal traz tudo bem detalhado. O Maverick era parte do plano de expansão.



The_Windsor_Star 13.12.68


De acordo com os desenhos que vimos, o que você achou desse?
Como podemos ler, esse é um rascunho feito pelo Detroit News. Os outros desenhos eram melhores né... Esse está bem estranho.
Nas minhas pesquisas, encontrei outros 8 jornais mostrando esse rascunho. Por que um desenho primitivo teve mais repercussão do que um desenho mais embasado? 


O Globo 13.12.68 


A imprensa brasileira não acompanhou todo o desenrolar do projeto DELTA, mas noticiou que o nome MAVERICK havia sido escolhido para o novo carro da Ford.


O Globo 20.12.68


A notícia é a mesma, assim como encontrei em outros 5 jornais brasileiros.
É importante saber que essas notícias chegaram até nós na mesma semana que haviam acontecido.



The Gazette 21.12.68


Esse jornal é interessante por tratar daquele acordo comercial que falamos, o CANADA- U.S. AUTO TRADE PLAN ou CANADA- U.S. AUTO TRADE PACT.
O mais interessante para destacar é essa máquina de solda automática para a parte debaixo do monobloco que estava sendo instalada em St. Thomas para a produção do Maverick.


Longview Daily News 31.3.69


E após todos esses processos, no dia 31 de março de 1969, o Maverick foi apresentado oficialmente para a imprensa.



 

O Maverick é uma das únicas coisas que me surpreende. Como pode após mais de 55 anos ainda “descobrirmos” tantas coisas assim sobre ele?

Eu gostaria de ter condições de acessar mais fontes de pesquisa, mas me alegro de não apenas encontrar essas notícias, mas principalmente por conseguir uni-las dentro do contexto histórico para que sejam relevantes e não simplesmente recortes soltos por aí.

 

E foi assim que o Projeto Delta tornou-se o Maverick, um carro que chegou para ir contra toda aquela tendência europeia e asiática de carros baratos e sem personalidade. Um carro que desafiou o mercado americano e obteve sucesso.

 

Nossas pesquisas não param, em breve tem mais!





MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

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