quarta-feira, 26 de outubro de 2016

1977 - Jackie Stewart no Ford Maverick

Sim, o título já diz tudo, mas vamos entender como isso aconteceu.

Jackie Stewart, o tri-campeão de Formula 1 (69, 71 e 73) foi mais um super piloto que guiou o Maverick pelas ruas e pista.
Vários grandes nomes do automobilismo nacional e internacional tiveram essa oportunidade. Pilotos como José Carlos Pace, Bird Clemente, Emerson Fittipaldi, Paulo Gomes, Bob Sharp, Jayme Silva, Camilo Christofaro, Luiz Pereira Bueno, Chico Landi, Tite Catapani, Fábio Crespi, Alex Dias Ribeiro, Marivaldo Fernandes, Antonio Castro Prado... e tantos outros. A página sobre as corridas, é uma parte importantíssima da história do Maverick.

Bom, vamos lá:


O Globo 23.8.77 



O jornal O Globo e a Goodyear promoveram uma palestra sobre segurança no trânsito e em competições ministrada pelo tri-campeão Jackie Stewart. Sim, tudo isso aconteceria aqui no Brasil e com entrada franca!
Esse era o motivo para ele estar no Brasil, mas onde o Maverick entra nessa história?


Vejam:

Jornal do Brasil 25.8.77
Ahh! Então ele não veio apenas dar palestras... Ele daria uma volta de inspeção no recém reinaugurado autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. O jornal diz que ele usaria um "carro comum". Pra mim, isso significa que não seria um Formula 1, mas que carro poderia ser?








Jornal do Brasil 26.8.77
Jornal dos Sports 26.8.77


Um Maverick!
Ele fez o reconhecimento da pista de Jacarepaguá num Ford Maverick.
Acredito que isso seja novidade pra muita gente, mas exatamente há 2 anos, publiquei esse jornal na nossa página no Facebook.

Mas só isso? 

Nunca é "só isso".... Aqui no Blog o serviço é completo. Vamos por partes.

Em 1977 o Jackie Stewart participou desse comercial do Ford Pinto:




Eu achei esse comercial muito bom! É um teste mesmo, é a mostra na prática que o produto Ford é melhor, nota 10!
Nesse comercial o Jackie Stewart apenas apresenta, no caso do Maverick, ele dirigiu, não só pelo circuito, mas pela cidade também.
Olha só:







O Globo 26.8.77

Agora sim, novas fotos e mais informação!

Bom, o ilustre piloto veio ao Brasil para palestrar sobre segurança no trânsito, então ele tinha que sentir na pele como é dirigir nesse caos. Ah e ele sofreu, ficou espantado com a falta de respeito dos motoristas pelas leis de transito.
Acredito que ele tenha saído traumatizado do Rio de Janeiro, mas sabe de uma coisa? Hoje em dia, a maioria das cidades brasileiras tem motoristas irresponsáveis, despreparados e perigosos, além dos buracos e má sinalização... é um problema sem fim...
Diante dessa situação, ouvir uma palestra sobre esse assunto era realmente importante e necessário.

Imagina que interessante você parar no semáforo, olhar para o lado e ver o Jackie Stewart dirigindo?


O Maverick  utilizado parece ser um Super Luxo modelo 1977 e os adesivos do jornal O Globo, podem indicar que era o carro do jornal, mas existem outras possibilidades. A coisa que eu não consigo mesmo ter certeza é quem chamou mais atenção: O Maverick ou o Jackie Stewart :)

Não houve uma situação mais adequada pra ele mostrar suas habilidades de campeão da Formula 1, mas é muito bom saber que mesmo uma "voltinha" pela cidade foi a bordo do Maverick.

Tudo isso faz parte da história do Maverick e do automobilismo. São assuntos que você só vê aqui.



Ford abraço!



FORD MAVERICK NA HISTÓRIA
A História do Maverick contada como você nunca viu! 

Estamos na rede TSU, venha ver!
tsu.co/MaverickNaHistoria

Curta a página e confira nosso conteúdo exclusivo para o Facebook:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/user/mvk8/videos


E-mail para contato:
juninho8fonseca@gmail.com

Obrigado pela visita!

No Facebook


Conheça os Relocímetros, uma linha de relógios especiais para quem curte carros. De parede, de pulso e de mesa. Acesse www.autosbizus.com.br .